Filed under: Sem categoria
Comentário devocional
Salmos é um livro de poemas. Sua poesia é caracterizada pelo ritmo dos pensamentos e por imagens vívidas. Ele utiliza uma linguagem concisa para levar o leitor a oração, ao louvor e a instrução profunda. Observe como isso funciona nos seis versículos do Salmo 1:
O verso 1 apresenta tanto o justo e o ímpio, mostrando o que os justos NÃO FAZEM. Eles não trilham o caminho descendente do mal. Eles não seguem o conselho dos ímpios, nem se juntam a eles em suas ações, nem, finalmente, se tornam um com eles ao rejeitar a Deus e sua Palavra.
O verso 6 estabelece o contraste final entre os dois tipos de pessoas. O Senhor conhece o caminho dos justos. O vínculo entre Deus e Seu povo é mais íntimo do que entre um homem e sua esposa, que se tornaram uma só carne e conhecem um ao outro. Eles não ouvirão do Senhor as terríveis e condenatórias palavras: “Nunca vos conheci”. Os ímpios as ouvirão por terem repetidamente recusado a Deus e a Sua Palavra. E, finalmente, perecerão.
Senhor,
ajuda-me a me deleitar em Ti e em Tua Palavra, para que eu possa ser contado entre os bem-aventurados, que Te conhecem e são conhecidos por Ti. Amém
R. Lynn Sauls
Professor Aposentado
Southern Adventist University
Traduzido por JAQ/JDS
Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/1/ e
http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/psa/1
Filed under: Sem categoria
O Salmo 1 é um dos didáticos, ou de sabedoria … Constitui (junto com o Salmo 2) uma introdução a todo o livro dos Salmos, e sobretudo ao livro Um do Saltério. Como tal, tem sido chamado de “Salmo da Soleira”. … Pelo conteúdo, é apropriado que receba o título: “Os Dois Caminhos”. CBASD – Comentário Bíblico Devocional, vol 3, p. 710.
1.1-3 A descrição do homem verdadeiramente feliz. Bíblia Shedd.
1.1 A descrição negativa daquilo que não faz. Nota-se o caminho do pecado, sempre piorando: anda, detém-se, assenta-se. Bíblia Shedd.
As três palavras retratam em ordem de intensidade crescente os passos sucessivos da vida do ímpio: (1) anda na direção dos que estão alheios a Deus, conformando-se com os costumes pagãos (ver T4, 597); (2) se detám para associar-se com os rebeldes sob a maldição do pecado e brinca com a tentação; (3) une-se em definitivo ao grupo de pecadores, desconsiderando a luz. CBASD, vol 3, p. 710.
A expressão “bem-aventurado”, usada nas bem-aventuranças do Sermão do Nonte (Mt 5:3-11), é uma tradução da mesma palavra [gr. Makarios] usada na LXX para traduzir o “bem-aventurado” do Salmo 1. CBASD, vol 3, p. 710.
Ímpios. Sugere violação premeditada e persistente dos mandamentos de Deus. CBASD, vol 3, p. 710.
2 A descrição positiva daquilo que é. Seu deleite não está nos prazeres deste mundo, mas na Palavra de Deus. Bíblia Shedd.
O seu prazer. Seu estudo da palavra de Deus é habitual e regular; não é tedioso. CBASD, vol 3, p. 710.
Lei. Do heb. Torah, significando basicamente “instrução” ou “preceito”; porttanto, “mandamento” ou “lei”, no sentido comum da palavra. Em geral, torah se refere à revelação escrita da vontade de Deus. CBASD, vol 3, p. 711.
Medita. Não há nada melhor para preencher as horas de uma noite sem sono do que meditar na Palavra de Deus (ver Sl 17:3; Sl 42:8; 119:55; etc.). CBASD, vol 3, p. 711.
3 O resultado deste tipo de vida: a vitalidade, como a de uma árvore; a estabilidade, sendo firmemente plantado; a produtividade, simbolizada pelo fruto da árvore; a prosperidade, em todos os seus atos. Bíblia Shedd.
3 plantado. Literalmente, “transplantado”. Descreve uma experiência presente, mas também um termo técnico para um translado/ressurreição à vida imortal do tempo do fim, como em outros lugares nos Salmos e em outras fontes antigas (e.g., Sl 92:13 e literatura ugarítica). Andrews Study Bible.
rios. Literalmente, “canais de água artificiais”. Deus toma a iniciativa de poprover o ambiente para o ótimo crescimento. Andrews Study Bible.
4-6 A descrição do homem ímpio, que está longe de Deus. Bíblia Shedd.
4 Contrasta-se fortemente com o homem feliz. Os ímpios são todos aqueles que estão fora de Cristo. São como a moinha [palha] que não tem vida nem conteúdo nem valor, e que facilmente é levada pelo vento. Bíblia Shedd.
Em contraste com a árvore, a palha não tem raiz, não tem lugar fixo. Morta, seca e inútil, está À mercê de outros. Os ímpios estão fixados no nada; falta-lhes estabilidade e não podem permanecer. CBASD, vol 3, p. 711.
5 O resultado da vida do ´´impio: a punição eterna (cf Ap 20.11-15). Bíblia Shedd.
6 Existem apenas dois caminhos, com dois destinos diferentes; é nossa atitude para com Cristo que determina nossa sorte eterna (cf 1 Jo 5.10-12; Jo 3.18). Bíblia Shedd.
Filed under: Sem categoria
SALMO 1 – Pensar é um dom dado pelo Criador. Segundo Victor Hugo, “a água que não corre forma um pântano; a mente que não pensa forma um tolo”.
Diz Aristótoles que “o ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete”. Comece a meditar e refletir sobre os Salmos, eles são inspiradores. Assimile cada verso de suas poesias à tua alma, deixe elevar-se e moldar-se por suas sublimes palavras e envolva-se com suas inspiradas mensagens.
O primeiro dos 150 Salmos serve de abertura ao Saltério. Sua mensagem prepara o leitor para os grandes temas que dominam os salmos. Warren W. Wiersbe observa que “o Salmo 1 é um salmo de sabedoria e trata da Palavra de Deus, das bênçãos de Deus sobre aqueles que meditam sobre essa Palavra e lhe obedecem e do julgamento final de Deus sobre os rebeldes”. Em seguida, acrescenta, que, “apesar de esse primeiro salmo retratar dois caminhos, na verdade descreve três pessoas diferentes e como se encontram relacionadas às bênçãos do Senhor”:
1. A pessoa que recebe uma bênção de Deus (vs. 1-2):
• Devemos ser dirigidos pela Palavra;
• Devemos ter prazer na Palavra.
2. A pessoa que é uma bênção (v. 3);
3. A pessoa que precisa de uma bênção (vs. 4-6).
O segredo da vida está em meditar e ter prazer na Lei do Senhor!
Após pesquisar, Maria do Carmo Rabello concluiu que meditar é “ter um encontro diário com Deus, com total privacidade, expondo a Ele as necessidades pessoais, dúvidas e suplicando por mais entendimento, ou seja, fazer uso de nossa inteligência espiritual. É sentir Seu abraço amigo e protetor, ter a sensação de Sua bondosa mão sobre nossa cabeça e ouvir Sua voz falando-nos através da mente. É deliciar-se em Sua presença, sentar-se a Seus pés, sentir a paz e fidelidade que tanto almejamos. É permanecer em Sua presença o tempo que desejamos, da mesma maneira que gostamos de estar com nossos familiares, amigos e irmãos em Cristo”.
Feliz quem não aparece “no Bar do Pecado” nem “frequenta a Escola dos Desbocados”, mas vibra com a Palavra de Deus, medita nas Escrituras dioturnamente, se fortalece espiritualmente e age contrariamente aos perversos…
Tristes, frouxos e amargurados são os que ignoram o que realmente satisfaz o coração humano.
Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
“Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na Sua lei medita de dia e de noite” (v. 2)
Quem não já viu uma Bíblia em alguma casa ou estabelecimento aberta no livro de Salmos? Creio que todos nós já vimos e já tivemos a curiosidade de saber o porquê da escolha deste livro. Na verdade, tal costume tornou-se uma espécie de amuleto. Apesar de ser o livro mais comprado no mundo, a Bíblia tem sido também o menos lido. A partir de hoje, vamos descobrir que o livro de Salmos têm muito mais a nos oferecer do que apenas sorte.
Ao contrário do que muitos pensam, os Salmos não foram escritos apenas por Davi, mas há também aqueles de autoria desconhecida como o Salmo de hoje. O salmista inicia falando de uma bem-aventurança. Parafraseando, verdadeiramente feliz é todo aquele que não dá ouvidos a conselhos maus, que quando percebe que está diante do mau se afasta e que não se demora no meio daqueles que escarnecem do que seja puro e santo (v. 1). Então, o salmista descreve o prazer deste bem-aventurado e sobre o que ele pensa e pondera durante todo o dia. A lei do SENHOR é o aio dos justos. E, “no devido tempo” (v. 3) surgem os frutos de justiça “e tudo quanto ele faz será bem sucedido” (v. 3).
Mas daí, o salmista também descreve o lado contrário: “Os ímpios não são assim” (v. 4).
O meditar do nosso coração diz muito sobre quem somos e para onde vamos. Sobre o que você tem considerado em teu coração? Qual tem sido o teu meditar? O livro mais lido e admirado na Bíblia inicia deixando bem claro que há diferença entre o justo e o ímpio, entre o obediente e o desobediente, entre o “conselho dos ímpios” (v. 1) e a “lei do SENHOR” (v. 2).
Esta foi uma das primeiras passagens bíblicas que ensinei meus filhos a recitar e a guardar no coração. Porque se eles entenderem a verdade ali contida, igualmente saberão qual é o caminho em que devem andar, aquele que o SENHOR conhece (v. 6).
Amados, percebam que o Salmo chama de ímpio e de perverso todos os que não têm prazer na Palavra do SENHOR. Não é preciso cometer atrocidades para ser considerado um perverso, basta ignorar a lei de Deus e fazer pouco caso da Sua Palavra. Forte, não? Mas é a verdade. Como está escrito: “Então, vereis outra vez a diferença entre o justo e o perverso, entre o que serve a Deus e o que não O serve” (Malaquias 3:18). Ou seja, o justo anda na “cartilha” de Deus e o ímpio não se sujeita à Sua vontade.
Não foi sem razão que este livro começou deixando clara esta distinção. De que lado você está? O pecado por si só já faz um tremendo estrago nos separando do nosso Criador (Vide Isaías 59:2). Não permita que esta separação seja eterna (v. 5). Mas que nossa vida seja uma árvore frondosa que dê muito fruto (Vide Gálatas 5:22-23), sendo constantemente regada pela sabedoria e poder da Palavra de Deus, e Ele mesmo nos justificará.
Bom dia, justos do SENHOR!
Desafio do dia: Compartilhe esta mensagem com amigos e familiares. Convide-os a serem bem-aventurados também.
*Leiam #Salmo1
Rosana Garcia Barros