Reavivados por Sua Palavra


SALMO 26 by Jeferson Quimelli
26 de novembro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Davi pede ao Senhor para colocá-lo sob uma inspeção de três pontos: olhar com cuidado para ele, verificar a sua mente e verificar o seu coração (v. 2).
Ele ainda oferece ao Senhor uma lista de suas melhores qualidades que poderiam ajudar durante a inspeção:
Tenho vivido com integridade (v. 1 NVI);
Tenho confiado no Senhor (v. 2 NVI);
O Teu amor está sempre diante de mim (v. 3 NVI);
Continuamente sigo a Tua verdade (v. 3 NVI);
Não me associo com homens falsos (v. 4 NVI);
Nem ando com os hipócritas (v.4 NVI);
Detesto o ajuntamento dos malfeitores (v. 5 NVI);
Não me assento com os ímpios (v. 5 NVI).

Se você tivesse que fazer uma lista de todas as suas boas qualidades para discutir com o Senhor, ela seria semelhante à de Davi?

Não há dúvidas sobre a intenção de Davi: ele quer morar na casa do Senhor, o lugar onde a glória do Senhor habita. E ele não quer ser colocado na mesma categoria que os pecadores ou “homens sedentos de sangue”, apesar de como líder espiritual, já ter tomado posições combativas contra poderes destrutivos e o lado escuro de forças espirituais.

Embora líderes espirituais possam fazer escolhas ruins ou cometer erros, eles devem agir quando necessário, adotar posições corajosas, e destacarem-se através da integridade e serviço.

Minha parte favorita dessa passagem é o último verso: “Os meus pés estão firmes na retidão; na grande assembleia bendirei o Senhor” (v. 12 NVI).

Com Sua orientação e ajuda, o Senhor oferece o equilíbrio que todos nós precisamos para avançar através de batalhas, dificuldades e tentações, e sair delas firmes, em base sólida.

Vinita Sauder
Vice-presidente para Iniciativas Estratégicas
Universidade Adventista do Sul

 

Texto original: blog Conferência Geral em inglês
Tradução anterior expandida: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/09/02/
Tradução: Pr Jobson Santos
Texto bíblico: Salmo 26 NVI
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leitura da semana programa Crede em Seus Profetas: blog Conferência Geral e blog Crede em Seus Profetas



SALMO 26 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
26 de novembro de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

SALMO 26 – Andar em integridade não significa impecabilidade. Ser íntegro para com Deus não é estar sem pecado. Mas, o resultado de andar em Sua presença (Gênesis 17:1).

• O Salmo 25, nos versos 11 e 18, Davi pede perdão a Deus por seus pecados, e, no verso 21 considera-se íntegro.

Tamim (hebraico) significa “integridade”, “retidão” ou “com coração não-dividido”. Significa ser fiel e sincero para com Deus. Significa ser justo, pois Deus justifica àqueles que O buscam. Buscar a Deus significa virar as costas ao pecado. Implica rejeitá-lo, odiá-lo, desprezá-lo por amor a Deus.

Enquanto estivermos neste mundo de pecado, com natureza pecaminosa, carecemos desta súplica da oração ensinada por Jesus: “Pai Nosso que está nos Céus… perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos…” (Mateus 6:12).

• Contudo, ao entrarmos em intimidade com a santidade de Deus (que justifica-nos da pecaminosidade), também poderemos orar o Salmo 26 com Davi.

O contexto do salmo nos ajuda a compreender a razão de sua composição. “O Salmo 26 pode ter sido extraído de Davi por causa da acusação insuportável para um justo: ‘Tu és um ímpio!’ Nesta situação, Davi precisou alegar ou recorrer a sua justiça ou a seu ser-um-justo, para que a justiça de Deus despontasse para a luz” (Frans Van Deursen).

Existe imensa diferença entre o ímpio e o justo: O ímpio é ávido por injustiça e pecados e, o justo é ávido por Deus e Sua justiça. O ímpio é pecador porque está longe do Salvador; o justo é íntegro porque foi perdoado e liberto de seus pecados por escolher a companhia do Salvador.

1. Quem se compromete com Deus confia em Sua bondade sem vacilar, a tal ponto de sugerir que Deus lhe faça justiça, lhe examine e prove, lhe sonde o coração e, inclusive os pensamentos (vs. 1-3);
2. Quem foge dos pecados para Deus torna-se intolerante ao pecado em grau máximo; por isso, não se assenta com pessoas fraudulentas nem se alia aos hipócritas, odeia a companhia dos malvados e não negocia com trapaceiros (vs. 5-7);
3. Quem ama a Deus deseja estar em Sua casa, O louva e O adora com a vida, e ora para que nada interfira no prazer dessa intimidade (vs. 8-12).

Busquemos esta experiência! Precisamos reavivar-nos! – Heber Toth Armí.



SALMO 26 – COMENTÁRIO ROSANA BARROS by Ivan Barros
26 de novembro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“O meu pé está firme em terreno plano; nas congregações, bendirei o SENHOR” (v. 12).

Ao contrário do Salmo anterior, em que Davi fazia confissão de seus pecados e sentia-se extremamente angustiado, no Salmo de hoje ele expressa convicção em declarar-se íntegro (v. 1) e inocente (v. 6) perante o SENHOR. Mesmo intitulado como “Apelo do justo”, o Salmo 26 não deixa de ser um apelo. Apelar significa suplicar, pedir ajuda para solucionar algum problema. O problema aparente do salmista era que ele não fosse confundido com os ímpios. Que a justiça de Deus fosse manifesta em sua vida.

Quando estudamos a vida de Davi e alguns de seus Salmos percebemos o Seu amor pela Casa de Deus (v. 8). Ele não amava as estruturas físicas da Casa do SENHOR, até porque, em sua época, ainda eram tendas. Davi amava estar onde estivesse a glória de Deus (v. 8). Ele cuidou de desassociar os lugares onde houvesse associação de “homens falsos” (v. 4) ou de ajuntamento de ímpios (v. 5), com o lugar onde Deus habita. Davi queria estar onde Deus está.

Fomos criados para a glória de Deus (Isaías 43:7) e somos chamados de templo do Espírito Santo (I Coríntios 6:19). Isto não tem tudo a ver com o apelo do salmista? Nós somos a casa em que o Deus do Universo deseja habitar. Vocês fazem noção do que isto significa? Não podemos nos afastar do mundo, pois nele estamos, mas podemos nos abster, pela graça de Deus, do mal que dele emana. Por isso que Cristo orou por nós assim:
“Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal”… E prosseguiu dizendo: “ELES NÃO SÃO DO MUNDO, como também Eu não sou” (João 17:15-16).

Percebem, amados? Eis qual deve ser o nosso apelo diário: Que não sejamos confundidos com o mundo. Porque, como o nosso SENHOR Jesus Cristo, NÃO SOMOS DESTE MUNDO! Ainda não chegamos em casa, amados, mas, até lá, precisamos buscar viver aqui o que em breve viveremos lá. A única coisa que levaremos daqui para o Céu será o nosso caráter. Que esta seja a nossa súplica diária: “Examina-me, SENHOR, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos” (v. 2), “vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:24).

Bom dia, templos do Espírito Santo!

Desafio do dia: Sentes o Espírito Santo te dizendo para abandonar algo que tem te afastado de Deus? Decida hoje largar esse mal e estar mais próximo de Jesus!

*Leiam #Salmo26

Rosana Garcia Barros