Reavivados por Sua Palavra


I REIS 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
8 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

816 palavras

Nada havia na arca. Essa declaração, repetida em 2 Crônicas 5:10, parece indicar claramente que não havia nada na arca exceto as duas tábuas de pedra. … Há algo de impressionante nessa santificação especial das tábuas da lei. Como foram colocadas dentro da arca, no lugar acima do qual Deus Se manifestava a Seu povo (Êx 25:22), a lei está ligada ao próprio Deus de forma inseparável. O lugar mais sagrado do templo era o Santo dos Santos, e seu móvel mais sagrado era a arca que continha a lei de Deus. Visto que Deus por Sua própria natureza é santo e eterno, assim também é Sua lei. Tudo o que podia ser feito para impressionar Seus filhos com a eterna santidade da lei foi feita por Deus por meio dos móveis do santo templo. Na antiga aliança, a lei foi escrita nas duas tábuas de pedra; na nova aliança está escrita no coração dos justos (Jr 31:31-33). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, p. 837.

11 A nuvem no templo não era Deus, mas um meio pelo qual o Senhor velou Sua presença a fim de que a  congregação não fosse consumida. CBASD, p. 837.

12 trevas espessas(ARA. NVI: “nuvem escura”). A ordem divina .. tinha determinado … que não fossem construídas janelas no Santo dos Santos, o que provocaria, então, absoluta escuridão. Bíblia Shedd.

13. Lugar para a Tua eterna habitação.Se Israel tivesse permanecido fiel, essa construção gloriosa teria subsistido para sempre (PR, 46). CBASD, p. 838.

14 Voltou, então, o rei o rosto. As palavras anteriores foram dirigidas à Presença Divina, revelada pela nuvem; agora Salomão fala à congregação do povo, no átrio do lado de fora do Templo. Bíblia Shedd.

21 Da aliança. Nesta passagem, os dez mandamentos são chamados de “aliança”porque formavam a base do pacto entre Deus e Seu povo. A aliança era o plano pelo qual os sagrados princípios revelados na lei seriam reproduzidos no ser humano. Por isso, a lei é chamada de aliança. Sempre foi desejo de Deus escrever Sua santa lei no coração de seu povo. CBASD, p. 839.

27 não te podem conter. O nome de Deus habitava no templo (v. 29). Bíblia de Estudo Andrews.

Salomão compreende muito claramente que não está construindo um tipo de hotel para hóspedes sobrenaturais, o que, aliás, sempre foi a ideia do paganismo. Bíblia Shedd.

30 Perdoa. Salomão reconhece que toda pessoa que ora a Deus precisa de perdão. … Salomão sabia que o perdão dos pecados era o sincero desejo dos que oravam. Também sabia que a esperança de receber uma resposta às petições estava na graça de Deus, capaz de perdoar pecados. CBASD, p. 840.

43 Faze tudo que o estrangeiro Te pedir. A aliança de Deus incluía não somente a nação, mas todos. Sua graça não era apenas para os hebreus, mas para todos que estivem dispostos a conhecê-Lo. … Israel devia ser uma luz  a iluminar o mundo. Se tivesse sido fiel à missão dada por Deus, a nação não teria perecido, mas continuaria a crescer até abarcar todas as nações da Terra. Jerusalém teria se tornado na metrópole do mundo, e seu templo seria a fonte de um rio de vida que traria saúde e cura a todos os povos (Zc 14:8). CBASD, p. 841.

47 Na terra de seu cativeiro. Há várias referências, nos versículos 46-53, a um futuro cativeiro dos israelitas numa terra estrangeira. Os acontecimentos descritos em 2Rs 25.8-22 comprovam que, muitas vezes, Salomão falava profeticamente no decurso de sua oração. Bíblia Shedd.

56 Nem uma só palavra falhou. Deus nunca falha. Ele fez muitas promessas para Seu povo, e Ele é fiel em cumpri-las (Hb 10:23). CBASD, p. 845.

58 Incline o nosso coração. O desejo de seguir os caminhos do Senhor e guardar Seus mandamentos é um impulso divinamente implantado. … Quanto mais uma pessoa se aproxima do Senhor, mas plenamente abandona tudo que é pecaminoso e mais disposta está para fazer o que Deus pede. … Quem está disposto a obedecer, fica habituado à obediência. Quanto mais a pessoa se aproxima do Senhor, mais seus pensamentos se tornam os pensamentos de Deus e os caminhos de Deus, os seus caminhos. CBASD, p. 846.

61 Seja perfeito. O evangelho revelado em tipos no AT e com toda a clareza no NT mostra como podemos obter a perfeição da qual falou Salomão. CBASD, p. 846.

65 Desde a entrada de Hamate. Hamate marca o extremo norte da terra santa [ref. omitidas]… O grande vale entre os montes Líbano e Antilíbano … marca a principal entrada da Palestina ao norte. Por esse vale entravam os exércitos inimigos que invadiam a Palestina pelo norte. CBASD, p. 846, 847.

rio do Egito. Não o Nilo, mas um pequeno rio a leste dele (Wadi el-Arish). Uma das fronteiras naturais da terra prometida a Abrão. Bíblia de Estudo Andrews.

66 Tendas. Uma expressão hebraica que passou a ser usada para se referir a “casa” [ref. omitidas]. CBASD, p. 847.

Alegres. A verdadeira religião proporciona alegria. Só a pessoa que está em paz com Deus pode er o espírito de verdadeira felicidade e satisfação. CBASD, p. 847.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: