Reavivados por Sua Palavra


SALMO 5 by Jeferson Quimelli
5 de novembro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Este Salmo é um clamor por libertação dos maus, aqueles que escolhem a maldade como estilo de vida. Davi suplica livramento de pessoas que lisonjeiam com palavras (v. 11), mas no íntimo planejam o mal contra o próximo. É muito penoso conviver com pessoas assim.

O Salmo confirma o desprazer de Deus para com todos os que praticam a iniquidade (v. 5-6).

Davi escolheu passar tempo de qualidade com Deus no começo de cada dia (v. 3). Ele suplica a direção do Espírito Santo para cada um dos seus atos (v. 8). Vivendo uma vida de obediência fruto de amor a Deus, Davi confia que haverá de se regozijar no Senhor (v. 11).

Entremos hoje na presença de Deus cientes de que precisamos de proteção contra os maus, e dispostos a obedecer a tudo aquilo que o Senhor nos pedir.

Jeferson Quimelli/Jobson Santos

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/psa/5 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto bíblico: Salmo 5
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/62-63 e https://credeemseusprofetas.org/



SALMO 5 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
5 de novembro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

1-3 O segredo de um relacionamento íntimo com Deus é orar para Ele de coração aberto, a cada manhã.De manhã, nossas mentes estão mais livres de problemas e podemos dedicar todo o dia a Deus. A comunicação regular  reforça qualquer relacionamento e e certamente necessária para um forte relacionamento com Deus. Precisamos nos comunicar com Ele diariamente. Tem você um tempo habitual para orar e ler a Palavra de Deus? Life Application Study Bible Kingsway.

3 Muita coisa depende de como inciamos o dia. Bíblia Shedd.

4-6 Os ímpios, porém, não podem esperar uma resposta de Deus. Bíblia Shedd.

5 Deus não pode relevar ou perdoar mesmo o menor pecado. Portanto, não podemos nos desculpar por cometer um pequeno pecado. À medida que crescemos espiritualmente, nossa sensibilidade ao pecado aumenta. … Todos os crentes devem lutar em ser mais tolerantes às pessoas, mas menos tolerantes ao pecado em outros e em si mesmos. Life Application Study Bible Kingsway.

7 Davi … se aproxima de Deus como filho Seu, com reverência, reconhecendo os benefícios que de Deus recebe. Bíblia Shedd.

me inclinarei para o Teu santo templo. Era costume orar orientado para o santuário/templo em Jerusalém (28:2; ver tb Dn 6:10). A hebraico aqui para “templo” pode se referir tanto ao tabernáculo [tenda] (ver 1Sm 1:9; 3:3; 2Sm 22:7) quanto ao templo de Salomão. Andrews Study Bible.

9 O que nos leva a necessitar da direção divina e o que nos constrange a nunca ousar desviar-nos deste propósito é o fato que vivemos num mundo hostil a toda realidade espiritual (cf Rm cap. 3). Bíblia Shedd.

Suas gargantas são como um túmulo aberto. Pronto a devorar outros. Andrews Study Bible.

10 Teu nome. O nome do Senhor é a manifestação do Seu caráter. … Não tem existência à parte do Senhor, mas é sinônimo do próprio Senhor em Sua manifestação misericordiosa para com os Seus e na Sua acessibilidade a eles. Bíblia de Estudo NVI Vida.

11, 12 O contraste entre a sorte dos justos e a dos ímpios, descritos nos vv 9 e 10, uma vez mais se destaca claramente. O homem que confia em Deus e ama-O, regozijar-se-á porque é o próprio Deus que lhe dará proteção e bênçãos. Bíblia Shedd.



SALMO 5 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
5 de novembro de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

SALMO 5 – Orar a Deus na primeira hora do dia fará total diferença em nossa história. Experimente agora!

O Salmo 4 refere-se à oração vespertina, já o Salmo 5 refere-se à oração matutina. “Orar de manhã dá coragem (vs. 1-3), e o senso da bondade e da justiça de Deus (vs. 4-6); garante a orientação divina (vs. 7-8); Sua proteção e castigo dos inimigos (vs. 9-10); e Sua bênção sobre os justos (vs. 11-12)” (Merrill Frederick Unger).

• Orar à noite acalma o espírito agitado pelos desafios enfrentados durante o dia; orar de manhã prepara o espírito para os desafios que surgirão no novo dia.

• Orar à noite prepara a alma para o descanso, acalmando sentimentos perturbadores; orar de manhã fortalece a alma para as inúmeras atividades a serem executadas.

• Orar à noite reorienta a mente, desacelera o coração e põe confiantemente os fardos estressantes aos pés de Cristo; orar de manhã conecta a pessoa à fonte de sabedoria, discernimento e poder, para viver à altura dos planos divinos.

• Orar à noite é uma forma de agradecer pelo dia vivido e entregar todas as experiências a Deus para educar-nos e moldar-nos para Sua glória; orar de manhã significa entregar cada hora desconhecida a Deus para Ele guiar, orientar e abençoar cada momento do dia.

• Orar à noite é um desfazer-se de todas as frustrações para não sermos escravos das preocupações que roubam nosso sono, é um esvaziar-se dos lixos que colocamos ou colocam em nossa alma; orar pela manhã significa encher-se com princípios divinos para viver vitoriosamente cada situação da vida.

• Orar à noite, relaxa-nos; orar de manhã, fortalece-nos!

Ellen G. White declara: “Nós podemos, nós podemos revelar a semelhança de nosso Senhor. Podemos conhecer a ciência da vida espiritual. Podemos glorificar a Deus em nosso corpo e nosso espírito, que são Seus”.

Portanto, antes de sair de casa ao trabalho, que “a sua oração diária seja: ‘Senhor, ajuda-me a fazer o meu melhor. Ensina-me como fazer um trabalho melhor. Ajuda-me a incluir em meu serviço o amorável ministério do Salvador’” (White).

Fazendo assim, Deus te ouvirá (vs. 1-7) e te guiará com maestria entre os incrédulos (vs. 8-10), assim serás instrumento de bênçãos irradiando alegria a teu próximo (vs. 11-12)!

Vamos orar mais? Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.



SALMO 5 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
5 de novembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“De manhã, SENHOR, ouves a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando” (v. 3).

Como guerreiro, Davi fez muitos inimigos. E como rei, também estava cercado de adversários que, aparentando boas intenções, eram verdadeiras armadilhas humanas (v. 9). Diferente dos inimigos de guerra, as armas destes eram mais letais e perigosas já que a intenção criminosa estava escondida em “seu íntimo” (v. 9). Por isso que o clamor de Davi acontece em meio a gemidos (v. 1). Porque os inimigos poderiam estar à sua frente vestidos de ovelhas, mas diante do SENHOR tudo se revela exatamente como o é.

Davi pede a proteção contra os mentirosos (v. 6), que “com a língua lisonjeiam“, mas que não têm “sinceridade nos seus lábios“.

Para Davi, como herói de guerra, era muito fácil reconhecer os inimigos com lanças e espadas nas mãos, contudo, como era difícil reconhecer aqueles que o recebiam com ósculo “santo“.

A resposta, mais uma vez, está em uma vida de oração. A primeira coisa que Davi fazia ao acordar era buscar ao SENHOR em oração. E depois? Davi ficava esperando (v. 3). Mas o quê, exatamente, ele esperava? Que Deus o cercasse, “como escudo” (v. 12), da Sua benevolência. A confiança dele estava em Deus. O SENHOR que o livrou inúmeras vezes dos inimigos declarados, certamente, o livraria dos inimigos disfarçados.

Também não precisamos temer a ninguém se temos o Deus de Davi conosco. Como afirmou o apóstolo Paulo: “Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:31).

Jesus, mesmo conhecendo o traidor, o tratou e amou igualmente como fez com os demais discípulos. Judas entregou o Filho de Deus à morte com um beijo. Ainda assim, Jesus não o condenou. Não devemos nós agir de igual modo?

À vista de Deus tudo está revelado, mas a nós não. Por isso, não nos cabe o julgar, e sim o amar e entregar nas mãos de Deus tudo aquilo que está fora de nosso alcance resolver. Se tão-somente você confiar em Deus como fazia o salmista, pode esperar que, ainda que você não consiga enxergar o Seu agir, tenha certeza de que alguma coisa aconteceu para o seu benefício. Pois “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Romanos 8:28).

Feliz sábado, “todos os que confiam” (v. 11) no SENHOR!

Desafio do dia: Hoje é o santo dia do SENHOR! Viva a alegria deste dia compartilhando o amor do Criador! Use os dons que Ele lhe deu!

*Leiam #Salmo5, curta, comente e compartilhe as postagens RPSP!

Rosana Garcia Barros