Reavivados por Sua Palavra


HEBREUS 4 –  ACESSE AQUI O POST DESEJADO  by Jeferson Quimelli
23 de fevereiro de 2025, 1:30
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: HEBREUS 4 – Primeiro leia a Bíblia

HEBREUS 4 – BLOG MUNDIAL

HEBREUS 4 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson)



HEBREUS 4 by Luís Uehara
23 de fevereiro de 2025, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/hb/4

Deus, desde o princípio dos tempos, criou um “descanso” para ser desfrutado por todas as pessoas nesta terra! E o apóstolo Paulo está tão ansioso para que mais pessoas entrem neste descanso dado por Deus, que no capítulo 4 ele continua suas súplicas anteriores para que cada um de nós “misture” nossa fé com os mandamentos de Deus para que possamos desfrutar das glórias do descanso sabático de Deus!

Quando é o melhor momento para “entrar” em um relacionamento de aliança com Deus e saborear o “descanso” que é encontrado somente Nele?

Hoje! Agora você também pode estar livre de todo legalismo e da dependência das obras da lei para a salvação. Em vez disso, você pode banhar sua alma no conhecimento precioso de que a salvação é “descansar” pela fé em nosso Sumo Sacerdote Jesus!

Mas e quanto ao nosso comportamento? Os padrões? A mordomia e o serviço cristãos? Bem, receber o “descanso” de Deus pela fé só pode ser totalmente experimentado quando sua fé está sendo afiada pela espada aguda das Escrituras, que então o obriga a buscar a maravilhosa misericórdia de Deus para superar “enfermidades” (pecados) e viver verdadeiramente para Cristo.

Essas verdades acerca do “descanso”, do “Sábado,” serão a experiência de todo aquele que crê, nos dias que antecedem a volta de Jesus. Sendo assim, podemos nos apressar em proclamar o Sábado de forma mais plena!

David Grams
Capelão, Hartland College, Rapidan, Virginia, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/heb/4
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara



HEBREUS 4 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
23 de fevereiro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

1103 palavras

Uma exortação à fidelidade e à aceitação da oferta divina de salvação. Bíblia de Estudo Andrews.

1 Sendo-nos deixada a promessa. A promessa de entrar no “descanso” de Deus não foi retirada como resultado dos repetidos erros de Israel. A promessa continua válida e se repete a cada geraçãoComentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 448.

A repetição da promessa do Sl 95 (Hb 4:6, 7) significa que ela continua válida. Bíblia de Estudo Andrews.

descanso de Deus. Refere-se à promessa do “evangelho”, que é a salvação (v. 2; 1:14; 2:3, 4). Bíblia de Estudo Andrews.

Tenha falhado. Ou seja, assim como o antigo Israel não havia conseguido entrar no prometido descanso de Deus. CBASD, vol. 7, p. 449.

2 Os israelitas dos dias de Moisés ilustram um problema enfrentado por muitos que enchem nossas igrejas hoje. Eles sabem muito sobre Cristo, mas não os conhecem pessoalmente – eles não combinam seu conhecimento com fé. Deixe que as Boas Novas sobre Cristo beneficiem sua vida. Creia nele e então haja de acordo com o que você sabe. Confie em Cristo e faça o que ele diz. Life Application Study Bible Kingsway.

3 Descanso. O descanso em que os cristãos, incluindo os de origem judaica, entram é o mesmo ao qual Deus tinha convidado o antigo Israel a entrar. É um descanso de alma que resulta da entrega total a Cristo e da integração da vida ao propósito eterno de DeusCBASD, vol. 7, p. 449.

nós, os que cremos, entramos naquele descanso. Assim como o ato de entrar no descanso de Canaã exigia fé na promessa de Deus, também só entramos no descanso da salvação mediante a fé na pessoa e obra de Jesus Cristo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O descanso ao qual Deus nos convida (v. 10,11) não é nosso descanso, mas o descanso dele, que ele nos convida a compartilhar. Bíblia de Estudo NVI Vida.

4 descansou Deus, no sétimo dia. O descanso de Deus foi inaugurado no SÁBADO da criação e está disponível aos que creem, desde então. Bíblia de Estudo Andrews.

Deus descansou no sétimo dia, não porque estivesse cansado, mas para indicar a conclusão da criação. O mundo era perfeito, e Deus estava satisfeito com ele. Este descanso é uma antecipação da nossa alegria eterna quando a criação será renovada e restaurada, toda marca de pecado será removida, e o mundo será aperfeiçoado novamente. Nosso descanso sabático em Cristo começa quando confiamos nele para completar sua boa e perfeita obra em nós. Life Application Study Bible Kingsway.

6 Não entraram. A geração de israelitas que deixou o Egito “não entrou” na terra da promessa, e os que entraram em Canaã, como nação, nunca entraram no descanso espiritual que Deus lhes propôs. CBASD, vol. 7, p. 452.

6-8 A entrada de Israel na terra de Canaã sob o comando de Josué era um modo parcial e temporário de entrar no descanso de Deus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

7 Hoje é o melhor momento para encontrar paz com Deus. Amanhã pode ser tarde. Life Application Study Bible Kingsway.

9 um repouso. Literalmente, “um repouso sabático”. O repouso no sábado simboliza e celebra a bondade e a salvação de Deus (Êx 20:11; Dt 5:15). Bíblia de Estudo Andrews.

Povo de Deus. Ou seja, os cristãos, que agora são o povo escolhido de Deus tão verdadeiramente quanto os israelitas o foram no passado. CBASD, vol. 7, p. 455.

10 Descansou de suas obras. Quem confia na obra perfeita de Cristo … não tentará ganhar a salvação por boas obras. Bíblia Shedd.

Se Deus descansou da obra da criação, o crente deixa de empreender esforços para merecer a salvação pelas próprias obras e descansa na obra consumada de Cristo na cruz. Bíblia de Estudo NVI Vida.

11 Esforcemo-nos. Ou, “sejamos zelosos”, “façamos todo o esforço”. É necessário esforço diligente e determinado a fim de entrar no “descanso” de Deus. CBASD, vol. 7, p. 455.

Não um chamado a merecermos a salvação pelas obras, mas uma exortação para entrarmos no descanso da salvação pela fé e não seguirmos o triste exemplo de Israel no deserto. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Se Jesus providenciou nosso descanso pela fé, por que devemos “fazer todo esforço para entrar naquele descanso”? Esta não é luta de fazer o bem para obter a salvação, nem é uma luta mística para superar o egoísmo. Refere-se a fazer todo esforço para apreciar e se beneficiar do que Deus já providenciou. A salvação não deve ser tomada como garantida; apropriar-se do presente que Deus oferece requer decisão e comprometimento. Life Application Study Bible Kingsway.

A fim de que ninguém. Aquele que se esforça para “entrar naquele descanso” se desvia da armadilha da descrença em que o antigo Israel caiu. CBASD, vol. 7, p. 455.

12 A palavra de Deus não é simplesmente uma coleção de palavras de Deus, um veículo para comunicar ideias; ela é viva, transformadora e dinâmica, pois opera em nós. Com a incisividade de um bisturi de cirurgião, a palavra de Deus revela que somos e o que não somos. Ela penetra no cerne de nossa vida moral e espiritual. Ela discerne o que está dentro de nós, tanto o bem quanto o mal. As demandas da palavra de Deus exigem decisões. Não devemos apenas ouvir a palavra; devemos também deixá-la moldar nossas vidas. Life Application Study Bible Kingsway.

alma e espírito, juntas e medulas. A totalidade e a profundidade da pessoa humana. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Pensamentos e propósitos. Ou, “pensamentos e motivos”, “pensamentos e intenções”. Como uma lâmina afiada que separa “juntas” de “medulas”, os claros princípios da “palavra de Deus” discernem entre o bem e o mal, entre os pensamentos e motivos certos e errados. CBASD, vol. 7, p. 456.

14 Conservemos firmes. Do gr. krateō, “ter a posse de”, “reter”, como a própria vida. Cristo é digno de nossa plena fé e confiança, e nada deve ser permitido entre nós e EleCBASD, vol. 7, p. 457.

15 A nossa semelhança. Em todos os aspectos, a não ser pelo pecado. Ele Se tornou um conosco. CBASD, vol. 7, p. 457.

16 A oração é nossa aproximação de Deus, e devemos vir “com confiança”. Alguns cristãos se aproximam de Deus mansamente, com a cabeça baixa, com medo de pedir que ele atenda às suas necessidades. Outros oram levianamente, dando pouca atenção ao que dizem. Venha com reverência porque ele é seu Rei. Mas também venha com ousada segurança porque ele é seu Amigo e Conselheiro. Life Application Study Bible Kingsway.

Para socorro em ocasião oportuna. Isto é, em tempos de tentação. Precisamos da graça para suportar as dificuldades e o sofrimento, bem como para vencer a tentação. Aquele que vai diariamente ao trono da graça para novos suprimentos de misericórdia e graça entra no “descanso” que Deus provê a todo crente sincero. CBASD, vol. 7, p. 458.



Hebreus 4 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
23 de fevereiro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

Cada capítulo deste livro é uma continuação do anterior, culminando na mensagem mais importante de Hebreus: “Jesus Cristo, ontem e hoje, é o mesmo e o será para sempre” (Hb.13:8). Ao fazer menção ao descanso “no sétimo dia” (v.4), o autor volveu o olhar dos judeus para o sábado que o Senhor instituiu ao concluir a criação, e não no Sinai. Além de representar a imutabilidade da Lei de Deus, as tábuas de pedra também representavam a dureza de coração de um povo que havia esquecido do seu Deus. Houvessem eles crido em Deus e se mantido fiéis aos Seus mandamentos imutáveis, e não teria sido necessário esculpi-los em pedras.

O “descanso de Deus” (v.10) é a recompensa que Ele dá ao homem pelas obras que Ele mesmo realiza e a oportunidade de exercer a fé nAquele que nos mantém. Quando Adão e Eva cessavam suas tarefas no Éden a cada semana, no sábado experimentavam com deleite observar, na companhia de seu Criador, uma flor a desabrochar, uma fruta amadurecer, um animalzinho a nascer, uma semente a brotar, e percebiam que tudo aquilo não acontecia pelo trabalho de suas mãos, mas unicamente pelas mãos do soberano Provedor. Suas mentes se voltavam ainda mais para Deus, e uniam suas vozes as dos anjos em louvor ao Verbo que tudo criara e mantinha. Era o próprio Jesus que andava com eles no jardim e os instruía em perfeita sabedoria. Após a queda, afastados deste contato face a face com Cristo, o sábado tornou-se um alívio aos fardos do trabalho fatigante de cada semana. Imagino o quanto o casal edênico lembrava de como aquele dia era observado no Éden e glorificavam a Deus por Sua misericórdia em mantê-lo como um sinal de que um dia eles estariam no Éden restaurado adorando ao Senhor “de um sábado a outro” (Is.66:23).

O convite de Jesus à humanidade tem uma íntima ligação com o sábado que Ele criou “por causa do homem, e não o homem por causa do sábado” (Mc.2:27). Ele diz: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mt.11:28-29). Percebam que logo após essas palavras, Jesus mostrou aos fariseus o verdadeiro significado do descanso sabático, como um dia de misericórdia e não de sacrifícios, e que Ele é o “Senhor do sábado” (Mt.12:8). O sábado vem até nós como uma bênção da criação, que o pecado não pôde destruir. É Jesus nos chamando para irmos até Ele, recebendo alívio e conforto de nossas labutas semanais e dEle aprendendo neste dia de especial comunhão com Ele. Apenas duas pessoas de todo o povo de Israel que saiu do Egito entraram em Canaã, porque confiaram na boa mão do Senhor e foram obedientes. Apenas um remanescente restará de todos os povos, e línguas, e nações da Terra, que irá perseverar até ao fim em confiar no Senhor e entrará, portanto, na Canaã celestial: “os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:12).

Em todo o tempo Deus ensinou ao Seu povo que descansar nEle não se trata de uma obediência pesada, mas leve e motivada pelo amor. Infelizmente, Israel falhou em compreender que diante dele, a cada sábado, estava Aquele que caminhava no Éden com nossos primeiros pais. Hoje é o tempo da oportunidade que nos resta para aceitarmos este descanso. “Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência” (v.11). “Porque não temos Sumo Sacerdote que não possa compadecer-Se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado” (v.15). Jesus observou o sábado com Seus discípulos da mesma forma que O fazia com Adão e Eva, ao colher os frutos da terra e proporcionar-lhes momentos de deleite físico, de renovação mental e de enriquecimento espiritual.

Em nossas mãos está a Palavra de Deus, que “é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes […] e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (v.12). E em toda ela não encontramos um só versículo em que o Senhor revogue o que Ele mesmo instituiu como um dia santo desde a criação do mundo. Como também não há um versículo sequer que indique outro dia como substituto do santo sábado. Quando descansamos em Cristo, Aquele que, no sábado, descansou na tumba fria, e nEle depositamos toda a nossa confiança, O obedecemos “com alegria e não gemendo” (Hb.13:17). Portanto, “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (v.7). Assim como o sábado não é um dia de holocaustos, mas de misericórdia (Mt.12:7), “acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (v.16).

Nosso Deus e Criador, nós Te agradecemos pela bênção semanal, que é o Teu santo sábado! Muito obrigado, nosso Pai, por separar para nós este dia especial de comunhão especial Contigo! Um dia que nos lembra a quem pertencemos, de onde viemos e para onde estamos indo. Queremos estar prontos para entrar na Canaã celestial. Que a Tua Palavra continue operando em nós a santificação que tanto necessitamos! E que os nossos olhos estejam sempre no santuário, de onde Jesus intercede por nós e Se compadece das nossas fraquezas. Batiza-nos com Teu Espírito, Senhor! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, aqueles que descansam em Jesus!

Rosana Garcia Barros

#Hebreus4 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



HEBREUS 4 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
23 de fevereiro de 2025, 0:40
Filed under: Sem categoria

HEBREUS 4 – Três aspectos destacam-se neste capítulo:

1. O descanso sabático como antecipação do descanso escatológico: Hebreus 4:1-11 não apenas reafirma a validade do sábado, mas também o conecta ao descanso final dos redimidos. Desta forma, o sábado semanal vai além de um mero memorial da criação (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11); pois é um sinal profético do descanso escatológico (Isaías 66:22-23).

• O sétimo dia, divinamente separado, é uma amostra do descanso eterno que será concedido aos fiéis na Nova Terra; acreditar nisso motiva o cristão a guardar o sábado neste mundo. Assim, observar o quarto mandamento da Lei divina é um sinal de lealdade exclusiva a Deus no tempo do fim (Apocalipse 14:7, 12).

2. A relação entre a fé e a entrada do descanso prometido: Hebreus 4:2-4 menciona que Israel não pôde entrar no descanso de Deus por causa da incredulidade; assim como os israelitas perderam a entrada na Terra Prometida por falta de fé, aqueles que rejeitam a graça de Cristo hoje também perderão o descanso final no Reino de Deus.

• A entrada no descanso escatológico depende da perseverança na fé e da obediência à vontade de Deus. Precisamos fugir dos erros dos israelitas do passado.

3. O papel de Cristo como Sumo Sacerdote na experiência final do crente fiel: Hebreus 4:14-16 destaca que Cristo é nosso Sumo Sacerdote, que atua no Santuário Celestial, onde realiza a obra de intercessão e de juízo antes de Seu retorno (Daniel 8:14; Apocalipse 14:6-7). Por isso, os crentes são convidados a se aproximarem do trono da graça antes que chegue o descanso escatológico, o qual será plenamente realizado quando Cristo concluir Sua obra sacerdotal e retornar para buscar os Seus.

• É a intercessão de Cristo no Santuário Celestial que garante a entrada no descanso prometido, revelado em Sua Palavra.

Hebreus 4:12-13 merece atenção! Ali há uma verdade inescapável: A Palavra de Deus não é um mero conjunto de letras, mas uma força ativa que julga pensamentos, intensões e expõe o íntimo do ser humano. Ela é poderosa: desnuda a alma – nenhuma máscara religiosa, nenhuma fachada de piedade resistirá diante da inspeção divina!

Antes de adentrarmos o descanso escatológico prometido, seremos provados pela Palavra: Serão separados os cristãos verdadeiros dos falsos cristãos e dos incrédulos…

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.