Filed under: Sem categoria
Comentário devocional:
Os anos anteriores de relacionamento com Deus ajudaram Ezequias a perceber que ele ainda precisava de Deus nos desafios que enfrentava. Ele “rasgou as suas roupas, cobriu-se de panos de saco e entrou na Casa do SENHOR” (v. 1). Sua oração foi longa e sofrida, e foi ouvida pelo Senhor!
Nós às vezes perdemos a esperança quando estamos longe de Deus, especialmente se estamos correndo em outra direção. Deus, no entanto, nunca nos deixa. E Deus Se mantém esperando que retornemos para Ele.
O problema de Ezequias foi resolvido: “naquela mesma noite, saiu o anjo do SENHOR e feriu [matou, NVI], no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil” (versículo 35). Não há nada difícil demais para Deus. Toda a prata e ouro oferecido por Ezequias não poderia parar o exército assírio. Mas Deus cuidou de tudo em uma noite.
Deus não nos obriga a segui-Lo. Nós temos que fazer uma escolha consciente de estar sob seus cuidados. Quando escolhemos a Jesus, perceberemos que Seu caminho é infinitamente melhor que o nosso.
Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong
Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/2ki/19 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/2ki/19 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/2ki/19/
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/03/14/
Tradução: Jeferson Quimelli /Cindy Tutsch
Texto bíblico: 2 Reis 19
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/29 e https://credeemseusprofetas.org/
Filed under: Sem categoria
II REIS 19 – O remanescente torna-se cada vez menor quando a extensão do pecado torna-se cada vez maior. Satanás não perde tempo, intrepidamente ele aperfeiçoa suas investidas; pois, desenvolvendo o pecado ele sufoca os fieis servos de Deus – reduzindo-os!
No contexto deste capítulo Israel sofria no cativeiro assírio. O povo de Judá estava sozinho no cenário mundial para representar o Deus universal. Por conseguinte, Satanás preparou-se para atacá-los por meio de seus agentes. A pressão foi grande. Os argumentos foram intimidantes. A vitória de Senaqueribe parecia certa.
• Como Deus reagirá?
Ezequias percebeu o beco sem saída em que ele e o povo de Deus se encontravam. Notou a força e o ataque contra sua nação e seu Deus. Suas atitudes? Foi para o templo! Mandou chamar o profeta Isaías (vs. 1-5).
O resultado? A situação piorou mesmo após receber uma mensagem de esperança sobre a intervenção divina.
• Quando pecadores recorrem a Deus em busca de auxílio, Satanás intensifica seus ataques, fortalece seus argumentos, pressiona com maior força na tentativa de intimidar ainda mais, com objetivo de forçar uma concessão dos fieis.
Embora tal estratégia funcione com a maioria das pessoas, as quais cedem em sua fé frente aos desafios impostos pelas hostes do mal, Ezequias nos mostra o segredo da vitória (vs. 6-34).
Nas palavras de Charles G. Martin, “a reação de Ezequias entrou para a história como um modelo de humildade e esperança, pois ele estendeu-a [a carta] perante o Senhor (v. 14) e orou com teologia sadia – não eram deuses (v. 18) – e com preocupação zelosa para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus (v. 19; cf. 5:15)”.
O fim da história revela-nos a imprudência de desrespeitar a Deus. Ele enviou apenas um anjo, o qual numa noite massacrou 185.000 soldados assírios incrédulos e, os próprios filhos de Senaqueribe o mataram enquanto adorava seu falso deus – o qual não o protegeu (vs. 35-37).
DEUS…
• …não Se deixa escarnecer!
• …ouve todo ataque contra Ele e contra Seu povo!
• …atende cada oração sincera daqueles que clamam a Ele!
• …envia um anjo para mudar radicalmente o rumo da história!
• …venceu no passado, vence no presente e vencerá no futuro!
Esta história prova que orar resulta em vitória! Ore mais! – Heber Toth Armí.
Filed under: Sem categoria
#rpSp #2Reis19
“Pelo caminho por onde vier, por esse voltará; mas, nesta cidade, não entrará, diz o SENHOR” (v. 33).
Eu não sei você, mas fiquei arrepiada ao ler este capítulo. E fico maravilhada todas as vezes que a Bíblia diz: “Assim diz o SENHOR” (v. 20).
O que vimos no capítulo de ontem não foi uma afronta de Senaqueribe a Judá, mas ele zombou “contra o Santo de Israel” (v. 22). E, meus irmãos, “de Deus não se zomba” (Gálatas 6:7)!
Ezequias humilhou-se diante de Deus e entrou na “Casa de oração para todos os povos” (Isaías 56:7) e ali rasgou o coração perante o SENHOR da Casa. Há algo de muito especial no capítulo de hoje e é nele que pela primeira vez encontramos menção ao profeta Isaías (v. 2).
O abrir de um coração a Deus expulsa dele a corrupção da carne (Jeremias 17:9) para dar lugar à ação do Espírito. A primeira atitude de Ezequias deve ser a nossa diante de qualquer dificuldade. A oração deve ser sempre a primeira ação do cristão. Então, tudo o que fazemos depois, fazemos pela direção do Espírito Santo. Ezequias orou e depois pediu oração. Mas ele não saiu pedindo oração a todo mundo. Ele foi específico. Mandou mensageiros para pedir oração a Isaías (v. 4). Quem anda na presença de Deus reconhece aqueles que também fazem o mesmo. Isso não se chama julgamento, amados, mas discernimento por parte de Deus. E “muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo” (Tiago 5:16).
Mesmo que os inimigos afrontem os justos do SENHOR, um só destes a suplicar move o coração de Deus a por eles guerrear (v. 35).
Como fez Ezequias, Deus nos chama a estendermos perante Ele as “cartas” que nos afligem (v. 14).
O Deus Criador (v. 15) se inclina e ouve, olha e vê (v. 16) tudo o que se passa neste mundo.
Se tão somente reconhecermos o SENHOR como fez o rei de Judá (v. 15) e a Ele confiarmos todos os nossos temores, Ele nos dirá: “Eu te ouvi” (v. 20).
Quando alguém afronta ou maltrata um justo de Deus, não é este que recebe afronta, mas o SENHOR (v. 23).
Deus conhece todos os desígnios de nosso coração. Nossas ações podem esconder a nossa arrogância diante de Deus (v. 28), mas Ele tudo sabe e tudo vê (v. 27).
Se você julga impossível livrar-se de algum inimigo, saiba que quem segue a postura de Ezequias, calando-se diante da afronta e abrindo o coração ao Único que pode agir em nossa defesa, a justiça vem e o “Anjo do SENHOR” sai (v. 35) em nosso favor.
Não conheço teus inimigos e nem as cartas que eles têm te enviado. Mas eu conheço o “SENHOR, Deus de Israel, que está entronizado acima dos querubins” (v. 15) e que faz o inimigo voltar pelo mesmo caminho por onde veio (v. 28 e 33).
Porque “o zelo do SENHOR fará isto” (v. 31), por amor de Seu próprio nome e por amor de todo aquele que como Davi torna-se segundo o Seu coração (v. 34).
Portanto, “não temas por causa das palavras que ouviste” (v. 6), pois todo aquele que a si mesmo se exalta será humilhado; e todo aquele que se humilha diante do SENHOR, Ele exaltará (Mateus 23:12). Se você tem sido perseguido por ser um cristão, parabéns, você é um bem-aventurado:
“Bem-aventurado sois quando, por Minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus” (Mateus 5:11-12). Ore, confie, persevere, espere e verás!
Bom dia, homens e mulheres de oração!
*Leiam #2Reis 19
Rosana Garcia Barros