Reavivados por Sua Palavra


I REIS 9 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
9 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

729 palavras

Este capítulo relata o segundo aparecimento de Deus a Salomão e as extraordinárias bênçãos que o rei recebeu por causa das promessas feitas a seu pai Davi. Andrews Study Bible.

santifiquei. Só Deus santifica. Sua presença torna tudo santo. O templo era santo porque Deus estava ali…. O sagrado é perceptível apenas espiritualmente. Pessoas de coração duro podem não perceber a diferença entre o sagrado e o profano. O santo sábado, a Palavra de Deus e a casa de adoração podem não lhes parecer diferentes das coisas comuns. O Céu pode estar bem próximo, mas não o podem perceber. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 849.

esta casa… lançarei longe da Minha presença. O templo em si não era inviolável. Sua permanência dependia da fidelidade de Israel a Deus. Andrews Study Bible.

10 Ao fim de vinte anos… Este versículo nos leva para o fim da primeira metade do reino de Salomão. Seguem-se algumas passagens para mostrar a grandeza que ele galgara naquele abençoado período, relatando, a seguir, como vivera nos vinte anos restantes em que, abusando de sua própria sabedoria, do seu poder e das suas riquezas, transformou-se em um déspota oriental (capítulos 10 a 12). Bíblia Shedd.

11 este lhe deu. Segundo o código mosaico, Salomão não tinha direito de dar essas cidades (Lv 25:223). São assim, porém, as necessidades criadas pela política secular: não raro as disposições da lei [infelizmente] são postas de lado. CBASD, vol. 2, p. 849.

13 irmão. A palavra [em hebraico] designa um sócio igualitário em um acordo/tratado. Andrews Study Bible.

Cabul assemelha-se à palavra hebraica que significa inútil. Nota textual NVI.

11-14 Estaria Salomão sendo injusto com Hirão? Não está claro, nestes versos, se Salomão deu estas cidades para Hirão, ou se foram entregues temporariamente como garantia até que pudesse pagar a Hirão pelo ouro que emprestara. De acordo com 2Cr 8:1, 2, as cidades foram devolvidas a Salomão. Em qualquer caso, Hirão teria preferido um pedaço de terra na costa para negociação (o nome que ele deu a estas cidades, Cabul, soam parecido com a palavra hebraica para “bom-para-nada”). Ao final, Hirão foi recebeu de volta muito mais como pagamento por esta parceria de negócios com Salomão (2Cr 9:10, 21). Tendo em vista que a Fenícia tinha relações amigáveis com Israel e dele dependia para grãos e azeite, o relacionamento de Hirão com Salomão era mais importante do que a dominação feudal sobre algumas cidades. Life Application Study Bible Kingsway.

14 cento e vinte talentos de ouro (ARA; NVI: “quatro mil e duzentos quilos de ouro”).

15 Milo. Ou aterro; também no v. 24. Nota textual NVI.

Conforme a cidade de Jerusalém foi se expandindo para o norte, ao longo da cadeia de Ofel, tornou-se necessário fazer obras de terraplanagem para servir de fortificação para a cidade. “Milo” (lit. “enchimento”) aparentemente foi uma estrutura dessas, construída a leste do palácio para preencher uma depressão (cf. v. 24; 11.27; 2Rs 12.20; 2Cr 32.5). Bíblia de Genebra.

16 Casamentos entre famílias reais eram comuns, mas isto não era endossado [aprovado] por Deus (Dt 17:17). Life Application Study Bible Kingsway.

19 desejou enfim edificar. No orgulho de sua ambição e prosperidade, Salomão se envolveu em vários projetos de construção. Uma descrição de alguns de seus ambiciosos planos está em Eclesiastes 2:4 a 10, que incluíam casas, vinhas, jardins, açudes: “tudo quanto desejaram os meus olhos”. Ansioso para superar as realizações gloriosas de todas as nações que o rodeavam, o ambicioso Salomão ocupou-se em projetos contrários aos propósitos divinos e aos interesses do estado. Os pesados fardos postos sobre o povo logo se tornaram intoleráveis e causaram descontentamento, amargura e, finalmente, revolta.  CBASD, vol. 2, p. 849.

27 marinheiros. Naquela época, os israelitas dependiam da civilização de Tiro para tudo aquilo que não era comércio ou agricultura. Depois de séculos de escravidão no Egito, quarenta anos no deserto e mais quatro séculos de vida insegura, na época dos juízes, a “civilização” os despertara, e, gradativamente, foram assimilando o paganismo dos vizinhos mais “adiantados”. Salomão se entregara, então, à idolatria (11.1-8), e, 60 anos após a morte de Salomão, a rainha Jezabel, vinda de Tiro,  quase extirpou os adoradores de Deus (16.31; 19.14). Bíblia de Genebra.

28 Ofir. A localização de Ofir é debatida (Jó 28.16; Sl 45.9; Is 13.12). As sugestões incluem a parte ocidental da Arábia, o cone da África e a Índia. Bíblia de Genebra.

Mas as viagens de três anos dos navios mercantis de Salomão (10.22) levam a crer que se tratava de uma localidade mais distante que o litoral da Arábia. Bíblia de Estudo NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: