Reavivados por Sua Palavra


II Crônicas 31 – comentários by Jeferson Quimelli
19 de maio de 2013, 22:46
Filed under: Sem categoria

1 Porque a adoração a ídolos é tão terrível? Os israelitas tinham acesso ao único Deus verdadeiro, mas eles constantemente se rebaixavam ao adorar ídolos feitos de madeira ou de pedra. Eles colocaram de lado a adoração ao Criador para adorar a criatura. Nós somos igualmente culpados quando Deus não ocupa o primeiro lugar em nossas vidas. Quando pensamos mais sobre saúde, prazer ou posses materiais do que sobre Deus, estamos, na verdade, adorando estas coisas como deuses. Por causa da adoração de ídolos, o povo de Judá foi levado em cativeiro para terras estrangeiras (36:14-17). Nós podemos não ser levados cativos, mas disciplina aguarda a todos que continuamente colocam desejos terrenos acima das prioridades espirituais (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

5, 10 abundância … o Senhor abençoou.Quando o povo começou a observar a lei dos dízimos (Lv 27.30-33), Deus derramou sobre ele as Suas bênçãos, segundo Sua promessa (Ml 3.10) (Bíblia Shedd).

20,21 Porque Ezequias fez "o que era bom e reto e fiel perante o Senhor," ele levou o povo de Judá a uma renovação espiritual. Suas ações servem como modelo de renovação para nós: (1) ele lembrou a compaixão de Deus (30:9); (2) ele se manteve em frente apesar de ser ridicularizado (30:10); (3) ele removeu agressivamente influências maléficas de sua vida (30:14; 31:1); (4) ele intercedeu pelo povo, pedido pelo perdão de Deus (30:15-20); (5) ele estava aberto à espontaneidade na adoração (30:23); (6) ele contribuiu generosamente para a obra de Deus (31:3). Se algumas destas coisas está faltando em sua vida, pense em como colocá-las em vida e renove seu comprometimento com Deus (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

21 prosperou. A melhor garantia de prosperidade foi a justiça, equidade e integridade. Ezequias foi fiel a Deus e justo com seu povo, e, como resultado, ele prosperou, bem como a nação (CBASD, vol. 3, p. 317).



II Crônicas 31 by Jeferson Quimelli
19 de maio de 2013, 0:00
Filed under: influência | Tags:

Comentário devocional:

A melhor medida do sucesso de um evento espiritual é como as pessoas respondem ao que aconteceu no evento e as decisões tomadas. Este capítulo descreve a resposta do povo às primeiras ações de Ezequias visando à reforma religiosa (caps. 29 e 30). 

E esta resposta foi de total comprometimento. E como podemos saber que eles estavam total, completa e totalmente comprometidos? As palavras descritivas “tudo destruíram” (verso 1), “logo”, “trouxeram em abundância”, “de todo”, “também os dízimos de tudo trouxeram em abundância” (verso 5) nos dão um vislumbre do que aconteceu. 

Eles, de fato, trouxeram tanto que os dízimos e as ofertas chegaram a formar montes no templo (versos 6-7). O mais importante de tudo isso é que esta não foi somente uma resposta de impulso – o povo continuou a dar por pelo menos quatro meses. E não se cansaram em fazer e dar.

Todos aqueles que trabalhavam para a Casa do Senhor foram apoiados pela comunidade, simplesmente porque Ezequias decidiu fazer a coisa certa. “E toda a obra que começou no serviço da casa de Deus, na lei e nos mandamentos, para buscar a seu Deus, de todo o coração o fez e prosperou” (v. 21).

Podemos não ser reis como Ezequias, mas aquilo que fazemos afeta todos em nossos círculos de influência. O que aconteceria se nós, como Ezequias, mostrássemos comprometimento total? O que aconteceria se, em tudo, buscássemos a Deus de todo o nosso coração? 

Este capítulo sugere que três resultados se seguiriam, em círculos cada vez maiores. Em primeiro lugar, nós mesmos iríamos experimentar as bênçãos e prosperar como Ezequias. Em segundo lugar, aqueles que nos rodeiam seriam motivados a viver de forma semelhante. Por fim, as necessidades da igreja seriam atendidas como resultado da resposta daqueles que seguiram o nosso exemplo. Essa prosperidade pode não ser material, mas trará a felicidade que só a fidelidade ao Senhor pode produzir.

 

Amy Sheppard

Geração Juventude para Cristo.

Trad JAQ/JDS