Reavivados por Sua Palavra


MIQUEIAS 3 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
27 de junho de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: MIQUEIAS 3 – Primeiro leia a Bíblia

MIQUEIAS 3 – BLOG MUNDIAL

MIQUEIAS 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



MIQUEIAS 3 by Luís Uehara
27 de junho de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mq/3

Saber teoricamente o certo e o errado é definitivamente diferente de realmente saber. Quantas vezes em nossas vidas pessoais, na igreja, na política, vemos pessoas fazendo escolhas que definitivamente não correspondem ao que a Bíblia Sagrada diz ser correto. Aqui vemos que, para o seu tempo e lugar na história, o profeta de Deus, Miquéias, foi chamado não apenas para apontar os pecados dos líderes, mas para mostrar-lhes o caminho certo.

O fracasso de seus pedidos de ajuda e misericórdia de Deus se devia aos seus próprios relacionamentos rompidos com o Senhor. Miquéias disse-lhes que enfrentariam as consequências de todos os seus pecados: falsos profetas, videntes e adivinhos, assassinato e suborno. Fico espantado com esses pecados flagrantes e descobertos.

Miquéias não pode deixar de afirmar que foi chamado, e de uma forma poderosa, e guiado pelo Espírito Santo. Com a justiça e a força de Deus, ele teve que contar corajosamente aos líderes sobre seus pecados, de uma forma que os fizesse ouvir.

Às vezes sinto-me como os maus líderes de Israel e outras vezes sinto-me como Miquéias. Oh, que sejamos mais cheios do Espírito Santo e da verdade de Deus.

Emily Garcia Cecil
Nutricionista registrada, Adrian, Michigan, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/mic/3
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



MIQUEIAS 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
27 de junho de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

609 palavras

Todo o pecado é ruim, mas o pecado que leva os outros a se desviar é o pior. Life Application Study Bible Kingsway.

1 Cabeças de Jacó. Miqueias denuncia então as injustiças e a opressão dos líderes e dos falsos profetas. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1124.

2-4 Nós, como os líderes, não devemos tratar Deus como um interruptor de luz para ser ativado apenas quando precisamos. Em vez disso, sempre devemos confiar nEle. Life Application Study Bible Kingsway.

2 Arrancais. Em vez de serem pastores para guiar e proteger as ovelhas, esses líderes eram como açougueiros do rebanho, aproveitando-se dele. CBASD, vol. 4, p. 1124.

3 Comeis a carne. De um modo metafórico chocante, o profeta enfatiza a extrema cobiça e a voracidade dos líderes em seus negócios com o povo comum (ver Sl 14:4; Am 8:4). CBASD, vol. 4, p. 1124.

5-7 Nem todos os que afirmam ter mensagens de Deus realmente as tem. Miquéias profetizou que um dia os falsos profetas seriam envergonhados por suas ações. Life Application Study Bible Kingsway.

5 Acerca dos profetas. Nos v. 5 a 8 Miqueias denuncia os pecados dos falsos profetas que enganavam o povo, e pronuncia os juízos de Deus sobre eles. Eles mostram que eles pensavam apenas em si mesmos e em seu ganho. Ao se unir aos ricos, eles fecharam os olhos para as necessidades do povo e não condenavam os pecados de seu tempo. CBASD, vol. 4, p. 1125.

6 Portanto, se vos fará noite. Estas palavras de calamidade anunciada são dirigidas aos falsos profetas ou aos governantes. Miqueias informa que, no tempo da angústia, nenhuma profecia viria para orientá-los (ver 1Sm 28:6; Lm 2:9). CBASD, vol. 4, p. 1125.

7 Os videntes se envergonharão. Porque as previsões de paz eram enganadoras. CBASD, vol. 4, p. 1125.

Cobrirão o seu bigode. Cobrir o bigode ou a barba era sinal de luto e vergonha (ver Lv 13:45; Ez 24:17, 22). CBASD, vol. 4, p. 1125.

8 Cheio de poder. Em contraste com os falsos profetas que seguiam “seu próprio espírito” (Ez 13:3), Miqueias era dirigido “pelo Espírito do Senhor”” (ver 2Sm 23:2; 1Pe 1:10, 11; 2Pe 1:20, 21). … (1) … poder para proclamar a mensagem divina … (2) … palavras certas e justas… (3) …contra toda e qualquer oposição… CBASD, vol. 4, p. 1125.

