Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: TITO 1 – Primeiro leia a Bíblia
TITO 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS
COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS
COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ
Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton e Michelson)
Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/tt/1
Paulo escreve esta pequena carta para Tito, seu irmão e colega de trabalho em Cristo, com um objetivo claro em mente: incentivar, instruir e exortar seu jovem parceiro na grande causa de Cristo.
Paulo começa e termina este capítulo com o tema comum da integridade espiritual. No verso 1 ele nos lembra que a verdade deve estar casada com a piedade na vida do seguidor de Cristo. Uma vida que abraça a verdade e se manifesta em uma vida piedosa é aquela que é vivida na esperança e certeza da vida eterna (v. 2).
No meio dessas exortações para a integridade espiritual, Paulo descreve as qualidades que os líderes da igreja devem demonstrar – principalmente uma vida em harmonia com os princípios do Céu (vs. 5-15).
Será que a sua profissão de lealdade a Cristo se harmoniza com o modo como você vive no dia a dia? Será que o nosso discurso se harmoniza com a nossa prática?
Que o seu dia seja repleto de paz ao você voluntariamente entregar tudo a Cristo, o amado de sua alma.
Bob Folkenberg Jr.
Missão chinesa
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/tit/1
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara
Filed under: Sem categoria
1357 palavras
Paulo escreveu esta carta entre sua primeira e segunda prisão em Roma (antes de escrever 2 Timóteo) para orientar Tito no trabalho nom as igrejas na ilha de Creta. Paulo havia visitado Creta com Tito e o havia deixado lá para ministrar (1:5). Havia uma forte influência pagã nesta pequena ilha porque Creta pode ter sido um centro de treinamento para soldados romanos. Portanto a igreja em Creta precisava de uma forte liderança cristã. Life Application Study Bible Kingsway.
1 Em uma frase curta, Paulo nos dá uma visão sobre sua razão de viver. Ele se autodomina um servo de Deus, isto é, alguém que estava comprometido em obedecer a Deus. Essa obediência o levou a passar a vida falando aos outros sobre Cristo. Como você descreveria seu propósito na vida? A que você é devotado? Life Application Study Bible Kingsway.
Eleitos. No AT, o termo designa a escolha de Israel e sua missão no mundo; no NT, designa os crentes em Cristo (Rm 8.33; Cl 3.12; 2 Tm 2.10; 1 Pe 1.1). Bíblia Shedd.
Pleno conhecimento. Do gr. epignosis. Paulo se refere não só à compreensão intelectual, mas a um conhecimento experimental do evangelho. Com base na fé, o conhecimento é construído e fortalecido. Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 381.
Deus que não mente. Em contraposição aos cretenses (v. 12) e ao diabo (Jo 8.44). Bíblia de Estudo NVI Vida.
2 Vida eterna. A vida eterna é a meta do ministério de Paulo e o objetivo do verdadeiro cristão, que constrói sua vida sobre os princípios da verdade. CBASD, vol. 7, p. 381.
3 Tempos devidos. Paulo nos ensina, em Gl 4.4; Rm 5.6; Ef 1.10 e no argumento nos caps 1-3 de Romanos, que a encarnação de Cristo veio no momento exato e mais oportuno. A história não é fruto do acaso. Cf Mc 1.15, “O tempo está cumprido”, designando um plano preciso. Bíblia Shedd.
Deus é chamado “nosso Salvador”, assim como Jesus Cristo (1:4). “Deus” se refere ao Pai. … Ambos Pai e Filho agiram (e agem) para nos salvar de nossos pecados. Life Application Study Bible Kingsway.
4 De Deus Pai e de Cristo Jesus. Como é comum nas epístolas de Paulo, Cristo e Deus são colocados no mesmo plano, na mesma cláusula gramatical, indicando a divindade de Jesus Cristo. Bíblia Shedd.
5 deixado em Creta. Subentende que Paulo e Tito tenham estado juntos em Creta, ministério este não mencionado em At. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Presbíteros. A nomeação de presbíteros incluía a cerimônia de ordenação. CBASD, vol. 7, p. 382.
Paulo desejava que Tito fizesse isso em cada cidade da ilha, sugerindo que a igreja cristã tinha crescido e havia várias congregações fundadas em vários locais. A lista de qualidades para o presbítero ou bispo é semelhante à encontrada em 1Tm 3:1-7, embora esta passagem dê mais ênfase ao compromisso do líder com a doutrina e a correção daqueles que a menosprezam (v. 9). Bíblia de Estudo NVI Vida.
6 marido de uma só mulher. Como os presbíteros (ou anciãos) eram escolhidos dentre os homens mais idosos da congregação, Paulo tomava por certo que seriam casados e teriam filhos. Os solteiros qualificados não eram necessariamente excluídos. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Filhos crentes. Ou seja, filhos que sejam cristãos e que, por seu comportamento, demonstrem lealdade aos princípios cristãos. CBASD, vol. 7, p. 382.
A preocupação, na passagem, é para que seus filhos se comportem de maneira adequada e não estejam sujeitos a serem acusados, nem sejam insubordinados. A palavra “filhos” (plural do gr. teknon) se aplicava apenas aos filhos que viviam em casa e que ainda estavam sob a autoridade de seu pai. Bíblia de Estudo SBB.
7 bispo. O emprego de “presbítero” no v. 5 e de “bispo” (ou “supervisor”) no v. 7 mostra que os termos eram usados de modo intercambiável (cf. At 20.17, 28; 1Pe 5.1, 2). “Presbítero denota qualificação (maturidade e experiência), ao passo que “bispo” dá a ideia de responsabilidade (vigiar o rebanho de Deus”. Bíblia de Estudo NVI Vida.
8 Domínio de si. Esta é uma pedra angular apropriada às qualidades positivas a serem exercidas. Pelo fato de uma boa qualidade poder ser prejudicada pelo excesso, o domínio próprio em todas as coisas é um requisito para a bem-sucedida liderança da igreja. CBASD, vol. 7, p. 383.
9 sã doutrina. O ensino correto, em harmonia com o dos apóstolos (v. 1Tm 1.10; 6.3; 2Tm 1.13; 4.3). Essa doutrina é chamada “sã”, não somente porque edifica a fé, mas também porque protege contra a influência corruptora dos falsos mestres. Bíblia de Estudo NVI Vida.
10-16 Paulo descreve os mestres enganosos em diversos detalhes, mas parece se referir a algo mais do que apenas a problemática da circuncisão. Fica claro que, quaisquer que fossem os ensinos dos mestres, eles obtiveram êxito em convencer casas inteiras, e Paulo insiste em ser preciso fazê-los calar (v. 11). Bíblia de Estudo NVI Vida.
10 especialmente os da circuncisão. Os falsos mestres surgiram particularmente entre cristãos judeus. Bíblia de Estudo SBB.
insubordinados. Contra a palavra de Deus e contra Paulo e Tito como ministros autorizados do Senhor. … 1. Pertenciam ao “grupo da circuncisão”, assim como os de Gl 2.12… 2. Apegavam-se a lendas judaicas não-bíblicas (v. 14) e a genealogias (3.9; v. 1Tm 1.4…)… 3. Eram ascetas (v. 14, 15), com escrúpulos contra coisas que eus declarara boas. Bíblia de Estudo NVI Vida.
11 Calar. Expressão forte. Usada no sentido de “amordaçar cães”. Bíblia Shedd.
12 um de seus próprios profetas. De forma sábia, Paulo não critica diretamente a decadência da sociedade cretense, mas, em vez disso, cita um autor cretense e, então, concorda com ele. Bíblia de Estudo SBB.
Cretenses, sempre mentirosos. Originalmente dito por Epimênides de Creta (c. 600-500 c.C.), conforme Clemente de Alexandria. Bíblia Shedd.
13 Severamente. Assim como o bisturi do cirurgião corta o tecido doente, em benefício da preservação da saúde, as palavras e a disciplina de Tito e dos anciãos cretenses deveriam cortar o que expunha o bem-estar da igreja ao perigo. CBASD, vol. 7, p. 385.
14 Fábulas judaicas. A prática judaica de interpretar o AT pelo método alegórico obscurecia a verdade e gerava especulações e conflitos. Esse método agradava o coração, mas deixava a mente estéril. As fabulas judaicas davam origem a contendas e não mantinham o poder regenerador do Espírito Santo. CBASD, vol. 7, p. 385. Cf. 1 Tm 1.4. Bíblia Shedd.
Mandamentos de homens. Cf 2.21-22, que sugere uma mistura de judaísmo legalista e gnosticismo. Bíblia Shedd.
A igreja cristã sempre enfrentou o problema de ensinos falsos que se apresentam como verdades. Satanás sempre faz mais danos ao avanço da verdade, trabalhando dentro da igreja do que atacando-a de fora. CBASD, vol. 7, p. 385.
15 Para os puros, todas as coisas são puras. … estabelecem proibições arbitrárias, inventadas por seres humanos, contra o que consideram impuro (v. Mt 15.10, 11, 16-20; Mc 7.14-19; At 10.9-16; Rm 14.20). O princípio nesse versículo não entra em conflito com os muitos ensinos do NT contra práticas moral e espiritualmente erradas. Bíblia de Estudo NVI Vida.
Mente. Os “impuros e descrentes” têm a mente governada pelos desejos não santificados (Rm 12:2). CBASD, vol. 7, p. 385.
Algumas pessoas veem o bem ao seu redor, enquanto outras não veem nada além do mal. Qual e a diferença? Nossas almas se tornam filtros através dos quais percebemos o bem ou o mal. Os puros (aqueles que tem Cristo no controle de suas vidas) aprendem a ver o bem e a pureza neste mundo mau. Mas pessoas corruptas e descrentes encontram o mal em tudo porque suas mentes e corações maus colorem até mesmo o bem que veem e ouvem. O que quer que você escolha para preencher sua mente afetará a maneira como você pensa e age. Volte seus pensamentos para Deus e sua palavra, e você descobrirá mais e mais bondade, mesmo neste mundo mau. Uma mente cheia de bem tem pouco espaço para o que é mau (veja Filipenses 4:8). Life Application Study Bible Kingsway.
Consciência. O discernimento do certo e errado fica entorpecido quando a pessoa se entrega a desejos não santificados. Sob essas circunstâncias, a consciência não pode funcionar de forma eficaz. Como uma bússola defeituosa, ela deixa de ser um guia preciso e confiável. CBASD, vol. 7, p. 385.
16 São abomináveis. A pretensa fé dos mestres religiosos corrompidos e dos membros da igreja “insubordinados” constituía uma ofensa aos olhos de Deus. Seria melhor que tais pessoas nunca tivessem ouvido falar do cristianismo. CBASD, vol. 7, p. 385.
boa obra. O conhecimento certo é extremamente importante porque leva à piedade (v. 1). Bíblia de Estudo NVI Vida.
Filed under: Sem categoria
“No tocante a Deus, professam conhecê-Lo; entretanto, O negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra” (v.16).
Com a morte dos apóstolos e o crescimento da igreja cristã primitiva, houve a necessidade de novos líderes que levassem adiante a missão de “promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade” (v.1). Semelhante a Israel quando estava prestes a entrar em Canaã, uma geração que não viu os prodígios do Senhor no Egito e nem como com poder Deus livrou a seus pais da fúria de Faraó, os novos conversos não viram a Cristo e os muitos milagres que realizou. Era necessário que fossem apascentados por pastores apegados “à palavra fiel” (v.9), de modo que não perdessem de vista a “esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos” (v.2).
Com isso, Paulo deixou a seu discípulo grego orientações bem parecidas as que deu a Timóteo no tocante à escolha e ordenação daqueles que iriam liderar a igreja de Deus. Orientações que permanecem vigentes como sólido fundamento: “irrepreensível, marido de uma só mulher, que tenha filhos crentes que não são acusados de dissolução, nem são insubordinados […], não arrogante, não irascível, não dado ao vinho, nem violento, nem cobiçoso de torpe ganância; antes, hospitaleiro, amigo do bem, sóbrio, justo, piedoso, que tenha domínio de si, apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem” (v.6-9). Precisamos, meus amados irmãos, de líderes e pastores que por seu caráter e obras testemunhem de que estão mais em contato com a Bíblia do que com seus “smartphones”. Homens que assumam com integridade a sua sagrada obra como despenseiros de Deus (v.7).
Segundo as profecias bíblicas, estamos vivendo em tempos emprestados, às portas da segunda vinda de Cristo. Já começamos a experimentar as primeiras gotas da tempestade do tempo sobremodo difícil que está por vir. E como Jesus nos revelou na parábola das dez virgens (Mt.25:1-13), haveria um tempo em que a Sua igreja dormiria. Uma coisa, porém, foi o que separou as virgens néscias das virgens prudentes; é que estas, antes de dormirem, estavam munidas de azeite adicional. Ou seja, as virgens prudentes estavam preparadas antes de seu estado de sonolência. O que nos diz que ainda que pareça que o Noivo está demorando, ainda que o tempo de espera nos cause sono, ou até mesmo que o sono da morte nos alcance, naquele grande Dia a voz do Senhor despertará o Seu povo, ou do pó da terra, ou do cansaço de enfrentar o “tempo de angústia qual nunca houve” (Dn.12:1).
Diante deste cenário inevitável, “que o Deus que não pode mentir” (v.2) nos revelou por intermédio de Seus santos profetas, não deveríamos nós estar completamente comprometidos com “a pregação que [nos] foi confiada por mandato de Deus, nosso Salvador” (v.3)? Quanto maior a responsabilidade maior deve ser o compromisso de fidelidade para o cumprimento do chamado. O Senhor sempre colocou em meu coração o temor de tratar com respeito e consideração aqueles que são ungidos como Seus ministros. Eu acredito, e pelo testemunho das Escrituras confirmo, que Ele não escolhe pessoas por capacitação ou talento. Seu método de escolha é até contrário ao método humano. Deus atravessa a capa para o íntimo. O próprio Paulo é um exemplo disso. Seu currículo lattes incluía um doutorado em Bíblia, mas nenhuma experiência com o Deus da Bíblia. Foi quando se viu na condição de um homem caído ao chão e cego, que a obra divina pôde ser realizada em sua vida. Sobre a responsabilidade que pesa sobre os pastores, Ellen White escreveu: “Se forem humildes, se não confiarem na sua suposta sabedoria e habilidade, Deus lhes colocará argumentos na mente e falará por seus lábios. Também impressionará a mente dos ouvintes, preparando-lhes o coração para receber a semente que é semeada” (CPB, Testemunhos Para Ministros, p.311).
O Senhor está derramando o Seu Espírito sobre aqueles que entendem que, antes de serem pastores, são ovelhas de Cristo. E está repreendendo e apelando aos corações dos que “andam pervertendo casas inteiras” (v.11). A estes Ele ainda diz: “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te” (Ap.3:19). A ordem dada a Tito de repreender os falsos mestres é uma prova disso: “repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé” (v.13). Deus deseja que desenvolvamos uma fé sadia, coerente com as nossas obras, “a fé que atua pelo amor” (Gl.5:6). Para a irmã White, “o fato de que Deus enviou mensagens de repreensão aos que erraram, não era uma indicação de que eles foram abandonados; e, sim, uma evidência do amor de Deus, ‘porque o Senhor corrige a quem ama’ […] e que o Deus de Israel ainda está guiando o Seu povo, e continuará com eles até ao fim” (Testemunhos Para Ministros, CPB, p.13).
Oremos pelos líderes que foram comissionados por Deus nestes últimos dias e, como Tito, sejamos verdadeiros filhos de nossos pastores, “segundo a fé comum” (v.4), conhecendo ao Senhor e apegando-nos à Palavra da verdade, “de modo que [tenhamos] poder tanto para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem” (v.9), “esperando e apressando a vinda do Dia de Deus” (2Pe.3:12).
Senhor, nosso Pai amado, Tu és o nosso bom Pastor que nunca nos falta! Como necessitamos, Pai, de pastores que exerçam com fidelidade a Tua comissão! Homens tementes a Ti, que se prostrem a cada dia diante do Senhor antes de qualquer outra atividade. Homens cujo serviço seja o resultado da orientação e do poder do Espírito Santo. Homens que preguem o evangelho e o vivam com a força e a motivação de quem anda com os pés na Terra, mas com os olhos no Céu. Ó, Senhor, visita agora o coração de Teus pastores e líderes, concedendo-lhes coragem, ousadia, fé e perseverança! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz semana, eleitos de Deus!
Rosana Garcia Barros
#Tito1 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
TITO 1 – A influência dos falsos cristãos “alastra-se como câncer” (II Timóteo 2:17). Os ensinos dos falsos mestres visam a egolatria (Filipenses 3:19).
O perfil dos hipócritas está presente entre o povo de Deus; por isso, Paulo é enfático nesse tema ao escrever a Tito.
Tito 1 trata diretamente da organização e da liderança da igreja, destacando a importância da gestão e da disciplina eclesiástica. Ele escreve ao seu “verdadeiro filho” na “fé comum” (vs. 1-4).
A partir do versículo 5, Paulo instrui Tito a estabelecer presbíteros/anciãos em cada cidade, indicando a necessidade de uma liderança organizada e bem estruturada na igreja. A boa gestão…
• Garante que a igreja opere de maneira eficaz e ordeira.
• Ajuda a manter o foco na missão da pregação do evangelho.
• Evita conflitos e divisões que podem surgir da falta de direção.
• Permite que recursos espirituais e materiais sejam administrados com fidelidade.
• Inibe a atuação dos falsos convertidos na condução do povo de Deus.
A igreja não pode ser conduzida de forma aleatória ou negligente. A liderança precisa estabelecer diretrizes, delegar funções e manter a ordem na Casa de Deus (I Coríntios 14:40).
Há um padrão a ser seguido na igreja cristã (I Timóteo 3:15). Por isso, Tito 1:10-16 fala dos falsos influenciadores e pessoas rebeldes que estavam distorcendo a doutrina e prejudicando a igreja. Paulo orienta que é necessário repreendê-los severamente – “é necessário que sejam silenciados, pois estão arruinando famílias inteiras”.
Desta forma, a disciplina na igreja é essencial para…
• Corrigir erros doutrinários e morais, preservando a integridade do evangelho.
• Proteger os membros fiéis de influências nocivas, e impedir que o erro se alastre.
• Demonstrar compromisso com a santidade, conforme orientado em toda a Bíblia.
• Restaurar os que erram, conscientizando-os a voltar ao caminho da verdade.
Uma igreja sem disciplina é vulnerável à corrupção e ao afastamento dos princípios divinos.
Em Tito 1:6-9 temos as qualificações bíblicas dos líderes da igreja – irrepreensíveis, fiéis no matrimônio, sóbrios, moderados, não violentos, hospitaleiros e apegados à sã doutrina.
• A conduta desordenada de um líder enfraquece o testemunho da igreja.
• A liderança deve ser firme na Palavra e no caráter para ensinar, aconselhar e corrigir corretamente.
Tito 1 é essencial para o crescimento saudável da igreja e para a glória de Deus! – Heber Toth Armí.