Filed under: Sem categoria
“E o Senhor lhe disse: Ouvi a tua oração e a tua súplica que fizeste perante Mim; santifiquei a casa que edificaste, a fim de pôr ali o Meu nome para sempre; os Meus olhos e o Meu coração estarão ali todos os dias” (v.3).
Em Gibeão, o Senhor falou com Salomão em sonho e o abençoou com sabedoria e inteligência. Provavelmente, Deus tenha aparecido segunda vez a Salomão também em sonho, desta vez para responder à sua oração na solenidade do templo, confirmar com ele a aliança estabelecida com seu pai Davi, e deixar-lhe uma advertência acerca das terríveis consequências em caso de desobediência e idolatria. A sucessão do trono e a segurança da nação dependiam de um governo estabelecido sobre o sólido fundamento do “assim diz o Senhor”.
Os demais negócios de Salomão consistiam em acordos comerciais e políticos a nível internacional, e na organização da nação e de seus subordinados. Três vezes por ano oferecia sacrifícios e queimava incenso “sobre o altar perante o Senhor” (v.25), e sempre buscava formas diversas de engrandecer cada vez mais o seu reino. Contudo, o seu modo de vida começava a dar os primeiros passos para que fosse perdendo o seu prestígio na parte Norte de Israel, quando resolveu pagar o rei de Tiro com vinte de suas cidades.
Há um perigo que pode se tornar fatal por trás da fama e da riqueza. Mesmo cheio de sabedoria e de inteligência, Salomão abriu brechas em seu coração que foram minando todo o conhecimento com baixas paixões. Com as alianças internacionais através de casamentos em jugo desigual, surgiu a idolatria, e com o acúmulo de riquezas e paz nacional, o comodismo. E esses dois vilões quase significaram a morte eterna do homem mais sábio da Terra.
Às vezes não se precisa ter muito dinheiro ou uma vida devassa para cair nos mesmos pecados. Basta ter os olhos e o coração nestas coisas para tornar a vida em densas trevas. Deus espera que Seus filhos andem diante dEle “com integridade de coração e com sinceridade” (v.4). Assim como Ele santificou o templo e pôs ali o Seu nome, “esta é a vontade de Deus: a vossa santificação” (1Ts.4:3). Como templos do Espírito Santo, somos chamados a olhar para onde Jesus está hoje, como nosso Sumo Sacerdote, purificando o Santíssimo dos nossos pecados para que possamos viver a ordem divina: “Sede santos, porque Eu sou santo” (1Pe.1:16).
Jesus não vem buscar um povo perfeccionista. Mas ele vem sim buscar um povo santo. Homens e mulheres, jovens e crianças que têm buscado viver conforme a vontade do Senhor, “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (Ap.12:17). Crentes fiéis, que reconhecendo a sua condição de pecadores e destituídos da glória de Deus, permitem que o Espírito Santo faça a Sua obra diária até que seja completada no Dia de Cristo Jesus.
Não tem a ver apenas com aparência, amados. Tem a ver com essência. Porque a aparência de santidade precisa gritar para aparecer, mas a essência exala naturalmente “o bom perfume de Cristo” (2Co.2:15). Jesus disse: “Todo aquele que vem a Mim, e ouve as Minhas palavras, e as pratica, Eu vos mostrarei a quem é semelhante” (Lc.6:47). Simples assim! E até que Cristo volte e nos livre deste corpo mortal e corrupto: Vigiemos e oremos!
Bom dia, bom perfume de Cristo!
* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.
Rosana Garcia Barros
#1Reis09 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário