Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Um reino não é construído da noite para o dia. Foram necessários vários anos para Davi reunir um grupo de guerreiros leais, dispostos a estarem ao seu lado nos bons e maus momentos. Quando ele estava na terra dos filisteus, fugindo por sua vida, muitos desertaram de Saul e foram para o seu lado.
Davi considerava cada homem que vinha até ele como um presente de Deus. Ele os tinha em tão alta estima que conservou uma lista das pessoas que se juntaram a ele enquanto residia em Ziclague.
Uma das coisas que mais atraía novos soldados para seguirem a Davi, era o seu caráter. Ele foi leal ao rei Saul, mesmo quando este o perseguia. Davi tratava seus soldados com respeito, dizendo-lhes a verdade e assegurando-lhes do seu valor.
Pense por um momento nas pessoas que o ajudaram em momentos decisivos de sua vida. Eles foram enviados por Deus para fortalecê-lo. Tenha-os em alta estima. Se possível, escreva-lhes uma palavra de agradecimento.
Decida ser fiel aos líderes que defendem causas nobres. Ao apoiá-los, você está promovendo o reino de Deus.
Pr Jobson Santos
UNASP
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/1ch/12 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1ch/12
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/04/01/
Versão em português gentilmente cedida pelo autor
Texto bíblico: I Crônicas 12
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/31-32 e https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
I CRÔNICAS 12 – Neste capítulo Deus preparava o coração de todas as pessoas, para unir-se ao rei Davi, uma amostra do que Ele queria fazer com toda a humanidade fim de prepará-la para a vinda do Rei do Universo que nasceria da tribo de Judá, conhecido como Filho de Davi.
“Com a nação reunida em torno do rei divinamente escolhido, houve grande regozijo, comemoração e bênção (v. 40). As divisões e contendas causadas pela desobediência de Saul ficaram no passado. Sob o governo de seu rei-pastor piedoso, Israel experimentaria nova prosperidade” (William MacDonald).
Todavia, uma grande quantia se mantinha fiel a Saul – oposição sempre existirá, inclusive dos de dentro (vs. 29-30).
Hoje o rei é o Messias. Seu exército é Sua igreja. Ele equipa cada crente para a guerra cósmica contra o mal. Deus quer formar um exército na Terra como Seu exército no Céu. “Todos os dias, apareciam homens querendo ajudar Davi. Em pouco tempo, seu exército ficou tão numeroso quanto o próprio exército de Deus!” (v. 22).
Joiada, Zadoque – sacerdotes. Não era proibido aos sacerdotes envolver-se em guerras (v. 28; Números 25:6-9; Josué 22:30). Pastores e membros devem estar dispostos a lutar quando necessário (v. 38).
“Nos dias de hoje, o reino de Deus precisa de homens e mulheres equipados por Deus (v. 2), habilidosos e valentes (v. 8), fortes na fé, capazes de prevalecer diante de grandes adversidades e de fazer o inimigo fugir (v. 14-15), cheios do Espírito e de dedicação abnegada a Jesus (v. 32), pessoas de ânimo resoluto (v. 33)!” (MacDonald).
Estamos no tempo em que precisamos de pessoas versadas no conhecimento, conforme profetizado em Daniel 12:3-4, ilustrado pelos filhos de Issacar: Entendidas nas ciências dos tempos, para saber o que o Israel espiritual deve fazer (v. 32).
Meditando nisso, lembrei que alguém desenvolveu os seguintes tópicos com o título: “Que horas são?” É hora…
• Do juízo (I Pedro 4:17-18; Apocalipse 14:17);
• De buscar ao Senhor (Oseias 10:12);
• De acordar (Romanos 13:11-14);
• De arrepender-se (Atos 17:30-31);
• De preparar-se (I Coríntios 7:29-31);
• De pedir a chuva serôdia (Zacarias 10:1);
• De Deus intervir (Salmo 119:126).
A salvação não é um presente dado ao léu, é um presente que o céu oferece para quem decidir-se pelo Salvador, o Messias. Levantemo-nos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
I CRÔNICAS 12 – #RPSP – Comentário Rosana Barros
“Porque, naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como exército de Deus” (v. 22).
Que capítulo emocionante! Parece até um filme de ação! Vocês conseguiram imaginar cada tropa sendo conduzida a passos firmes e confiantes? Desde tropas de três mil homens (v. 29), até tropas de cento e vinte mil (v. 37). Todos sendo alistados no exército de Davi. Afinal, a perseguição de Saul teve fim e no lugar da separação houve UNIÃO.
E esta união recebeu o título de “exército de Deus” (v. 22). Que privilégio!
Porém, nesse processo de alistamento, Davi ficou apreensivo por causa de alguns dos que vinham da tribo de Benjamin, irmãos de Saul. Mas assim como Deus o livrou das mãos de Saul, Davi confiou que o SENHOR faria justiça caso eles viessem como traidores (v. 17). A atitude de Davi demonstra, mais uma vez, o quanto a Sua confiança estava depositada em Deus. E a resposta à sua inquietação não veio de Amasai, mas do Espírito Santo: “Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com os que te ajudam! Porque o teu Deus te ajuda” (v. 18).
A profundidade desta resposta confirma que ela só poderia vir do próprio Deus. A paz que o SENHOR declarou a Davi vai muito além da noção humana do que seja paz. Não se tratava de ausência de batalhas, pois Davi ainda travaria muitas guerras. E sim paz em seu sentido real e divino. Enquanto vivesse, experimentaria paz entre os irmãos. Paz entre as tribos de Israel. A verdadeira paz só reina onde o amor e a união se fazem presentes. Não pode haver paz em corações acalorados pela raiva, desamor e inveja. Esses foram os sentimentos que se apoderaram do coração de Saul. Daí, eu pergunto: quais foram os resultados desses maus sentimentos na vida dele? Primeiro, abertura para que um espírito maligno o dominasse e o atormentasse. Segundo, uma morte suicida.
Já Davi, o homem segundo o coração de Deus, prezava a união entre irmãos: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! … Ali, ordena o SENHOR a Sua bênção e a vida para sempre” (Salmo 133:1, 3).
A excelência da união fraternal produz bênção e vida eterna! Esta é a paz que faz parte do fruto do Espírito Santo (Gálatas 5:22).
Deus está organizando as Suas fileiras, e colocando cada um de Seus filhos “em ordem de batalha” (v. 38). Israel se tornou como o exército de Deus porque todos eram unânimes em proclamar a Davi como rei (v. 38), e todos se uniram para ajudar (v. 22), e para se alegrar no partir do pão (v. 39), e para regozijarem juntos (v. 40). Vocês percebem a ligação entre tudo isso e a presença do Espírito Santo (v. 18)?
As doze tribos se uniram para realizar a vontade do SENHOR (v. 23), assim como Cristo elegeu doze discípulos e ensinou-lhes a estarem unidos para cumprir a missão que lhes confiou (Mateus 28:18-20). Então, quando estavam os seguidores de Cristo “todos reunidos no mesmo lugar” (Atos 2:1), o Espírito Santo foi derramado. E a vida deles, como era? Acompanhem comigo e comparem as passagens de Atos com os versos do capítulo de hoje:
Atos 2:44 – “todos os que creram estavam juntos” (compare com os versos 18 e 22);
Atos 2:45 – “distribuindo o produto entre todos” (compare com os versos 39 e 40);
Atos 2:46 – “partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria” (compare com o v. 39);
Atos 2:47 – “louvando a Deus e contando com a simpatia do povo” (compare com o v. 40);
Atos 2:47 – “Enquanto isso, acrescentava-lhes o SENHOR, dia a dia, os que iam sendo salvos” (compare com o v. 22).
Percebem a fantástica ligação entre os dois relatos? Se o Israel de Deus de hoje estiver numa só sintonia, o menor valerá por cem, e o maior, por mil (v. 14); não em força física, mas espiritual. Como diz a letra de uma canção: “Pois a força está na união, na soma do melhor de cada um. O segredo está na união. Nos tornamos fortes quando damos as mãos”. Se permanecermos unidos “segundo a palavra do SENHOR”, o Espírito Santo nos tornará “destros para ordenar uma batalha com ânimo resoluto” (v. 33). Segue avante exército de Deus, “Paz, paz seja contigo! “Porque o teu Deus te ajuda” (v. 18)!
Bom dia, exército do Deus vivo!
*Leiam #1Crônicas12
Rosana Garcia Barros