Reavivados por Sua Palavra


HEBREUS 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
29 de novembro de 2021, 0:50
Filed under: Sem categoria

1 fé é a certeza. (gr hupostasis, 1.3 “substância”, 3.14 “confiança”. É a garantia ou “escritura”das promessas de Deus. Bíblia Shedd.

A fé é a certeza ou confiança de que Deus cumprirá suas promessas (Rm 4:20, 21). Bíblia de Estudo Andrews.

coisas que se esperam … fatos que não se veem. Para o presente, somente a fé pode enxergar o futuro, na medida em que ela se alimenta das promessas de Deus. Bíblia de Genebra.

4 mais excelente sacrifício. O princípio de que os sacrifícios feitos sem fé foram inúteis tem sido aplicável desde o início (cf. 10.4, nota). Pertencia exclusivamente a Cristo fazer não apenas um melhor, mas um perfeito sacrifício. Bíblia de Genebra.

morto, ainda fala (Gn 4.10). O homem de é fala mesmo após a morte testemunhando a natureza divina. Bíblia Shedd.

5 agradado a Deus. Agradar a Deus é o critério de um culto apropriado. Bíblia de Genebra.

7 acontecimentos que ainda não se viam. Embora a fé perceba coisas que são invisíveis, porque transcendem o universo físico (11.3, 27), nesta seção a ênfase recai sobre a fé referente às coisas que são do futuro, mas certas porque Deus as tem prometido. Bíblia de Genebra.

A fé de Noé condenou o mundo, porque os conterrâneos dele se fizeram surdos diante da proclamação da mensagem divina (2 Pe 2.5; cf At 28.26s; Ap 2.7). Bíblia Shedd.

12 aliás já amortecido. Abraão tinha 100 anos de idade quando Isaque nasceu (Gn 21:5). Com respeito a ter filhos, ele estava já “amortecido”. Ao lhe conceder Isaque, Deus demonstrou o poder de criar vida a partir da morte e, assim, a capacidade de cumprir com fidelidade suas promessas (Hb 11:11). Bíblia de Estudo Andrews.

13 vendo-as, porém, de longe. Abraão via de longe o dia quando Jesus, o Messias, viria, e regozijou-se. Bíblia de Genebra.

16 e lhes preparou uma cidade. Cidade (v.10) e pátria são intercambiáveis nos últimos capítulos dessa carta (v. 9, 10, 14-16; 13.14). Bíblia de Estudo NVI Vida.

19 figuradamente. Ou, mais precisamente, “em parábola”. Bíblia de Estudo Andrews.

23 a criança era formosa. A descrição é citada de Êx 2.2 (cf At 7.20). Ao ver o seu filho, os pais de Moisés entenderam que a criança teria uma parte especial no plano redentor de Deus. Bíblia de Genebra.

27 Pela fé saiu do Egito. … o autor ressalta que, ao sair do Egito, Moisés tinha plena confiança em Deus que Israel seria liberto sob a liderança dele. Bíblia de Estudo NVI Vida.

vê aquele que é invisível. O paradoxo de ver alguém que não pode ser visto é apropriado porque explica o que os cristãos devem fazer a fim de perseverar. Bíblia de Estudo Andrews.

31 a prostituta Raabe. A designação refere-se ao modo de vida de vida dela antes da fé que acabou abraçando (Js 2.8-11; 6.22-25); também serve de testemunho da graça ilimitada de Deus, que pode estender-se para redimir qualquer pecador e levantá-lo à dignidade eterna. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Raabe demonstrou sua lealdade a Deus quando protegeu os espias israelitas. Ela foi justificada (Tg 2.25) e tornou-se uma das ancestrais de Jesus Cristo (Mt 1.5), embora tivesse sido uma meretriz. Bíblia de Genebra.

35 Alguns. A lista de heróis que sofreram deve ter sido a mais importante para os leitores que também enfrentavam sofrimento (10:32-34). O importante é saber que o sofrimento não representa evidência do desprazer de Deus. Pelo contrário, aqueles que sofreram “obtiveram bom testemunho por sua fé” (v. 39). Bíblia de Estudo Andrews.

37 serrados ao meio, Segundo a tradição, Isaías morreu desta maneira. Bíblia de Genebra.

Foi a sorte de Isaías durante o reinado de Manassés no apócrifo Ascensão de Isaías. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: