Reavivados por Sua Palavra


Jó 17 by Jeferson Quimelli
6 de outubro de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Os amigos de Jó deturpam a imagem de Deus

“Há maldade no nosso mundo, mas todo o sofrimento não é resultado de um curso de vida pervertido. Jó é claramente trazido diante de nós como um homem a quem o Senhor permitiu que Satanás o afligisse. O inimigo o despojou de tudo que possuía; os seus laços familiares foram quebrados; seus filhos foram tirados dele. Por um período de tempo seu corpo esteve coberto de chagas repugnantes, e ele sofreu muito.Seus amigos vieram consolá-lo, mas tentaram convencê-lo que era o responsável por seu pecado e por suas aflições. Mas ele se defendeu e negou a acusação, declarando: “consoladores molestos sois todos”.

Ao tentar fazê-lo culpado diante de Deus, e merecedor de Sua punição, eles trouxeram um teste doloroso sobre Jó, e representaram Deus sob uma falsa luz. Mas Jó não desviou-se de sua lealdade, e Deus recompensou seu servo fiel “.

Ellen White
Manuscrito 22, 1898

 

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/job/17 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/job/17
Tradução Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Texto bíblico: Jó 17
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/sop/pp/58 e https://credeemseusprofetas.org/



Jó 17 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
6 de outubro de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

3 Só o próprio Deus tem condições de providenciar os meios que satisfazem as exigências da Sua justiça, e isto o faz por meio de Jesus Cristo. Bíblia Shedd.

6 em cujo rosto se cospe. A humilhação de Jó é comparável à de Jesus (30:10; Mc 14:65; 15:19). Andrews Study Bible.

10 tornai-vos. (ARA; NVI: “Venham, porém, vocês todos e façam nova tentativa”. ). Jó desafia seus amigos a repetir os argumentos, para ver se há alho proveitoso neles.                                              Bíblia Shedd.

Os três amigos de Jó tinha a reputação de serem sábios, mas Jó não pôde achar sabedoria em nenhum deles. Deus trouxe à tona de volta a reclamação de Jó em 42:7, quando condenou esses homens por representá-Lo mal. Obviamente esses três homens tinham uma falsa visão da sabedoria. Eles supunham que porque eles eram prósperos e bem sucedidos, Deus os favoreceu no modo em que viviam e pensavam. Jó, entretanto, disse aos seus amigos que eles estavam partindo de uma ideia errada porque sucesso e prosperidade terrenos não são provas de fé em Deus. Por outro lado, problema e aflição não provam falta de fé. O homem verdadeiramente sábio sabe que a sabedoria vem somente de Deus, não do sucesso ou falhas do homem. E o verdadeiro sábio nunca se esquece de Deus. A sabedoria de Deus se provou superior à de Jó e à de seus amigos. Life Application Study Bible Kingsway.

15 Jó estava perdendo a fé de um futura restauração de riqueza e família e se envolvendo em pensamentos de morte , buscando alívio dos sentimentos de tristeza e dor. As recompensas que os amigos de Jó descreviam era todas relacionadas com esta vida presente. eles se calavam a respeito da vida após a morte. Não devemos avaliar a vida somente em termos deste mundo presente porque Deus promete um futuro maravilhoso, eterno, a todos que forem fiéis a Ele. Life Application Study Bible Kingsway.



JÓ 17 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Maria Eduarda
6 de outubro de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

JÓ 17 – Temos dificuldades em reconciliar o amor de Deus com o sofrimento de Seus filhos aqui neste mundo. Também, quando o assunto é sofrimento parece que temos dificuldades em compreender o poder de Deus. Isso porque cremos que, se Deus ama, Seus filhos não deveriam sofrer; se Deus é poderoso, deveria livrar-nos do sofrimento.

O livro de Jó quebra com nossos conceitos pré-formados sobre Deus. Ao estudar os diálogos de Jó com seus amigos considerando toda informação do contexto do livro, nossa interpretação sobre Deus alcança níveis nunca antes alcançados.

Antes de avançar, reflita no que escreveu Hernandes Dias Lopes:

“É bem verdade que ninguém compreendeu a saga de Jó. Satanás estava errado porque pensou que um homem não poderia amar a Deus mais do que o dinheiro, à família e à própria vida. A mulher de Jó estava errada porque pensou que Deus não pode ser adorado no sofrimento. Os amigos de Jó estavam errados porque pensaram que Jó estava sofrendo por algum pecado cometido. Jó estava errado porque pensou que Deus que Deus o afligira sem causa”.

Nossas interpretações serão sempre equivocadas sem a interpretação que Deus dá para toda e qualquer situação.

• O destino traçado pelo sofrimento só apresenta a sepultura como “esperança” (v. 1). Entretanto, aquele que tem comunhão com Deus será levado a procurar esperança além da sepultura, solução para o desespero e esperança além da morte (vs. 13-16).

• O sofredor acusado injustamente anseia por um auxiliador (vs. 2-3) e avança ciente da sua justiça, preservando seus princípios na caminhada da vida (v. 9).

• Emoções negativas cegam ao sofredor diante da dor; por isso, suas interpretações sobre si mesmo, sobre seu mundo e sobre Deus são confusas (vs. 4-8); porém, com oração é possível distinguir a falsa sabedoria da verdadeira sabedoria, mesmo quando se anela entender muito mais (vs. 10-12).

Jó é exemplo de pessoas transparentes na oração. Em sua época, a revelação da Bíblia estava no alvorecer, ele ansiava pela esperança que nós temos. Apesar do desespero em que se encontrava, a sepultura foi seu estímulo para procurar esperança!

Substitua poesias de morte por profecias de vida: Valorize a esperança depositada por Jesus em nosso coração!

Não temos muito que esperar deste mundo, esperemos em Deus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.



JÓ 17 – #RPSP – COMENTÁRIO ROSANA BARROS  by Ivan Barros
6 de outubro de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Contudo, o justo segue o seu caminho, e o puro de mãos cresce mais e mais em força” (v. 9).

Quando eu tinha onze anos de idade, uma “valentona” da escola resolveu me fazer de alvo, e um dia, na frente de muitos amigos, ela bateu no meu rosto. Ainda me lembro como hoje. Senti minha face queimar de vergonha. Simplesmente não reagi. Fiquei ali parada, enquanto notei que ela também ficou sem ação, provavelmente por esperar que eu revidasse, o que não aconteceu. Ela colocou o dedo no meu rosto, falou mais algumas palavras rudes e eu fui para casa com uma tremenda vontade de chorar. Muitos podem até dizer que eu fui bobagem, outros, que eu tive razão. Hoje eu sei que nem uma coisa e nem outra. Naquele momento eu nem parei para pensar e nem tive tempo para analisar o que estava acontecendo, porque eu não estava esperando que aquilo acontecesse.

Jó não esperava e nunca imaginou estar passando por todo aquele sofrimento. Tudo caiu como uma enxurrada em sua vida da noite para o dia. Não há tempo de se preparar e de ponderar sobre o que fazer ou como reagir. E isto nos ensina algo de precioso valor. Se andamos com Deus hoje, ainda que o amanhã nos reserve surpresas desagradáveis, ainda que estejamos cercados de zombadores, ainda que tenhamos que conviver com provocações (v. 2), ainda que nos tornemos “como aquele em cujo rosto se cospe” (v. 6), “CONTUDO, o justo segue o seu caminho, e o puro de mãos cresce mais e mais em força” (v. 9). ISTO SE CHAMA VITÓRIA EM MEIO AO TEMPORAL! A vitória que Deus reserva para os Seus filhos está muito além das vitórias passageiras deste mundo. Por mais que Jó não nutrisse mais qualquer esperança quanto a sua vida terrena, ele tinha a plena certeza de que não estava só. Ele contemplava a própria condição e percebia cada vez mais que a cada nova chaga, a cada dor, por sua própria condição humana não seria capaz de suportar tudo aquilo não fosse a força concedida do Alto.

Portanto, amado(a) de Deus, não se desespere! Lembre-se de que Aquele que não tinha pecado algum foi contado “como aquele em cujo rosto se cospe”: “Então, uns cuspiram-Lhe no rosto e Lhe davam murros, e outros O esbofeteavam” (Mateus 26:67). Cristo suportou, sem culpa alguma, a vergonha e a dor passageira para nos conceder a vitória eterna! Vamos responder a pergunta de Jó? “Onde está, pois a minha esperança?” A nossa esperança está em Jesus Cristo, nosso SENHOR e nosso Salvador!Bom dia, desprezados pelo mundo, amados por Deus!

Desafio do dia: Se não tiver algo de bom para falar sobre o teu próximo, não fale nada. “Exercite” a tua língua com palavras de bondade e de misericórdia. Ore pelos que te perseguem.

*Leiam #Jó17

Rosana Garcia Barros