Reavivados por Sua Palavra


ATOS 17 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
13 de novembro de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: ATOS 17 – Primeiro leia a Bíblia

ATOS 17 – BLOG MUNDIAL

ATOS 17 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



ATOS 17 by Luís Uehara
13 de novembro de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/at/17

Tessalônica, Beréia e Atenas: três cidades gregas, e três diferentes abordagens usadas por Paulo no evangelismo.

Em Tessalônica, Paulo falou durante três semanas na sinagoga para judeus e gregos tementes a Deus. Ele contou sua história de conversão, com foco na lei de Deus, e explicou o verdadeiro significado dos ritos e cerimônias vinculados ao Templo.

Em Beréia, quase 60 quilômetros a oeste, Deus abriu outra porta para a pregação do evangelho. Aqui, Paulo passou falou sobre os mesmos assuntos, com a diferença de que os bereanos estudaram a Palavra “diariamente” (v. 11). Quando faço evangelismo público, acho muito proveitoso apresentar a Palavra de Deus todas as noites. O Espírito de Deus atua poderosamente e muda corações. Em contraste com Tessalônica, “muitos” dos bereanos creram em Jesus, e pessoas proeminentes também abraçaram o evangelho (v. 12).

Mas o grande desafio seria Atenas. Aqui, Paulo falou a respeito do Deus que eles não conheciam, Aquele que dá vida e respiração a todos, ressuscita os mortos, e julga todas as nações. Poucos ouvintes creram, mas alguns aceitaram a Jesus, mesmo entre os mais influentes.

A abordagem de Paulo variava de acordo com o público. A história era a mesma, mas o ponto de partida era diferente. Aprendemos com Paulo o seguinte: procure entender as pessoas, ao mesmo tempo em que você ora procurando obter acesso ao coração delas.

Ron E. M. Clouzet
Diretor da Associação Ministerial
Divisão do Norte da Ásia e do Pacífico da IASD

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/act/17
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara



ATOS 17 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
13 de novembro de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

1303 palavras

Tessalônica tinha uma população de 200.000 habitantes e era a capital da província da Macedônia. Bíblia de Genebra.

Atual Salônica. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica. A via Egnácia atravessava toda a atual Grécia do norte, de leste a oeste, passando em seu percurso por Filipos, Anfípolis, Apolônia e Tessalônica. Em várias localidades como Kavália (Neápolis), Filipos e Apolônia, a estrada ainda hoje é visível. Se uma pessoa viajasse uns 48 km por dia, cada cidade podia ser alcançada com um dia de viagem. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Embora a distância de quase 50 km por dia pudesse ser um fardo muito grande para homens que haviam sido açoitados recentemente, os missionários não permaneceram nas cidades, talvez porque tivessem poucos judeus ou mesmo nenhum. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 6, p. 357.

segundo o seu costume. O costume, ou hábito, de Paulo era adorar na sinagoga no sábado (ver Lc 4:16). Andrews Study Bible.

três sábados. Essas duas semanas representam o tempo passado na sinagoga arrazoando com os judeus, não o tempo total que Paulo passou em Tessalônica. Bíblia de Estudo NVI Vida.

As epístolas paulinas [1Ts 2.1, 2, 9 p. ex.] sugerem que Paulo ficou em Tessalônica muito mais do que três semanas. De acordo com Fp 4.16, a igreja de Filipos repetidamente lhe mandava ajuda, e a epístola aos Tessalonicenses indica que Paulo tinha podido dar extensa instrução doutrinária aos cristãos tessalonicenses. Bíblia de Genebra.

4 distintas mulheres. É possível que fossem econômica e socialmente independentes, como Lídia (At 16:14) ou as esposas dos principais homens da cidade. CBASD, vol. 6, p. 358.

malandragem. Agitadores, ociosos. Bíblia Shedd.

A casa de Jasom. É provável que Paulo estivesse hospedado ali. Bíblia de Estudo NVI Vida.

6,7 A descrição de que Paulo e Silas tinham transtornado o mundo (v. 6) e pregado que Jesus Cristo … rei (v. 7) nos inspira a sermos testemunhas mais dedicadas de Cristo como o verdadeiro rei de tudo. Andrews Study Bible.

agindo contra os decretos de César, dizendo que existe outro rei. Para os judeus, a blasfêmia era a acusação mais grave, mas para os romanos era pior a traição – apoiar um rei rival de César. Bíblia de Estudo NVI Vida.

fiança. Jasom deu garantia, em bens (cf Mc 15.15), às autoridades de que Paulo deixaria a cidade sem mais retornar (1Ts 2.18), Mesmo assim a pregação continuou (1Ts 2.13, 14; 3.3). Bíblia Shedd.

Jasom foi forçado a garantir a paz e a tranquilidade na comunidade, senão seus bens seriam confiscados e talvez até mesmo arriscasse passar pela pena da morte. Bíblia de Estudo NVI Vida.

10 Logo  os irmãos enviaram. Paulo e Silas haviam sido os benfeitores dos novos crentes, mas a situação se invertera, e os cristãos tessalonicenses cuidaram muito bem dos missionários. Paulo nunca se esqueceu da bondade deles e, muitas vezes, disse que ansiava por revê-los. Em pelo menos duas ocasiões, tentou fazer uma visita à igreja de Ressalônica, mas precisou se contentar em enviar Timóteo em seu lugar (1Ts 2:18; 3:1, 2). CBASD, vol. 6, p. 361.

10-15 Um padrão agora familiar se demonstra: Paulo e Silas pregam nas sinagogas; eles experimentam sucesso, conseguindo conversos ao evangelho; segue-se perseguição; eles partem. Andrews Study Bible.

Bereia. A atual Verria, 80 km a sudoeste de Tessalonica, no sopé dos Montes Olímpios. Bíblia de Genebra.

11 nobres. Literalmente, “bem-nascidos” (ver 1Co 1:26). Aqui a palavra significa o temperamento generoso e leal que idealmente deveria caracterizar aqueles de nascimento aristocrático. Era essa qualidade de bondade e mente aberta que o apóstolo e Lucas admiravam nos judeus da Bereia. CBASD, vol. 6, p. 361.

Examinando as Escrituras todos os dias. Os bereanos comparavam o ensinamento de Paulo com a Palavra escrita de Deus, estabelecendo um bom exemplo para a igreja através da história. Bíblia de Genebra.

Igreja nobre – 1) Recebe a Palavra com avidez; 2) Examina as Escrituras sem demora; 3) Verifica a verdade de toda doutrina na Bíblia. Bíblia Shedd.

14 Timóteo. De 1Ts 3.1 deduzimos que Silas e Timóteo permaneceram muito pouco tempo; Paulo pediu que viessem para Atenas donde novamente foram mandados para Macedônia (Tessalônica e Filipos?). Encontram-se com Paulo em Corinto donde mandou as cartas aos tessalonicenses (51 d.C.). Bíblia Shedd.

16 Atenas. A principal cidade da Grécia, servida pelo porto de Pireu, no mar Egeu. Atenas atingiu seu ápice no século V a.C. sob Péricles (495-429 a.C.), quando o Partenon e outras magníficas estruturas foram construídas. Os poetas clássicos Ésquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes floresceram neste templo. Embora conquistada pelos romanos em 146 a.C., Atenas continuou a ser um grande centro intelectual e cultural. Bíblia de Genebra.

18 epicureus. Seguidores de Epicuro (341-270 a.C.) que criou a filosofia ética que faz do prazer o ideal da vida. O maior prazer seria paz, ausência de dores, paixões e temores. Estóicos. Seguidores de Zeno (340-265 a.C.) que criou a filosofia em que a vida ideal se conformava com a natureza, da qual a maior expressão era a razão (logos). Estoicismo era panteísta. Tagarela. Lit “ave que bica sementes”, “papagaio”. Significa quem propaga ideias de somenos importância e mal digeridas. deuses. Pensaram que “Jesus” e “ressurreição” (anaistasis é feminina) seriam um casal de deuses. Bíblia Shedd.

tagarela. Um termo depreciativo significando um catador de fragmentos ou um camelô de ideias variadas. Bíblia de Genebra.

19 Areópago. O nome significa “Colina de Marte”. É uma colina perto da Acrópole onde, em tempos antigos, um conselho tinha se reunido. O conselho tornou-se o conselho de Atenas e, nos tempos romanos, era a corte que supervisionava a moral, educação e religião. Bíblia de Genebra.

22, 23 religiosos. Pausânio afirmou que Atenas tinha mais imagens que o resto da Grécia. Estima-se que tinha mais de 30.000. Petrônio diz que em Atenas era mais fácil achar um deus do que um homem. Bíblia Shedd.

23 AO DEUS DESCONHECIDO. Possivelmente uma referência ao Altar dos Doze Deuses em Atenas, erigido para assegurar que nenhum deus tivesse ficado fora de sua adoração. Paulo usou este ponto de contato para começar seu discurso sobre o Deus que fez o mundo, que não é esculpido em pedra ou confinado a algum templo, e que controla os tempos e os lugares onde as pessoas vivem. Bíblia de Genebra.

24 o Deus que fez o mundo. Portanto, um Criador pessoal, em oposição às opiniões do estoicismo panteísta. Bíblia de Estudo NVI Vida.

26 tendo determinado … os lugares exatos em que deveriam habitar(NVI). Planejou, também a área específica que cada nação devia ocupar. Ele é Deus, que planejou tudo (as coisas não eram deixadas ao acaso – como pensavam os epicureus). Bíblia de Estudo NVI Vida.

27 para buscarem a Deus. O propósito da bondade de Deus é criar o desejo no homem de O buscar (Rm 2.4). tateando. Platão usou esta palavra para indicar as melhores conjeturas sobre a verdade (Phaedo, 99). Bíblia Shedd.

28 nEle vivemos, e nos movemos, e existimos. Paulo diz que Deus trouxe todas as pessoas à existência e que elas só existem por Sua providência. No mundo antigo, os três grandes mistérios da filosofia e da ciência eram as questões de vida, movimento e existência. Bíblia de Genebra.

Alguns dos vossos poetas. Paulo sabia que os atenienses não conheciam o Antigo Testamento, e ele fez citações de três de seus próprios poetas. Embora suas palavras originalmente se referissem a Zeus, o chefe dos deuses gregos, Paulo aplicou as citações ao Deus vivo do céu. Os poetas são Epimênides (c. 600 a.C.), Cleanto (331-233 a.C.) e Arato (c. 315-240 a.C.). Bíblia de Genebra.

30 arrependam. Não apela para acrescentar um Deus novo ao panteão, mas que abandonem toda falsa religião para encontrar em Cristo a plena revelação. Bíblia Shedd.

31 julgar. Isto chocaria epicureus e também estóicos. Bíblia Shedd.

Um dia em que há de julgar  por meio de um varão que destinou. O dia do juízo final (Ap 20.12-15). A rejeição pelos atenienses do homem a quem Deus designou resultará em Jesus rejeitá-los definitivamente com toda a justiça, no dia do juízo. Paulo enfatiza que o chamado de Deus ao arrependimento e fé não é um convite, mas uma ordem. Bíblia de Genebra.



ATOS 17 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
13 de novembro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Prosseguindo sua viagem, a cada estadia ficava bem claro que Paulo era peregrino em terra estranha. Seu objetivo de vida era tão-somente fazer a vontade de Deus, mesmo em face da morte. Cristo, e Ele crucificado, era o tema principal de sua pregação, levando “numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres” a crer (v.4). Ameaçados pelos judeus que, “movidos de inveja […] alvoroçaram a cidade contra eles” (v.5), Paulo e Silas tiveram que sair de Tessalônica, sendo enviados pelos irmãos a Bereia.

Em Bereia, encontraram uma classe de homens nobres que “receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim” (v.11). Os bereanos eram judeus sinceros que baseavam a sua fé na Palavra de Deus. Se o que Paulo e Silas pregavam era verdade, a Bíblia, e ela só, revelaria. “Com isso, muitos deles creram” (v.12). Mas a notícia de tão grande colheita chegou aos ouvidos dos judeus de Tessalônica, que foram até Bereia “excitar e perturbar o povo” (v.13).

Separado de seus companheiros de jornada, Paulo ficou revoltado “em face da idolatria dominante” em Atenas (v.16). E naquele lugar iniciou uma verdadeira maratona de pregações tanto na sinagoga, como “também na praça, todos os dias” (v.17). Taxado como tagarela pelos filósofos gregos, despertou-lhes a curiosidade, de modo que foi levado por eles ao “centro de convenções” de Atenas, o Areópago. Percebiam na fala de Paulo que não se tratava de um homem ignorante, mas versado nas letras e bem articulado em palavras. E diante de um público que era a elite dos religiosos e filósofos da cidade, o apóstolo mostrou que também conhecia a cultura local.

Uns zombaram e poucos creram. Apesar do esforço de Paulo, a grande idolatria dos habitantes de Atenas era uma triste condição predominante a qual estavam profundamente arraigados. Percebendo, pois, que sua voz não seria mais ouvida, “Paulo se retirou do meio deles” (v.33). Movido pelo Espírito Santo e pelo aval de sua própria experiência, Paulo escreveu: “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos” (2Tm.3:12). Sua pregação não visava autopromoção ou a fundação de uma nova igreja, e sim, levar as pessoas ao conhecimento de Deus através de Cristo, por meio da Palavra. Sua vida, porém, era uma ameaça à religião vazia e egoísta dos impenitentes, de modo que não podia ficar muito tempo em um só lugar.

Três grupos de pessoas podemos destacar do texto de hoje:

1. Os que não estão dispostos, sob hipótese alguma, a ouvir a verdade;

2. Os que, com sincero interesse, buscam a verdade na Fonte da divina inspiração e estão dispostos a por ela serem guiados;

3. Aqueles que até se interessam em ouvir a verdade, porém, confrontados com sua cultura e tradições, preferem permanecer onde estão.

A que grupo você e eu pertencemos hoje? Temos vivido em um tempo sobremodo difícil, amados. E parece que a tranquilidade de viver em um país de maioria cristã transformou o cristianismo em tradição. Quantos estão verdadeiramente dispostos a entregar tudo, inclusive a própria vida, à serviço do Senhor? Que semelhante a Paulo, nossa vida seja guiada pela Palavra de Deus, que é “a espada do Espírito” (Ef.6:17). E que se cumpra em nós a letra da canção: “Somos Teus, Senhor […] Quer vivamos ou morramos, somos Teus!”.

Pai Celestial, louvado seja o Teu nome, pois Tu és o Criador do céu e da terra, só Tu és Deus! Como Paulo, queremos pregar esta verdade com a nossa vida a Teu serviço. Para isso, concede-nos o Espírito Santo e, semelhante aos bereanos, que nossa fé esteja firmemente alicerçada no sólido fundamento da Tua Palavra. Senhor, cremos que Jesus não tarda a voltar. Perdoa os nossos pecados! Toca em nossos lábios com a brasa viva do Teu altar e purifica-os. Capacita-nos para o alto clamor! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, bereanos atuais!

* Oremos pelo batismo do Espírito Santo. Oremos uns pelos outros.

Rosana Garcia Barros

#Atos17 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



ATOS 17 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
13 de novembro de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

ATOS 17 – As boas-novas de Cristo se espalhou rapidamente após a morte e ressurreição de Cristo. Depois do primeiro concílio eclesiástico para acertar alguns detalhes teológicos e missiológicos em Jerusalém, houve avanços significativos.

Atos 17 narra a jornada missionária de Paulo e Silas por várias cidades da Macedônia e da Grécia, incluindo Tessalônica, Bereia e Atenas, onde eles compartilham o evangelho com diferentes audiências e enfrentam variadas reações.

• Em Tessalônica: a dupla missionária pregou durante três sábados apresentando aos judeus Jesus como o Messias prometido (Atos 17:1-9).

• Em Bereia: forçados a deixar Tessalônica por inveja de alguns judeus, Paulo e Silas foram bem recebidos em Bereia. Os bereanos investigaram as Escrituras verificando a veracidade da mensagem de Paulo. Muitos judeus e gregos creem. Pela perseguição dos judeus de Tessalônica, Paulo é obrigado a partir, deixando Silas e Timóteo para fortalecer os novos na fé (Atos 17:10-15).

• Em Atenas: sozinho em Atenas, Paulo discute nas sinagogas e no mercado com judeus, gentios e filósofos epicureus e estoicos. Sua mensagem desperta interesse, então foi convidado a falar no Aerópago, um importante tribunal e espaço para debates públicos (Atos 17:16-34).

“Neste discurso perante o conselho, Paulo elogia a religiosidade dos atenienses e faz menção ao altar com a inscrição ‘AO DEUS DESCONHECIDO’. Ele declara que havia chegado para falar sobre aquele Deus. Parafraseando o vocabulário e os conceitos do mandamento do sábado (Êx 20:8-11), o apóstolo anuncia que Deus é o Criador e, diferentemente dos deuses tão comuns em Atenas, não pode ser contido em templos, nem necessita de serviços de sacerdotes e sacerdotisas (At 17:24-25). Paulo usa citações de poetas antigos do próprio povo grego (Epimênides, Arato e Cleantas) para destacar que o Deus criador é a fonte de toda a vida (v. 26-28; comparar com 14:15). Ele argumenta contra a adoração a ídolos: como nós, que fomos criados por Deus, podemos criar deuses e adorá-los? (ver v. 29). No decorrer do discurso, ele mostra como a história humana começou: por meio da criação divina. Ao concluir, ressalta o fim dessa história: o dia designado por Deus para julgar e o papel determinante de Jesus (At 17:30-31)” (Bíblia Andrews).

Atos 17 mostra que o evangelho confronta a cultura, mas precisa ser adaptado a cada contexto. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.