Reavivados por Sua Palavra


Jeremias 42 by Jeferson Quimelli
12 de junho de 2014, 0:00
Filed under: fidelidade | Tags: , ,

Comentário devocional:

Joanã e outros capitães militares resgataram com sucesso as pessoas que tinham sido capturadas por Ismael. Então, em vez de voltarem para Mispa, Joanã, os capitães e as pessoas, temendo a vingança dos caldeus da Babilônia, decidiram fugir para o Egito e chegaram a uma estalagem em Gerute-Quimã perto de Belém, ao sul de Jerusalém (Jer 41:17).

Os capitães militares e as pessoas resgatadas queriam uma viagem segura para o Egito. Jeremias estava entre essas pessoas em Gerute-Quimã. Eles sabiam que a profecia de Jeremias acerca da destruição de Jerusalém pelos caldeus tinha se cumprido integralmente. Por isso queriam ouvir da boca de Jeremias qual a orientação de Deus a respeito, a fim de garantir a proteção divina em sua fuga para o Egito. Eles ocultaram a firme determinação de fugirem para o Egito fingindo ser humildes, e disseram a Jeremias: “Quer seja favorável ou não, obedeceremos ao Senhor, o nosso Deus” (Jer 42:6, NVI). 

Jeremias lhes garantiu que bênçãos divinas seriam derramadas sobre eles se aceitassem ficar em Judá (42:7-19), mas se fugissem para o Egito, perderiam suas vidas. Deus conhecia os corações deles e que estavam determinados a fugir para o Egito. Então Jeremias acusou-os, dizendo: “Eu lhes disse, hoje mesmo, o que o Senhor, o seu Deus, me mandou dizer a vocês, mas vocês não lhe estão obedecendo. Agora, porém, estejam certos de que vocês morrerão pela guerra, pela fome e pela peste, no lugar em que vocês desejam residir” (Jer 42:21-22, NVI).

Quando procuraram a Jeremias para ouvirem a Palavra do Senhor eles haviam jurado solenemente: “Que o Senhor seja uma testemunha verdadeira e fiel contra nós, se não mantivermos o nosso juramento! Juramos que faremos tudo o que o Senhor teu Deus te mandar dizer-nos “(Jeremias 42:5 New English Bible – NEB). Eles enganosamente juraram em nome do Senhor. Eles quebraram o mandamento encontrado em Levítico 19:12 “Não jurem em meu nome com a intenção de enganar profanando assim o nome do vosso Deus” (NEB).

Toda forma de engano é pecado contra Deus. Precisamos ser cristãos verdadeiros, pessoas sinceras, sem engano, que não profanam o nome de Deus.

Nesse relato percebemos o imenso amor de Deus para com seu povo. Após a destruição de Jerusalém, sob circunstâncias nada favoráveis, Deus amorosamente promete proteção aos restantes que haviam ficado na terra, caso eles confiassem em Sua Palavra e aceitassem permanecer em Judá. Infelizmente os líderes decidiram ir para o Egito e o povo os seguiu. Mais uma vez os planos bondosos de Deus foram impedidos de se cumprirem na vida do seu povo devido à incredulidade e desobediência. 

Oremos para que Deus nos dê um coração disposto a aceitar e obedecer a todas as suas orientações.

Yoshitaka Kobayashi
Japão

 

Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/jer/42/

Traduzido por JDS/JAQ

Texto bíblico: Jeremias 42 


3 Comentários so far
Deixe um comentário

A maioria das nossas desconformidades em relação aos planos de Deus ocorrem porque insistimos em seguir o que achamos como certo segundo o nosso próprio padrão. Esquecemos de refletir sobre qual seja a vontade de Deus.

Comentário por José Geneses Carvalho

deus e o unico camiho verdadeiro que anda nesti camiho vai esta senpri seguro

Comentário por maria das dorris carvalho ferreira

Precisamos estar dispostos fazer a vontade de Deus, independente das circunstancias.

Comentário por zeonir pinto fardim




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: