Reavivados por Sua Palavra


Visualização posts publicados e disponíveis by Jeferson Quimelli
4 de junho de 2016, 20:49
Filed under: Sem categoria

Amigos,

como vocês tem observado, por uma questão de ordenação e mais fácil localização, temos mantido uma ordem determinada nas postagens. Assim, mesmo que um comentário seja postado em hora diversa, ele é colocado na ordem padrão.

Para facilitar a observação dos comentários postados, coloquei aqui, ao lado esquerdo, a relação dos últimos posts para facilitar a verificação se seu comentário favorito já está disponível (TÓPICOS RECENTES).

E não se esqueça que se você escolher “SEGUIR BLOG VIA E-MAIL” (veja opção à esquerda), você receberá os posts por email, tão logo eles sejam publicados.

Uma excelente e abençoada semana a todos nós,

Jeferson Quimelli

Coordenador Projeto Reavivados.org



2 Reis 16 by Jeferson Quimelli
4 de junho de 2016, 1:00
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Como você resolve seus problemas? Por seus próprios meios, com a ajuda de outros, ou pedindo ajuda a Deus? Acaz, obviamente, não pediu ajuda a Deus quando enfrentou a invasão do rei da Síria e de Israel. Seu auxílio veio de rei da Assíria. Qual foi o preço que ele teve que pagar? “A prata e o ouro que se acharam na Casa do SENHOR e nos tesouros da casa do rei” (v. 8). Esta prata e ouro não lhe pertenciam, mas a Deus, porém Acaz não teve medo de usá-lo.
O afastamento de Acaz de Deus é ainda ilustrado quando ele construiu um altar como o usado por Tiglate-Pileser, rei da Assíria, em Damasco. Por que ele construiu este altar quando já existia um altar no Templo de Deus? Ele provavelmente queria ganhar a mesma vitória que o rei assírio conseguira, mas a construção da cópia de um altar falso certamente não lhe trouxe nenhuma vitória.
O distanciamento de Deus muitas vezes começa em pequenos passos. A única maneira de se manter firme é ficar sob a proteção de Deus e manter um relacionamento próximo com Ele.

Daniel Jiao
União Missão Chinesa
Hong Kong

Também disponível em: http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/biblia/2ki/16 e https://www.facebook.com/ReavivadosPorSuaPalavra
Texto original: http://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/2ki/16 e http://revivedbyhisword.org/en/bible/2ki/16/
Tradução anterior: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/03/11/
Tradução: Jeferson Quimelli /Cindy Tutsch
Texto bíblico: 2 Reis 16
Comentário em áudio Pr Valdeci
Leituras da semana programa Crede em Seus Profetas:
http://www.revivalandreformation.org/bhp/pt/sop/pp/28 e https://credeemseusprofetas.org/



2 Reis 16 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
4 de junho de 2016, 0:50
Filed under: Sem categoria

2 não fez o que era reto. O reinado de Acaz marcou o início do declínio final da nação. Ezequias e Josias se esforçaram para deter a maré de iniquidade, mas os efeitos foram passageiros. Uma nação não pode resistir por muito tempo sem justiça e boa liderança. As pessoas más trazem sobre si, automaticamente, a ruína (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 2, p. 1037).

4 altos. Esses altares parecem ter sido assimilados da aodração pagã a Baal e empregados para o culto ao Senhor de modo sincretista. Debaixo de toda árvore frondosa. Árvores grandes eram consideradas símbolos de fertilidade pelos habitantes pré israelitas de Canaã. Ritos pagãos imorais eram celebrados nos santuários localizados debaixo de semelhantes árvores. De modo contrário à proibição explícita segundo a aliança mosaica, os israelitas adotaram esse costume pagão (ver 17.10; 1Rs 14.23; Dt 12.2; Jr 2.20; 3.6; 17.2; Ez 6.13; 20.28; Os 4.13, 14) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Sacrificou. Escolher os mesmos lugares levou-os a imitar os ritos pagãos, especialmente no que se refere ao sacrifício humano, praticado por Acaz (v.3). A prática de tal barbaridade pagã era uma característica do culto a Moloque (Lv 18.21; 20.1-5), terminantemente proibida aos israelitas. O outro único rei que assim procedera, foi Manassés, de Judá (21.6). O rei de Moabe sacrificou seu filho a Camos (3.27) (Bíblia Shedd).

Estes rituais horríveis foram proibidos aos israelitas sob pena de morte  (Lv 18.21; 20.2) (CBASD, vol. 2, p. 1037).

5 a Jerusalém, para pelejarem contra ela. A breve Guerra siro efraimita foi uma tentativa da Siria e Israel de derrubar Acaz e colocar em seu lugar no trono de Judá um rei que se opusesse à Assíria (Andrews Study Bible).

