Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/ap/16
Apocalipse16 descreve o derramamento das taças dos sete anjos de Apocalipse 15, enquanto aqueles que venceram a besta cantam o cântico de Moisés e do Cordeiro (Ap. 5:2-3) relembrando a libertação da escravidão no Egito.
Cinco dos sete flagelos que caem sobre os adoradores da besta relembram especialmente as pragas do Egito:
• úlceras (v. 2; Ex. 9:10);
• água em sangue (v. 4; Ex. 7:20);
• rãs (v. 13; Ex. 8:6);
• trevas (v. 10; Ex. 10:22);
• saraiva (v. 21; Ex. 9:25).
O sexto flagelo usa imagens de duas vitórias de Deus contra os inimigos de seu povo, o secamento do rio Eufrates lembrando a queda de Babilônia para a Medo-Pérsia e a batalha de Elias contra os falsos profetas no Monte Carmelo (v. 12-16).
Em um último esforço para vencer a batalha pelo controle do mundo, as forças da escuridão – o dragão, a besta e o falso profeta – se unem para conquistar o apoio dos chefes de Estado. Essa aliança internacional tem como alvo o Cordeiro e seus seguidores na batalha do Armagedom. Mas “o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis” (17:14 ARA). Por conseguinte, a tríplice união se desintegra e as capitais das nações e os governos entram em colapso (16:19). Os atos finais do julgamento incluem um terremoto sem precedentes e granizos enormes caindo dos céus. Nesse momento, uma voz vinda do trono de Deus pronuncia: “Está feito”, ecoando o poderoso grito do Calvário: “Está consumado”.
Na batalha final, não permaneceremos em pé diante de Deus com a nudez da nossa própria justiça, mas com as vestes brancas da justiça de Cristo.
Flávio da Silva de Souza
Professor de Teologia Sistemática
SALT – Seminário Latino-Americano de Teologia – Brasil
Garth Bainbridge
Associação da Grande Sydney
Austrália
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1429
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário