Filed under: consequências, crescimento espiritual, escolhas, fidelidade, idolatria, Israel, pecado, profecias, restauração, santificação | Tags: idolatria, relacionamento, salvação
Comentário devocional:
A mensagem profética contra os pecados dos sacerdotes do Israel do norte começa em Oséias 4:4. Neste quinto capítulo, começando com o versículo 1, esta mensagem de julgamento não é dirigida apenas aos sacerdotes, mas também ao rei e os altos oficiais do reino de Israel. Era um anúncio do juízo vindouro.
Eles tinham feito locais de adoração de ídolos em Mispa e na encosta do Monte Tabor (5:1). Aqueles que inventaram a adoração do bezerro de ouro e o rei que introduziu a adoração de Baal em Israel não hesitaram em abater os verdadeiros adoradores de Deus (5:2). A causa desta maldade e degradação era a adoração de ídolos e o espírito de devassidão sexual. Sua desobediência intencional contra Deus em fazer o bezerro de ouro e a introdução em Israel do culto ao Baal de Sidom eram uma rejeição direta das instruções de Deus e Sua lei. E eles ainda queriam que Deus os escutasse! Tais adoradores não tinham capacidade de estabelecer uma verdadeira relação de amor com Deus (5:4).
O final do versículo 7 [Agora suas festas de lua nova os devorarão, NVI] pode ser lido: “Um mês os devorará e à sua herança.” Um mês judaico tinha 30 dias e estes 30 dias poderiam ser interpretados profeticamente como 30 anos, cada dia por um ano. De fato, do final do reinado de Jeroboão II (753 aC) até a destruição de Samaria (722 aC) e cidades circunvizinhas se passaram cerca de 30 anos. Oséias 5:8-9 ressalta a certeza da vinda da Assíria para destruir o reino do norte de Israel (5:13).
Por outro lado, Judá, o reino do sul, também se tornara uma nação de adoradores de ídolos como Israel (5:10, 12, 14). Para eles, Deus seria como uma traça que se alimenta de roupas, e tornar-se-ia a causa da podridão que faria a comida intragável. Ele também seria como um leão forte, que ataca pessoas e gado, e ninguém seria capaz de salvá-los deste Leão.
Enquanto eles não reconhecessem seus pecados e buscassem o perdão de Deus, Ele não poderia abençoá-los, nem poderia restaurar um bom relacionamento com eles como seu Criador e Redentor (5:15).
Deus está sempre disposto a Se relacionar conosco. Precisamos reconhecer que santidade como um povo significa nossa dedicação total a ele.
Yoshitaka Kobayashi
Japão
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/hos/5/
Traduzido por JAQ/JDS
Texto bíblico: Oseias 5
Comentário em audio
5 Comentários so far
Deixe um comentário
” Quero agradecer ao Sr.Yoshitaka Kobayashi pelos esclarecimentos em relacao à Palavra de Deus. Desde que comecei a lê-los , tenho tido mais compreensao . Estou muito feliz e ansiosa eu confesso em aprender muito,
Comentário por Lucidalva Martins 31 de agosto de 2014 @ 10:50Atenciosamente
Lucidalva Martins
Anossa adoração é somente ao nosso Deus , e não por imagens feitas por mãos de homens , estou muito feliz por cada dia mais aprender sobre a palavra Do Nosso Deus e do nosso Jesus e do Espirito Santo .,o nosso Culto ontem foi maravilhoso , uma Bensão ,Também , lhe agradeço , Irmão Yoshitaka Kobayashi , em relação á Palavra do nosso Deus .
Comentário por Janai Padilha Pessoa 31 de agosto de 2014 @ 17:23Quem estava errado o povo ou sacerdotes e rei?
Comentário por Felix1 13 de janeiro de 2016 @ 5:00Olá, Felix!
Comentário por jquimelli 14 de janeiro de 2016 @ 15:10Na verdade, todos estavam afastados de Deus.
Primeiro, foram os reis que se afastaram de Deus ao implantarem um serviço de culto à parte de Jerusalém. Depois foram os sacerdotes, que concordaram neste sistema de culto, que se afastou cada vez mais da vontade divina, mostrada no Pentateuco. E também o povo, por aceitar de bom grado esta religião agradável, sem respaldo bíblico. Parece muito com os dias de hoje, não?
O que ameniza um pouco o quadro é que muitos do reino de Israel (reino do norte) se mudaram para Judá (reino do sul) por não concordarem com a apostasia no reino do norte. Isto fez que, mesmo com o exílio babilônico, a descendência das tribos do norte ficasse preservada.
Obrigado pela pergunta. Abraço.
Gostei bastante me ajudou muito
Comentário por Cassiane 31 de agosto de 2020 @ 22:11