Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Muitas vezes somos chamados a dar ao Senhor o nosso tempo, os nossos esforços, nossa devoção e até mesmo nossas vidas. Neste salmo, porém, Davi nos incentiva a adorar a Deus e dar-Lhe glória! Somos chamados a adorar o Senhor na beleza da Sua santidade.“A beleza da santidade” (v. 2, Almeida). O que é santidade? Adorar na santidade significa mais do que solenidade e reverência. A palavra santidade carrega vários significados, mas para Davi carrega o atributo de Alguém puro por natureza ou de alguém que tenha sido purificado da terrível mancha do pecado. Seu apelo (v. 1,2,4) à adoração é dirigida aos corajosos, àqueles que venceram, que foram redimidos pelo sangue do Cordeiro, que tiveram suas vestes lavadas no purificador sangue do Cordeiro e agora estão andando em espírito de santidade, separados para o Senhor.Quando experimentamos a beleza de nossas vidas limpas, podemos – e devemos – expressar nossa gratidão e agradecimento ao Senhor, particularmente através do uso de nossa voz. Davi está ciente das poderosas maravilhas criadas e alteradas pela voz do Senhor, e as descreve para nós, para que as mantenhamos em mente enquanto usamos da nossa voz para louvar a Deus e dar-Lhe glória .
A voz do Senhor não se retirou da Terra após a criação. Não deixou de agir na Terra após dar-lhe forma, modelá-la e influenciar os fenômenos que vemos todos os dias.
A voz criativa e ativa do Senhor não deixa de atender você em seu momento de desespero, quando Deus lhe dá paz, alegria e esperança. Não impeça a tua voz de agradecer e louvá-Lo.
Louve ao Senhor! Louve alegremente porque você é dEle! Ele te redimiu, Ele cuida de você!
É hora de compartilharmos essas boas novas do que Deus tem feito por nós e façamos isto em alta voz, de modo que aqueles que estão na escuridão possam ter esperança. Adoremos o Senhor reconhecendo que Ele nos salvou e somente Ele poderia ter feito isto.
Que nossa oração hoje seja reconhecer que estamos salvos, e que possamos dar glória a Deus ao compartilhar estas boas novas com outras pessoas. Amém.
Richard McNeil
Andrews University
Texto original: blog Conferência Geral em inglês
Tradução anterior expandida: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/09/05/
Tradução: Pr Jobson Santos
Texto bíblico: Salmo 29 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leitura da semana programa Crede em Seus Profetas: blog Conferência Geral e blog Crede em Seus Profetas
Filed under: Sem categoria
SALMO 29 – Convocados. Todos nós somos neste salmo. O salmista Davi, inspirado pelo Espírito Santo, conclama a todos os seres humanos a adorar ao Senhor Deus, o soberano Rei do Universo.
O Salmo começa com quatro imperativos (vs. 1-2):
1. Atribuam ao Senhor filhos dos poderosos;
2. Atribuam ao Senhor glória e força;
3. Atribuam ao Senhor glória ao Seu nome;
4. Adorem ao Senhor na beleza de Sua santidade.
O Salmo revela-nos as razões pelas quais Deus merece adoração da toda a humanidade (v. 3):
1. A voz do Senhor está sobre as águas;
2. A voz do Senhor troveja sobre muitas águas;
3. O Senhor está sobre muitas águas.
O Salmo nos apresenta a voz de Deus superior a qualquer outra voz poderosa existente no universo (vs. 4-9):
1. A voz do Senhor está sobre as águas. Deus troveja sobre as muitas águas;
2. A voz de Deus é poderosa;
3. A voz de Deus é majestosa;
4. A voz do Senhor quebra os cedros, arrebenta cedros do Líbano e os faz saltar como bezerros. Líbano e Siriom como pequenos bezerros selvagens;
5. A voz do Senhor despede labaredas de fogo;
6. A voz do Senhor faz contorcer o deserto. O Senhor faz tremer o deserto de Cades;
7. A voz do Senhor faz procriar corças. E desnuda bosques.
Os seres celestiais glorificam ao Senhor no Templo – o centro de comando do Universo. Nada abala ao Seu reino (vs. 9-11). Assim, nas tempestades da vida, o povo de Deus encontra força e paz, segurança e esperança, em Seu poder insuperável.
