Reavivados por Sua Palavra


1Reis 10 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de novembro de 2022, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Tendo a rainha de Sabá ouvido a fama de Salomão, com respeito ao nome do Senhor, veio prová-lo com perguntas difíceis” (v.1).

Em um tempo em que não existiam redes sociais e nem mesmo jornais impressos, as notícias se espalhavam através do famoso boca-a-boca. Ao que tudo indica, Sabá ficava na região do Mar Vermelho, e pode ter sido o primeiro povo a receber a notícia de que Israel havia atravessado aquele mar a seco. Desde então, a fama daquele povo de religião monoteísta só cresceu. As informações sobre Israel eram sempre consideradas importantes, e a partir do momento em que a nação tornou-se uma monarquia, os interesses comerciais e políticos aumentaram.

A ascensão de Salomão ao trono causou grande alvoroço entre as nações. O que deveriam esperar do filho do poderoso guerreiro Davi? Na expectativa de construir pontes e evitar futuros confrontos, os reis da Terra enviavam presentes e propunham casamentos que selariam acordos de paz. Tendo conhecimento dos milagres realizados em Israel no passado, a rainha de Sabá não poderia perder a oportunidade de ver um milagre com os seus próprios olhos. Finalmente poderia tirar a prova se tudo o que havia ouvido desde a infância era realmente verdadeiro, e se Salomão satisfaria suas expectativas.

Com perguntas difíceis e questionamentos que nem os maiores sábios de seu reino conseguiram responder, a rainha “compareceu perante Salomão e lhe expôs tudo quanto trazia em sua mente” (v.2). Diante de respostas concretas, sábias e inquestionáveis, de um reino cuja glória refletia até mesmo na comida que estava na mesa e nas vestes “de seus criados” (v.5), de um templo majestoso que recebia holocaustos da verdadeira adoração, a monarca de Sabá “ficou como fora de si” (v.5). Ela literalmente ficou maravilhada! Tudo o que já tinha ouvido sobre aquele povo era verdade, e tudo quanto tinha ouvido sobre Salomão não chegava aos pés do que ela pôde ouvir e ver pessoalmente.

Sabem, amados, há muitos e muitos anos, a humanidade tem ouvido falar de pessoas, famílias e de um povo cujo Deus é o Senhor. Através da Bíblia temos acesso ao relato da criação, de como ela foi maculada pelo pecado, de como Deus elegeu um povo como Seu porta-voz na Terra, da promessa de um Salvador, de como Ele veio e deu a Sua vida para nos resgatar, e, por fim, da Sua derradeira promessa: “voltarei e vos levarei para Mim mesmo, para que, onde Eu estou, estejais vós também” (Jo.14:3). Todavia, ao invés de fazer como fez a rainha de Sabá, muitos têm se contentado apenas com o ouvir falar.

O meu comentário diário, bem como os demais são apenas como as boas notícias que chegavam a Sabá através de mensageiros. Mas a forma mais poderosa e linda de receber as boas-novas é indo ter com o Rei dos reis em audiência particular todos os dias. Abra a Sua Palavra como quem está indo em busca de respostas, pois para Deus não há nada profundo demais que Ele não possa explicar. Às vezes não é bem o que queremos ouvir, mas sempre corresponde ao que necessitamos entender. Prepare-se para fazer uma “viagem” diária ao trono da graça em seus momentos de comunhão pessoal, levando sempre o presente que Ele nos pede: “Dá-Me, filho Meu, o teu coração” (Pv.23:26).

Dentro em breve, teremos uma reação semelhante à da rainha de Sabá quando atravessarmos os portais de pérola, pois, “como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que O amam” (1Co.2:9). O conhecimento de Deus, as edificações, a comida que era servida, as roupas que usavam e a forma como adoravam, tudo era muito diferente das demais nações. Havia um estilo de vida peculiar em Israel que deixou a rainha de Sabá deslumbrada. Enquanto aguardamos o retorno de Cristo, amados, que o mundo veja em nós não uma fama com respeito à coisas comuns e perecíveis, e sim, o modo de vida cristã genuíno, “com respeito ao nome do Senhor” (v.1). Vigiemos e oremos!

Bom dia, aqueles que amam a Deus!

Rosana Garcia Barros

#1Reis10 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: