Reavivados por Sua Palavra


SALMO 28 by Jeferson Quimelli
28 de novembro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Deus chamou Davi para o seu papel e sabia que ele se tornaria um líder extraordinário. Os dois comungavam de uma maneira tão poderosa que as palavras de suas conversas ainda nos inspiram ao lermos os Salmos hoje.

Davi sempre orou sinceramente a Deus, sem nenhuma pretensão. Ele não idealizava suas orações, mas via a sua vida como um livro aberto para Deus.

Este Salmo é outro grande exemplo de franqueza e honestidade de Davi. Ele pede a Deus – “Não fiques indiferente para comigo! Se permaneceres calado, serei como os que descem à cova” (v. 1 NVI). “Eu preciso que Tu ouças os meus pedidos quando eu clamo a Ti e quando eu levanto as minhas mãos a Ti ” [versão do autor].

Davi apresenta nos Salmos uma vida de oração que cada um de nós deve seguir. . . dizer tudo a Deus e compartilhar com Ele as preocupações mais íntimas de nossas almas. Deus pode lidar com isso! Na verdade, você pode encontrar quase todas as emoções e humor ao longo dos Salmos, pois Davi era muito expressivo com Deus.

Durante a oração, somos livres na presença de Deus para lidar com verdades difíceis sem o medo de ser mal interpretado. Onde mais podemos encontrar a liberdade de uma verdadeira fala coração a coração? Davi dependia desse tipo de profunda comunhão com Deus para se manter focado em suas responsabilidades de liderança.

Este Salmo termina com louvores e uma celebração de louvor em orações respondidas de Deus, que Davi nunca se esqueceu de fazer.:
“Bendito seja o Senhor,
Pois ouviu as minhas súplicas.
O Senhor é a minha força e o meu escudo;
Nele o meu coração confia, e Dele recebo ajuda.”

Dediquemo-nos a uma vida de oração expressiva com o Senhor, conversando de coração para coração.

Vinita Sauder
Vice-presidente de Iniciativas Estratégicas
Universidade Adventista do Sul

 

Texto original: blog Conferência Geral em inglês
Tradução anterior expandida: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/09/04/
Tradução: Pr Jobson Santos
Texto bíblico: Salmo 28 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leitura da semana programa Crede em Seus Profetas: blog Conferência Geral e blog Crede em Seus Profetas



SALMO 28 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
28 de novembro de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

SALMO 28 – Existem dois grupos de pessoas no mundo: Os que são comprometidos com o bem e os que são comprometidos com o mal. Cada um desses tem seu líder: Os do bem seguem a Deus, os do mal seguem a Satanás.

Nós somos propriedades de quem pertencemos. Ou pertencemos a Deus e somos moldados por Sua santidade, ou pertencemos ao diabo e somos moldados por seus pecados. Os que pertencem a Deus são desprezados pelo diabo, mas os que pertencem ao diabo são – ou melhor, serão – rejeitados por Deus (vs. 3-5).

1. Sem Cristo todos pertencemos a Satanás, mas a partir do momento em que entregamo-nos a Cristo, deixamos de ser do mal (vs. 1-2, 8).

2. Sem Cristo somos herdeiros do fogo e enxofre junto com o diabo e seus anjos (Mateus 25:41); entretanto, quando aceitamos a Cristo, tornamo-nos herança de Deus, e Seu reino torna-se nossa herança (vs. 8-9).

3. Sem Cristo nosso líder é o diabo, porém, quando nos comprometemos com Cristo, o Bom Pastor, trocamos de líder; isso significa trilhar por direção diferente (v. 9).

Deus é a fortaleza de Seu povo, além de ser a proteção e a segurança que Seu povo precisa neste mundo de alta periculosidade. O povo de Deus clama por ajuda, pede socorro, anseia por proteção. Por viver onde o diabo hasteou sua bandeira não há sossego para os súditos do Bom Pastor; obtendo respostas às suas orações, o converso fiel celebra com exultação (vs. 6-7).

Os que amam a Deus e oram com os braços estendidos em direção ao Santuário Celestial, onde está o intercessor, não quer se parecer aos “servos da maldade em tempo integral”, pois “eles falam o dia inteiro de ‘paz’ e, depois, fazem hora extra para o Diabo”.

Reflita:

• Aquilo que fazemos revela a quem pertencemos.
• Aquilo que dizemos revela de qual lado estamos.
• As nossas decisões e ações mostram se somos de Deus, ou do Diabo.

Quem ama a Deus espera justiça, ora para que Deus julgue àqueles “que passaram no seminário do Diabo” e foram bons alunos na teoria e na prática. Quando Deus agir contra os injustos, os justos pularão de alegria, cantarão em voz alta em gratidão, no dia do juízo; pois, serão vindicados.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

Impulsionar publicação


SALMO 28 – #RPSP – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
28 de novembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Bendito seja o SENHOR, porque me ouviu as vozes súplices” (v. 6).

A forma como Davi inicia este Salmo parece contradizer o que ele diz no final dele. “Não sejas surdo para comigo” (v. 1), é praticamente um grito de socorro. O corajoso guerreiro, herói de guerra e rei de Israel, também tinha seus temores. Porém, por mais que Davi pedisse livramento acerca de seus inimigos, os seus maiores temores, eram o de perder o seu contato direto com o SENHOR (v. 1) e o de ser visto aos olhos de Deus como um ímpio (v. 3).

A sua vida de oração e de adoração ao Eterno nos deixou um legado de fé e de comunhão com o Céu. Davi era um homem “sujeito aos mesmos sentimentos” que você e eu (Vide Tiago 5:17), e sabia que somente mediante uma vida na presença de Deus não seria arrastado para o mal e nem confundido com os maus (v. 3).

A oração que se inicia com um grito de socorro da alma, sempre terminará com um brado de vitória. A oração que se inicia com genuíno clamor, sempre terminará com um “Bendito seja o SENHOR” (v. 6). As mãos que se erguem para os Céus em oração (v. 2), JAMAIS encontrarão as mãos do SENHOR recolhidas. Não podemos subestimar o poder da oração. Assim como precisamos respirar, precisamos encher os nossos “pulmões da fé” por meio da oração e esperar no Deus da nossa salvação.

Meus amados, se tem uma coisa que Deus espera de nós é que nos acheguemos a Ele por meio de nossas súplicas. As Escrituras nos dizem que as orações dos santos, ou seja, daqueles que buscam a santificação a cada dia, sobem à presença de Deus como um aroma suave (Vide Apocalipse 8:3 e 4). Oh, meus irmãos, precisamos orar! Segundo Ellen G. White, “A oração é a respiração da alma. É o segredo do poder espiritual.” (Mensagem aos Jovens, capítulo. 78, pág. 249). Se quisermos prevalecer até o retorno do nosso Salvador, precisamos perseverar em oração, afinal de contas, quem não respira, não vive. 

Bom dia, povo de oração!

Desafio do dia: Você tem dificuldades para orar? Experimente escrever. Foi este método que me levou a conhecer o meu Bom Pastor.

*Leiam #Salmo28

Rosana Garcia Barros