6 judeus. Do heb. Yehudim, de Yehudah (Judá), um dos doze filhos de Jacó. Esta é a primeira ocorrência da palavra nas Escrituras. O termo é aplicado, primeiramente, só aos cidadãos do reino do sul, de Judá. Após o cativeiro, é utilizado para designar todos os que retornaram para a Palestina, independente das origens tribais (Ed 4:12; Ne 1:2). Na era cristã, o nome abrangia todos os descendentes de Jacó (Mt 2.2) (CBASD, vol. 2, p. 1037).

o siros vieram até Elate e ficaram habitando ali até o dia de hoje. “Os edomitas então se mudaram para Elate, onde vivem até hoje” (NVI e NKJV). Segundo o que sabemos, o poder sírio nunca atingiu o Mar Vermelho, e a própria Síria deixou de existir dois ou três anos depois (Bíblia Shedd).

Os filisteus também aproveitaram esta oportunidade para vingar-se de suas derrotas anteriores (comp 2Cr 26.5-7 com 2Cr 28.18) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

7 enviou mensageiros. Acaz tomou esta decisão contra o conselho do profeta Isaías, que o encorajou a confiar em Deus e não em seres humanos (Is 7.7-13; 8.13) Livra-me. Um clamor assim só poderia ser dirigido ao Deus do Céu. O pedido a Tiglate Pileser era um lamentável resultado da falta de fé de Acaz em Deus. Repetidas vezes, em tempo de aflição, o Senhor prometeu libertar Seu povo. Isaías insistiu com o rei para que confiasse em Deus e não em seres humanos, mas Acaz recusou ouvir o conselho do profeta (CBASD, vol. 2, p. 1037).

9 Quir. O lar original dos sírios (Am 9:7), provavelmente localizada na parte mais ao sudoeste da Mesopotâmia. É ligada a Elão [mais tarde Pérsia e, hoje, Irã] (Andrews Study Bible).

Os arameus [sírios] foram mandados de volta para seu lugar de origem (Am 9.7) em cumprimento da profecia de Amós (Am 1.5) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

10 altar. A reprodução por Acaz de semelhante altar teria sido mais um sinal de submissão aos assírios (Bíblia de Estudo NVI Vida).

11 edificou um altar. Este foi um ato chocante para um sacerdote israelita. O sacerdócio foi dedicado ao serviço de Deus, não ao serviço dos ídolos, e esse sacerdote do Senhor edificou um altar pagão que tomaria o lugar do altar sagrado de Deus no templo(CBASD, vol. 2, p. 1038).

15 altar grande. Embora o fogo do céu tivesse inaugurado e sancionado o emprego do altar de bronze para a adoração ao Senhor (ver 2Cr 7.1), Acaz agora o substituiu por uma altar construído segundo o padrão do altar pagão em Damasco. Embora o altar de bronze fosse bastante grande (ver 2Cr 4.1), o altar novo era ainda maior (Bíblia de Estudo NVI Vida).

19 demais acontecimentos do reinado de Acaz. Ver 2Cr 28, onde está registrado, entre outras coisas, que Acaz chegou ao ponto de trancar as portas do templo (2Cr 28.24) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

20 foi sepultado. De acordo com o registro paralelo, ele não foi colocado na sepultura dos reis (2Cr 28:27) (CBASD, vol. 2, p. 1039).

 
Publicado originalmente em: https://reavivadosporsuapalavra.org/2013/03/11/



2 Reis 16 – Comentário Pr Heber by Jeferson Quimelli
4 de junho de 2016, 0:45
Filed under: Sem categoria

II REIS 16 – Tanto nos dias de Acaz como nos nossos, o pecado parece prevalecer. O mal ameaça sufocar o bem. Os efeitos do pecado parecem não mais assustar ao povo de Deus:

1. Acaz reinou sobre o povo de Deus, em Jerusalém, promovendo os princípios do reino do diabo (vs. 1-4). Ele:
• Andou em pecado;
• Fez o filho passar pelo fogo como os gentios/pagãos;
• Ofereceu sacrifícios a deuses humanamente fabricados.

2. Israel vivia em pior situação que Judá; aliado à Síria, ambos intentaram vencer Acaz, porém, não conseguiram (vs. 4-5).

3. Acaz deu mais passos cada vez para mais longe de Deus (vs. 6-20):
• Aliou-se com a Assíria a fim de combater a Síria e Israel;
• Subornou Tiglate-Pileser da Síria com recursos do palácio e do Templo;
• Copiou um modelo de um altar pagão em Damasco e pediu ao sacerdote Urias para fazer um altar igual;
• Ofereceu sacrifícios no altar feito por Urias, mas nenhum foi súplica por perdão;
• Limitou as funções cerimoniais do templo;
• Morreu sem arrepender-se.

A falta de confiança em Deus leva indivíduos a procurar segurança ilusória – trocar o certo pelo duvidoso. A Bíblia de estudo Andrews analisa: “Acaz subornou os assírios, o maior dos inimigos, na expectativa de que fossem resgatá-lo. [Assim] recusou-se a confiar em Deus (Is 7)”.

Concessões, falta de determinação e firmeza, fazem alastrar, em vez de barrar, os pecados dos outros. “Urias, o sacerdote, procedeu de modo pecaminoso e obedeceu às ordens sacrílegas do rei Acaz, em vez de repreendê-lo com firmeza” (William MacDonald).

No reinado de Acaz, a situação do povo tornou-se caótica. “As portas do templo [foram] fechadas. O serviço sagrado foi interrompido. Não mais ficariam os castiçais acesos sobre o altar. Não mais seriam oferecidas ofertas pelo pecado do povo. Não mais o suave incenso ascenderia ao alto na hora do sacrifício da manhã e da tarde. Tornando deserto o pátio da casa de Deus, e aferrolhando suas portas, os habitantes da ímpia cidade ousadamente ergueram altares para a adoração de divindades pagãs nas esquinas das ruas através de Jerusalém. Aparentemente o paganismo havia triunfado; os poderes das trevas haviam prevalecido” (Ellen G. White).

Contudo, Deus está no controle. Ezequias é a luz no fim do túnel! Satanás nunca ganhará de Deus! – Heber Toth Armí.



2Reis 16 – Comentário Rosana Barros by Ivan Barros
4 de junho de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Reis16

“Porque andou no caminho dos reis de Israel e até queimou a seu filho como sacrifício, segundo as abominações dos gentios, que o SENHOR lançara de diante dos filhos de Israel” (v. 3).

A perversidade alcançou o auge em Israel. De nação santa de Deus, estavam a um degrau de ganhar em maldade para as nações pagãs vizinhas. Acaz não foi apenas um rei, foi um dos piores. Não foi apenas um pai, foi o assassino de seu próprio filho (v. 3). Não foi apenas um político estrategista (v. 7-8), foi um adorador falsário (v.15). Ele trocou o socorro do SENHOR pela ajuda de homens (v. 7). E o altar do SENHOR foi deixado de lado por um altar pagão.
Acaz trocou, deliberadamente, a bênção pela maldição. Perdeu totalmente a noção do sagrado e se desfez das coisas santas como quem descarta um objeto qualquer (v. 8 e 18 ).
O troca-troca de Acaz, infelizmente, não ficou extinto lá na época dos reis de Israel. Porém transformou-se em algo tão sutil que já não desperta revolta. Percebam que Acaz não deixou de observar os ritos sagrados, e os fazia como se fossem feitos ao SENHOR, contudo no lugar em que ele escolheu para fazer.
A maioria das pessoas diz adorar a Deus… mas cada uma do seu jeito. No estudo de ontem, desmistificamos a ideia de que Deus só quer o nosso coração. Hoje a Bíblia nos traz mais uma lição fundamental para a nossa salvação: Deixar o ASSIM DIZ O SENHOR de lado para fazer o assim disse o homem que o SENHOR disse é uma contrafação às preciosas verdades contidas na Palavra de Deus. Nosso jeito nunca será a forma correta de adorar. Liberdade não é escolher a religião que mais me agrada. Liberdade é se desprender da escravidão das coisas que há neste mundo para seguir e servir a Deus da maneira que Ele prescreveu. Se um médico prescreve um medicamento, nós corremos para farmácia e seguimos a receita. Se um engenheiro aprova um projeto, é sinal que podemos dar início às obras. Se nosso carro vai para a revisão e o mecânico diz que está tudo ok, voltamos para casa confiantes de que o carro não nos deixará na mão.
Então porque é tão difícil para o ser humano confiar nAquele que o criou? Ao invés de corrermos para os braços do nosso Criador, nos atiramos nos braços falhos de criaturas.
E como Acaz, vamos postergando a nossa entrega a Deus, deixando para uma “deliberação posterior” (v. 15).
O convite da graça do SENHOR não é para amanhã e nem para mais tarde, ela é para HOJE, para AGORA: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hebreus 3:15).
“Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, AGORA, o tempo sobremodo oportuno, eis, AGORA, o dia da salvação” (2 Coríntios 6:2).
Deus nos criou para uma obra específica neste mundo, que, se cumprida, nos levará para o destino final que Ele nos preparou: a vida eterna.
Assim como não fomos criados de qualquer jeito, a verdadeira adoração ao Criador não pode ser de qualquer jeito!
Uma vida consagrada no altar do SENHOR tem vínculo com o Céu, através do diligente estudo da Palavra, oração e testemunho.
Pecados acariciados, atitudes impensadas, falta de comunhão entre irmãos são apenas reflexos de uma vida não consagrada no altar de Deus.
Que possamos seguir o conselho do apóstolo Paulo, consagrando todos os dias no altar do SENHOR o nosso “corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”, o nosso culto racional (Romanos 12:1).
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

Bom dia e um feliz sábado! Decida AGORA consagrar-se no altar do SENHOR!

*Leiam #2Reis 16

Rosana Garcia Barros