Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Não temos como conhecer a música associada ao Salmo 4. Mas, por ter sido escrito para instrumentos de corda, a lira e a harpa, que eram instrumentos ligados a músicas mais tranquilas (em oposição aos de sopro e percussão), sabemos que este salmo era associado a momentos de meditação e oração.
A confiança no cuidado e no poder de Deus dá àquele que O ama paz, tranquilidade e sono sereno. Ainda que cercado de dificuldades, ele sabe que Deus está com ele.
Enquanto os materialistas negam a importância da espiritualidade para a felicidade do homem (“Quem nos fará desfrutar o bem?” v. 6, NVI), a experiência do salmista lhe diz que a alegria que Deus lhe colocou no coração é mais plena e duradoura do que aquela proporcionada por muitos bens (v. 7).
Que você possa experimentar a paz e a proteção decorrente de se refugiar no Senhor.
Senhor,
Chama-me a um relacionamento íntimo conTigo para que eu possa conhecer a verdadeira felicidade, confiança e paz em todos os momentos.
Jackie O Smith
Silver Spring, Mariland, USA
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/psa/4 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/4 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/4/
Publicação anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/08/10/
Tradução Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Salmo 4
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/62-63 e https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
O Salmo 4 foi chamado de Oração Vespertina e considerado como uma sequência do Salmo 3. Ao cair da tarde, o salmista relembra as dificuldades do dia e fica satisfeito. Um sentimento de paz e tranquilidade se apodera dele, pois percebe que, assim como Deus lhe ajudou nas hpras de angústia, Ele lhe protegerá durante a noite. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 721.
2 mentira. As promessas de que a felicidade duradoura pode ser obtida com prazer material e ambição mundana se provarão falsas; se provarão mentira. CBASD, vol. 3, p. 721.
7 A alegria do mundo baseia-se sobre cereal e vinho, mas o verdadeiro regozijo do crente depende de sua comunhão com Deus (Fp 4.4). Bíblia Shedd.
8 repousar seguro. O salmista expressa sua percepção de que é somente graças a Deus que esteve seguro durante a noite. Que confiança saber que será mantido em segurança, e reconhecer que deve isso a Deus. O cristão que compartilha a confiança do salmista não precisa temer durante o sono da noite, nem em meio aos deveres do dia. O pensamento do v. 8 é a tônica do Salmo 121. CBASD, vol. 3, p. 721.
Filed under: Sem categoria
SALMO 4 – Sem Deus, nossa justiça nos prejudica, nossa paz é precária, nossa vida é estressante. Por isso, precisamos dedicar tempo para comunhão com Deus, a fim de que nosso relacionamento com pessoas difíceis seja pautado pela vontade divina regendo nossa vida; visando assim, testemunhar – como cumprimento da missão.
Roberto Biagini estrutura esse Salmo de Davi da seguinte forma:
1. Falando para Deus (v. 1);
2. Falando para homens (vs. 2-5);
3. Falando dos homens (v. 6);
4. Falando de si mesmo (vs. 7-8).
Orar é falar com Deus sobre tudo, e sobre todos. A melhor forma de falar da vida dos outros é relatar a Deus, não a pessoas injustas, perversas e vingativas.
Quando você tiver um dia difícil, precisar lidar com relacionamentos complicados, enfrentar problemas complexos de diversos tipos, e por isso ficar exausto e sem vigor, ore ao chegar em casa à noite. Reúna a tua família, ou secretamente, e clame a Deus.
• Não cometa o erro de reclamar a seres humanos limitados, faça o certo, conte tudo a Deus. Ele tem recursos ilimitados para te auxiliar, restaurar e abençoar.
“Orar à noite sustenta a fé e resulta no alargamento do coração (v. 1); na garantia do auxílio divino (vs. 2-3); na fé (vs. 4-5); na aprovação divina (v. 6); na alegria (v. 7); na paz e na segurança (v. 8)” (Merrill Frederick Unger).
Em nossa lida diária temos contatos com difamadores, vaidosos e mentirosos, contudo, precisamos ser piedosos, religiosos e cristãos mesmo quando tudo conspira contra nossa fé em Deus e nos desafia a pisar nos princípios de Sua Palavra.
Não devemos…
• …descer na lama da injustiça quando somos injustiçados.
• …rebaixar nossos princípios quando somos confrontados.
• …abandonar a fé quando somos ameaçados.
• …invalidar os princípios divinos com desculpas esfarrapadas.
• …voltar a agir como pagãos, depois de convertidos a cristãos.
• …agir como porcos imundos, depois de transformados em ovelhas purificadas do rebanho do Senhor.
Para isso ser possível, é preciso confiar em Deus, buscar alívio e misericórdia na oração (v. 1) para saber falar com ousadia aos pecadores (v. 2), levá-los à reflexão (v. 3), desafiá-los a viver na justiça e confiar no Salvador (vs. 4-5); testemunhar dos efeitos da conversão e, então, dormir tranquilamente (vs. 6-8)!
Avancemos reavivando-nos, testemunhando… contentes! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai” (v. 4).
Diferente do que muitos pensam, a ira não é pecado. Ser irascível sim. Uma pessoa intocável, que se ofende com facilidade e só vive com raiva de tudo e de todos, certamente precisa ter um encontro com Aquele que é manso e humilde de coração (Vide Mateus 11:29). A ira é um dos sentimentos que fazem parte de nossa essência. Mas ela precisa ser canalizada na direção correta.
Davi pede a Deus uma resposta ao seu clamor. Mediante a misericórdia divina também pede que Deus o ouça (v. 1), ao mesmo tempo tendo a certeza de que será ouvido (v. 3). Falar com Deus era o segredo de suas vitórias espirituais. O fato de ter sido chamado o homem segundo o coração de Deus foi resultado de seus clamores diurnos, e também noturnos (v. 4).
Quando você vai dormir e consulta “no travesseiro o coração”, o resultado disto é sossego, paz e sono reparador? Ou angústia, remorso e noites mal dormidas? Lembre-se que até o SENHOR se ira, mas a ira do SENHOR não é voltada contra nós, e sim a favor dos que O amam. O pecado e todas as suas consequências são a causa da ira de Deus, e devem ser a causa da nossa ira também. Irar-nos uns contra os outros, promovendo discórdias e alimentando o nosso coração com raiva e com ódio, isto sim é permitir que a ira seja transformada em pecado.
Uma vida de oração (v. 1) e confiança em Deus (v. 5) era o que fazia do coração de Davi um depósito das alegrias celestes (v. 7) e do seu sono um reduto de paz, sossego e renovação.
“Sossegai” não foi apenas um conselho do salmista, mas é um convite do Pai de misericórdia:
“Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em SOSSEGARDES, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força” (Isaías 30:15).
Portanto, amados, sosseguem nos braços de Deus. Não permitam que o sol se ponha sobre a vossa ira e nem dêem lugar ao diabo (Vide Efésios 4:26-27). Que o SENHOR levante sobre vós a luz do Seu rosto (v. 6) e direcione a vossa ira à oração e confiança nEle, pois só Ele pode vos fazer repousar seguros (v. 8).
Bom dia, piedosos (v. 3) do SENHOR!
Desafio do dia: Memorize o verso oito e crie o hábito de recitá-lo à noite, no travesseiro, após suas orações.
*Leiam #Salmo4, curta, comente e compartilhe a página RPSP!
Rosana Garcia Barros