Reavivados por Sua Palavra


Tito 3 –  ACESSE AQUI O POST DESEJADO  by Jeferson Quimelli
18 de fevereiro de 2025, 1:30
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: TITO 3 – Primeiro leia a Bíblia

TITO 3 – BLOG MUNDIAL

TITO 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson)



TITO 3 by Luís Uehara
18 de fevereiro de 2025, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/tt/3

“Mas quando se manifestaram a bondade e o amor pelos homens da parte de Deus, nosso Salvador, não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador.” (v. 4 – 6).

Jesus falou com Nicodemos sobre o mesmo “novo nascimento” quando disse: “Você deve nascer de novo”. Nicodemos tentou dissuadir Jesus de seu argumento, tentou fazê-lo parecer ridículo. “O quê? – você espera que um homem adulto possa voltar para o ventre de sua mãe e nascer?”

Jesus não recuou, mas insistiu pacientemente em tal renovação espiritual completa. Realmente era nascer de novo – em uma nova família, com Jesus como o Cabeça da raça. A regeneração da alma requer a mesma energia divina criativa que trouxe o universo à existência, que deu vida ao primeiro homem lá no Jardim do Éden. Não podemos re-criar a nós mesmos ou produzir o nosso próprio nascimento, mas podemos escolher… e o mesmo Espírito Santo divino de que Jesus falou a Nicodemos também nos renovará.

Quando contemplamos a bondade de Deus e Sua gloriosa beleza, somos atraídos a Ele … levados ao arrependimento … e então nascemos de novo!

Virginia Davidson
Artista – projetista e construtora de vitrais, IASD de Spokane Valley, Estado de Washington, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/tt/3
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara



TITO 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
18 de fevereiro de 2025, 0:50
Filed under: Sem categoria

679 palavras

Lembra-lhes. Até aqui, o conselho do apóstolo se referia às relações e funções dentro da família da igreja. Então, ele se volta para o mundo, à comunidade secular. CBASD, vol. 7, p. 392.

Sujeitem. Este conselho era necessário em Creta, especialmente. A ilha estava sob o domínio romano havia mais de um século, e o povo se afligia sob a dominação estrangeira, como também os judeus. O conselho de Paulo sobre a lealdade ao governo era o mais apropriado (sobre a relação entre os cristãos e o governo, ver com. De Rm 13:1-7). CBASD, vol. 7, p. 392.

Sejam obedientes. A negligência nas responsabilidade cívicas traz censura desnecessária à igreja. A paz e a ordem são parte da mensagem cristã. A deslealdade e sedição não recomendam o cristianismo. CBASD, vol. 7, p. 393.

Não sejam altercadores. Literalmente, “não combatentes”. Os cristãos genuínos não provocam brigas (ver com. De Hb 12:4). CBASD, vol. 7, p. 393.

Néscios. Ou, “pouco inteligentes”, sugerindo falta de compreensão sobre o que é moral e espiritualmente correto (cf. Rm 1:21; Ef 4:18). CBASD, vol. 7, p. 393.

4 a bondade e o amor pelos homens. Razões pelas quais Deus não baniu logo o homem caído, mas agiu para salvá-lo (cf. 2.11). A palavra grega aqui é philantrōpia, “amor pelos homens”. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Não por obras de justiça praticadas por nós. O ser humano é justificado diante de Deus com base na misericórdia, não por causa de qualquer obra de sua parte (ver com. De Rm 4:2, 6; 9:32; Gl 2:16; 3:5, 10; Ef 2:9). O impulso geral de toda pessoa não convertida consiste em egoísmo; portanto, ninguém jamais viveu à altura dos padrões de justiça de Deus (ver com. De Rm 3:23). O único recurso do ser humano é a fidelidade do amor e misericórdia de Deus. CBASD, vol. 7, p. 394.

Regenerador. Ou, “renascimento”. … Deus propõe não só perdoar, mas restaurar os seres humanos a uma vida sem pecado. Esse processo de transformação de homens e mulheres pecaminosos em testemunhas do modo de vida de Deus é a santificação. … Aqui, o “lavar regenerador”, é o passo inicial do programa de santificação. Alguns creem que Paulo aqui se refere ao batismo. No entanto, o batismo não é um meio de regeneração, nem é a base para a salvação. Embora o batismo seja exigido para todos os conversos (ver Mt 28:19), ele apena simboliza a purificação interior ou “regeneração”já operada por Deus (ver com. De Mt 3:6; Rm 6:4). O batismo é um testemunho público do que Deus já tem feito na purificação das más tendências do pecador (ver com. de Tt 3:3). CBASD, vol. 7, p. 394.

Do Espírito Santo. Ou, “pelo Espírito Santo”, que fortalece e santifica diariamente a pessoa convertida. Sendo que o Espírito santo não age sem o consentimento humano, o progresso espiritual depende do comprometimento diário do cristão com o modo de vida de Deus.… Depois que a pessoa escolhe o caminho de Deus, o Espírito Santo restaura sua vontade enfraquecida a fim de que tenha poder para cumprir a vontade de Deus. CBASD, vol. 7, p. 394,395.

Fiel. Ou, “confiável” (cf. 1Tm 1:15; 3:1; 4:9; 2Tm 2:11). Paulo se refere às declarações anteriores a respeito da graça salvadora de Deus (Tt 3:4-7). CBASD, vol. 7, p. 395.

Os que têm crido. O texto grego sugere a frase adicional: “e ainda creem”. O alimentar-se diariamente do pão da vida mantém o espírito de fervor. As Escrituras sugerem que os que se satisfazem apenas com os ensinos elementares do evangelho logo deixam de ser fiéis Deus. A vida deles fica estagnada porque a mente está adormecida. Por causa da lentidão “de seus ouvidos”, com o tempo, essas pessoas se tornam despreparadas para o avanço do Espírito (ver com. De Hb 5:11-6:1). CBASD, vol. 7, p. 395.

Discussões insensatas. Ou seja, as disputas verbais sem sentido sobre os regulamentos mosaicos (ver com. De 1Tm 1:4; 6:4; 2Tm 2:23). CBASD, vol. 7, p. 396.

Genealogias. Ver co. De 1Tm 1:4. CBASD, vol. 7, p. 396.

Debates. Especialmente os promovidos pelos corrompidos mestres da lei (ver com. De 1Tm 1:7; Tt 1:10, 14) que pervertiam o estudo das Escrituras em discussões estranhas e infrutíferas. Essas especulações não levavam ao aperfeiçoamento do caráter nem eram propícias à comunhão cristã. CBASD, vol. 7, p. 396.

11 Por si mesma está condenada. Ou seja, sua própria consciência a condenaCBASD, vol. 7, p. 396.



Tito 3 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
18 de fevereiro de 2025, 0:45
Filed under: Sem categoria

Muitos foram os esforços de Paulo a fim de orientar seus irmãos na fé, especialmente aqueles que haviam sido seus cooperadores e amigos de confiança. Como seu imitador e imitador de Cristo, Tito deveria transmitir as verdades eternas por palavras e ações. O respeito às autoridades, a obediência a Deus e a “cortesia, para com todos os homens” (v.2), contudo, não nos exime de nossa condição pecaminosa e totalmente dependente da graça de Deus. Antes, tornam-se o resultado da graça que aceitamos. Quando agimos de misericórdia para com os erros dos outros, lembrando da forma como Jesus nos encontrou e nos salvou, percebemos que só Ele tem o poder de transformar corações terrivelmente corruptos em corações segundo o Seu.

Olhemos para o testemunho de Davi. Adultério, homicídio e mentira envolveram a sua antiga vida, mas o Senhor que lê os corações, declarou sobre ele: “Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração, que fará toda a Minha vontade” (At.13:22). A bondade de Deus o alcançou quando ainda no erro, e sua resposta positiva aos reclamos divinos resultou no “lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (v.5). Quando agimos com sincera cortesia, inclusive com aqueles que nos perseguem, não há uma demonstração da natureza humana, mas da natureza divina atuando no homem renovado pelo Espírito de Deus. Primeiro, o nosso coração deve estar ligado ao de Deus, então, faremos a Sua vontade, não por obrigação, mas pelo amor que o Seu Espírito derrama em nossa vida.

A solicitude “na prática de boas obras” (v.8), sempre sucede a busca por um coração purificado. Aqueles que têm julgado as obras de suas mãos como dignas de louvor meritório estão no terreno encantado de Satanás, que, ao olhar para si mesmo, desejou a glória que só pertence a Deus. “Discussões insensatas, genealogias, contendas e debates sobre a lei” (v.9) não passam de desculpas para alimentar o ego ferido de quem sempre quer ter a palavra final. Os discursos de Cristo não ostentavam o desejo por privilegiada posição, nem tampouco por aplausos humanos, mas com humildade de palavras e simpatia no olhar, Suas obras testificavam do mais puro coração. “Fiel é esta palavra” (v.8), amados, e precisamos praticá-la não com o fim de sermos vistos (Mt.6:1), mas para revelar a glória do Pai (Mt.5:16).

Evitar “o homem faccioso” (v.10), isto é, aquele que toma partido, ou é parcial, nos livra de sérios problemas. Paulo não disse a Tito para abominar tal pessoa, mas para manter uma distância segura a fim de que não fosse envolvido em contendas e escândalos. O Espírito Santo deseja realizar em nós a Sua boa obra e completá-la no grande Dia do Senhor, “a fim de que, justificados por graça, nos tornemos Seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna” (v.7). A nossa parte é permitir a Sua livre atuação em nós, como cristãos “solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens” (v.8).

A graça seja com todos vós” (v.15).

Nosso amado Deus, graças Te damos pelo estudo da epístola a Tito e pedimos que o Teu Espírito continue nos reavivando e iluminando o nosso caminho pelo estudo da Tua Palavra. Renova a nossa mente e purifica o nosso coração para Ti. Nós Te pedimos, não porque haja mérito em nós, mas pelos méritos do nosso Salvador, Jesus Cristo, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, regenerados e renovados pelo Espírito Santo!

Rosana Garcia Barros

#Tito3 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



TITO 3 – COMENTÁRIO PASTOR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
18 de fevereiro de 2025, 0:40
Filed under: Sem categoria

TITO 3 – O cristão verdadeiro tem um estilo de vida próprio; e isso, os líderes espirituais devem deixar claro através de ensinos, orientações, exortações e disciplinas.

Comentando Tito 3, David Dockery salientou: “É importante observar que o ensino cristão nos primórdios não estava limitado ao meio de salvação, mas incluía exortações quanto às implicações práticas para a vida diária (veja Rm 13:1-7; 1Pe 2:13-17)”.

Tito 3 aborda uma variedade de temas importantes para a vida cristã e a liderança da igreja. Considere com atenção e oração:

• O cristão e a submissão às autoridades: Paulo exorta Tito a orientar os crentes a serem submissos aos governantes e autoridades, obedecendo as leis e cumprindo seus deveres cívicos (Tito 3:1). Tal submissão, todavia, não é incondicional; deve ser guiada pelos princípios bíblicos e a consciência cristã.

• O cristão e a conduta cristã: Paulo enfatiza a importância de uma conduta cristã exemplar, caracterizada pela bondade, mansidão, paciência e amabilidade para com todos (Tito 3:1-3). Somos chamados e evitar a maledicência, a contenda e qualquer comportamento que prejudique o avanço da missão.

• O cristão e a justificação: Os crentes devem ser lembrados que foram justificados pela graça divina, não pelas próprias obras (Tito 3:4-7). Essa justificação é um presente de Deus, baseada na fé em Jesus, que capacita os conversos a viverem de forma justa e piedosa.

• O cristão e as boas obras: Embora a salvação seja pela graça, os crentes são chamados a praticar os frutos da fé e gratidão a Deus (Tito 3:8, 14). As boas obras testemunham do amor e da transformação que o evangelho opera em nossa existência.

• O cristão e aos falsos ensinamentos: Paulo adverte contra os ensinamentos e genealogias inúteis, que só geram discussões e não edificam a fé (Tito 3:9-11). Ele ordena que o líder evite pessoas briguentas e sectárias, que promovem heresias e desviam-se da verdade.

• O cristão e a disciplina eclesiástica: É essencial aplicar disciplina na igreja, especialmente aos que causam transtornos na igreja (Tito 3:10). O líder deve admoestar os indisciplinados, se não se arrependerem, devem ser afastados da comunidade.

Evidentemente, é importante que o líder espiritual cumpra suas responsabilidades na igreja local. Os crentes devem ser exortados, os falsos ensinos combatidos e a disciplina aplicada quando necessária!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí