Reavivados por Sua Palavra


II Crônicas 27 – Comentários by Jeferson Quimelli
15 de maio de 2013, 7:23
Filed under: Sem categoria

1-9 Em contraste com os registros desde Joás até Uzias, onde cada reinado é um equilíbrio de obediência e desobediência (22.10-24.27), a avaliação do autor sobre Jotão é inteiramente positiva. Isso é seguido por um tratamento negativo acerca de Acaz (cap. 28). Crônicas destaca que a fidelidade a Deus é o caminho para o sucesso, nos projetos de construção e nos conflitos militares (Bíblia de Genebra).

Jotão. Seu nome significa “O Senhor é perfeito” (Bíblia Shedd).

2 não entrou mais no templo do Senhor. Jotão não violou regulamentos sacerdotais, conforme Uzias fizera (26.18) (Bíblia de Genebra).

continuava na prática do mal. O escritor de Reis amplia essa informação ao declarar que “o povo ainda sacrificava e queimava incenso nos altos” (2Rs15:35). Os pronunciamentos dos profetas desse período dão evidências de que existia uma corrupção moral profundamente arraigada que estava minando a força da nação (Is 1:4;21-24; Os 4:1,2; Mq 3:10-12) (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 302).

Jotão foi, em termos gerais, um bom rei (v. 6) mas seu povo se tornou corrupto. Nem sempre aqueles a quem você lidera seguirão o seu exemplo mas isto não deveria afetar o modo como você vive para Deus. A situação pecaminosa do reino de Jotão é retratada vividamente em Isaías 1-5 (Life Application Study Bible Kinsgway NIV).

castelos. Isto é, fortalezas. Tanto Uzias quanto Jotão demonstraram ansiedade incomum para fortificar o país (ver 2Cr 26:9-15). Os profetas da época denunciaram a confiança popular depositada em fortificações e no poder humano (Is 2:15; Os 8:14; cf. Is 17:3,4) (CBASD, vol. 3, p. 302).

Dirigia seus caminhos. De forma característica, o autor de Crônicas salienta a causa da prosperidade: consagração ao Senhor (CBASD, vol. 3, p. 302).

Para fazer a vontade de Deus precisamos coordenar os nossos caminhos com os caminhos de Deus, revelados na Sua Palavra (Sl 1.1,2) (Bíblia Shedd).

9 Apesar de não ter feito grandes reformas religiosas, como os reis Joás, Ezequias e Josias, o reinado de Jotão foi destacado pela retidão (Bíblia Shedd).



II Crônicas 27 by Jeferson Quimelli
15 de maio de 2013, 0:00
Filed under: aprendizado | Tags: ,

Comentário devocional:

Quando Jotão subiu ao trono com a idade de 25 anos, ele provavelmente ainda estava de luto pela morte de seu pai Uzias. Em suas últimas semanas e meses, Uzias, atormentado pelos efeitos debilitantes da lepra, tornou-se uma mera sombra do que fora anteriormente. Ele estava tão fraco que o jovem Jotão assumiu a gestão da família e presidiu os assuntos da nação.

Como rei, Jotão “fez o que era reto perante o Senhor, segundo tudo o que fizera Uzias, seu pai, exceto que não entrou no templo do Senhor” (2 Crônicas 27:2).

A pequena palavra “mas” marca a linha de distinção entre Uzias e Jotão. O primeiro se rendeu ao orgulho; o último foi humilde o suficiente para obedecer totalmente ao seu Deus. O primeiro foi presunçoso a ponto de desafiar as ordens claras de Deus sobre o ministério do santuário; o último foi sábio o suficiente para aprender com os erros de seu pai.

Que possamos também aprender com as vidas daqueles que vieram antes de nós e não repetir os seus erros. Fomos chamados para uma vida de vitória!

Thando Malambo
Geração Juventude para Cristo.