Reavivados por Sua Palavra


I Crônicas 3 by Jeferson Quimelli
16 de junho de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Um homem segundo o coração de Deus. É assim que é feita referência à linhagem de Davi neste capítulo, o que nos leva à compreensão da graça duradoura do Céu. Davi é mencionado na leitura de ontem como o sétimo filho de Jessé. Em Atos 13:22 Deus chama Davi como sendo um homem segundo o Seu coração e vontade.

Será que podemos nos referir como “segundo o coração e vontade de Deus” a uma linhagem de quatro filhos vindos de um relacionamento nascido em um adultério? Olhe para a paciência de Deus, à medida que a descendência de Davi se desdobra. Salomão, filho ilegítimo de Bate-Seba e Davi, encontra-se na árvore genealógica de Jesus (Mateus 1:6).

O exame dessa linha adúltera só pode nos levar a uma conclusão. Olhe para Cristo para ver que enquanto nossas circunstâncias podem parecer manchar nossa linhagem, é em Cristo que é definido o nosso legado. Davi, em suas próprias palavras, descreve como a nossa confissão deve ser: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável” (Salmo 51:10).

Que esta seja a nossa oração hoje.

Christopher Beason
Network7 MediaCenter

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/1ch/3 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra/
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/1ch/3
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/03/23/
Tradução: Jeferson Quimelli /Gisele Quimelli
Texto bíblico: I Crônicas 3
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/30 e https://credeemseusprofetas.org/



I Crônicas 3 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
16 de junho de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

10 O filho de Salomão. Os v. 10 a 16 listam os reis de Judá que descenderam de Davi. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 132.

19 Zorobabel. Provavelmente seja o nome do príncipe com o qual Josué, o sumo sacerdote, conduziu os judeus no retorno do exílio, em cumprimento do decreto de Ciro (Ed 2:2). CBASD, vol. 3, p. 133.

24 Hodavias. Visto que Hodavias é da segunda geração depois de Hatus (1Cr 3:22-24) e que Esdras retornou a Jerusalém em 457 a.C., a segunda geração depois dele teria vivido em 400 a.C. Portanto, alguns datam a autoria dos livros das Crônicas em cerca de 400 a.C., embora outros sustentem que esses últimos nomes foram acrescentados para tornar o livro atual, da mesma forma que o último livro de Moisés, Deuteronômio, foi concluído depois da morte do autor, com um acréscimo do relato da morte de Moisés. CBASD, vol. 3, p. 133.



I Crônicas 3 – Comentário Pr Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
16 de junho de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

I CRÔNICAS 3 – O livro de Crônicas é tão inspirado quanto os 27 livros do Novo Testamento. Deixar de estudá-lo significa ignorar alimento espiritual que fortalece a fé, orientar a vida espiritual, além de ser mais um meio estratégico de conduzir-nos ao reavivamento.

A data do livro “é pós-exílica, e os livros [de Crônicas] aparecem no final da terceira parte do cânon hebraico, no local onde está Malaquias” observa Merril F. Unger.

As genealogias de Crônicas relembram a condução da história judaica pelas mãos divinas visando evangelizar ao mundo. Deus é um missionário nato, totalmente envolvido com inúmeras estratégias missionárias.

O capítulo em questão foca a tribo de Judá, “Judá aparece primeiro porque é dessa tribo que viria o Messias (Gn 49.8-12). Traça-se a linhagem de Davi a Zedequias [capítulo 3], e dão-se genealogias adicionais de Judá em 4.1-23” diz Unger.

• As esposas e filhos de Davi (vs. 1-3);
• Filhos de Davi nascidos em Jerusalém (vs. 4-9);
• Linhagem de Davi durante o cativeiro babilônico (vs. 10-16);
• Linhagem de Davi após o retorno do cativeiro (vs. 17-24).

Com nobres propósitos teológicos em mente, o autor de Crônicas, inspirado pelo Espírito Santo, incluiu vários nomes e omitiu outros. Por exemplo, é possível que Davi tivesse outras filhas além de Tamar, porém mencionou apenas ela para relembrar o leitor de que Davi, por suas muitas mulheres, com seus muitos filhos meio-irmãos, esta família real não foi perfeita.