Você não pode testemunhar de forma eficaz confiando unicamente em sua própria força, porque o medo impedirá que você fale de Deus. Só confiando no poder do Espírito Santo é que você pode viver e testemunhar por Ele. Life Application Study Bible Kingsway.

11 Miqueias advertiu os líderes, sacerdotes e profetas do seu tempo para que evitassem subornos. Os pastores de hoje aceitam subornos quando permitem que aqueles que contribuem muito controlem a igreja. Quando o medo de perder dinheiro dos membros influencia os pastores a permanecer em silêncio quando devem falar o que é o correto, suas igrejas estão em perigo. Devemos lembrar que o reino de Judá foi finalmente destruído por causa do comportamento de seus líderes religiosos. Um aviso semelhante deve ser direcionado para aqueles que têm dinheiro – nunca use seus recursos para influenciar ou manipular os ministros de Deus – isso é suborno. Life Application Study Bible Kingsway.

12 Sião. Originalmente, era o nome da fortaleza jebusita (2Cr 5:2; cf, 2Sm 5:7), mais tarde, porém, foi aplicado ao cume oriental todo [monte do templo] e, poeticamente, a toda a cidade de Jerusalém (ver com. do Sl 48:2). CBASD, vol. 4, p. 1126.

Monte. A altura imponente do Moriá [monte do templo] se tornaria tão desolada como o topo de qualquer montanha. CBASD, vol. 4, p. 1126.

Jerusalém seria destruída assim como Samaria foi (1:6). Isso aconteceu em 586 a.C. quando Nabucodonosor e o exército babilônico atacaram a cidade (2Rs 25). Embora Miqueias tenha culpado os líderes da corrupção, as pessoas não estavam sem culpa. Eles permitiram que a corrupção continuasse sem se voltar para Deus ou exigir justiça. Life Application Study Bible Kingsway.



MIQUEIAS 3 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de junho de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Quando os filhos são apenas bebês, é mais fácil para os pais lidar com eles no sentido de discipliná-los. À medida em que vão crescendo, e eles passam a ganhar certa autonomia, como andar, comer e fazer outras coisas sozinhos, começam a manifestar seus gostos e vontades de forma mais forte, mas, a depender da estrutura familiar, ainda são subordinados aos seus pais. Na adolescência, quando passam por uma fase de transição, pensam estar sempre com a razão e torna-se mais difícil ainda os corrigir. E, a depender da educação do lar e formação do caráter desses filhos, eles serão adultos submissos à vontade de Deus ou homens e mulheres que não admitem ser corrigidos.

Através de meus filhos, o Senhor tem me ensinado a lidar com diferentes fases ao mesmo tempo e, nos desafios diários, me ensinado a descansar em Seus cuidados. Foi na educação do lar que Deus deixou para Israel a base sólida para a formação de homens e mulheres que temem a Deus e que permanecem como alunos que nunca se desligam da escola de Cristo (Dt.6:4-9). E foi na negligência dessa educação que o povo se corrompeu e passou a ser regido por pessoas alheias à vontade divina e incapazes de dar ouvidos à voz da repreensão. Aos “chefes da casa de Israel” (v.1) foi dirigida a mais dura palavra, pois, como líderes, era seu dever cuidar do povo e garantir que seguissem o “assim diz o Senhor”. No entanto, por seus corações obstinados “fizeram mal nas suas obras” (v.4) e até mesmo os profetas falavam do que não sabiam, “porque não [havia] resposta de Deus” (v.7).

Com a autoridade dada pelo Céu, Miqueias se colocou diante do povo como o porta-voz do Senhor, declarando a transgressão de Jacó e o pecado de Israel. Como era de se esperar de uma geração movida pela avareza e pelo egoísmo, as palavras proféticas eram desconsideradas enquanto sustentava estar Deus no meio dela: “Não está o Senhor no meio de nós? Nenhum mal nós sobrevirá” (v.11). Mas as ameaças dadas por intermédio do homem “cheio do poder do Espírito do Senhor” (v.8), certamente se cumpririam, pois que, qual filhos rebeldes, os líderes insensatos se recusaram a submeter-se ao Pai celestial.

Amados, como última igreja de Deus, não fomos repreendidos por sustentar doutrinas falsas ou ensinamentos contrários à Palavra de Deus. Pelo contrário, somos ricos e abastados do conhecimento da verdade. Somos ricos e abastados de bons oradores e mestres com capacidades brilhantes. Mas somos infelizes, miseráveis, pobres, cegos e nus (Ap.3:17) do único conhecimento que salva. “E a vida eterna é esta: que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo.17:3). Jesus repreende e disciplina o Seu último povo porque O ama (Ap.3:19); porque deseja que ele O conheça de fato e de verdade, em um relacionamento pessoal e íntimo que nos leve a aprender mais e mais quem Ele é. E quando isso acontece, é impossível não nos unirmos à declaração do apóstolo: “o amor de Cristo nos constrange” (2Co.5:14).

Está chegando o tempo, e creio que já chegou, em que precisaremos de muito mais que bons sermões e poucos minutos de comunhão se queremos, como Miqueias e os discípulos no Pentecostes, experimentar o poder do Espírito Santo em nossa vida. Todos nós temos um trabalho a fazer na seara do Senhor. Todos nós fomos chamados à santa lida. No entanto, a não ser que nos tornemos como crianças, totalmente dependentes e submissos à vontade do Pai, jamais entenderemos o valiosíssimo preço de nossa redenção e a maravilhosa graça que nos foi outorgada.

É tempo de, como Jesus, falar mais com a vida do que com os lábios. Mas isso só é possível se estivermos escondidos com Cristo em Deus. Então, com o coração humilde e manso, receberemos do Céu o direito e a autoridade de declarar: “Eu, porém, estou cheio do Espírito do Senhor, cheio de juízo e de força, para declarar a Jacó a sua transgressão e a Israel, o seu pecado” (v.8).

Nosso Deus e pai, a Tua misericórdia se estendeu até este tempo nos alcançando, e a Tua Palavra tem sido nosso alimento diário e a Tua voz ao nosso coração. Esconde-nos em Teu pavilhão e enche-nos do Espírito Santo! Não queremos permanecer em nossos pecados, Senhor! Converte o coração dos pais aos filhos e dos filhos a seus pais! Perdoa-nos e guarda-nos para o Teu reino! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, atalaias do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Miqueias3 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



MIQUEIAS 3 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
27 de junho de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

MIQUEIAS 3 – O profeta Miqueias denuncia líderes de Israel por sua injustiça, corrupção e opressão do povo, e proclama o julgamento iminente de Deus sobre eles. Ele condena tanto os governantes quanto os profetas e sacerdotes por sus perversão, profetizando que, devido às suas ações pervertidas, a cidade de Jerusalém seria devastada.

Enquanto Miqueias prevê consequências físicas (destruição de Jerusalém) como resultado do julgamento por causa do pecado, o profeta Amós prevê consequências espirituais (fome da Palavra de Deus, Amós 8:11-12). Miqueias e Amós mostram que as ações injustas levam a uma separação de Deus e a um sofrimento subsequente.

O texto de Miqueias 3 fala a todas as épocas, e para nossa realidade não é diferente:

• Assim como os líderes de Israel proclamavam uma falsa segurança enquanto eram corruptos (Miqueias 3:11), no tempo do fim haverá um aumento da apostasia e da falsa segurança entre os líderes religiosos, conforme descrito em várias passagens escatológicas, por exemplo II Tessalonicenses 2:3-4.

• Aqueles que rejeitam à Palavra de Deus no presente, preferindo as palavras dos falsos profetas, quando for tarde demais e a verdadeira Palavra de Deus estiver escassa, muitos buscarão por todos os lados, mas não a encontrarão (Miqueias 3:1-7). Isso é consistente com passagens que falam sobre a escassez do ensino bíblico verdadeiro nos últimos dias (II Timóteo 4:3-4; II Tessalonicenses 2:9-11).

• Os tempos de tribulação antes da segunda vinda de Cristo são caracterizados por grande apostasia e corrupção, como foi antes da destruição de Jerusalém (Miqueias 3:9-12). Assim, tal como Miqueias profetizou a destruição de Jerusalém devido ao pecado, no período escatológico haverá um julgamento final sobre a injustiça e o pecado do mundo. A advertência contra a corrupção e a promessa de julgamento ressoam como um lembrete constante da santidade de Deus e da necessidade de integridade moral (Romanos 2:2).

Se quisermos viver os planos de Deus em meio a corrupção social, devemos atentar para Miqueias 3:8, que nos ensina a:

1. Buscar dependência do Espírito Santo para obter força e coragem.
2. Praticar a justiça como fruto do Espírito.
3. Ser capacitado pelo Espírito para cumprir a missão profética.
4. Ter clareza e ousadia na denúncia do pecado.
5. Desenvolver confiança no Espírito em tempos de apostasia generalizada.

Reavivemo-nos no Espírito! – Heber Toth Armí.