Reavivados por Sua Palavra


Esdras 6 by Jeferson Quimelli
29 de maio de 2013, 23:00
Filed under: Sem categoria

Resumo:

Dario emite um decreto. "O custo para a reconstrução do templo virá do tesouro real". O templo é concluído e os Israelitas celebram a Páscoa por sete dias.

Comentário devocional:

Obtendo mais do que podemos pedir

Se os filhos de Deus estão dispostos a confiar nEle, mesmo em meio a oposição, Deus os libertará e lhes dará mais do que eles pedem. Quando foram feitas as investigações sobre os registros históricos, Dario não só emitiu um decreto, permitindo que o povo de Deus construisse o templo, mas que os meios (recursos materiais) para isso deveriam vir do estado!

Isso demonstra o quanto o nosso Deus pode fazer por aqueles que têm fé nEle!

A ajuda veio de Dario, alguém que não era adorador de Deus. Deus não está limitado aos meios que ele pode usar para realizar a Sua vontade!

Pela fé, o Templo de Deus foi concluído (verso 15) e o povo de Deus celebrou o que Deus havia feito. Com o templo concluído, eles puderam começar a sacrificar as ofertas a Deus, tais como as ofertas pelo pecado e os sacrifícios necessários para a Páscoa.

O povo de Deus sempre deve procurar construir a casa de Deus, para que tenha um lugar onde possam adorá-Lo. Tendo em vista que somos templos de Deus, devemos fazer todo o possível para honrar a Deus através de nossos corpos. Erigir um templo físico nos permite ter um lugar onde podemos nos encontrar com Deus em adoração

"Senhor, mostra-nos a tua glória!"

Pardon Mwansa
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral

Trad/Adap JAQ/GASQ



Esdras 5 – comentários by Jeferson Quimelli
29 de maio de 2013, 8:30
Filed under: Sem categoria

1 Ageu e […] Zacarias. Começando em 29 de agosto de 520 a.C. (Ag 1.1) e continuando até 18 de dezembro (Ag 2.1,10,20), o profeta Ageu entregou uma série de mensagens para despertar o povo à retomada das obras do templo. Dois meses depois do primeiro discurso de Ageu, Zacarias uniu-se a ele (Zc 1.1) (Bíblia de Estudo NVI Vida).

A profecia não estava morta após o exílio. Deus continuou falando ao Seu povo. […] A avaliação de Ageu da comunidade revela que a interrupção da construção nao aconteceu apenas devido a pressões externas, mas também como resultado de prioridades erradas (Ag 1:4). O egoísmo torna as bênçãos de Deus impossíveis (Ag 1:6,9) (Andrews Study Bible).

1 Fora o desanimo do povo perante a oposição que permitiu a paralisação do trabalho. Com a exortação dos profetas Ageu e Zacarias, cujas palavras se registram nos seus Livros, a obra reiniciou-se em 520 a.C., depois de quinze anos de interrupção (desde 536-535 a.C.) (Bíblia Shedd).



Esdras 5 by Jeferson Quimelli
29 de maio de 2013, 0:12
Filed under: Sem categoria

Comentário devocional:

Deus está procurando por homens e mulheres de fé

No capítulo 4, o rei da Pérsia, ordenou que o povo de Deus interrompesse a reconstrução do Templo de Deus. Agora, neste capítulo, os profetas de Deus, Ageu e Zacarias exortam o povo de Deus a ir em frente com o projeto de construção, pedindo-lhes que confiem em Deus. Zorobabel e Josué são encorajados, pessoas são mobilizadas e se levantam para continuar a construção do Templo, a despeito da carta do rei Artaxerxes (4:17-22). "Porém os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, de modo que não foram obrigados a parar, até que o assunto chegasse a Dario", que agora era o rei (5: 5).

Os olhos de Deus estão sempre sobre aqueles que fazem Sua vontade, mas Ele precisa de homens e mulheres informados dos fatos e capazes de apresentá-los àqueles em posição de autoridades, em defesa de seu caso.

Quando Tatenai, o governador persa local, escreveu uma carta a Zorobabel, desafiando-o a parar o trabalho (versos 3 e 6), o povo de Deus escreveu uma resposta na qual eles apresentaram informações adicionais e pediram que uma investigação fosse conduzida para o caso em questão.

A carta resposta dos restauradores do templo expressa cuidadoso tato, sabedoria e conhecimento. E isto muito influiu positivamente no destino do povo judeu.

O povo de Deus não deve se contentar em saber apenas um pouco. Deve buscar adquirir conhecimento e desenvolver suas habilidades. Deus quer que sejamos cabeça e não cauda, mesmo em conhecimento. E ele ampliará e utilizará nossas capacidades para superarmos as adversidades.

"Deus, aumente diariamente a nossa fé para que, apesar da oposição, confiemos em Ti e sempre avancemos."

Pardon Mwansa
Vice-Presidente Geral
Conferência Geral
Trad/Adap JAQ/GASQ