Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Há momentos na vida em que o Senhor parece distante e nossas orações parecem infrutíferas. Nesses momentos sombrios, facilmente sentimo-nos solitários e depressivos. Davi conhecia essa realidade muito bem. Mesmo sendo o ungido de Deus, ele sentiu a ferroada de orações aparentemente não respondidas.
Neste Salmo, Davi dedica tempo para assegurar-nos de que Deus realmente responde as orações. Nossos momentos escuros são apenas temporários, nosso choro dura apenas uma noite e nossa alegria vem pela manhã. A alegria que o Senhor traz não pode ser contida, provoca ação e celebração. Eu não sei acerca das suas lutas internas, mas Deus sabe. Apresente a Ele tudo em oração!
O Senhor abençoou recentemente a mim e a minha esposa com uma filha e escolhemos dar a ela o nome de Yanai, que significa “Deus responderá.” Escolhemos esse nome para ser um lembrete constante de que Deus irá responder às nossas orações e que não devemos perder a esperança ao passarmos por tempos sombrios na vida.
Não há nada mais doce do que uma oração respondida!
Neste Salmo Davi dedica tempo para agradecer ao Senhor por ser fiel. O Senhor tem sido e sempre será fiel. Davi não quer jamais se calar a respeito da bondade de Deus, e por que ele deveria? Por que você e eu deveríamos nos calar?
Nossa oração hoje é:
Com o coração agradecido comparecemos diante de Ti, Senhor, agradecendo por ser tão fiel, agradecendo por estar disposto a ouvir nossas orações. Obrigado Senhor! Ajude-nos a não perder a esperança, mas a declarar aos outros que o nosso Deus é fiel e sempre ouve nossas orações.
Richard McNeil
Andrews University
Texto original: blog Conferência Geral em inglês
Tradução anterior expandida: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/09/06/
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli
Texto bíblico: Salmo 30 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leitura da semana programa Crede em Seus Profetas: blog Conferência Geral e blog Crede em Seus Profetas
Filed under: Sem categoria
SALMO 30 – Só quem ora constantemente a Deus em meio às incertezas da vida chora apenas um momento. Quem ora em dias turbulentos, canta louvores ao Criador em todo o tempo.
• O salmista celebra a Jeová pelo livramento concedido (vs. 1-3);
• O salmista convida outros agraciados pelo favor divino a celebrar ao Salvador (vs. 4-5);
• O salmista confessa sua fragilidade e culpabilidade confiando na segurança divina (vs. 6-7);
• O salmista ora a Deus com base em Sua compaixão e graça, não nos próprios méritos (v. 8-10);
• O salmista conclui apresentando o resultado da oração, cantando louvores e, prometendo adoração perpétua a Deus (vs. 11-12).
Este mundo é “vale de sobra e de morte” (Salmo 23:4), onde a perseguição oprime aos adeptos do bem e da justiça (v. 1); onde o pecado promete prazeres e liberdades, mas escraviza e inferniza nossa alma. Contudo, Deus livra e cura profundamente (v. 2), reaviva e sustenta a vida (v. 3).
Assim, quando se chora enquanto ora as tristezas logo viram histórias gravadas na memória que servem para motivar aos mortais a renderem louvores ao Rei da glória.
Todos nós somos pecadores e sofredores neste mundo; além disso, devido à santidade de Deus e Sua perfeita justiça, estamos condenados por suscitarmos Sua ira e indignação; entretanto, Seu favor e compaixão nos curam – tornando-O mais digno de louvor (vs. 4-12).
As notas fúnebres das músicas de quem confia em Deus se transformam em melodias de alegria:
• Moisés cometeu assassinato, fugiu do Egito e perdeu sua alta posição, permanecendo no deserto por 40 anos (noite); depois, com Deus sua vida foi um sucesso e uma bênção (manhã de alegria).
• José foi vendido pelos próprios irmãos, tornou-se escravo de Potifar, foi preso por acusação falsa ao tomar a mais nobre atitude (noite); contudo, ele saiu da prisão para governar o Egito e ser bênção ao mundo (amanhecer alegre).
• Jesus entrou na história amarga da humanidade, amou ao pecador ao máximo, foi traído, abandonado e morto (noite); porém, ao terceiro dia ressurgiu para nos dar a vitória sobre o pecado e a morte (alegria matutina).
• Muitos cristãos foram perseguidos, e, por fim, martirizados (noite), mas graças à vitória de Cristo, eles ressurgirão para a vida eterna (na manhã da ressurreição).
“Senhor, cura-nos, reaviva-nos!” – Heber Toth Armí
Filed under: Sem categoria
“… Ao anoitecer pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã” (v. 5).
Comentando com meu filho mais velho que o sol se põe mais tarde no Sul do país, ele me disse:— Que legal! Gostaria de morar lá porque o dia dura mais!
Parece que tudo fica melhor quando os primeiros raios do sol apontam no horizonte. A luz traz consigo a vida. Tanto, que quando um bebê está para nascer, dizemos que a gestante está para dar à luz.
Já a noite traz consigo a escuridão, que por sua vez dá ideia de morte. Davi faz um contraste entre sentimentos: noite=tristeza e manhã=alegria; e emoções: noite=pranto e manhã=folguedos.
Costumamos ser muito rápidos e atentos para pedir, mas lentos e negligentes para agradecer. Cada manhã que acordamos com vida é motivo para dar graças a Deus. Enquanto muitos desceram à sepultura, nossa vida foi, mais um dia, preservada (v. 3). A noite é como se fosse um “vale da sombra da morte” (Salmo 23:4) no tempo. Por mais que os santos de Deus (v. 4) tenham que enfrentar situações escuras, por mais que as adversidades os façam chorar, a noite “não passa de um momento” (v. 5), ou seja, o sofrimento dos filhos de Deus é passageiro. Logo vem a manhã trazendo a alegria e o favor de Deus que “dura a vida inteira” (v. 5).
Anoiteceu em sua vida? Tudo se converteu em choro? Clame ao SENHOR por socorro (v. 2) e Ele lhe tirará “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (I Pedro 2:9). Converterá o seu pranto em festa (v. 11). Tirará as vestes de luto e te vestirá de alegria (v. 11). Você não cessará de louvar ao SENHOR e a sua vida será uma melodia, em gratidão ao Deus da sua salvação, que alcançará muitos corações. O que quer que esteja escurecendo a sua vida, que lhe faça pensar que não tem mais jeito, que faça com que inimigos se deleitem em seu sofrimento, se Deus for o seu auxílio, é só questão de tempo até que a sua alegria resplandeça como a luz da aurora (Vide Provérbios 4:18).
Tem uma frase que gosto muito, que diz o seguinte: “No final tudo dá certo na vida do cristão, se ainda não deu certo é porque ainda não chegou ao final”. De certa forma, fazendo um paralelo, todos vivemos em um “mundo noite”. Doenças e morte nos cercam por todos os lados. Mas os que esperam no SENHOR e na preciosa promessa da segunda vinda de Cristo (Vide I Tessalonicenses 4:16), sabe que o choro pode até durar na noite que é este mundo, mas a alegria no mundo onde “já não haverá noite” (Apocalipse 22:5) durará eternamente. Apegue-se, pois, a esta promessa certa e verdadeira, clame ao SENHOR por auxílio e compaixão (v. 10), então, muito em breve, estarás rendendo graças para sempre (v. 12) no Reino onde a manhã jamais se apagará.
Bom dia, santos do Altíssimo!
Desafio do dia: Em uma folha intitulada “Noite”, escreva todos os seus temores. Em outra folha intitulada “Manhã” escreva tudo pelo que você é grato a Deus. A folha “Noite”, ao anoitecer, jogue no lixo. A folha “Manhã”, ao amanhecer, louve a Deus por tudo o que você ali escreveu.
*Leiam #Salmo30
Rosana Garcia Barros