Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Alguma vez você já se sentiu insignificante? Uma vez, quando estava visitando o Museu Aéreo e Espacial de Washington, DC, assisti ao filme IMAX 3-D com imagens do telescópio espacial Hubble. A imensidão do espaço que eu vi quase me paralisou. Enquanto eu estava lá, sentado, tentando compreender a imensidão do universo, eu recordava constantemente as palavras do salmista: “Quando contemplo os seus céus, obra dos seus dedos, a lua e as estrelas que você fixou em seus lugares, pergunto: Que é o homem, para que você se importe com ele?”(Salmos 8:3-4, NIV).
Nós não sabemos as circunstâncias ou a situação em que Davi compôs esse Salmo. No entanto, à medida que o lemos, podemos imaginar que este Salmo tenha tomado forma em sua mente enquanto ele era ainda bastante jovem e tomava conta das ovelhas do seu pai. No ermo, à noite, sozinho, olhando para o céu cheio de estrelas, Davi deve ter se sentido bem pequeno, e percebido quão insignificante ele era. No entanto, ao perceber a sua insignificância, ele também percebeu a grandeza, a imensidão de Deus, e expressou isto neste Salmo.
Este é o primeiro Salmo unicamente de louvor, o primeiro hino, encontrado no livro de Salmos. Ele é singular entre os demais salmos de louvor porque dirige-se a Deus na segunda pessoa. Por diversas vezes, o salmista dirige-se a Deus diretamente. Na verdade, este é o único hino em todo o Antigo Testamento, completamente voltado para Deus.
Este Salmo destaca uma verdade muito importante: quanto mais reconhecemos a grandeza de Deus, mais compreendemos a nossa finitude. E quanto mais reconhecemos a nossa “pequenez”, mais conseguimos compreender a “grandeza” de Deus.
Randy Roberts
Pastor da Igreja da Universidade de Loma Linda
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/psa/8 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/8 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/8/
Publicação anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/08/14/
Tradução: Jobson Santos
Texto bíblico: Salmo 8
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leitura da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/64 e https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
Este “Cântico da noite estrelada”, como foi chamado o poema, testemunha o fato de o poeta hebreu não ver a natureza como um fim em si mesma, mas sempre como uma revelação do Criador. O salmo também foi chamado de “Um salmo em louvor da dignidade do homem”. Nele, o poeta sob o céu estrelado e a luz da lua, contempla, admirado, as obras de Deus na natureza. Diante da vastidão, percebe a insignificância do ser humano. Contudo, assim que se apercebe disso, reconhece a verdadeira dignidade do ser humano, que é o representante de Deus na Terra,. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 729.
Neste hino de louvor, Davi exalta o Senhor por Sua criação dos Céus e especificamente pela criação do homem, dando a ele o domínio sobre as criaturas da terra. Aponta, em última instância, para o Messias (vv. 6-8). Andrews Study Bible.
Porções deste salmo são citadas no Novo Testamento e aplicadas a Cristo (1Co 15:27; Hb 2:6-8). Jesus Se tornou homem, somente um pouco inferior aos seres celestiais (8:5) e Ele elevará todos os que creem nEle acima dos seres celestiais quando Ele vier para reinar sobre o novo Céu e a nova Terra. Jesus é a única Pessoa que reflete perfeitamente a imagem de Deus (Gl 2:20; Cl 1:15). Life Application Study Bible Kingsway.
2 As crianças são capazes de crer e louvar a Deus sem dúvidas ou reservas. Quando ficamos mais velhos, muitos de nós encontramos mais e mais dificuldades para isso. Peça a Deus que lhe dê a fé de uma criança, removendo qualquer barreira que lhe impeça de andar junto a Ele. Life Application Study Bible Kingsway.
3,4 Ao contemplar o céu com toda a sua majestade, Davi sente-se forçado a perguntar por que Deus escolheria algo tão pequeno e insignificante como é o homem, para ser objeto do Seu especial amor, revelando-se até ás crianças, que passam a louvá-Lo (v. 2). Bíblia Shedd.
Para respeitar a majestade de Deus, devemos comparar nós mesmos com a Sua grandeza. … Sentir-se pequeno é uma maneira saudável de voltar à realidade, mas Deus não quer que nos fixemos em nossa pequenez. Humildade significa o adequado respeito por Deus, não autodepreciação. … Deus criou você somente … um pouco inferior aos anjos! Na próxima vez que você questionar seu valor como pessoa, lembre-se que Deus considera você de alto valor. Life Application Study Bible Kingsway.
4-6 Hb 2.6-8, citando a Septuaginta (a tradução do AT em grego), aplica esses versículos a Jesus que, como o Filho encarnado de Deus, é tanto o representante do homem quanto aquele em que o destino determinado para o homem será plenamente realizado. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Filed under: Sem categoria
SALMO 8 – Nesta vida agitada, corrida e estressante, tire tempo para observar demoradamente o céu durante uma noite sem nuvens. Se possível, vá a um lugar sem luz, para que nada ofusque o maravilhoso brilho dos astros siderais.
Ali reflita: Qual é o tamanho do universo? Quão organizado e universo é o espaço sideral? Quem fez tudo isso? Francis Bacon disse que “um pouco de filosofia leva a mente humana ao ateísmo, mas a profundidade da filosofia leva-a para a religião”.
Davi, certa vez olhou ao céu estrelado, refletiu… e, então, concluiu com uma frase que abre e fecha seu Salmo: “Eterno, majestoso Senhor, teu nome é famoso em toda a terra!” (vs. 1, 9).
Entre esses dois versículos iguais, o poeta considerou três temas:
1. As crianças de peito que abafam a fala dos inimigos e silenciam “a conversa fiada dos ateus” (v. 2);
2. Os céus que revelam a grandiosidade de Deus e Sua preocupação com criaturas insignificantes como os seres humanos (vs. 3-4);
3. Os seres humanos criados com grandes capacidades que superam aos animais, com tantas habilidades que quase se equiparam a Deus (vs. 5-8).
“Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida”, declarou Isaac Asimov. O problema é que, muitos que a leem, o fazem superficialmente.
Outro problema é a leitura equivocada que muitos fazem da natureza, isso quando a observam. Pois, quantos tiram tempo para observar a beleza da natureza? Quantos meditam profunda e sinceramente na sabedoria por trás de cada detalhe natural? “O grande livro divino da natureza acha-se aberto ao nosso estudo, e dele temos de tirar ideias mais elevadas de Sua [de Deus] grandeza e Seu inexcedível amor e glória”, alerta-nos Ellen G. White.
Ao contemplar o espaço infindo o ser humano sente-se minúsculo e insignificante; contudo, ao atentar à revelação escrita, é possível concluir que Deus, sendo maior que o espaço infindo, Se importa com cada pessoa deste planeta. Isso é admirável!
O milagre da vida de um bebê que cresce, aprende falar e cantar; as inúmeras maravilhas no espaço sideral; e, a fantástica “maquinaria” do corpo humano revela que o Inventor/Criador é fantástico, ainda mais por dar atenção a pecadores como nós!
Deus é maravilhoso! Reavivemo-nos! Alegremo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Que é o homem, que dele Te lembres? E o filho do homem que o visites?” (v. 4).
“Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gênesis 1:26) foi a Palavra de Deus que deu início à origem do primeiro ser humano da face da Terra. Era como se Deus dissesse:
— Pronto. Tudo está feito. Agora vamos (Pai, Filho e Espírito Santo) dar vida para quem preparamos todo este mundo.
Tudo o que existe nesta terra foi-nos dado para que sejamos Seus administradores. Deus nos concedeu o domínio, a posse, de tudo o que Ele criou pelo poder de Sua Palavra. Por meio de Sua criação podemos contemplar a majestade do SENHOR (v. 1) e perceber a nossa pequenez diante de tão grandes feitos (v. 3, 4).
Que é o homem para que Deus se preocupe com ele? Quem somos nós diante da Majestade dos Céus? Mas Ele escolheu nos amar. “Ele nos amou primeiro” (I João 4:19). E por isso nos coroou “de glória e de honra” (v. 5). O SENHOR mesmo diz que nos criou para a Sua glória (Vide Isaías 43:7). Fomos criados para glorificar o nome de Deus desde o nosso nascimento (v. 2). E é “da boca de pequeninos” (v. 2) que Deus é louvado com perfeição.
Quando Cristo esteve entre nós foram as crianças e não os doutores da lei que O reconheceram como digno de louvor (Vide Mateus 21:15-16).
- Quando perdemos o contato direto com o Invisível;
- Quando perdemos a capacidade de olhar para o Céu e pensar em “quão magnífico em toda a terra” (v. 1) é o nome do SENHOR;
- Quando permitimos que coisas sejam mais importantes do que pessoas….
Corremos o sério risco de, mesmo sendo testemunhas oculares das maravilhas de Cristo, nos indignar com aqueles que, de coração contrito, e com toda a vida, louvam o nome do SENHOR (Vide Mateus 21:15).
O verso dois tem um contexto profético, mas também nos traz uma grande lição espiritual. Não basta ser conhecedor da Bíblia, é preciso andar de forma que a nossa vida seja um perfeito louvor a Deus, fazendo “emudecer o inimigo e o vingador” (v. 2). Onde Jesus chegava, a luz dos Céus O acompanhava. Quando Estevão foi levado ao Sinédrio, o seu rosto brilhava como a face de um anjo (Vide Atos 6:15). Quando Pedro e os demais discípulos falavam, os líderes judeus não tinham como negar o poder de Deus na vida deles (Vide Atos 4:16).
Nós somos a obra-prima da criação do Eterno e precisamos clamar a Ele todos os dias para que Ele nos torne dignos de manifestar a Sua glória. Assim como o mundo deve olhar para os Céus e glorificar a Deus, assim como deve olhar para os astros e glorificar Aquele que os criou, assim como toda a natureza deve ser uma revelação da magnificência do SENHOR, a vida do cristão deve ser a luz do mundo, “para que vejam as suas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).
Se a nossa vida for para toda a honra e toda a glória de Deus, Ele nos recompensará com uma coroa incorruptível (Vide II Timóteo 4:8). Que todos os que nos cercam vejam as nossas boas obras e exclamem: “Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o Teu nome!” (v. 9).
Bom dia, luz do mundo!
Desafio do dia: Louve ao SENHOR! Tenha um cântico no coração durante todo o dia e torne isto um hábito.
*Leiam #Salmo8
Rosana Garcia Barros