Reavivados por Sua Palavra


I Reis 4 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
4 de novembro de 2022, 0:50
Filed under: Sem categoria

1078 palavras

1-20 Esta passagem pretende ensinar que a sabedoria de Salomão é também demonstrada pelas suas capacidades administrativas. Andrews Study Bible.

1 Reinou sobre todo o Israel. A ênfase na palavra “todo” sugere que o escritor compilou o material após a divisão do reino. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 812.

Benaia. Substituiu Joabe como comandante do exército(v. 2.35; 2Sm 8.18). Bíblia de Estudo NVI Vida.

amigo do rei. O título significa: “conselheiro pessoal do rei”. Andrews Study Bible.

Superintendentes dos que trabalhavam forçados. Trata-se do grupo de trabalhadores forçados empregados por Salomão para seus grandes projetos de construção (ver 1Rs 5:13, 14). … Aquele que desempenhou essa função foi apedrejado até a morte na rebelião contra Roboão (1Rs 12:18). CBASD, vol. 2, p. 813.

dos que trabalhavam forçados. Enquanto os israelitas eram temporariamente forçados ao serviço, o trabalho forçado dos escravos estrangeiros era permanente. Andrews Study Bible.

doze intendentes (ARA; NVI: “governadores distritais”). O número corresponde às doze tribos, entretanto os territórios designados a estes governadores não correspondem aos territórios das tribos. Deste modo, Salomão tenta enfraquecer a autoridade dos líderes tribais. Andrews Study Bible.

…a decisão administrativa de Salomão violava fronteiras tribais tradicionais e provavelmente despertava lealdades tribais antigas, as quais acabaram contribuindo para o desmantelamento do reino unido [Israel/norte + Judá/sul]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Isto implicava a cobrança de impostos, fosse em dinheiro ou em alimento, para a manutenção da corte e da casa real. Esse ofício deve ter sido importante, pois em dois casos (v. 11, 15) os que o ocuparam se uniram por casamento à casa real. Os distritos sobre os quais os oficiais tinham jurisdição não correspondiam às 12 tribos. Sem dúvida, isso se devia em parte ao fato de que, nesse tempo, já era obsoletas a primeira divisão das tribos no país. Seu número, 12, não tem relação com as 12 tribos, mas com os 12 meses do ano, nos quais cada um deles tinha a r esponsabilidade de cobrar os tributos reais. CBASD, vol. 2, p. 813.

Ben-Hur. O nome significa “filho de Hur”. Andrews Study Bible.

20 eles comiam, bebiam e eram felizes (NVI). Judá e Israel prosperavam. Bíblia de Estudo NVI Vida.

20-25 Ao longo da maior parte de seu reinado, Salomão aplicou bem sua sabedoria porque buscava a Deus. Os frutos de sua sabedoria foram: paz, segurança e prosperidade da nação. A era de Salomão é frequentemente mostrada como o ideal do que uma nação pode se tornar quando unida em confiança e obediência a Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

21Sobre todos os reinos. O império de Salomão consistia em parte de um grupo de pequenos estados vassalos semi-independentes que eram governados por seus próprios reis, mas que reconheciam a soberania do rei hebreu e pagavam a ele um tributo anual. CBASD, vol. 2, p. 814.

desde o Eufrates até à fronteira do Egito. A terra prometida a Abraão de estende desde o rio Eufrates até o rio do Egito e do mar Mediterrâneo até o deserto da Arábia. Andrews Study Bible.

Salomão governava um império que representava o cumprimento das promessas feitas aos patriarcas, há muito esperado (cf. vs. 24-25). Bíblia Shedd.

Ver Gn 15:18; Js 1:4. O escritor chama atenção para o fato de o reino de Salomão ter atingido a extensão prometida a Abraão, Moisés e Josué. CBASD, vol. 2, p. 814.

No entanto, estavam sendo tramadas rebeliões em Edom (11.14-21) e em Damasco (11.23-25). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Este é o maior limite que o território de Israel atingiu… Apesar da glória do reino de Salomão… podia se notar, já, as causas de uma facção [divisão] posterior: o fato de Salomão exigir tributos e serviços forçados mostrava o início da ação de um tirano, que o profeta Samuel descreveu como antipático aos ideais do povo de Deus (1Sm 8.11-18). Bíblia Shedd.

22 provimento diário. Essas provisões atendiam às necessidades da corte de Salomão, do seu palácio e de sua numerosa família. Bíblia Shedd.

trinta coros (ARA; NVI: “trinta tonéis”). O coro era uma medida de capacidade. Bíblia de Estudo NVI Vida. Estima-se que o coro [heb kor] equivalia a 220 litros. A corte de Salomão devia ter de 10 a 15 mil pessoas. CBASD, vol. 2, p. 814.

24 paz por todo o derredor. Davi teve que travar muitas guerras para garantir a posse do reino e Salomão desfrutou desse resultado. Condições de paz eram um requisito prévio para grandes projetos de construção, tais como o templo e o palácio real (2Sm 7.10-11; 1Rs 5.3-5). Bíblia Shedd.

25 sua videira… sua figueira. Um termo agrícola que descreve a vida em paz e contentamento especialmente na terra de Canaã. Andrews Study Bible.

Esta frase era comum entre os hebreus (Mq 4:4; Zc 3:10) e era empregada também pelos assírios (2Rs 18:31). ela descreve um período ideal de paz e prosperidade. CBASD, vol. 2, p. 814.

desde Dã até Berseba. Maneira típica de dizer “todo o Israel”, do norte ao sul. Andrews Study Bible.

26 quarenta mil cavalos. Com esta multiplicação de forças, o rei desobedecera completamente à lei de Deus sobre a natureza do poderio real, pela qual se proibia o acúmulo de material bélico (Dt 17.16; 1Rs 10.29). Bíblia Shedd.

A multiplicação de cavalos e cavaleiros, proibida para o então futuro rei (Dt 17:16), mas predita por Samuel quando Saul subiu ao trono (1Sm 8:11, 12), é um indício do crescimento do império por uso de força militar. Na época das conquistas de Josué, cavalos e carros capturados dos inimigos eram destruídos (Js 11:9). CBASD, vol. 2, p. 815.

28 Cevada. A cevada era e a inda é o alimento comum dos cavalos no Oriente. Às vezes, era usada para fazer bolos e pães (Jz 7:13; Jo 6:9). O trigo era o cereal para o consumo humano. CBASD, vol. 2, p. 815.

Os cavalos. Provavelmente, melhor traduzido por “cavalos velozes”, pois é citado o serviço real de mensageiros (ver com. de Et 8:10). CBASD, vol. 2, p. 815.

Para os cavalos e os ginetes (ARA; NVI: “para os cavalos de guerra e os outros cavalos”).

30 A sabedoria dos egípcios. A sabedoria do Egito era famosa por todo o Oriente. Incluía áreas como astronomia, medicina, arquitetura, matemática, música, pintura, embalsamento e filosofia mística. Boa parte da literatura de sabedoria do Egito foi preservada. CBASD, vol. 2, p. 815.

31 Ele era mais sábio do que qualquer outro homem. Até a vinda de Jesus (v. Lc 11.31). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Etã… Hemã. Foram autores de alguns salmos bíblicos. V. títulos dos Sl 88 e 89. Andrews Study Bible.

32 três mil provérbios. Somente uma parte deles é preservada no livro de Provérbios. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Outros escritos bíblicos de Salomão incluem os salmos 72 e 127 e os livros de Eclesiastes e Cantares. A sabedoria de Salomão foi conhecida em todo o mundo. Life Application Study Bible Kingsway.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: