Reavivados por Sua Palavra


JONAS 2 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
22 de junho de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JONAS 2 – Primeiro leia a Bíblia

JONAS – BLOG MUNDIAL

JONAS – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



JONAS 2 by Luís Uehara
22 de junho de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jn/2

Você consegue imaginar a experiência de ficar preso vivo na barriga de um grande peixe (baleia ou qualquer espécie semelhante), mas sem certeza de sobreviver? Jonas clama: “Do ventre da morte (hebr. “Sheol”, lugar dos mortos) gritei por socorro” (Jonas 2:2).

Essa experiência traumática ensinou ao profeta e a nós que não existe um lugar ou circunstância imprópria para orar. “Não há tempo nem lugar para erguer a Deus uma prece.Nada há que possa nos impedir de alçar o coração no espírito de oração sincera” Caminho a Cristo, 114. Podemos orar em qualquer lugar, situação ou circunstância terrível como o profeta fez. Enquanto orava, Jonas descreveu sua condição, uma situação causada por sua desobediência. Esta descrição lembra-nos a condição da humanidade após a queda no pecado. Em sua oração, Jonas reconheceu que a salvação vem do Senhor.

Obrigado, Jesus, pelo seu sacrifício no Calvário e pela provisão de salvação para nos resgatar! Muitas vezes, em nossa experiência individual, sofremos as consequências de nossos próprios caminhos e escolhas desobedientes. No entanto, podemos sempre confiar no Senhor para trazer salvação e cura às nossas vidas. Ele se aproxima de todos com perdão e salvação, de todos que desejam se arrepender e seguir Seus caminhos.

Moisés Pena-Rivas
Colportor, Promotor do Ministério de Literatura, Novo México, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jon/2
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



JONAS 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
22 de junho de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

595 palavras

1. Jonas … orou. Esta oração notável narra a história do livramento de Jonas. Ele era, sem dúvida, um homem de oração, tanto nos momentos de angústia, quanto nos de ira (2:1; 4:1, 2). Bíblia de Estudo Andrews.

A oração descreve a experiência de Jonas enquanto esteve no ventre do peixe. Ele reconhece o livramento como um fato consumado. As passagens que falam de oração respondida e de libertação, provavelmente, são expressões da forte fé de Jonas na sua libertação e da certeza divina de que sua vida havia sido poupada. A oração de Jonas faz referência a certos salmos. … Sempre que estiverem em necessidade, os filhos de Deus têm o precioso privilégio de apelar a Ele por ajuda. Não importa quão inadequado possa ser o local, os ouvidos misericordiosos de Deus estão abertos a seu clamor. Lugares desolados e obscuros se transformam em verdadeiro templo através da oração de um filho de Deus. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1107.

2-9 Salmo de ação de graças por ter sido livrado da morte no mar. Jonas relembra sua oração por socorro ao afundar-se nas profundezas. A gratidão é intensificada pela conscientização de que merecia a morte, mas que Deus lhe outorgou misericórdia extraordinária. A linguagem desse cântico revela que Jonas estava familiarizado com Salmos. Bíblia de Estudo NVI Vida.

2 Abismo. Do heb. she’ol, o lugar figurativo da morada dos mortos (ver com. de Pv 15:11). CBASD, vol. 4, p. 1107.

Me lançaste. A linguagem poética desta seção descreve uma pessoa afundando nas profundezas do mar. Bíblia de Estudo Andrews.

5. As algas se enrolaram. Há dúvidas quanto a interpretar esta linguagem altamente poética de forma literal. Jonas está descrevendo o destino de alguém consignado às profundezas, portanto, com imagens dramáticas e vívidas,. CBASD, vol. 4, p. 1107, 1108.

6. fundamentos. A imagem da base das montanhas [fundo do mar] com ferrolhos [prisão virtual] dramatiza o confinamento, o desespero e a ameaça à vida que caracterizaram a experiência de Jonas no mar. Bíblia de Estudo Andrews.

