Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/8
Depois de sete capítulos de argumentação, o autor deixa escapar: Este é meu ponto principal! E assim, todo este capítulo é sua declaração resumida de tudo o que você leu antes. E que resumo!
Nosso Sumo Sacerdote Celestial:
* Senta-se em honra ao lado de Deus Pai …
* Ministra a cada um de nós a partir de um verdadeiro Templo Celestial …
* Oferece-nos uma aliança muito superior e que realmente muda nossos corações …
* Lembra-nos que a “falha” da aliança no Sinai não foram os Dez Mandamentos, mas sim a resposta do povo cheia de justiça própria (o versículo 8 diz que Deus os achou em falta).
Os filhos de Israel erroneamente acreditaram que “podiam” obedecer porque assim o haviam “prometido”! (Pense: Pedro exibiu a mesma atitude pouco antes de negar seu Senhor.)
A beleza gloriosa do capítulo 8 é sua explicação elevada do que frequentemente nos referimos como a “Nova Aliança”. Curiosamente, a Nova Aliança é mais antiga do que a Antiga Aliança! Na verdade, a Antiga Aliança foi “criada” quando o povo prometeu solenemente obedecer – pela sua própria força e sem contar com a fé.
E a Nova Aliança é apenas uma reiteração da aliança eterna de Deus, conforme dada em Gênesis 3:15 e repetida muitas vezes nas Escrituras. Como Deus diz no v. 10: “Porei minhas leis em sua mente e as escreverei em seu coração” (NVI). Amém e amém!
David Grams
Capelão, Hartland College, Rapidan, Virginia, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1387
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário