Filed under: consequências, escolhas, Israel, pecado, profecias | Tags: consequências, escolhas, rebeldia
Comentário devocional:
Ezequiel 19 é um lamento sobre a queda dos monarcas em Judá e a desolação e cativeiro de Judá. Foi escrito em forma poética e compreende duas partes.
A primeira parte (v. 1-9) fala do fim trágico de dois dos últimos reis de Judá. Este reino é retratado como uma leoa criando seus filhotes (v. 2). O primeiro filhote, Jeoacaz, assumiu o trono após a morte de seu pai, Josias. Ele reinou apenas durante três meses, quando Faraó Neco II veio em 609 aC e carregou-o em cadeias para o Egito, onde morreu mais tarde em cativeiro (2Rs 23:31-34, Jer 22:11-12). O segundo filhote era ou Joaquim, que depois de um breve reinado de três meses, foi levado para a Babilônia em 597 aC (2Rs 24:8-15) ou Zedequias, que após ter seus olhos removidos foi levado para a Babilônia, preso com algemas de bronze, em 586 aC (2Rs 24:18-25:7).
A segunda parte deste capítulo (v. 10-14) lamenta o destino de Judá como nação. O reino agora é comparado a uma videira exuberante e seus reis como ramos frutíferos. A vinha foi “arrancada com furor e lançada por terra” (v. 12 NVI) retratando a devastação da terra e a deportação de seus habitantes para a Babilônia. Esta deportação ocorreu durante os reinados de últimos três reis de Judá: Joaquim, Jeoaquim e Zedequias. Ao tempo da última invasão, a terra tornou-se desolada, a cidade de Jerusalém, com seu templo, foi incendiada e a muralha da cidade, destruída. Com a deportação de Zedequias a linha davídica de reis chegou ao fim.
No momento em que Ezequiel escrevia esta profecia, a desolação completa da terra de Judá e a deportação de Zedequias ainda estavam por acontecer. Tivesse Zedequias aprendido com os erros de seus antecessores e atendido à Palavra de Deus, a cidade de Jerusalém e o Templo não teriam sido destruídos (Jr 38:17). Mas sua resistência obstinada resultou na queda de Judá e no fim da monarquia.
Não vale a pena persistir no pecado, porque o resultado final é sempre a destruição.
Chawngdinpuii Chawngthu
Universidade Adventista Spicer, Índia
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/eze/19/
Traduzido por JAQ/JDS
Texto bíblico: Ezequiel 19
Comentário em áudio
8 Comentários so far
Deixe um comentário
Este é um lamento e como lamento deverá ser lamentado. Que triste fim teve Jerusalém e seus reis. Que sirva de lição, não compensa desobedecer a Deus, a sua palavra e os conselhos dos servos de Deus, afinal Ele só quer o nosso melhor. Resolvamos hoje, obedecer sempre a Deus. Louvemos com o hino 525.
Comentário por Samm P. 16 de julho de 2014 @ 22:57Maravilhosa explicação do texto. Que Deus continue dando sabedoria ao interpretar sua palavra! Li o capítulo na Bíblia mas entendi pouca coisa; aí achei esta página me mostrando do que o texto realmente fala!
Comentário por Bessie Ricardo 9 de outubro de 2017 @ 8:13Que bom! Ficamos muito felizes em ter ajudado a entender o texto bíblico. Que o Senhor continue soberano em nossos corações.
Comentário por jquimelli 9 de outubro de 2017 @ 8:25Muito bom.me ajudou bastante
Comentário por Tarley 8 de agosto de 2018 @ 21:03Amei !
Comentário por Patricia 1 de abril de 2019 @ 9:41Excelente explicação, tenho usado várias vezes estes comentários para preparo de aulas de EBD. Deus continue os abençoando e fortalecendo
Comentário por Edgar 12 de janeiro de 2023 @ 14:14Muito obrigado por sua apreciação, caríssimo Edgar! Continue, com a bênção e iluminação do Senhor, a desempenhar sua nobilíssima atividade!
Comentário por Jeferson Quimelli 12 de janeiro de 2023 @ 23:25Maravilhosa essa explicação. Estou estudando esse capítulo e quis saber mais. Obg que Jesus continue lhe dando mais e mais sabedoria..
Comentário por lucivania da silva 27 de fevereiro de 2023 @ 15:22