Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Deus continua falando com Jó. Este capítulo usa um formato similar ao de um professor de Biologia levando o aluno através de uma lista de sete animais e pássaros, suas peculiaridades e aspectos maravilhosos. Deus pergunta a Jó se ele entende por que Ele fez estes animais da maneira que Ele fez: 1. Cabra e 2. veados (v. 1-4), 3. Burros (v. 5-8), 4. Boi selvagem (v. 9-12), 5. Avestruz (v. 13-18), 6. Cavalo (v. 19-25) e 7. Águia (v. 26-30).
Deus criou os animais com características especiais que falam de variedade, criatividade, cuidado, que evitam o tédio da reduplicação e tornam a vida, mesmo num mundo hostil, incrivelmente interessante.
Querido Deus,
As características especiais de Seus animais nos surpreendem e nos dão insights do maravilhoso cuidado que tens por nós. Obrigado por nos ensinar e orientar. Amém.
Koot van Wyk
Kyungpook National University
Sangju, Coreia do Sul
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/job/39 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/job/39
Publicação anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/08/04/
Tradução: Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Jó 39
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/61 e https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
As perguntas de Deus mostram o Seu cuidado com as criaturas selvagens. Andrews Study Bible.
Deus lembra Jó da sua obra criadora, sábia e mantenedora – mesmo nas colinas estéreis, onde o homem mal pode viver – e da ignorância de Jó, como contraste. Bíblia de Genebra.
Deus fez a Jó várias perguntas sobre o reino animal, a fim de demonstrar como o conhecimento de Jó era muito limitado. Deus não estava à procura de respostas de Jó. Em vez disso, ele estava levando Jó a reconhecer e se submeter ao poder e soberania de Deus. Só então ele poderia ouvir o que Deus estava realmente dizendo a ele. Life Study Application Bible.
5 Quem despediu o jumento selvagem. Essa criatura selvagem era muito admirada pela sua liberdade e capacidade de viver na “terra salgada”. Bíblia de Genebra.
7 arrieiro (ARA; NVI: “tropeiro”).
9 Acaso, quer o boi selvagem servir-te? No AT, o boi selvagem (o auroque, praticamente extinto nos dias de hoje) às vezes simbolizava a força (ver e.g, Nm 23:22; 24:8; Dt 33:17; Sl 29:6). Depois do elefante e do rinoceronte, o boi selvagem era o maior e mais poderoso animal terrestre do mundo do AT. Bíblia de Estudo Arqueológica NVI Vida.
… foi caçado [quase] à extinção pelos egípcios e assírios. Bíblia de Genebra.
13-18 Deus se responsabiliza (v 17) por elementos estranhos da natureza, tais como o avestruz, que é tão forte, mas é descuidado. Andrews Study Bible.
18 ri-se do cavaleiro e do cavalo. O avestruz é uma ave que não pode voar, mas que corre mais rápido do que um cavalo. Jó queixara-se de paradoxos na sua vida. Deus lhe mostra paradoxos naturais que só são resolvidos nos propósitos secretos (ou revelados) do Deus auto-existente. Bíblia de Genebra.
Filed under: Sem categoria
JÓ 39 – Antes de aprofundar no texto inspirado, lembro-me de uma música, da qual destaco algumas frases:
Muitos acreditam em vãs superstições
Buscam nas estrelas respostas encontrar
Mas eu sei que a verdade brilha mais do que o sol […].
Há pessoas que acreditam que a ciência e a razão
Não precisam de um Deus para a vida explicar
Mas em toda natureza vejo o toque de tuas mãos
Tu és o meu Deus, meu Pai, meu Criador.
[…]
Mesmo que outros rejeitem as provas
De que existe um Criador
Minha vida vai mostrar
Que eu creio em Ti, Senhor…
Neste capítulo Deus, o Criador da natureza e do ser humano, faz alguns questionamentos a Jó sobre:
1. O nascimento das cabras e das corças (vs. 1-4);
2. O boi selvagem, sua força e suas habilidades (vs. 9-12);
3. O avestruz, apesar de sua simplicidade intelectual, corre mais que cavalos (vs. 13-18);
4. A capacidade de Jó na criação do cavalo com sua agilidade, coragem e habilidade (vs. 19-25);
5. A capacidade de Jó fazer o falcão e a águia voar sem esforço alcançando alturas inimagináveis (vs. 26-30).
Deus escolheu coisas estranhas, simples e loucas do mundo para envergonhar aos sábios deste mundo (ver I Coríntios 1:27). A intuição, habilidade, força e sabedoria dos animais surpreendem até aos mais entendidos dos seres humanos.
Certa vez Abraão Lincoln declarou: “Eu entendo que um homem possa olhar para baixo, para a terra, e ser um ateu; mas não posso conceber que ele olhe para os céus e diga que não existe um Deus”. Interessante que neste capítulo Deus começa falando dos animais da terra e depois eleva os olhos de Jó para o alto, falando sobre o falcão e a águia.
Ainda que na terra haja muitas coisas interessantes, Deus almeja erguer nossa cabeça a fim de que elevemos nossos olhos ao alto, assim nossa visão se amplia. Deus tem Suas estratégias para conduzir-nos ao propósito que Ele tem para nossa vida. A nós cabe permitir que Ele abra nossa mente para verdades que, de outra forma, nunca alcançaríamos.
Nossas expectativas de Deus são sempre superadas quanto mais Ele se revela a nós. Ele nos surpreende com habilidades e qualidades melhores do que imaginamos nEle. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Em cada sonido da trombeta, ele diz: Avante!” (v. 25).
Os animais ganham destaque na fala do SENHOR neste capítulo. Por meio de Suas criaturas, o Criador manifesta o Seu poder e nos dá preciosas lições. Apesar de Deus ter negado a sabedoria e não ter dado entendimento aos animais, estes possuem habilidades e comportamentos peculiares que são praticamente a voz de Deus nos dizendo:
— Observem a Minha natureza e dela extraiam a sabedoria e o entendimento de que necessitam.
Se Deus cuida e preserva as Suas tenras criaturinhas, o que dizer do homem, obra-prima de Sua criação?Cabras monteses, jumento selvagem, boi selvagem, avestruz, cavalo, falcão e águia. Essas criaturas citadas pelo Criador não receberam destaque à toa. Cada uma delas, seu habitat e forma de sobrevivência possui um ensinamento a nos oferecer. Destaco aqui o cavalo. Um animal que sempre foi muito usado no transporte particular, de cargas e em guerras. Símbolo de batalha, o cavalo também foi usado na simbologia apocalíptica (Vide Apocalipse 6:1-8). Ao som da trombeta, o cavalo já sabe que deve marchar. Apocalipse também fala do sonido de sete trombetas. Quando estudarmos o último livro da Bíblia, vocês perceberão que estamos aguardando apenas o toque da última trombeta. Ao ressoar a última trombeta, “os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro” (Vide I Tessalonicenses 4:16) e nós, os vivos, seremos transformados (Vide I Coríntios 15:52) e levados à presença do “SENHOR Deus, Todo-Poderoso” (Apocalipse 11:17). A sétima e última trombeta está prestes a soar. Estamos nós atentos a isto e prontos a dizer: Avante?
Até a natureza dá sinais de que o Seu Criador está prestes a Se manifestar, não mais como uma inocente criança na manjedoura, mas como o Rei dos reis e SENHOR dos senhores. O cavalo ouve o som da trombeta e se põe alerta a marchar. Já soaram seis trombetas. Estamos nós marchando atentos para ouvir o som da última? Lembrem que a última só terá efeito positivo para aqueles que estavam atentos às anteriores. Porque será esta a que guiará o povo remanescente avante pelos portais da eternidade.
Continuem estudando a Palavra de Deus e ouvindo a Sua voz, então, ao som da sétima trombeta, dirás o teu último: Avante!
Bom dia, remanescente do SENHOR!
Desafio do dia: Acesse http://www.novotempo.com/bibliafacil e peça já a sua revista Bíblia Fácil Apocalipse.
*Leiam #Jó39
Rosana Garcia Barros