Reavivados por Sua Palavra


II Crônicas 34 – comentários by Jeferson Quimelli
22 de maio de 2013, 23:36
Filed under: Sem categoria

31 Quando Josias leu o livro que Hilquias encontrou (34:14), ele respondeu com arrependimento e humildade e prometeu seguir os mandamentos de Deus como escritos no livro. A Bíblia é a Palavra de Deus para nós, “viva e eficaz” (Heb 4:12), mas não poderemos saber o que Deus quer que façamos se não a lermos. E mesmo somente ler a Palavra de Deus não é suficiente; nós devemos estar desejosos em fazer o que ela diz. Não existe muita diferença entre um livro perdido no Templo e uma Bíblia abandonada na prateleira. Uma Bíblia sem uso é tão inútil quanto uma perdida (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

33 Enquanto ele viveu. Josias fez muito bem através de sua reforma. Durante sua vida, seu fiel exemplo e sua liderança inspiradora e enérgica fizeram com que o povo, exteriormente, andasse nos caminhos do Senhor. Na realidade, porém, não houve uma reforma profunda. O mal estava tão arraigado que o povo se absteve da apostasia completa somente enquanto o próprio rei esteve presente para lhe dar o exemplo. No 13º ano de Josias (Jr 1:2), Jeremias começou o seu ministério, conclamando-os a seguir o Senhor, mas eles não quiseram ouvir. Não se voltaram para o Senhor “de todo o coração [..] mas fingidamente” (Jr 3:10).(CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 331).



II Crônicas 34 by Jeferson Quimelli
22 de maio de 2013, 0:00
Filed under: adoração | Tags: ,

Comentário devocional:

Josias, motivado por uma devoção total a Deus, colocou um firme propósito em mente. Ele destruiu os lugares altos, os altares de Baal, os ídolos, as imagens de metal e tudo em Israel que não agradava ao Senhor. Alguns podem ter se irritado com ele ou talvez até mesmo resistido ou tentado se opor à reforma. 

Mas o rei havia feito a sua decisão e ele “não se desviou para a direita ou para a esquerda” (verso 2). E a reforma que se seguiu foi tão bem sucedida, que está registrado que “todos quantos se acharam em Israel” serviram ao Senhor, seu Deus, e enquanto viveu Josias, eles “não se desviaram de seguir o Senhor” (verso 33).

Uma nação inteira foi restaurada a um relacionamento correto com Deus simplesmente porque um líder, apesar de sua juventude e inexperiência, havia decidido obedecer a Deus a qualquer custo.

Em nenhum outro momento da história a coragem destemida de Josias foi mais necessária do que em nossos dias, quando falsos sistemas de adoração ameaçam continuamente a igreja de Deus. Assim como Deus operou através de Josias, ele trabalhará com todos, jovens, velhos, homens ou mulheres, que colocarem em seu coração servir a Deus sem o menor compromisso com as coisas mundanas.

Thando Malambo
Geração Juventude para Cristo
Trad JAQ/JDS