Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/3
Paulo abre o capítulo de Hebreus 3 com um convite para “pensarmos cuidadosamente” sobre Jesus como nosso Sumo Sacerdote! E exatamente no que devemos pensar ao ponderar sobre a realidade do nosso Senhor?
Ah! Paulo queria que nos deliciássemos no doce conhecimento de como Jesus contrasta com Moisés! Sim, “Moisés foi fiel como servo em toda a casa de Deus” Mas a maior verdade que Paulo deseja que todo leitor aprecie é que “Sua obra [de Moisés] foi uma ilustração das verdades que Deus revelaria mais tarde” (v. 5).
E o que essa “ilustração” pode incluir? Bem, Paulo imediatamente nos incentiva a nos apegarmos “firmemente à confiança e à esperança da qual nos gloriamos” e assim evitarmos os erros horríveis do antigo Israel “quando se rebelaram (endureceram seus corações) … no deserto” (v. 8).
Como resultado da rebelião de Israel, eles não puderam no “lugar de descanso” (v. 11). Eles não puderam desfrutar da verdadeira comunhão sabática com Deus enquanto O “desobedeciam” (v. 18). E então, no versículo 19, Paulo fecha o capítulo comparando a desobediência com a “incredulidade”.
Algo surpreendente! Hebreus 3 diz que a incredulidade é expressa na desobediência e a fé sempre é expressa pela obediência! Assim, em vez de separar a justiça pela fé do comportamento, Paulo proclamava em voz alta que a fé genuína sempre leva à obediência centrada em Cristo!
David Grams
Capelão, Hartland College, Rapidan, Virginia, EUA
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/?id=1382
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luis Uehara
Deixe um comentário so far
Deixe um comentário