Reavivados por Sua Palavra


OSEIAS 3 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
27 de maio de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: OSEIAS3 – Primeiro leia a Bíblia

OSEIAS 3 – BLOG MUNDIAL

OSEIAS 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



OSÉIAS 3 by Luís Uehara
27 de maio de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/os/3

O relacionamento íntimo entre os cônjuges é uma forma de compreender o relacionamento entre as pessoas da Divindade. Deus é uma echad (= unidade composta), assim como o homem e a mulher no casamento. Quando ocorre a infidelidade, há a quebra dessa unidade; quando ocorre de forma contínua, o relacionamento é destruído, a menos que o cônjuge fiel decida amar o cônjuge infiel mais do que a si mesmo.

Deus foi consistentemente ignorado por Israel. Deus compara isso com o adultério. Deus é o cônjuge abandonado que foi deixado de lado pelos outros. Israel está errado e Deus tem todo o direito de se divorciar dela. Ela está tão perdida que foi traficada entre muitos amantes. Ela está em escravidão sexual. Mas Deus escolhe não abandoná-la. Ele a ama demais para deixá-la ir e então a compra e a aceita de volta.

Somos de Deus e Ele é nosso. O pecado é o adultério espiritual e o pecado persistente é a escravidão (João 8:34). Mas assim como Oséias resgatou sua esposa escravizada e infiel, Deus nos resgatou através do sangue de Jesus (1 Coríntios 6:19,20). Como tal, somos novamente Dele e temos um relacionamento renovado com Aquele que tanto nos amou.

Willian Davis
Diretor Associado, Relações Públicas e Liberdade Religiosa, União dos Adventistas do Sétimo Dia do Pacífico, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/hos/3
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



OSEIAS 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
27 de maio de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

670 palavras

1-5 Esta seção expressa a profundidade do amor de Deus por seu povo. Uma vez que o amor não pode ser forçado, somente aqueles que voltassem para o Senhor seriam beneficiados com as bênçãos da aliança. Bíblia de Estudo Andrews.

1 Vai outra vez. Oseias é chamado a voltar para Gômer, assim como Deus aceitava Israel de volta depois do adultério espiritual. Bíblia de Estudo Andrews.

Ama uma mulher. Embora não seja especificamente indicado aqui, a referência é, sem dúvida, à ex-mulher de Oseias. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 987.

Amada de seu amigo. … a LXX faz uma tradução da frase que diz: “ama uma mulher que ama as coisas más”. A tradução de “amigo” pode se referir a seu marido legal ou a um de seus amantes [o que forneceria o texto: “Ama uma mulher amada de seus amantes”]. CBASD, vol. 4, p. 987.

bolo de passas. O bolo de passas desempenhava um papel na adoração cananeia, bem como na cultura israelita, por isso a conotação neste texto é negativa (ver 2Sm 6:19; 1Cr 16:3). Bíblia de Estudo Andrews.

Essa iguaria é aqui condenada provavelmente por causa de sua associação com o culto de falsos deuses. CBASD, vol. 4, p. 987.

2 Comprei-a. Evidentemente Gômer havia caído em algum tipo de dívida ou escravidão depois de ter deixado Oseias (ver 2:7). CBASD, vol. 4, p. 987.

Quinze peças de prata … ômer e meio de cevada. O preço que o profeta pagou por Gômer  … era o valor aproximado de um servo [escravo] comum. Assim se evidencia notavelmente a degradação da esposa de Oseias. O uso da cevada como parte do pagamento pode ter refletido essa degradação, sugerindo a “farinha de cevada” oferecida quando a mulher era suspeita de adultério (ver Nm 5:11-15). CBASD, vol. 4, p. 987.

Aparentemente, Gômer permaneceu sozinha por um tempo. Precisando se manter, ela deve ter se vendido em escravidão ou se tornado amante de outro homem. Em ambos os casos, Oseias teve que pagar para tê-la de volta. Embora a quantidade paga tivesse sido tipicamente pequena, Gômer não valia o dinheiro. Não importa quão baixo nos afundamos, Deus está disposto a nos comprar de volta – para nos resgatar. Life Application Bible Study Kingsway.

Esperarás por mim muitos dias. A reunião completa seria adiada, talvez para permitir um período de provação, ou de purificação, disciplina e instrução. CBASD, vol. 4, p. 987.

O amor verdadeiro não deixa de impor alguma disciplina. Bíblia Shedd.

Depois disso, Gômer já não foi mais mencionado por Oseias. Isso é explicado em 3: 4. Gômer mostrou como Deus lidaria com o reino do norte (5.6, 15). É perigoso se rebelar contra Deus. Se nos afastássemos de seu amor e misericórdia, estaríamos sem esperança. Life Application Bible Study Kingsway.

3, 4 eu esperarei por ti. O fato de Gômer esperar por Oseias muitos dias foi uma parábola do exílio do povo de Deus. Bíblia de Estudo Andrews.

Sem príncipe. Desde o início do cativeiro, Israel ficaria por “muitos dias”, sem seu próprio governo. CBASD, vol. 4, p. 987.

Sacrifícios e pedras sagradas eram elementos de adoração a ídolos. Aqui o éfode/estola sacerdotal não é a vestimenta oficial do sacerdote, mas algo utilizado na adoração a ídolos. Life Application Bible Study Kingsway.

Tornarão os filhos de Israel. Uma referência ao retorno do cativeiro (ver com. de Os 1:11). … O cumprimento final da predição de Oseias virá “no fim da história da Terra, quando Cristo aparecerá” (PR, 298). CBASD, vol. 4, p. 987.

a Davi. O nome de Davi ficou para os israelitas como símbolo de um reino unido, no qual haveria a verdadeira adoração de Deus. Bíblia Shedd.

O reino do norte se rebelou contra a dinastia de Davi e tornou Jeroboão o seu rei (1Rs 12, 13). Sua rebelião era tanto política como religiosa. Naquele tempo, eles se voltaram para o culto de ídolos dourados. “Davi seu rei” refere-se ao tempo do governo do Messias quando todas as pessoas se curvarão diante dele com humildade e submissão. Aqueles que não aceitam as bençãos de Cristo agora enfrentarão seu poder e seu julgamento mais tarde. Quanto melhor é amar e seguir seu severo juízo mais tarde. Life Application Bible Study Kingsway.



OSEIAS 3 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
27 de maio de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

Como alguém cuja vida era não mais do que um objeto descartável aos olhos daquela sociedade, Gômer estava sob o olhar de amor do Senhor e de seu fiel marido. Desvalorizada, humilhada e sendo indigna de qualquer ato de bondade, aquela mulher experimentou o poder da graça de uma maneira que jamais imaginou. De uma adúltera em situação vexatória a uma mulher comprada pelo preço do amor incondicional. Oseias tomou para Si a vergonha de sua esposa ao se expor em recebê-la de volta a despeito de sua infidelidade. Temos aqui um maravilhoso símbolo da história de nossa redenção.

Como pecadores e adúlteros, fazemos parte de uma raça caída cuja justiça não passa de “trapo da imundícia” (Is.64:6). Expostos ao vexame diante do Universo pelo grande acusador, que nos “acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus” (Ap.12:10), nossa condição não é menos constrangedora do que a da esposa do profeta, pois os nossos pecados fazem separação entre nós e o nosso Deus (Is.59:2). Em nossa facilidade e, até especialidade, de identificar a falta alheia, muitas vezes perdemos a oportunidade e o privilégio de sermos alcançados e transformados pelo objetivo principal das Escrituras: nos salvar de nós mesmos.

Assim como Gômer não esperava aquela atitude de Oseias e muito menos se tornar um símbolo do que Deus deseja fazer por Seu povo, talvez estejamos enfrentando uma fase tão ruim da vida a ponto de pensarmos que não somos dignos do amor de Deus. E, na verdade, não somos. Mas o que o profeta fez por sua esposa, Cristo escolheu fazer por nós. Não com “quinze peças de prata e um ômer e meio de cevada” (v.2), mas com o valor incalculável de Sua própria vida. Como Oseias se expôs ao vexame de receber de volta uma adúltera, Cristo Se “fez pecado por nós; para que, nEle, fôssemos feitos justiça de Deus” (2Co.5:21).

Todos nós temos enfrentado dias muito difíceis, e muitos têm surgido mundo afora tentando explicar tudo o que está acontecendo através de teorias, documentos e apresentação de fatos históricos. Apesar da veracidade de muitas coisas e do fato de que tantas outras não passam de fábulas humanas, o propósito principal e o que deveríamos estar buscando tem sido perdido de vista: “Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Is.55:6). O preço já foi pago. O resgate já foi efetuado. Semelhante a Gômer, temos enfrentado um tempo de espera de “muitos dias” (v.3). Até lá, o que Cristo espera de nós é que O aguardemos sendo purificados “por meio da lavagem de água pela Palavra” (Ef.5:26).

O nosso tempo de espera corresponde ao tempo em que o Senhor espera por nós, como nas palavras do profeta: “assim também eu esperarei por ti” (v.3). Imagino Oseias se aproximando de Gômer, tomando-a nos braços, e sentindo o seu corpo tremer numa mistura de vergonha e profunda gratidão pela bondade imerecida. Assim também, “nos últimos dias”, os remidos de Deus, aqueles que reconhecem a sua condição indigna e a sua completa dependência dos méritos do Salvador, “tremendo, Se aproximarão do Senhor e da Sua bondade” (v.5). Um capítulo bem pequeno, mas com um conteúdo que nem a eternidade conseguirá esgotar. Oh! Precioso amor incondicional!

Ajuda-nos, Pai amoroso! Reconhecemos o alto preço que Jesus pagou por causa da nossa condição vergonhosa e queremos esperar por Ti como “filhos da obediência” (1Pe.1:14). Nesses dias finais, nos aproximamos de Ti e da Tua bondade com temor e tremor. Enche-nos do Teu Espírito para que possamos Te buscar e Te adorar “em espírito e em verdade” (Jo.4:23). Enquanto O esperamos, fortalece a nossa fé para que mais do que as acusações do Maligno, sejam as Tuas misericórdias a nos declarar: “Não temas, porque Eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és Meu” (Is.43:1). Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, filhos amados do Pai!

Rosana Garcia Barros

#Oseias3 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



OSÉIAS 3 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
27 de maio de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

OSEIAS 3 – No capítulo anterior, Deus, por meio de Seu profeta, declara julgamento sobre Israel devido à infidelidade e idolatria. Deus retira Sua bênção e proteção, consequentemente cessam as celebrações e festividades que deveriam trazer prazer e felicidade.

• Os momentos de alegria e adoração a Ele foram corrompidos pelo sincretismo religioso, por isso teriam fim.

Portanto, Oseias 2:11 indica uma separação e o fim temporário da comunhão com Deus. Os sábados representam essa relação de aliança com Deus (Ezequiel 20:12, 20), cuja cessação simboliza a retirada de Sua presença devido à traição de Seu povo.

Entretanto, em Oseias 3, após o anúncio do julgamento, há uma promessa de restauração. Deus promete que, apesar da punição, Israel retornaria a Ele e seria restaurado. Esse retorno está marcado pelo arrependimento e uma renovada busca por Deus. A referência a “Davi, seu rei”, aponta para a esperança messiânica e o estabelecimento de um reino sob um governante divinamente escolhido (v. 5).

Oseias 3:1-3 oferece-nos uma visão ousada e transformadora do amor de Deus. É um amor que desafia as normas sociais e religiosas, um amor que persiste na face da traição, um amor que paga o preço da redenção e um amor que promete restauração.

Oseias não apenas redime sua esposa, mas também estabelece novas condições para o futuro deles juntos. Esta é uma visão poderosa da nova aliança que Deus deseja fazer com Seu povo. É a esperança para a reconciliação e um futuro onde a fidelidade e a intimidade são restauradas (Isaías 66:22-23).

• O sábado é um dia deleitoso, prazeroso… tão especial quanto o dia do encontro entre um jovem e uma moça perdidamente apaixonados (Isaías 58:13-14). Porém, o formalismo e a prática incorreta deste dia especial, tem feito com que Deus retirasse Sua presença dele. Todavia, quando Jesus veio ao mundo, assumiu ser o Senhor do sábado para resgatar seu verdadeiro, prazeroso e divino significado (Marcos 2:27-28; Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11). Como autor e Senhor do sábado, Jesus viveu para revelar como deve ser observado esse dia sagrado (Mateus 12:1-21; João 5:1-47; 9:1-41).

Assim, Oseias 2:11 sublinha a seriedade do pecado e suas consequências, enquanto Oseias 3:4-5 amplia a visão para incluir a esperança e a promessa de restauração após o arrependimento!

Arrependamo-nos… Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.