7. Jonas disse: “Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR”.Muitas vezes, agimos do mesmo jeito. Quando a vida está indo bem, confiamos no cuidado de Deus; Mas quando perdemos a esperança, clamamos por Ele. Esse tipo de relação com Deus só pode resultar em uma vida espiritual inconsistente, ascendente e descendente. Um compromisso consistente e diário com Deus promove um relacionamento sólido com ele. Olhe para Deus durante os tempos bons e maus, e você terá uma vida espiritual mais forte. Life Application Study Bible Kingsway.

9. Ao SENHOR pertence a salvação! O âmago desta prece celebra a intervenção milagrosa divina para resgatar Jonas por meio de um peixe. … As criaturas obedecem à voz do Senhor. Os seres humanos foram dotados com a prerrogativa singular de dizer não. Bíblia de Estudo Andrews.

Foi necessário um milagre de libertação para fazer com que Jonas fizesse o que Deus ordenara. … A história de Jonas começou com uma tragédia, mas uma maior tragédia teria acontecido se Deus lhe permitisse continuar correndo. Quando você sabe que Deus quer que você faça algo, não corra. Deus pode não impedi-lo como fez com Jonas. Life Application Study Bible Kingsway.

10. Falou. Deus está no controle das criaturas que Ele fez. O conhecimento desse fato fundamental fortalece contra teorias falsas sobre Deus, que O descrevem como sujeito às leis naturais ou como parte inseparável da própria natureza. A concepção bíblica de Deus é que Ele é o criador da natureza, aquele que, à parte dela, dirige e sustenta o universo, e que está sobre todas as coisas (ver Jó 38, 39, Sl 19; Cl 1:12-17; Ap 14:7). CBASD, vol. 4, p. 1108.



JONAS 2 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
22 de junho de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Tragado pelo grande peixe, Jonas passou pelos momentos mais assustadores de sua vida. Diante da morte, absorto pelas circunstâncias em que havia parado, o profeta ergueu um clamor a Deus. Imagino Jonas gritando com todas as forças que ainda lhe restavam, em prantos, confessando o seu pecado e suplicando pelo perdão divino. Maior do que o abismo que o rodeava (v.5), era o abismo que estava em seu coração. Mas foi quando sentiu como se fosse morrer por dentro, quando apresentou sinais de um quadro emocional debilitado, que Jonas lembrou-se do Senhor (v.7).

Por mais que tenhamos uma aversão natural à dor, é ela que nos alerta quando precisamos de ajuda. Reconhecendo a sua necessidade real, Jonas não pediu para sair do ventre do peixe, mas para ser salvo do que estava dentro dele mesmo (v.7). Sua desobediência foi a causa de todo aquele sofrimento e, reconhecendo a sua culpa, ofereceu sacrifício ao Senhor “com a voz do agradecimento” (v.9). Um coração agradecido, que reconhece que “ao Senhor pertence a salvação” (v.9), que se submete à guia do Espírito Santo, permitindo que Ele o molde, torna-se lugar propício para a Sua morada.

Não existe inimigo mais perigoso do que o “eu” não convertido. Muitos há que, no abismo da aflição pessoal, estão sofrendo sozinhos e clamando em silêncio. E a pergunta que não cala em seus corações, é: “Ainda existe salvação para mim?” Jonas também levantou a possibilidade de não mais haver salvação para ele (v.4). Porém, quando a sua oração foi recebida e a voz de lamentação tornou-se em voz de ação de graças, a alegria da salvação em Deus inundou o seu coração de esperança e de gratidão.

O objetivo do chamado de Jonas não foi apenas o de ir advertir o povo de Nínive, e sim de salvá-lo e de deixar registrado nas Páginas Sagradas um relato surreal, mas repleto de lições espirituais. Quebrando o estigma de que a fragilidade emocional é sinônimo de falta de fé, Jonas nunca havia vivido uma experiência tão íntima com Deus como naqueles três dias de terrível angústia. O Senhor não deseja que soframos, mas se o sofrimento for o meio pelo qual possamos conhecê-Lo, então ele virá e resultará em vitórias pelo poder de Deus.

O Senhor tem um plano específico na vida de cada um de Seus filhos. Não precisamos temer as adversidades e as provações, pois elas surgem como “lições de casa” dadas pelo divino Instrutor para nos habilitar para o Seu serviço e nos revestir do poder do alto. “Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder” (1Co.4:20). Logo o Senhor voltará para nos livrar do abismo do pecado. Que o Eterno tenha misericórdia de nós assim como teve de Jonas e de Nínive, e que jamais O abandonemos (v.8). Que, semelhante a Jonas, sejamos salvos para servir.

Pai de misericórdias, em nossa angústia erguemos nosso clamor a Ti e o Senhor ouve a nossa voz! Que privilégio o nosso chamá-Lo de Pai e poder entrar em Tua santa presença, ainda que não saibamos orar como convém. Porque temos a promessa do Espírito Santo que ora e intercede por nós com gemidos inexprimíveis; e porque temos um Sumo Sacerdote, Jesus, que ministra em nosso favor e, com Seu sangue, nos purifica de nossos pecados. Ó, Senhor, nos ensina a confiar em Ti ainda que nos momentos mais difíceis e a olhar para Ti, ainda que tudo ao nosso redor se abale! Transforma o nosso coração e faze dele a Tua morada todos os dias! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, salvos para servir!

Rosana Garcia Barros

#Jonas2 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JONAS 2 – Comentário Pr. Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
22 de junho de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

JONAS 2 – O profeta que pensou poder fugir de Deus, descobre que Deus está presente inclusive no profundo mar, no ventre de um peixe. Além disso, Jonas percebe que Deus não está em todos os lugares para condená-lo, mas para restaurá-lo. Sua história fala de como Deus o resgatou do abismo, percebendo a misericórdia divina mesmo em sua desobediência!

Em Jonas 1 a situação do profeta é uma consequência direta de sua desobediência e fuga. Em Jonas 2, Jonas se arrepende e oferece uma oração de ação de graças, prometendo cumprir suas palavras. Ele reconhece que a salvação pertence a Deus. E, ele precisava ser salvo.

Jonas descreve sua experiência como estar nas profundezas do Sheol (o mundo dos mortos) e de lá Deus o resgatou. Qualquer pessoa, em qualquer situação pode ser alcançada e resgada por Deus, independentemente do que tenha feito. O Deus que havia mostrado Seu poder enviando e acalmando a tempestade e depois enviando o peixe para engolir Jonas (Jonas 1), agora no capítulo 2, como resposta da oração do profeta fujão, Deus ordena ao grande peixe que o vomite em terra firme. Isso mostra que, quando Deus pune, almeja a restauração.

A oração de Jonas reflete seu reconhecimento do poder e da misericórdia divina, seu arrependimento pela desobediência e seu compromisso renovado de obedecer a Deus e cumprir a missão que recebeu do Criador. Essa oração ensina lições importantes para evangelismo e ações missionárias:

• A necessidade de arrependimento,
• A confiança na soberania de Deus,
• A importância da transformação pessoal,
• A centralidade da mensagem de salvação e
• A ênfase na misericórdia e graça divinas.

Essas lições preparam e equipam os missionários para cumprir eficazmente a missão que Deus lhes confiou. Deus sabia que Jonas fugiria, mas visando salvar os ninivitas, Deus estava salvando Seu profeta. Não somos melhores que Jonas quando…

• …Tentamos fugir daquilo que Deus nos chamou para fazer, preferindo seguir nossos próprios caminhos!
• …Ignoramos a voz de Deus e escolhemos desobedecer, mesmo sabendo qual é Sua vontade para nós!
• …Depois de sermos resgatados por Deus, ainda lutamos com sentimentos de julgamento ou ressentimento contra os outros!
• …Somos chamados a cumprir uma missão e precisamos ser primeiramente transformados e alinhados com a vontade de Deus para sermos eficazes!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.