A voz do Senhor é mais poderosa que os mais fortes cataclismos naturais; ela é destruidora, inquietante. Ela traz fogo consigo, faz tudo estremecer, cria e destrói. Assim ela evoca a glória do Criador.
Um exemplo do poder da voz divina está em Mateus 8:25-26, onde fica evidente a paz que essa voz pode oferecer quando enfrentamos grandes tumultos na vida.
O Deus de voz poderosa e temível tem o compromisso de fortalecer e abençoar com a paz ao Seu povo. Os sete trovões em Apocalipse 10 referem-se ao cuidado de Deus ao Seu amado povo, presente no turbulento tempo do fim para promover paz nos coração atribulados de Seus filhos.
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“A voz do SENHOR é poderosa; a voz do SENHOR é cheia de majestade” (v. 4).
Davi inicia convocando os filhos de Deus a tributar “ao SENHOR glória e força” (v. 1), ou seja, render-Lhe homenagens, dedicar-Lhe “a glória devida ao Seu nome” (v. 2). Mas esta convocação não se referia à gratidão por bênçãos alcançadas, nem para celebrar momentos felizes, e sim para reconhecer o poder e a “beleza da santidade” (v. 2) da “voz do SENHOR” (v. 4), em meio a fortes tempestades.
A voz de Deus que, no princípio (Vide Gênesis 1:2), pairava sobre a face das águas (v. 3), é a mesma que é poderosa (v. 4) para acalmar tempestades (Vide Lucas 8:24). A mesma voz que com poder criou todas as coisas (Vide Hebreus 11:3), é a mesma que em breve fará novas todas as coisas (Vide Apocalipse 21:1). A voz que “despede chamas de fogo” (v. 7), é a mesma que livra do fogo (Vide Daniel 3:25). A voz que “faz tremer o deserto” (v. 8), é a mesma que no deserto fez Satanás tremer (Vide Mateus 4:11). A voz do SENHOR que “faz dar cria” (v. 9) aos animais, é a mesma que nos criou (Vide Gênesis 1:26).
Deus dá a conhecer a Sua voz a todo aquele que O segue e não dá ouvidos a estranhos (Vide João 10:4, 5). Ele pode até permitir que Seus filhos passem por tempestades, porém, jamais permitirá que eles pereçam (Vide Isaías 43:2). O SENHOR nos diz: Eu estou no controle de tudo, lhe darei forças e lhe abençoarei com paz (v. 11).
Precisamos falar menos e ouvir mais. O SENHOR deseja falar conosco por meio de Sua Palavra e, para ouvirmos a Sua voz, precisamos nos submeter à Sua vontade e seguir os Seus passos (Vide I Pedro 2:21). As ovelhas de Cristo O seguem porque conhecem a Sua voz. Se buscamos ouvi-Lo todos os dias, quando vier a tempestade a Sua voz ficará ainda mais familiar. Se permitirmos que Deus presida os “dilúvios” que parecem que vão nos submergir, então Ele nos estenderá a Sua destra e nos conduzirá ao lugar seguro (Vide Mateus 14:31, 32).
Permita que a sua vida seja guiada pela voz do SENHOR, então você será sempre um templo de Deus (Vide I Coríntios 6:19) a tributar ao SENHOR: “Glória!” (v. 9).
Bom dia, guiados pela voz do SENHOR!
Desafio do dia: Após estudar o Salmo de hoje, escreva o que Deus lhe falou. Você fixará melhor o texto bíblico e perceberá como Ele tem prazer em falar com você.
*Leiam #Salmo29
Rosana Garcia Barros