Reavivados por Sua Palavra


Salmo 23 – comentário by Jeferson Quimelli
30 de agosto de 2013, 5:36
Filed under: Salmos, Sem categoria | Tags: , , , ,

“O Salmo 23 é talvez o mais conhecido e mais amado de todos os salmos. Conhecido universalmente como o “Salmo do Bom Pastor”, é, ao mesmo tempo, deleite das crianças e consolo dos mais velhos. É chamado de “A pérola dos salmos”, “O salmo do rouxinol”, “O cântico do pastor sobre seu Pastor”, etc. Agostinho disse que este Salmo era o hino dos mártires. Sem dúvida, mais livros e artigos têm sido compostos sobre este salmo do que sobre qualquer outro. Ele tem uma mensagem para o ser humano de todas as épocas.

Este salmo, no entanto, é mais do que “O salmo do Pastor”. Ele retrata não apenas a figura do Pastor amoroso, que conduz Seu rebanho para descansar e se alimentar em “pastos verdejantes”, “junto às águas de descanso” e o protege dos perigos do deserto, mas também retrata a figura do amável Anfitrião, que provê superabundância de alimento e cuidado solícito para Seus convidados. O salmo termina com uma confissão de absoluta confiança em Yahweh para conduzir Seus filhos com amor, nesta vida, e os receber como convidados no lar eterno.” CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7ª Dia, vol. 3, p. 771.



Salmo 23 by Jobson Santos
30 de agosto de 2013, 0:08
Filed under: Salmos | Tags: , , ,

Comentário devocional:

O Salmo 23 é o mais conhecido de todos os Salmos. Suas palavras e imagens nos asseguram que não estamos sós, que nosso Pastor está sempre conosco. Na verdade, o nosso Pastor é o tema central. Em pelo menos treze lugares o salmo faz referência ao nosso Pastor. “Ele me faz repousar… Ele me conduz… Ele me guia… Tu estás comigo… a tua vara e o teu cajado me protegem… eu habitarei na casa do Senhor para sempre”.

Este salmo faz três afirmações sobre o nosso Pastor… e nós. Primeiro diz que não temos necessidades que nosso pastor não possa satisfazer. “O Senhor é o meu pastor, da nada terei falta” (Salmo 23:1, NVI). Qualquer desafio ou dilema que enfrentamos, a resposta para a nossa dificuldade é encontrada em nosso Pastor.

Em segundo lugar, o salmo diz que não andamos por vales que Ele não vá conosco. “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo” (Salmo 23:4, NVI). Em outras palavras, não importa o desafio que você tenha que enfrentar hoje, você não precisa enfrentar sozinho. Não há vale em que o pastor não vá com você.

E, finalmente, o salmo diz que nós não enfrentaremos o futuro sem a sua presença. “habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.” (Salmo 23:06, ARA). A boa notícia que o evangelho nos oferece, através da graça de Jesus, é a promessa da eternidade em Sua presença. Essa promessa pode sustentar-nos através de qualquer escuridão.

Não temos necessidades que nosso pastor não possa satisfazer.

Não andamos por vales que nosso pastor não vá conosco

Não enfrentaremos o futuro sem a presença do nosso Pastor.

Não admira que o salmista diga: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” (Salmo 23:1, NVI).

Randy Roberts

Pastor Titular

Igreja da Universidade de Loma Linda

Traduzido por JDS

Texto original em: http://revivedbyhisword.org/en/bible/Psa/23/

Texto bíblico: Salmo 23