Filed under: Sem categoria
“Eu te amo, ó Senhor, força minha” (v.1).
Esta foi a declaração de amor de um filho a seu Pai Celestial. Expressa a essência do relacionamento de Davi com o Senhor e a maturidade espiritual de uma fé infantil. Parece contraditório, mas, na verdade, é completamente coerente. Como “a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe”, disse Davi, “como essa criança é a minha alma para comigo” (Sl.131:2). Ao segurar meus filhos em meu colo quando eram apenas recém-nascidos, gostava de contemplar seus rostinhos serenos e tranquilos enquanto dormiam. Acredito que não há cena que ilustre melhor a calma e a serenidade do que essa. Davi encontrou essa calma nos braços de Deus, uma experiência que o Senhor deseja que todos nós experimentemos.
Quando cercado por inimigos mortais, o salmista invocou o Senhor e Lhe gritou por socorro, e a resposta divina operou em Davi uma inabalável confiança. Ele reconheceu que não foram suas qualidades de guerreiro que lhe garantiram as vitórias, mas foi Deus quem “adestrou as minhas mãos para o combate” (v.34), declarou Davi. Como um homem cuja posição e conquistas despertavam a inveja e a cobiça, até mesmo dos próprios filhos, ele sofreu amargas decepções. As guerras que venceu não foram mais numerosas do que as aflições que sofreu. Contudo, à vista de seu Pai que não o deixou a perecer no pecado, antes, enviando Seu profeta, o conduziu ao arrependimento e confissão (2Sm.12:9), Davi era movido pela gratidão do inexplicável amor divino.
A linguagem do salmista a respeito do cuidado de Deus por ele ilustra o grandioso zelo do Senhor por cada filho Seu, individualmente. Davi aponta para Aquele que abala os céus e a terra e descobre “os fundamentos do mundo” (v.15) para agir em favor de um filho em aflição. O Altíssimo levanta a voz (v.13), e salva “o povo humilde” (v.27). Como criança tão completamente dependente, Davi depôs a sua vida nas mãos de Deus, e suas trevas tornaram-se em grande luz (v.28).
“O caminho de Deus é perfeito” (v.30). Jesus declarou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim” (Jo.14:6). Todo aquele que busca conhecer esse Caminho e nEle andar, em cada passo faz novas descobertas e encontra a confiança necessária para não vacilar (v.36). Jesus é a resposta segura às nossas aflições, amados. Aquele que não negou entregar a Sua inocente vida, suportou o peso dos nossos pecados, “tendo sob os pés densa escuridão” (v.9). O Pai abalou o Universo ao nos enviar o bem mais precioso do Céu. E sabem o que é mais lindo nisso tudo? Ele teria feito isso, ainda que fosse apenas por você.
O Senhor o convida a estudar a Sua Palavra como uma carta endereçada a você. Você é o destinatário da mais valiosa correspondência de todos os tempos, pois “a Palavra do Senhor é confiável” (v.30). É com você que Ele deseja falar cada vez que a sua Bíblia é aberta. Este não é apenas mais um Salmo de Davi. Este é um recado de Pai para filho. Do Benigno Pai para o benigno filho. Do Íntegro Pai para o íntegro filho. Do Puro Pai para o puro filho. Virtudes que só podem ser concedidas àqueles que reconhecem em Jesus a inesgotável Fonte de toda virtude. Vá a Cristo como uma criancinha, em humildade e completa dependência, e de seu coração brotará o perfeito louvor: “Vive o Senhor, e bendita seja a minha Rocha!” (v.46).
Oração: Pai amado, nós Te amamos, força nossa! Mas nós queremos e precisamos Te amar mais, até que nada seja mais importante do que Te agradar. Tu és a nossa Rocha, a nossa Fortaleza, o nosso Libertador, o nosso Deus, o nosso Rochedo em quem nos refugiamos, o nosso Escudo, a Força da nossa salvação, o nosso Alto Refúgio! Senhor, cobre-nos da Tua justiça, pois precisamos do Teu caráter em nós! Não queremos, ó Pai, viver uma religião de aparências, mas uma religião que revele ao mundo o Teu amor e a Tua graça. Usa-nos para este propósito! Em nome de Cristo Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, filhos do Pai de amor eterno!
Rosana Garcia Barros
#SALMO18 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário