Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 14 by Jeferson Quimelli
27 de junho de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Uma das grandes alegrias da vida é a construção ou a aquisição da casa própria. Após muitos anos, vagueando como fugitivo de um lugar para outro, Davi está agora morando em Jerusalém, protegido dos seus inimigos. Esta situação privilegiada lhe permite dedicar tempo e recursos para a construção de uma moradia permanente para si.

Como representante da nação, esperava-se que ele tivesse não apenas uma casa confortável, mas um palácio. Inúmeras pessoas do seu próprio povo e também parceiros comerciais, como o rei de Tiro, o ajudaram na concretização do tão sonhado projeto.

Enquanto construía seu palácio, Davi também precisou se defender contra perigosos inimigos, como os filisteus. Antes de sair para a batalha, o rei sempre consultava ao Senhor sobre o que deveria fazer.

Certa ocasião, Deus lhe disse para atacar o inimigo frontalmente e deu-lhe a vitória. Noutra ocasião, Deus lhe disse para atacar os filisteus pela retaguarda em frente das amoreiras. Davi recebeu instruções detalhadas e foi obediente ao executar as ordens recebidas. Como resultado, obteve vitórias significativas contra os temidos filisteus.

Pense um pouco nas batalhas que você precisa enfrentar. Você tem consultado ao Senhor com o coração completamente disposto a seguir Suas orientações?

Assim como ajudou a Davi, Deus está intensamente interessado em lhe orientar e conceder vitórias. Apenas é necessário que você confie nEle e seja obediente!

Pr Jobson Santos
UNASP

 

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/1ch/14 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1ch/14
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/04/03/
Versão em português gentilmente cedida pelo autor
Texto bíblico: I Crônicas 14
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/33 e https://credeemseusprofetas.org/



I CRÔNICAS 14 – Comentário Pr. Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
27 de junho de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

Quando Deus confirma nosso chamado pela resposta do povo, Ele não nos livra dos desafios, problemas e oposições que enfrentaremos decorrente de ter aceitado seguir Seus planos; porém, Ele nos dá meios e oportunidades para que, buscando a Ele, alcancemos sucesso e popularidade.
Este capítulo fala da…
• Confirmação divina de Davi ao reino de Israel (vs. 1-2);
• Família de Davi (vs. 3-7);
• Oposição dos filisteus a Davi ao saberem que ele havia sido ungido rei (vs. 8-9);
• Forma em que Davi criou suas estratégias de guerra: Consultando a Deus (vs. 10-12);
• Insistência do inimigo na destruição do ungido do Senhor (vs. 12-13);
• Perseverança de Davi em consultar novamente ao Senhor e buscar estratégias com Deus (vs. 14-16);
• Fama, prosperidade e honra de Davi por ter Ele buscado a Deus (v. 17).
Alguém disse…
Seu passado influencia, mas não determina o seu futuro;
Sua família influencia, mas não determina o seu futuro;
Seus traumas influenciam, mas não determinam o seu futuro;
Sua decisão de vencer influencia e determina seu futuro.
Porém, não deve ficar apenas na decisão de vencer ou lutar para vencer. Sem orientação e capacitação de Deus até a vitória pode tornar-se em derrota. Os filisteus tinham conseguido muitas vitórias, mas desta vez, por duas vezes consecutivas, foram derrotados; o que aconteceu? Seu inimigo consultou ao Senhor.
Consultar ao Senhor é um ato importante, pois…
• Leva a pessoa a ter intimidade e dependência dAquele que é o Deus soberano do Universo.
• Oferece estratégias àquele que ora para alcançar vitórias sobre quaisquer obstáculos que a vida impõe na tentativa de impedir que seja feita a vontade de Deus aqui na Terra.
• A rotina da vida é quebrada e alterada; substitui o curso moldado pelo pecado pelo poder de Deus que muda o rumo da história.
• Deus agirá em prol de Seus servos, planos e propósitos ainda que hostes inimigas se levantem para impedi-los.
Deus conhece tudo, inclusive estratégias bélicas. Ele sabe o caminho para a vitória diante de qualquer oposição, obstáculo ou situação. A pessoa que verdadeiramente serve ao Deus onipotente não é escrava das circunstâncias. Nem os mais poderosos da Terra nem os ousados poderes do inferno poderão obter vantagem sobre quem depende inteiramente do Deus da vitória.
Portanto, reavivemo-nos!



I CRÔNICAS 14 – Comentário Rosana Barros  by Ivan Barros
27 de junho de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Assim se espalhou o renome de Davi por todas aquelas terras; pois o SENHOR o fez temível a todas aquelas gentes” (v. 17).
Um verdadeiro filho de Deus não é conhecido pelas palavras que saem de sua boca, mas pela Palavra que é vista em sua vida! Existem quatro ações de Davi que merecem destaque neste capítulo: ele reconheceu que o SENHOR o confirmou como rei de Israel (v. 2); ele consultou a Deus antes de agir (v. 10); ele perseverou em primeiro ouvir a voz de Deus (v. 14); e ele fez o que Deus ordenou (v. 16). Há uma sequência lógica nessas ações. Percebam:
1° – RECONHECER o poder de Deus;

2° – CONSULTAR a Deus por meio da oração e da Palavra;

3° – PERSEVERAR na comunhão;

4° – FAZER a vontade de Deus.

Se reconheço o poder de Deus, logo, irei buscá-lO em oração e estudo da Bíblia, logo, nessa busca persevero em segui-lO, logo, nada será melhor do que fazer a Sua vontade. Eis o exemplo que Cristo nos deixou. Eis o caminho da salvação. Eis a sequência de verbos que nos transforma segundo o caráter do Verbo (João 1:1-3). Seguindo esses passos nenhum inimigo subsistirá. Porque Deus sai adiante (v. 15) de todo aquele que entrega suas batalhas nas mãos do SENHOR dos Exércitos. Muitas vezes Deus não nos livra das “guerras”, mas nos dá estratégias de como vencê-las (v. 14). E o maior desejo do SENHOR é de falar com Seus filhos e de ouvi-los falar. RECONHECER, CONSULTAR, PERSEVERAR e FAZER promove uma vida de comunhão plena e de constante santificação. O nome de Davi não ficou conhecido porque era um grande herói de guerra, mas porque Deus o tornou conhecido (v. 17). Davi foi instrumento do SENHOR, e não o contrário. Muitos têm usado o nome santo do SENHOR como instrumento para conquistar suas próprias ambições. Obstinados, agem como se servissem ao SENHOR quando o coração de pedra não permite que a Sua voz penetre e os transforme. Davi foi chamado o homem segundo o coração de Deus não pelo que fez, mas pelo que permitiu que Deus fizesse nele. Ele estava sempre disposto a ouvir a Deus e a obedecê-lO. Sabemos que Davi não foi perfeito, mas pôde sentir o peso das consequências todas as vezes que agiu conforme seus próprios impulsos. No Vale de Elá, Davi olhou para cima e foi vitorioso. Na sacada do palácio, olhou para baixo e foi derrotado. Estamos todos inseridos no mesmo contexto, e entre erros e acertos Deus não desiste de lutar por nós. Ainda que sejam muitos os inimigos, o mau que carregam consigo JAMAIS terá voz ativa diante do “estrondo de marcha” (v. 15) que vem da parte do SENHOR. Ainda que tenhamos que enfrentar “fileiras inimigas” (v. 11), se seguirmos os passos que vimos hoje, certamente, Deus sairá adiante de nós (v. 15) e nos livrará. Portanto, não nos demoremos olhando para as batalhas, porém, contemplemos dia após dia o SENHOR que por nós já venceu! Continue reconhecendo, consultando, perseverando e fazendo; e Deus continuará confirmando, respondendo, reanimando e fazendo o melhor!

Bom dia, vencedores em Cristo!
*Leiam #1Crônicas14
Rosana Garcia Barros