Contudo Deus não se afastou da família de Davi. No final do cativeiro babilônico, é evidente um remanescente desta família:

• Senazar ou Sesbazar, foi quem liderou o primeiro grupo de judeus libertos do cativeiro, e deu início à fundação do Templo de Jerusalém que estava em ruínas (Esdras 1:8-11; 5:15-17).
• Zorobabel, provavelmente o mesmo descrito em Esdras 3:2, 8; 5:2; Neemias 12:1 e Ageu 1:12, 14; 2:2-23. O Comentário Bíblico Adventista declara: “Possivelmente seja o nome do príncipe com o qual Josué, o sumo sacerdote, conduziu os judeus no retorno do exílio, em cumprimento do decreto de Ciro”.

Amigos, nada nos separa do amor de Deus, nem o cativeiro, nem nossa desobediência, nem mesmo nosso pecado. E como entender Isaías 59:2? Lendo primeiramente Romanos 8:32-39 e, depois Lucas 18:26-27.

Deixe Deus cuidar de tua família. Ele a quer salva!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.



1Crônicas 3 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
16 de junho de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

#rpSp #1Crônicas3

“Estes foram os filhos de Davi…” (v. 1).

Os descendentes de Davi e de Salomão ganham destaque na genealogia de Judá, no capítulo de hoje. Pai e filho deixaram um legado jamais esquecido. A coragem e inteireza de coração de Davi fizeram de seu nome uma espécie de termômetro para a aprovação ou reprovação dos sucessores do trono de Judá. Além da expressão muito usada no Novo Testamento para designar a Jesus: Filho de Davi.
Já a sabedoria dada por Deus a Salomão jamais foi superada e nem o será. Seu reinado elevou Israel a uma nação benquista e suas construções suntuosas, o magnífico templo e a incomparável sabedoria de Salomão atraía a curiosidade dos demais povos.
Com certeza, Davi e Salomão marcaram história, e seus nomes não poderiam ser esquecidos. O SENHOR mesmo disse: “Judá é o Meu cetro” (Salmo 60:7). E a descendência de Judá apontava para o Rei dos reis e SENHOR dos senhores.
Mesmo havendo trocado a monarquia divina pela terrena, as genealogias são mais uma forma de Deus nos mostrar que os planos do homem não podem frustrar os Seus, e de que todos somos importantes para Ele. Cada nome tem uma história. Algumas são boas, outras são ruins, mas todos viemos à existência pelas mãos do mesmo Pai. Portanto, por mais que reis e governantes tenham um prazo de mandato, o Rei dos reis tem mandato eterno!
Na genealogia da vida, muitos nomes tem ficado no esquecimento. Você sabe quem foi o seu bisavô? E a sua tataravó? Quais são as suas raízes? Talvez você nem mesmo saiba quem foram seus pais. Mas eu sei de Alguém que olha para você e diz: “Eis que nas palmas das Minhas mãos te gravei” (Isaías 49:16).
Lá no Céu há um livro especial, chamado de Livro da Vida. Vejam o que está escrito: “O vencedor será assim vestido de vestes brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do Livro da Vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante de Meu Pai e diante dos Seus anjos” (Apocalipse 3:5).
Deus tem conservado o nome dos Seus filhos nos registros celestes para em breve lhes dar uma “pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo” (Apocalipse 2:17).
Sabem qual é o segredo para receber tais bênçãos eternas? O apóstolo Paulo nos diz: “Lembra-te de Jesus Cristo ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi” (2 Timóteo 2:8 ).
Enquanto era privilégio aos sucessores do trono de Judá o serem comparados com Davi, foi um privilégio inigualável o de Davi de ter o seu nome lembrado ao se fazer referência a Cristo. E nós, temos o privilégio de sermos chamados filhos de Deus!
Hoje o SENHOR que nos criou para a eternidade nos diz: “Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és Meu” (Isaías 43:1).
Está muito perto o dia em que Jesus chamará os Seus e estabelecerá o Seu Reino eterno!
Se você quer fazer parte deste Reino, se quer ver o seu nome no registro dos Céus, se quer receber na mão uma pedrinha com um novo nome; acredite, e pela fé, já escute o Rei dos reis, a voz do Arcanjo a proclamar ao Norte: “Entrega! E ao Sul: não retenhas! Trazei Meus filhos de longe e minhas filhas, das extremidades da terra, a todos os que são chamados pelo Meu nome, e os que criei para Minha glória, e que formei, e fiz” (Isaías 43:6-7).
Que o teu nome e o meu nome estejam escritos no Livro da Vida do Cordeiro para nunca mais sair!

Bom dia, criados para a eternidade!

*Leiam #1Crônicas 3
Rosana Garcia Barros