Reavivados por Sua Palavra


JÓ 40 by jquimelli
29 de outubro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Neste capítulo e no próximo, encontramos a descrição de animais impressionantes que são, também, simbólicos. Inicialmente, Ele descreve dois animais que não podem ser facilmente contidas pelo homem. Muitas frases nos permitem imaginar o primeiro animal (heb. behemoth) como sendo o hipopótamo.
Os animais deste e do próximo capítulo apresentam características peculiares que nos lembram aspectos dos inimigos de Deus, mais particularmente Satanás.
Deus fala da criação deste animal (v. 19a, NVI): “Ele ocupa o primeiro lugar entre as obras de Deus” (uma qualidade também encontrada em Satanás, como Lúcifer no Céu, ao ser criado). “No entanto, o seu Criador pode chegar a ele com Sua espada” (v. 19b. NVI). Este animal, a quem nenhum homem consegue capturar ou”prendê-lo em armadilha” (v. 24 NVI), está sob o domínio de Deus. Cristo, como o Messias guerreiro, na fase do juízo executivo destruirá a Satanás (Ap. 20:2, 3, 10).

Querido Deus,
Aprendemos que ainda estás no controle. Vemos que o inimigo atua tão fortemente hoje quanto no tempo de Jó e precisamos de Sua proteção e agradecemos por ela. Sua salvação será finalmente demonstrada quando formos resgatados do domínio das forças hostis a nós. Obrigado pela garantia de Seu controle e por que o mal será completamente exterminado, no momento certo do Teu julgamento. Amém.

Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul

 

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/job/40 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/job/40 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/job/40/
Publicação anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/08/04/
Tradução Jeferson Quimelli/Jobson Santos
Texto bíblico: Jó 40
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/61 e https://credeemseusprofetas.org/

Anúncios

2 Comentários so far
Deixe um comentário

esse animal (heb. behemoth) de maneira nenhuma é o hipopotamo. É Deus quem descreve o animal e nessa descrição não se encaixa no hipopotamo.

Comentário por Edilza Ferreira

As traduções NVI e NKJV concordam com você, prezada Edilza.Outros tradutores e pesquisadores, entretanto, como os da tradução Almeida, tem afirmado que o behemoth/beemote seria, realmente, o hipopótamo, com base na descrição dos v. 15, 16, 18, 21, 22 e 23. Como não existe como saber a tradução exata desta palavra em hebraico, a dúvida ficará. Alguns, como se pode ver nos comentários selecionados, até propõem que seja a descrição de um animal já extinto. Outros vão além, e propõem que seja um dinossauro. Talvez jamais o saberemos aqui, na terra. O importante é que Deus usa esta comparação e do Leviatã para mostrar o Seu poder e Sua superioridade sobre o homem. Revela, assim, que podemos confiar nEle para que conduza a nossa vida, mesmo nas questões para as quais não temos resposta. Poderíamos incluir, hoje, mais esta questão, sem resposta: quem é o behemote? Deus com certeza, sabe, e nos contará, um dia. Obrigado pela sua participação.

Comentário por jquimelli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: