Reavivados por Sua Palavra


JÓ 40 by Jeferson Quimelli
29 de outubro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Neste capítulo e no próximo, encontramos a descrição de animais impressionantes que são, também, simbólicos. Inicialmente, Ele descreve dois animais que não podem ser facilmente contidas pelo homem. Muitas frases nos permitem imaginar o primeiro animal (heb. behemoth) como sendo o hipopótamo.
Os animais deste e do próximo capítulo apresentam características peculiares que nos lembram aspectos dos inimigos de Deus, mais particularmente Satanás.
Deus fala da criação deste animal (v. 19a, NVI): “Ele ocupa o primeiro lugar entre as obras de Deus” (uma qualidade também encontrada em Satanás, como Lúcifer no Céu, ao ser criado). “No entanto, o seu Criador pode chegar a ele com Sua espada” (v. 19b. NVI). Este animal, a quem nenhum homem consegue capturar ou”prendê-lo em armadilha” (v. 24 NVI), está sob o domínio de Deus. Cristo, como o Messias guerreiro, na fase do juízo executivo destruirá a Satanás (Ap. 20:2, 3, 10).

Querido Deus,
Aprendemos que ainda estás no controle. Vemos que o inimigo atua tão fortemente hoje quanto no tempo de Jó e precisamos de Sua proteção e agradecemos por ela. Sua salvação será finalmente demonstrada quando formos resgatados do domínio das forças hostis a nós. Obrigado pela garantia de Seu controle e por que o mal será completamente exterminado, no momento certo do Teu julgamento. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul

 

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/job/40 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/job/40 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/40/
Publicação anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/08/04/
Tradução Jeferson Quimelli/Jobson Santos
Texto bíblico: Jó 40
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/61 e https://credeemseusprofetas.org/



JÓ 40 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
29 de outubro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

Aquele que contende com o Todo-Poderoso poderá repreendê-Lo? Que responda a Deus aquele que O acusa! (NVI). Jó é claramente desafiado a justificar sua tentativa de repreender a Deus. Satanás predisse que Jó amaldiçoaria a Deus. Isto ele não havia feito, mas havia errado em tentar dizer a Deus o que fazer. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3. p. 684.

3-5 Jó abandona a sua obsessão de ser justificado. Era a sua vez de falar, mas ele nada tinha a dizer. Jó se humilha diante do Todo-Poderoso. Bíblia de Genebra.

Sou indigno. Em vez de dizer “Sou inocente”, como pretendia, ele responde “Sou indigno.” A revelação divina havia mudado totalmente sua atitude em relação a si mesmo e a Deus. Uma convicção semelhante sobrevém a todo ser humano que chega a ter uma devida apreciação de Deus. CBASD, vol. 3. p. 684.

6-14 Se Jó pode consertar os problemas do mundo, ele não precisa de Deus. Andrews Study Bible.

Deus revela Suas maravilhas no mundo moral, na esfera da ética humana. Se Jó tivesse a poderosa atuação e a voz autoritária do próprio Deus, derramando sua fúria sobre os ímpios e perversos, então poderia confrontar-se com seu Senhor em debates sobre a justiça e a injustiça na Sua providência. Bíblia Shedd.

respondeu a Jó. …o propósito primário de Deus não é embaraçar Jó, mas levá-lo a uma nova experiência. CBASD, vol. 3. p. 685.

13 encerra-lhes o rosto. Sabe-se que na preservação das múmias o corpo todo era envolto em panos, inclusive o rosto. CBASD, vol. 3. p. 685.

15 o hipopótamo. No original, behemoth, que é a forma plural de behemah, uma palavra comum no hebraico, traduzida como “animais domésticos” (Gn 1:24, 25; etc.), “animais” (Gn 8:20; etc) ou “gado” (Gn 36:6;etc.). Parece ser usada aqui como um plural intensivo, referindo-se a um animal muito grande. A maioria dos eruditos acha que o termo se refere ao hipopótamo. Contudo, há alguns que a aplicam (1) ao elefante, (2) a alguma espécie extinta ou (3) a uma representação simbólica. CBASD, vol. 3. p. 685.

Trata-se de uma criatura real (que criei), não de um ser mitológico. Bíblia de Estudo Arqueológica NVI.

A fala do Senhor indica que quaisquer que sejam as forças de tais criaturas, não passam de brinquedos quando comparadas com o poder insondável do Senhor. Biblia de Genebra.

come a erva. O animal mencionado … é aparentemente herbívoro. CBASD, vol. 3. p. 685.

23 Se um rio transborda. A figura é a de um animal tão acostumado à água que não se perturba com inundações ou correntes fortes. isto, é claro, sugere o hipopótamo. CBASD, vol. 3. p. 685.



JÓ 40 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
29 de outubro de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

JÓ 40 – Depois de Deus levantar grandes perguntas diante do grande dilema de Jó nos capítulos 38 e 39, o sofredor Jó reagiu.

Como ele reagiu? Ele aproveitou a oportunidade para encurralar Deus? Ele questionou Deus como disse que faria se tivesse oportunidade? Ele reclamou por Deus ter feitou ou permitido toda aquela dor e angústia que ele passou?

Antes de Jó responder ou falar qualquer coisa a Deus, Deus ainda disse a Jó (vs. 1-2):

“Aquele que contende
com o Todo-poderoso poderá repreendê-lo?
Que responda a Deus
aquele que o acusa!”

Jó irá acusar a Deus? Irá condená-lO? Seria Jó ousado para reprovar a Deus, o Soberano Criador do Universo? Então, o intrigado Jó respondeu com as seguintes palavras singelas (vs. 3-5):

“Sou indigno;
Como posso responder-te?
Ponho a mão sobre minha boca.
Falei uma vez,
mas não tenho resposta;
sim, duas vezes,
mas não direi mais nada”.

Jó ficou sensibilizado diante de Deus. Ele abaixou a guarda. Sua arrogância deu lugar à humildade. Sua humildade o preparou para o que Deus ainda lhe falaria e faria. Sua justiça própria e orgulho de si mesmo desapareceu diante da majestade de Deus.

Deus tem prazer em falar com quem está disposto a ouvi-lO com humildade. Ele quer comunicar-Se com Seus servos piedosos. Deus Se inclina para satisfazer aos sofredores e angustiados. Ele mesmo declara claramente:

“Habito num lugar alto e santo,
mas habito também com o contrito e
humilde de espírito,
para dar novo ânimo
ao espírito do humilde
e novo alento ao coração do contrito” (Isaías 57:15).

Por isso, com prazer Deus inicia Seu segundo discurso a Seu servo Jó (v. 6). Na sequencia, a fala de Deus desafia Jó a lhe responder perguntas (v. 7). Será que Jó tem condições de questionar a justiça de Deus? Será que Jó conseguirá condenar a Deus para justificar-se perante o universo? (v. 8). Deus Lhe dá as diretrizes nos versículos 9-14:

1. Torne-se Deus/majestoso/esplendoroso/glorioso;
2. Humilhe e acabe com os orgulhosos/poderosos ;
3. Esmague os ímpios/malvados.

Sabendo que Jó seria incapaz de fazer isso, Deus revela Seu poder sobre o poder de suas poderosas criaturas. Nada O assusta (vs. 15-24).

Nossa situação só terá solução se nos entregarmos humildemente nas mãos do Soberano do Universo! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.



JÓ 40 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
29 de outubro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Sou indigno; que Te responderia eu? Ponho a mão na minha boca” (v. 4).

Se você tivesse a oportunidade de ouvir a voz de Deus, e de Lhe falar pessoalmente, qual seria a sua reação? Será que faria muitas perguntas? Afinal de contas, você estaria diante do SENHOR do Universo, e perguntas é o que não nos falta. Será que você perderia as forças diante da Majestade dos Céus? Ou teria a mesma reação que teve Jó?

Bem, alguns podem dizer que a reação de Jó foi estranha, já que ele respondeu aos seus amigos com longos discursos. Só que naquele momento Jó não estava diante de seus iguais, mas diante do SENHOR Deus Todo-Poderoso. Lembrem-se que as falas de Jó, em grande parte, eram em forma de súplicas a Deus. Ou seja, Jó já havia se dirigido a Deus por meio de suas orações. Bastava-lhe agora calar-se e ouvir a voz do Soberano Criador. Reconhecendo sua indignidade, Jó humilhou-se perante Aquele que, tendo o governo do Universo em Suas mãos, decidiu manifestar-Se a um homem angustiado. 

Amados, todos nós somos alvos do único AMOR que é eterno (Vide Jeremias 31:3). Deus tem prazer em nos ouvir e em falar a nós. Nós é que insistimos em negligenciar este diálogo de graça. Porque vocês acham que Satanás desapareceu do livro de Jó? Porque ele reconheceu o que os amigos de Jó não puderam: o poder da oração. Observem o que escreveu Ellen White sobre isto: “Satanás não pode suportar que se apele para o Seu poderoso rival, pois Ele, teme e treme diante de Sua [de Cristo] força e majestade. Ao som de fervorosa oração, treme todo o exército de Satanás… É quando anjos todo-poderosos, revestidos da armadura do Céu, vêm em auxílio da desfalecida e perseguida alma, Satanás e seus anjos retiram-se, pois bem sabem que está perdida a sua batalha” (MJ, p. 53).

Naquele momento, Jó precisava apenas ouvir. E atentem bem para isso: ele não ouviu o que queria, mas o que precisava ouvir. A oração é a oportunidade que temos de falar diretamente ao SENHOR e Ele nos deixou a Sua Palavra como Sua porta-voz para nós. Temos o privilégio de conhecer os desígnios de Deus para a nossa vida, basta ter um encontro diário com Ele e tê-Lo como nosso melhor Amigo, mediante a oração e o estudo de Sua Palavra.

Como Jó, sejamos humildes para ouvir a voz do SENHOR, ainda que ela não atenda as nossas espectativas. Pois, certamente, os propósitos de Deus são infinitamente melhores e maiores do que os nossos.

Feliz sábado, amigos de Deus!

Desafio do dia: Você tem dificuldade de ter um tempo diário a sós com Deus? Neste dia do SENHOR, separe um tempo de qualidade a sós com o seu Criador. Com certeza será uma experiência tão incomparável que se tornará um hábito.

*Leiam #Jó40

Rosana Garcia Barros