Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: JOSUÉ 14 – Primeiro leia a Bíblia
JOSUÉ 14 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse aqui os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/js/14
Josué e os chefes das tribos dividiram a terra por sorteio como o Senhor instruíra Moisés: nove tribos e meia a oeste do rio Jordão e duas tribos e meia a leste. Calebe lembrou a Josué que 45 anos atrás os dois haviam obedecido fielmente ao Senhor, se posicionado contra os 10 espias infiéis e que durante todos estes anos o Senhor os havia mantido vivos, conforme a Sua promessa. Durante todo esse tempo ele havia esperado pelo cumprimento da promessa, feita por Deus, de Israel herdar a terra.
Calebe, um membro da tribo de Judá, pediu que a terra de Hebrom lhe fosse concedida como herança. Este foi o lugar onde Abraão, Isaque e Jacó viveram por algum tempo, anos atrás, e onde viviam os Anaquins, os gigantes que tanto haviam aterrorizado os israelitas quando eles se aproximaram de Canaã. Embora Calebe tivesse 85 anos, ele ainda era saudável e forte. Por conta de sua idade e experiência Ele era muito respeitado, mas não tirou proveito desse prestígio para benefício próprio com intenções egoístas. Sua fé era exatamente a mesma que ele tinha quando se levantou contra o relatório desanimador dos outros dez espias.
Calebe não se acomodou para desfrutar sua herança; em vez disso, o “bravo e velho guerreiro estava desejoso de dar ao povo um exemplo que honraria a Deus, e incentivaria as tribos a subjugar completamente a terra” (Patriarcas e Profetas, p. 374) para benefício de Israel e para a glória de Deus.
Muitas vezes parece que a espera para experimentar a realidade de sonhos adiados é eterna. Mas as abençoadas promessas de Deus nunca deixam de se cumprir, mesmo que tenhamos que esperar por seu tempo.
Willie Edward Hucks II
Professor Associado de Teologia Pastoral e Homilética
Universidade Andrews
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jos/14
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara
Filed under: Sem categoria
568 palavras
Breve capítulo que serve de introdução à seção que se segue (caps. 15-19), com uma anotação especial a respeito da fidelidade do Senhor a Calebe. Bíblia de Estudo NVI Vida.
1 São estas as heranças. Séculos haviam se passado desde o chamado divino a Abraão de Ur dos caldeus e desde a promessa de que seus descendentes herdariam a terra. Algumas vezes, as promessas de Deus demoram a se cumprir por causa da infidelidade daqueles a quem foram feitas. Temos o privilégio de apressar o cumprimento das mesmas. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 245.
2 por sorte. Literalmente, “seixo”. Fica claro que o nome foi preservado da maneira primitiva de lançar sortes usando seixos [pequenas pedras]. CBASD, vol. 2, p. 245.
4 Manassés e Efraim. Estes dois filhos de José foram adotados oficialmente por Jacó como seus próprios filhos (Gn 48.5, 14-20). Ainda que Levi não recebeu uma herança, houve doze divisões na terra por causa dos filhos de José. Bíblia Shedd.
6 em Gilgal. Local em que ainda estavam o tabernáculo e o arraial de Israel, pois Josué não havia retirado o acampamento dali. CBASD, vol. 2, p. 246.
7 como sentia o coração. O relatório de Calebe tinha expressado sua confiança na promessa de Deus. Ver Nm 14.6-9. Bíblia de Genebra.
10 o Senhor me conservou em vida. Se os acontecimentos houvessem seguido seu curso normal, e provável que Calebe tivesse morrido antes dessa data. … Calebe sabia que sua vida longa era resultado da obediência. Ele seguira plenamente ao Senhor. Sua vida era uma demonstração de fé, pois, em todas as coisas, aceitava os planos de Deus em vez de seguir a própria vontade. O Senhor pode fazer grandes coisas pelos que se entregam plenamente a Ele. No entanto, os que seguem só as partes do plano divino que lhes agradam e negligenciam as que lhes incomodam não podem esperar a bênção do Céu. CBASD, vol. 2, p. 247.
quarenta e cinco anos. Uma vez que Israel passou quarenta anos no deserto, sabemos, por esta frase, que a conquista de Canaã durou cinco anos, cf 11.18. Bíblia Shedd.
11 Estou forte. A recompensa de uma vida marcada por juventude virtuosa e idade madura temperante, pela lei da própria natureza, é uma velhice vigorosa, sã e respeitada. Ao que tudo indica, a lealdade a Deus poupara Calebe dos pecados dissolutos de seus companheiros israelitas. Não tinha cedido aos apetites como eles, nem perdera o sono e o descanso noturno lutando com a consciência pesada. Sua vida abstêmia lhe proporcionara recompensas, e agora Calebe se apresentava perante Josué com plenas forças numa idade em que a maioria dos outros já se despedira deste mundo. CBASD, vol. 2, p. 2467.
12 dá-me este monte (ARA; NVI: “Dê-me, pois, a região montanhosa”). Hebrom está situada numa posição alta da região montanhosa da Judeia, uns 40 km ao sul de Jerusalém. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Da total submissão a Deus nasce uma fé que ousa reivindicar o cumprimento de uma antiga promessa. Comentário Bíblico Devocional Velho Testamento. F. B. Meyer.
porventura. A palavra hebraica traduzida assim pode expressar tanto esperança quanto temor… A declaração como um todo expressa a ideia de alguém que não se atreve a confiar na própria habilidade… O exemplo de Calebe, de dependência total de Deus, atesta da certeza da presença divina em todas as iniciativas dos servos de Deus. Podemos não ter os melhores equipamentos à disposição nem preparo superior, mas “se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8:31). CBASD, vol. 2, p. 247, 248.
Filed under: Sem categoria
“Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cades-Barneia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração” (v.7).
Eleazar, sumo sacerdote e filho de Arão, e Josué, líder de Israel, fizeram “como o Senhor ordenara por intermédio de Moisés” (v.2), dividindo a herança entre as tribos de Israel. Eles, juntamente com Calebe, muito provavelmente eram os únicos (dos que quarenta anos antes tinham idade para o serviço militar) que estavam entrando na terra da promessa. Quando Moisés enviou os doze representantes, um de cada tribo, para espiar a terra, o relatório foi um verdadeiro desastre, que fez sucumbir no deserto todos os homens de vinte anos para cima. Apenas Josué e Calebe se levantaram para protestar contra a murmuração e o Senhor lhes prometeu que herdariam Canaã (Este relato está em Nm. 13 e 14).
Pois bem, era chegada a hora de Calebe receber em herança o que Deus lhe havia prometido. Já se haviam passado quarenta e cinco anos, e Calebe já era da idade “de oitenta e cinco anos” (v.10). Mas seu vigor permanecia como há quarenta e cinco anos atrás, como ele bem salientou: “Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar” (v.11). É impressionante a coragem e a força daquele homem que já havia passado por tantas dificuldades. Sua confiança no poder de Deus não havia mudado, mas se fortalecido na certeza de que o Senhor lhe daria a vitória, “como prometeu” (v.12).
E notem que Calebe não pediu pela ajuda das demais tribos. É bem provável que ele tenha ido com os de sua casa para pelejar contra “os anaquins, e grandes e fortes cidades” (v.12). Os anaquins eram famosos por sua alta estatura. Eram verdadeiros “descendentes de gigantes” (Nm.13:33). Mas foi exatamente a terra dos filhos de Anaque que Calebe reclamou para si. Ele provaria a todo o Israel que bastavam poucos crentes em nome do Senhor para derrotar um exército de gigantes. Calebe testemunhou a todo o povo que aquela conquista poderia ter acontecido há quarenta e cinco anos atrás. Com a bênção de Josué e aprovação de Deus, Calebe conquistou Hebrom, “visto que perseverara em seguir o Senhor, Deus de Israel” (v.14). “E a terra repousou da guerra” (v.15).
Toda aquela geração incrédula tombou no deserto e não pôde ver cumprida a promessa do Senhor. Mas aqueles que confiaram na Palavra de Deus, por intermédio de Seu profeta, prosperaram em avançar até entrar em Canaã com a geração mais jovem. Assim, hoje, Deus nos deixou preciosas orientações proféticas para o tempo do fim. Através de Ellen G. White (e, por favor, primeiro leia um de seus livros em oração antes de fazer qualquer tipo de julgamento), o Senhor não deixou Seu último povo sem profecia. Mas usou os seus escritos como uma luz menor que guia o povo de Deus à luz maior, que é a Palavra de Deus. Calebe tinha vigor e saúde na terceira idade como se ainda fosse jovem, porque ele não estava entre os que reclamaram do maná. Mas ele acreditava que aquele pão era o cardápio do Céu suficientemente necessário para mantê-lo bem e com saúde. E sua fé, perseverança, fidelidade e confiança no “assim diz o Senhor” foram transmitidas à sua família como o esteio da verdadeira educação.
Da mesma forma, amados, o Senhor nos deixou preciosas orientações de saúde, de educação, de estilo de vida cristão, de profecias, de comunhão com Deus, a fim de preparar um povo para o Seu retorno. Em Sua onisciência, Ele sabia dos perigos aos quais estaríamos expostos neste tempo do fim, e cuidou de nos prevenir e orientar através de Sua serva. Ó, amados, se almejamos verdadeiramente o dia em que a Terra repousará da guerra, então é tempo de darmos ouvidos à voz do Espírito Santo: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação” (Hb.3:15). Não sejamos incrédulos como foi a geração que pereceu no deserto, mas que, semelhante a Calebe, façamos parte da geração que entrará em Canaã na força da provisão divina.
Estamos rodeados de gigantes espirituais (demônios) que tentam nos amedrontar. Mas basta um fiel filho de Deus de joelhos para fazer Satanás e seu exército bater em retirada. “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg.4:7). Portanto, “Não temas, porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles” (2Rs.6:16). Aleluia!
Nosso amado Senhor, Deus forte e poderoso, vitorioso nas batalhas e rico em sabedoria, nós Te agradecemos pela Tua provisão atual em todos os sentidos! Pois é o Teu desejo que sejamos o Teu povo peculiar e que a nossa mente seja preservada dos enganos destes últimos dias. Então, Pai, aqui estamos mais uma vez entregando a nossa vida em Tuas mãos, para que não temamos os gigantes que se levantam contra nós e nem desprezemos as Tuas orientações para hoje. Batiza-nos com Teu Santo Espírito! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Bom dia, Calebes dos últimos dias!
Rosana Garcia Barros
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
JOSUÉ 14 – Aqueles que honram a Deus em Sua existência são honrados por Ele com Sua providência. Aqueles que firmam convicções nas promessas de Deus, vivem experiências acima da média da população. Aqueles que são rejeitados por fazerem coisas certas, são apreciados por Deus ao permanecerem fieis apesar da oposição.
• Pessoas confiantes em Deus obtêm o favor do Céu ao agirem com determinação e fé na Terra.
Josué e Calebe são dois servos de Deus que merecem nossa atenção! Foram os únicos adultos da época do êxodo que adentraram à Terra Prometida. Nem mesmo Moisés, Arão ou Miriã tiveram o mesmo privilégio.
Calebe nasceu no Egito. Descendente dos Quenezeus (Números 32:12), “tribo ou subtribo de Canaã”, acrescenta o Dicionário Bíblico Adventista. Seu nome significa “cachorro/cão”. Não fazia parte de nenhuma das tribos israelitas. Mesmo assim representou a tribo de Judá, entre os 12 líderes tribais que expiaram Canaã, 45 anos antes dele conquistar seu espaço.
Com 85 anos de idade, após as tribos terem seus territórios conquistados (Josué 13:8-14:5), Calebe teve uma conversa franca com seu amigo: Calebe pediu a Josué permissão para conquistar um território difícil (Josué 14:6-15). Assim…
• …Calebe mostra que aquele que almeja desfrutar as maravilhosas promessas de Deus não pode ceder espaço à incredulidade. Duvidar, desprezar ou descrer das promessas divinas privam até mesmo membros do povo santo de bênçãos que Deus deseja conceder.
• …Calebe ensina-nos que aquele que pretende viver os preciosos planos de Deus não deve dar ouvidos aos pessimistas que se unem contra a vontade divina. Várias coisas podem servir de evidências para a dúvida ou, para os incrédulos se erguerem contra os fieis; tais como, medo dos gigantescos desafios e, o tempo demorado da promessa. Entretanto, nada deve abalar a confiança em Deus caso queiramos desfrutar de Seus grandiosos planos.
• …Calebe exemplifica o fiel que pretende viver o ideal elevado de Deus sem retrair-se diante dos desafios da existência. Calebe, podendo acomodar-se com sua idade avançada, podendo exigir de Josué um lugar já conquistado, podendo apresentar várias razões para não precisar mais esforçar-se ou lutar contra inimigos poderosos, fez o contrário. Deixando, assim, um poderoso legado a jovens, adultos e idosos.
Calebe revela que comprometer-se com o povo de Deus resulta em grandes bênçãos celestiais! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.