Reavivados por Sua Palavra


JONAS 1 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
21 de junho de 2024, 0:56
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: JONAS 1 – Primeiro leia a Bíblia

JONAS 1 – BLOG MUNDIAL

JONAS 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



JONAS 1 by Luís Uehara
21 de junho de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jn/1

Você é um fugitivo obstinado numa tola jornada, e que evita o chamado de Deus? Nesse caso, você e Jonas são almas gêmeas.

Em vez de ministrar aos desprezados assírios, Jonas fugiu, pensando irracionalmente que poderia navegar além do alcance de Deus. Então Deus enviou uma tempestade.

A história do missionário fugitivo de Deus contém um aviso. Fugir de Deus cria tempestades de dor. Ao rejeitar as instruções de Deus, muitas vezes colocamos nossa família, amigos e conhecidos em perigo. Outras pessoas já sofreram por causa do seu coração descontrolado?

Existem inúmeras maneiras de fugirmos: desobediência às instruções divinas; entorpecimento com vícios ou TV; intelectualização da fé em vez de se conectar com Deus de maneira relacional; recusa de usar talentos concedidos. Todos nós temos padrões de fuga únicos.

Fugindo de Deus, acabamos em tempestades criadas por nós mesmos. Fugir nos enfraquece, deixando-nos à deriva em ondas gigantescas que causam tsunamis de dor.

Cuidado: você não pode escapar do plano de Deus. Deus enviará tempestades, baleias, vermes ou o que for necessário para alcançar seu coração e cumprir Seu propósito.

Você foi pego por uma tempestade auto-infligida? Aceite a responsabilidade como Jonas fez. Faça as pazes com aqueles que você colocou em perigo.

Não tenha medo! Deus ainda acalma tempestades violentas. Ele ainda resgata corações em fuga.

Lori Engel
Capelã, Eugene, Oregon, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/jon/1
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli/Luís Uehara



JONAS 1 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
21 de junho de 2024, 0:53
Filed under: Sem categoria

859 palavras

Jonas é identificado como um nativo de Gate-Hefer (2Rs 14:25) que previu a prosperidade da nação de Israel. A prosperidade se deu nos dias de Jeroboão II. … Gate-Hefer ficava na fronteira do território de Zebulom, 4,4 km ao norte pelo lado leste de Nazaré [hoje Khirbet ez-Zurra’]. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 1099.

Entre as lições ensinadas pela profecia de Jonas, sobressai a verdade de que a graça de Deus traz salvação a todos (Tt 2:11), e que ela não era, de fato, limitada aos judeus, mas devia ser revelada também aos gentios. … Ao se referir aos “ninivitas” que responderam ao apelo de Jonas para o arrependimento, Jesus condenou os judeus farisaicos e orgulhosos de sua época (ver Mt. 12:41; Lc 11:32). Também condenou a todos que, em sua complacência religiosa e falsa sensação de segurança, se enganam em pensar que são o povo favorecido de Deus, e que isso lhes garante a salvação. CBASD, vol. 4, p. 1100.

Ao ler o livro de Jonas, veja o grande quadro do amor e compaixão de Deus, e perceba que ninguém está fora dos limites da redenção. O evangelho é para todo que se arrepende e crê. Life Application Study Bible Kingsway.

As referências de Jesus ao livro (Mt 12:39, 40; Lc 11:29, 30) mostram que o Senhor o considerou histórico. CBASD, vol. 4, p. 1100.

3. Jonas se dispôs. O profeta se levantou, não para obedecer a Deus, mas para fugir. … Por não gostar da missão que devia cumprir, ele estava disposto a se separar do serviço de Deus, pondo-se numa posição em que, sem a intervenção da graça divina, ele poderia perder a salvação. CBASD, vol. 4, p. 1102.

A atitude de Jonas representa a relutância dos israelitas em compartilhar o amor e a misericórdia divinas com outros, mesmo sendo esta a missão que Deus lhes deu (Gn 12:3). Eles, como Jonas, não queriam que não-judeus (gentios) obtivessem o favor de Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

Nínive estava a leste. Jonas decidiu ir para o oeste, o mais que poderia. … Jonas entendeu que é melhor obedecer as ordens de Deus imediatamente. Por não fazer isto, Jonas pegou um alto preço por fugir. É muito melhor obedecer desde o começo. Life Application Study Bible Kingsway.

4. O Senhor não abandonou Jonas mesmo quando o profeta tentou fugir dEle. CBASD, vol. 4, p. 1102.

4, 5. Os atos de Jonas aparentemente não incomodavam sua consciência. A ausência de culpa não é sempre um barômetro confiável se estamos ou não fazendo algo correto. Tendo em vista que podemos negar a realidade, não podemos medir obediência por nossos sentimentos. Em vez disso, devemos comparar o que fazemos com os padrões de Deus para a vida. Life Application Study Bible Kingsway.

7. Lancemos sortes. A tripulação lançou sortes para determinar o culpado … Seu sistema funcionou, mas somente porque Deus interveio para que Jonas soubesse que ele não poderia fugir. Life Application Study Bible Kingsway.

O Senhor controlou o método a fim de determinar quem era o culpado. CBASD, vol. 4, p. 1102, 1103.

8. Declara-nos, agora. As muitas perguntas curtas dão uma vívida impressão sobre a agitação a bordo do navio em perigo. CBASD, vol. 4, p. 1103.

9. Hebreu. O nome pelo qual o israelita era designado, com frequência, por parte daqueles que não eram de sua etnia. CBASD, vol. 4, p. 1103.

Deus dos céus, que fez o mar e a terra. Essa é a primeira declaração confessional de Jonas … Jonas, apesar de ser ortodoxo em suas crenças, recusa-se a cumprir sua missão divina em Nínive. Bíblia de Estudo NVI Vida.

SENHOR. Do heb. Yahweh, o nome pessoal de Deus (ver vol. 1, p. 149, 150). O termo “Deus” (do heb ‘Elohim) é um nome genérico para a Divindade e “Senhor” (do heb ‘Adhonai) é um título. A palavra ‘elohim é usada, com frequência, para falsos deuses (Êx 18:11; etc.). O nome Yahweh, portanto, designa o Deus verdadeiro. CBASD, vol. 4, p. 1103.

10. Que é isto que fizeste! Uma exclamação e não um pedido de informação. CBASD, vol. 4, p. 1103.

12. Lançai-me. Aqui não é claro se Jonas falou por inspiração divina. De qualquer forma, sua ação foi corajosa. Faltava a Jonas coragem moral (v. 2, 3), mas não a física. CBASD, vol. 4, p. 1103.

13. Alcançar a terra. Era costume dos antigos navios viajar ao longo da linha costeira, por isso o navio não estava muito longe da terra. CBASD, vol. 4, p. 1103.

14. Rogamos-Te. Os marinheiros estavam apreensivos para não ofender mais ainda ao Senhor, lançando um de Seus adoradores á morte. CBASD, vol. 4, p. 1103.

Ironicamente, os marinheiros pagãos fizeram o que a nação inteira de Israel não fez – buscaram a Deus e juraram servi-Lo. Life Application Study Bible Kingsway.

15 E cessou o mar da sua fúria. A calma veio repentinamente; portanto, os marinheiros reconheceram isso como um ato de intervenção divina. CBASD, vol. 4, p. 1103.

17 Um grande peixe. O registro não indica se o peixe foi criado para a ocasião, ou se o Senhor empregou um tipo existente capaz de engolir um homem. O peixe não é identificado, e a especulação sobre esse ponto é irrelevante. CBASD, vol. 4, p. 1103.

Três dias e três noites. Pode-se demonstrar que, de acordo com o hebraico, a expressão não significa necessariamente três dias completos de 24 horas, um total de 72 horas (sobre este problema, ver com. de Mt 12:40 [período em que Jesus esteve sepulto]). CBASD, vol. 4, p. 1103, 1104.



JONAS 1 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
21 de junho de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Jonas recebeu de Deus um chamado sobremodo difícil. Ele deveria ir à ímpia cidade de Nínive, capital da Assíria, e clamar “contra ela” (v.2) uma mensagem de juízo. O profeta compreendeu bem o que lhe cumpria realizar e o resultado que poderia obter de sua pregação. Apesar de ser enviado com uma mensagem de juízo, Jonas conhecia o suficiente a bondade e a misericórdia de Deus e sabia que, caso dessem ouvidos às Suas palavras, Ele os perdoaria. Mas o profeta tomou uma direção contrária.

A Bíblia diz que “Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do Senhor” (v.3). Será que essa atitude se difere da nossa, amados? Quantas vezes não nos dispomos na direção errada, “para longe da presença do Senhor” (v.3)? Deus pediu que Jonas fosse pregar para seus inimigos. Era um povo pagão e cruel. A História e a Arqueologia confirmam a veracidade bíblica de que se tratava de uma cidade sanguinária e sem escrúpulos. Como disse o Senhor, os ninivitas não sabiam “discernir a mão direita e a mão esquerda” (Jn.4:11). Ou seja, não sabiam fazer diferença entre o certo e o errado, não tinham o entendimento acerca do bem e do mal que Israel possuía.

Contudo, Jonas não podia aceitar a ideia daquele povo compartilhar do mesmo conhecimento e recompensa de Israel. As promessas do Senhor seriam estendidas também àquele povo detestável, que tantas vezes havia oprimido a nação eleita? Aquilo era inaceitável e a fuga era uma melhor opção. Pelo  menos, foi o que Jonas pensou ao entrar naquele barco a caminho de Társis. Uma atitude que reflete a realidade de muitos frente aos propósitos divinos. Fazer a vontade de Deus pode nos exigir sair da nossa zona de conforto e entrar em terreno incerto e hostil. Mas o mesmo Deus que nos chama, promete nos acompanhar: “Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a Minha destra fiel” (Is.41:10).

Ao andar na contramão de Deus, Jonas deparou-se com um sentimento de desalento que o fez dormir “profundamente” (v.5). E seu sono seria fatal, não fosse a fidelidade do Deus que o chamou. Jonas fugiu, mas a promessa do Senhor não falhou. E em meio à turbulência, seus companheiros de viagem invocavam, cada um ao seu deus. A descoberta de um tripulante que dormia um sono profundo em meio a “uma grande tempestade” (v.4), surpreendeu a tripulação, que logo o chamou para que orasse a seu Deus. No final das contas, sua fuga parece que não deu muito certo. A “sorte caiu sobre Jonas” (v.7) e a resposta às perguntas que se seguiram define a identidade que Jonas jamais deveria ter ocultado: “Sou hebreu e temo ao Senhor, o Deus do céu, que fez o mar e a terra” (v.9).

Se nos fizessem essas perguntas hoje, o que responderíamos? Qual é a nossa identidade? E eu não me refiro à ocupação, ao endereço e à nacionalidade desta Terra, amados. Será que às vésperas do momento mais portentoso deste mundo, estamos agarrados no sono? Que se passa conosco? O Deus do céu, que fez o mar e a terra, nos confiou a tremenda missão de pregar o “evangelho eterno aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap.14:6). E nós estamos dormindo profundamente? Não, povo do advento! “Levanta-te, invoca o teu Deus” (v.6)! Foi no momento de terrível angústia que Jesus pediu a Seus discípulos que vigiassem e orassem com Ele, e afastou-se para orar sozinho. “Levantando-Se da oração, foi ter com os discípulos, e os achou dormindo de tristeza, e disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos e orai, para que não entreis em tentação” (Lc.22:45-46).

Talvez Jonas tenha dormido de tristeza. Tristeza pelo pedido que Deus lhe fez. Tristeza por ter fugido dEle. Tristeza por sua rebeldia e sentimento de culpa. Talvez os discípulos tenham se entristecido porque a missão de seu Mestre não era a que eles esperavam que fosse. Amados, há um inimigo ao nosso redor fazendo de tudo para nos desanimar e nos fazer cair em sono profundo e fatal. Pode ser que estejamos agora mesmo fugindo de nosso chamado e tendo que passar por uma forte tempestade. Mas saiba que assim como a tempestade foi instrumento de Deus para resgatar Seu profeta fujão, as circunstâncias pelas quais passamos podem ser meios divinos de nos salvar de nós mesmos. O Senhor deseja que a identidade celestial esteja estampada em nossa vida a fim de que fique patente diante de todos a quem nós servimos.

O Espírito Santo pode transformar a nossa fuga em mais um meio de alcançar pessoas para o reino dos céus. Mas se Ele te mandar retornar à sua missão original, ainda que seja como se te lançassem em mar revolto, Aquele que “cessou o mar da sua fúria” (v.15) e preservou a vida de Jonas “no ventre do peixe” (v.17), cuidará de você também. Apegue-se às fiéis promessas do Senhor! Memorize-as e as guarde no coração! Há uma Nínive lá fora aguardando os Jonas atuais despertarem do sono, saírem do barco e viverem uma experiência tão real e tão profunda com Deus que se reflita em uma vida cheia do poder do Espírito. Está você disposto a viver essa experiência diária? Então continue sendo reavivado pela Palavra de Deus.

Nosso Criador, Deus do céu, da terra e do mar, nós Te louvamos por Tua bondade e misericórdia! Te louvamos porque a história de Jonas nos ensina preciosas lições! Dá-nos um coração novo! Coloca dentro de nós o Espírito Santo para que não nos desviemos da Tua vontade nem para a direita nem para a esquerda. Desperta a Tua igreja, Senhor! Desperta-nos a fim de que todos saibam que ocupação é a nossa: Teus servos; de onde nós viemos: das Tuas mãos; qual é a nossa terra: a Nova Jerusalém; e de que povo nós somos: dos “que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” (Ap.14:12), a fim de que todos temam e tremam diante do Senhor nosso Deus. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, servos e servas do Criador!

Rosana Garcia Barros

#Jonas1 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



JONAS 1 – Comentário Pr. Heber Toth Armí by Jeferson Quimelli
21 de junho de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

JONAS 1 – Jonas falhou? No que ele errou? Se os Dez Mandamentos fossem utilizados friamente para apontar seu erro, conclui-se que ele não praticou idolatria, não prostrou-se diante de imagens de esculturas, não tomou o nome de Deus em vão, não ignorou o sábado, nem matou, adulterou, roubou, ou falou inverdades sobre alguém, nem mesmo tenha cobiçado coisa alguma do seu próximo… Então,

• Por que Jonas pagou um alto preço se estava aparentemente em dia com a ética do Decálogo?
• Ou sua vida não estava em harmonia com a vontade de Deus?
• Por que uma tempestade em sua vida?
• Por que foi descoberto e então atirado ao mar para morrer afogado?

Note! Deus deu a Jonas uma tarefa clara: “Vá depressa à grande cidade de Nínive e pregue contra ela, porque a sua maldade subiu até a minha presença” (Jonas 1:2). Em vez de obedecer à ordem, Jonas fugiu na direção oposta, embarcando num navio para Társis. A fuga da presença de Deus é uma forma de desobediência direta à ordem divina.

Portanto, a ideia da desobediência em relação a Deus vai além dos Mandamentos específicos de Êxodo 20:3-17. Jonas foge para escapar da responsabilidade para com Deus e o próximo. A história de Jonas mostra que desobedecer a Deus vai além dos Dez Mandamentos, é uma rejeição ao propósito e ao chamado que Ele designou para o indivíduo. Considere o seguinte texto:

Liberte os que estão sendo levados à morte;
Socorra os que caminham trêmulos para a matança!
Mesmo que você diga: “Não sabíamos o que estava acontecendo!”

• Não o perceberia Aquele que sonda os corações?
• Não o saberia Aquele que preserva a sua vida?
• Não retribuirá Ele a cada um segundo o seu procedimento? – Provérbios 24:11-12.

Provérbios 24:10 diz: “Se você vacila no dia da dificuldade, como será limitada a sua força”. Vacilante estava o profeta Jonas diante da responsabilidade de salvar os condenados pecadores. Não estamos vacilando também?

Deus preserva nossa vida objetivando que alcancemos outras vidas com a mensagem do evangelho (Mateus 28:18-20). Estamos fugindo como Jonas desta missão? Como vivemos a vida preservada por Deus?

Seguir a vontade de Deus exige coragem para superar nossos medos, preconceitos e resistências. Obedeçamos aos propósitos divinos para nossa vida! Por que fugir? – Heber Toth Armí