Comentário devocional:
O Cântico dos Cânticos nos apresenta um retrato poderoso da maravilhosa relação matrimonial que Deus deseja que todos os casais casados desfrutem: um verdadeiro retorno ao paraíso!
Tal relação de amor pode parecer impossível levando em conta toda a nossa bagagem pecaminosa. Então um casamento conforme descrito em Cantares é apenas um sonho? O auge de Cantares, 8:6, nos dá a resposta. Sob inspiração, a Sulamita diz que o amor descrito em Cantares é nada menos que “fogo ardente, … labaredas do SENHOR [Yahweh]” (NVI). A promessa implícita é que tal amor é uma chama que se origina com o próprio Deus. É uma faísca da Chama Sagrada! O amor entre homem e mulher é um amor santo aceso pelo próprio Senhor!
Podemos, eventualmente, optar por rejeitar tal amor, como Salomão fez em seus últimos anos. Mas, se estivermos dispostos, Deus continuamente encherá nossos corações e nossos lares com um amor que “nem muitas águas conseguem apagar” (v. 7 NVI)! Além disso, se o amor humano é a própria Chama do Senhor, então este amor humano refinado e puro, como descrito em Cantares – aponta para o próprio Senhor do amor.
O amor humano santificado tipifica o divino. A relação conjugal entre marido e mulher em Cantares é, portanto, um tipo da relação de amor entre Deus e o Seu povo. Podemos, então, ler o Cântico dos Cânticos e ver não só um retrato de Salomão e da Sulamita, mas de Jesus Cristo, o grande Salomão, e seu relacionamento com sua noiva, a Igreja.
Ao contemplar o íntimo, permanente e exclusivo relacionamento de amor descrito em Cantares, pode-se ter um vislumbre do santo amor divino que Jesus quer compartilhar conosco. E, ao experimentarmos nós mesmos tal casamento com Cristo, pregaremos para o mundo acerca do amor incrível de Deus!
O Cântico dos Cânticos é a suprema declaração bíblica sobre a teologia do amor e do casamento. Nós realmente alcançamos o Santo dos Santos, e nos tornamos inflamados com a Chama do Senhor!
Querido Senhor, convido que faças meu coração e minha casa brilharem cada vez mais forte com o Teu amor. Amém.
Richard M. Davidson
Professor de Interpretação do Antigo Testamento
Seminário Teológico da Universidade Andrews
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/son/8/
Traduzido por: JAQ/JDS
Texto bíblico: Cantares 8
4 Comentários so far
Deixe um comentário
Realmente vejo que esse irmão que escreveu é um homem dirigido por Deus. Gostei muito da sua interpretação de cantares.
Que Deus lhe abençoe e guarde a cada dia da sua vida.
Que continue sendo usado por Deus.
Simone Psicóloga frequento o unasp sp
Comentário por simone 24 de fevereiro de 2014 @ 15:53Eu acho que quem escreveu este devocional não pensou que pessoas com baixo nível de conhecimento poderiam ter acesso a este devocional, pois a linguagem utilizada selecionou palavras complexas, que podem causar mais dúvidas em quem procurou auxilio.
Comentário por Paula 8 de setembro de 2015 @ 18:33O simples pode ter um melhor significado.
A irmã está coberta de razão. O objetivo do programa é justamente levar a Palavra de Deus a todos. E esta mensagem deveria ser simples e clara.
Comentário por jquimelli 9 de setembro de 2015 @ 21:30Nós sempre tentamos traduzir deixando o comentário o mais fácil e direto possível, mas alguns não conseguimos.
Tão logo tenhamos tempo, revisaremos esta tradução.
Muito obrigado pela sua observação.
Palavra muito bem explicada… Parabéns!!!!
Comentário por Bruna Santos 17 de janeiro de 2017 @ 9:48