Reavivados por Sua Palavra


I REIS 6 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
6 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

693 palavras

1-13 O objetivo central era providenciar um lugar digno de ser chamado a casa de Deus. … Além do mais, o templo era um tipo, principalmente do corpo de Jesus (Jo 2.21), depois, de cada crente (1Co 3.16) e, por fim, da igreja toda (Ef 2.21, 22). Cada um desses é o lugar de habitação de Deus, e a câmara interior – o Santo dos Santos – havia de ser a sala do trono da Shekinah de Sua presença. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.

janelas com fasquias fixas superpostas [Fasquia: ripa de madeira serrada, comprida e estreita Google]. Largas pelo lado interior da parede, essas janelas iam diminuindo gradualmente até formarem uma pequena abertura na parede externa. Bíblia de Genebra.

7 Em honra a Deus, o templo em Jerusalém foi construído sem o som de martelo ou de qualquer outra ferramenta no canteiro de obras. … A honra e o respeito se estendiam em todos os aspectos da construção desta casa de adoração. Este detalhe não está registrado para nos ensinar como construir uma igreja, mas para nos mostrar a importância de mostrar cuidado, atenção, honra e respeito a Deus e a Seu santuário. Life Application Study Bible Kingsway.

13 Este verso resume o propósito principal do templo. Deus prometeu que sua presença eterna nunca deixaria o templo enquanto uma condição fosse atendida: os israelitas tinham de obedecer à lei de Deus. … Ao ler a história dos reis, você verá que a quebra da lei foi o resultado, não a causa do afastamento de Deus. Primeiro os reis abandonaram Deus em seus corações e então falharam em obedecer às Suas leis. Quando cerramos nossos corações a Deus, Seu poder e Sua presença em breve nos deixam. Life Application Study Bible Kingsway.

14 O conceito do templo de Salomão era mais de um palácio para Deus do que um lugar de adoração. Como lugar de habitação para Deus, era adequado que fosse ornamentado e lindo. Tinha pequenas dimensões porque a maioria dos adoradores se reunia do lado de fora. Life Application Study Bible Kingsway.

14-18 Do lado de dentro, tudo era de madeira de cedro, oliveira e cipreste revestida de ouro, ornada de diversos entalhes e recoberta com cortinas bordadas; as pedras não estavam à vista [v. 18]. O Santo dos Santos estava mergulhado em sombras, salvo quando a Shekinah brilhava no propiciatório sobre a arca, entre os querubins. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.

16 O Santo dos Santos, um cubo perfeito com cerca de 9,15 m de lado, era a área mais sagrada do templo. Era ali que ficava a Arca da Aliança (v. 19) e os dois querubins. Somente o sumo sacerdote tinha o direito de entrar ali, e mesmo assim somente uma vez por ano, no Dia da Expiação hebraico, Yom Kippur (Lv 16; 23.26-32; Nm 29.7-11. Bíblia de Genebra.

19 arca da aliança do SENHOR. Os dez mandamentos são chamados as “palavras da aliança” em Êx 34.28. As tábuas de pedra nas quais foram inscritos os dez mandamentos são chamadas “tábuas da aliança” em Dt 9.9. Bíblia de Estudo NVI Vida.

29 palmeiras e flores abertas. Uma figura que fazia lembrar o jardim do Éden, em Gn 2. Embora nossos primeiros ancestrais tenham sido expulsos do paraíso por causa de sua rebelião contra Deus (Gn 3.24), e nós compartilhemos da expulsão deles, a comunhão com o Senhor continua possível, através da Sua graça. Bíblia de Genebra.

36 três ordens. Cada camada de pedras era separada por uma camada de vigas de cedro (cf Ed 6.4). Construções semelhantes têm sido desenterradas em Megido. Bíblia de Genebra.

38 no mês de bul. O nome canaanita para o oitavo mês, que corresponde a outubro-novembro. Andrews Study Bible.

sete anos. Sete é o número da perfeição. A história da criação se encerra com o sétimo dia enquanto que o relato da conclusão do templo se encerra com a menção dos sete anos. Andrews Study Bible.

A construção levou sete anos e meio, e o templo existiu durante quatro séculos, até ser destruído por Nabucodonosor. A construção do caráter, conforme o ideal de Deus, pode demorar mais, porém sempre é concluída. Primeiro vem a pedra, talhada com dificuldade; depois o cedro e a oliveira; por fim, o revestimento de ouro. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F. B. Meyer.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: