Reavivados por Sua Palavra


EZEQUIEL 46 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
10 de maio de 2024, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: EZEQUIEL 46 – Primeiro leia a Bíblia

EZEQUIEL 46 – BLOG MUNDIAL

EZEQUIEL 46 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



EZEQUIEL 46 by Luís Uehara
10 de maio de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/ez/46

Senhor, minha vida tome
E a Ti consagrada a torne
Transforme meus dias e momentos,
Em um constante fluir de enaltecimentos.

Deus forneceu instruções explícitas a Moisés sobre a adoração e o sistema sacrificial. Todo o plano de redenção foi delineado no Santuário e predito da vinda do Cordeiro perfeito de Deus. Todas as manhãs Deus pedia que um sacrifício fosse trazido diante dele.

Posso honrar a Deus entregando-me diariamente a Ele. Passar um tempo lendo Sua Palavra e orando com meu Melhor Amigo é a parte mais importante do meu dia. Coloco-me sob Sua proteção e também oro pelas pessoas que encontrarei. Dou permissão a Deus para me usar naquele dia conforme Ele precise. Orar pelas pessoas que encontro no trabalho tem um efeito poderoso. Gosto especialmente de orar silenciosamente por meu paciente enquanto inicio a administração intravenosa.

Que honra é trabalhar para Deus em todos os aspectos do meu dia. Acho que isso evita o esgotamento e traz uma nova alegria a cada turno. Não sei o que o dia trará, mas posso lidar com isso tendo Jesus como meu companheiro.

“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês.” Romanos 12:1

Cheri Holmes
Enfermeira registrada, Lynden, Washington, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/ezk/46
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



EZEQUIEL 46 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
10 de maio de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

598 palavras

1-15 Ezequiel continua a descrever vários aspectos da adoração diária. Enquanto permitia diversidade na adoração, Deus prescreve aqui ordem e continuidade. Esta continuidade visava um ritmo saudável à vida espiritual de Seu povo. Life Application Study Bible Kingsway.

porta do pátio interno (NVI). Uma santidade especial era atribuída à porta leste interior (p. 789, H; ver os regulamentos concernentes à porta leste exterior, em Ez 44:1-3). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 4, p. 808.

Enquanto a porta leste do pátio externo ficava fechada de modo permanente (44.2), a porta leste do pátio interno podia ser aberta nos dias de festa. Bíblia de Estudo NVI Vida.

lua nova. a lua nova inicia um mês novo, cujo primeiro dia é festa. Bíblia Shedd.

ficará junto ao batente. A partir daí, o príncipe podia observar os sacrifícios sendo oferecidos no grande altar no pátio interno, mas não lhe era permitido entrar no pátio interno propriamente dito. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Na entrada. As pessoas que estivessem presentes nos sábados e nas luas novas deviam prestar adoração no pátio exterior [letra C, no diagrama], próximo à porta interior. Não podiam entrar na estrutura da porta, como o príncipe, mas eram obrigadas a ficar só na entrada. CBASD, vol. 4, p. 808.

um him de azeite. É a sexta parte do bato, e dá 3,66 litros. Não há equivalente para as medidas secas, de maneira que a medida de 3,66 kg chama-se “a sexta parte de um efa”, v. 14. Bíblia Shedd.

o povo da terra. A expressão refere-se [aqui] a todos os que não eram sacerdotes, levitas, profetas ou anciãos. Só mais tarde [o termo] veio a indicar os judeus que tinham permanecido no território nacional, misturando-se com os pagãos, enquanto Ezequiel estava pastoreando os cativos na Babilônia (Ed 9.1-2). Bíblia Shedd.

todo aquele que entrar pela porta norte … sairá pela porta sul. Parece tratar-se de medidas para o controle das multidões. Nesse caso, nessa era futura haveria o povo em massa apinhado no santuário no dia festivo. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Provavelmente para manter a ordem e também para evitar que as pessoas tivessem que se virar, pois elas foram instruídas a entrar pela porta norte ou sul, mas a sair pela porta do lado oposto ao que haviam entrado. CBASD, vol. 4, p. 808.

10 no meio deles. O significado parece ser que, nas festividades anuais, o príncipe devia se misturar com o povo, unindo-se a este no culto. CBASD, vol. 4, p. 808.

12 oferta voluntária. Uma dádiva não exigida pela lei. O ato de dar graciosamente é algo que Deus ensina pelo exemplo supremo de conceder-nos com Cristo todas as coisas (Rm 8.32). Bíblia Shedd.

16 Der um presente. Os v. 6 e 18 apresentam regulamentos quanto às terras que pertenciam ao príncipe. Duas seções seriam designadas, uma de cada lado da santa porção  (Ez 45:7, 8). CBASD, vol. 4, p. 808.

17 até o ano da liberdade. É o ano do jubileu descrito em Lv 25.8-34. A terra e suas riquezas pertencem irrevogavelmente a Deus, e quem fizer uso destas, fá-lo-á como peregrino e hóspede na terra. Os homens, mordomos das bênçãos divinas, poderão fazer contratos de empréstimo dos terrenos, por um período máximo de 50 anos, mas nunca haveria um latifundiário, pois que tudo volta à tribo e à família beneficiária, a quem o proprietário, Deus, o cedeu. Bíblia Shedd.

19 Nos cantos do átrio interior estão os cômodos para serem queimadas as ofertas prescritas pela lei, e os cantos do átrio exterior (ver diagrama, p. 789, U] são as “cozinhas” para as ofertas do povo (21-24), as quais o próprio povo consome numa solenidade também festiva (Dt 112.27). Bíblia Shedd.



EZEQUIEL 46 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de maio de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

As orientações dadas por Deus ao profeta não eram inéditas, mas a descrição dos procedimentos que envolviam o funcionamento do santuário, conforme descreve o pastor Alberto R. Timm: “No cerimonial religioso hebreu, a Festa da Lua Nova ocorria no início de cada mês, sendo celebrada ‘todos os meses do ano’ (Nm.28:11 e 14). Como ocasião especial de adoração (Ez.46:1-8), nesse dia tocavam-se as trombetas sagradas e ofereciam-se holocaustos e ofertas de manjares ao Senhor (Nm.10:10; 28:11-15; Sl.81:3); o povo abstinha-se de atividades comerciais e seculares (Am.8:5); realizavam-se também banquetes especiais (1Sm.20:5, 18, 24, 27 e 34); e pelo menos algumas pessoas costumavam visitar os profetas (2Rs.4:22 e 23)”.

Diante de Ezequiel foi apresentada a importância da contínua adoração. Mês a mês, sábado a sábado e “manhã após manhã” (v.13, 14 e 15), o povo deveria preparar a sua oferta e “holocausto ao Senhor” (v.13). E isto “é estatuto perpétuo e contínuo” (v.14). A perpetuidade não está no ritual, já que não há mais necessidade de sacrifícios desde que “o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo.1:29) realizou o sacrifício único e perfeito (Hb.10:14). A perpetuidade está na adoração, como revelado ao profeta Isaías, referindo-se aos remidos na Nova Terra: “E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda carne a adorar perante Mim, diz o Senhor” (Is.66:23).

A verdadeira adoração deve ser o constante caminhar do cristão. Todos os meses, todos os sábados e todos os dias do ano representam um contínuo processo de avanço para habitar “na Casa do Senhor para todo o sempre” (Sl.23:6). Corremos o sério risco de perder este privilégio quando negligenciamos o processo “manhã após manhã”. Vivemos no tempo em que ser cristão virou moda. Não obstante, temos estudado e aprendido nas Escrituras que apenas o título de cristão não basta. Mas, “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para Seus adoradores” (Jo.4:23).

Percebam que Jesus utilizou a expressão “Pai” para Se referir a Deus nesta passagem. Porque todo verdadeiro adorador torna-se um filho de Deus. E, “a seus filhos, somente a eles, pertencerá a herança” (v.17). “Manhã após manhã” o Pai procura os filhos que O buscam com inteireza de coração, e renova as suas forças na abundância diária de Suas misericórdias (Lm.3:23). São estes que herdarão “os novos céus e a nova terra” (Is.66:22; Ap.21:1), porque, à semelhança de Elias, restauraram “o altar do Senhor, que estava em ruínas” (1Rs.18:30).

Amados, o mesmo amor que o Senhor tem colocado em meu coração por Sua Palavra é o que eu desejo e oro que vocês também estejam desfrutando. O Reavivados e todos os recursos disponíveis têm o objetivo de nos auxiliar neste processo, mas não pode e não deve, de maneira alguma, substituir o nosso encontro pessoal com Deus através das Escrituras. “Manhã após manhã”, o Senhor nos chama para uma audiência particular com Ele. Se O buscarmos “em espírito e em verdade”, Ele falará direto ao nosso coração por Seu Espírito a partir do momento em que os nossos olhos repousarem sobre a Sua Palavra.

Há, portanto, um apelo pessoal a cada manhã: Não perca as bênçãos deste privilégio contínuo. Clame ao Espírito Santo que te conduza à verdadeira adoração e, como filho(a) de Deus, muito em breve, pela graça de Deus, você receberá a possessão eterna.

Pai de amor, que privilégio o nosso de chamá-Lo assim! Um privilégio que não merecemos, mas que pelos méritos de Cristo possuímos. Sabemos que tens um lugar preparado para nós, que não será mais como o santuário terrestre, pois não mais haverá espaços separados, mas um único grande banquete junto a Cristo. Queremos estar lá, Senhor, e Te adorar para sempre de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro! Batiza-nos com Teu Espírito! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, filhos do Pai Celeste!

Rosana Garcia Barros

#Ezequiel46 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



EZEQUIEL 46 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
10 de maio de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

EZEQUIEL 46 – A filosofia do servo de Deus não faz da vida um móvel com gavetas, uma para o trabalho, outra para a família, outra para o lazer, etc.

Na vida do cristão, tudo deve estar consagrado a Deus, a família, os estudos, o trabalho, o lazer, inclusive … o comer e beber (1Cor 10:31)!
Tudo pertence a Deus. Portanto, nada deve estar desvinculado dEle – absolutamente!

Desde o capítulo 45 versículo 9 o profeta vem especificando as atribuições dos príncipes. Em Ezequiel 46:1-18 o profeta apresenta mais responsabilidades que caberiam aos príncipes:

• Quando e como o príncipe deveria entrar pelas portas do Novo Templo, para apresentar as ofertas no sábado e na lua nova, no início do mês;
• Havia limites para a entrada e atuação do príncipe. O povo permanecerá atrás do príncipe para adorar enquanto o sacerdote oferece os sacrifícios;
• O príncipe ofereceria sacrifícios como representante legal do povo, entregando-os aos sacerdotes para serem oferecidos no altar;
• Assim como a entrada e saída do povo no átrio exterior, seriam também as do príncipe: Uma porta para entrar e outra para sair, sempre opostas (v. 10);
• O príncipe deveria oferecer ofertas voluntárias;
• Os sacrifícios deveriam ser diários.
• A legislação sobre propriedade evita que o príncipe a perca em caráter permanente ou a expanda injustamente.

O final do capítulo revela que o novo Templo deveria conter cozinhas para os sacerdotes e também para o povo (vs. 19-24).

Tewoldemedhin Habtu comenta: “A presença dessas cozinhas nos lembra que o templo não era apenas um lugar de oração, mas também um local onde se preparavam e se consumiam refeições comunitárias. Observamos, portanto, no templo de Ezequiel, uma fusão de atividades espirituais e sociais. ‘A igreja cristã sofreu uma grande perda quando traçou uma linha divisória entre a vida espiritual e as atividades sociais’ (TOT)”.

Aplicações:

1. A despeito da negligência do povo, para Deus o sábado sempre foi considerado especial.
2. A dedicação total a Deus se nota naquilo que fazemos voluntariamente seguindo a Sua vontade e revelação.
3. A dedicação de um indivíduo a Deus se nota em suas ofertas de gratidão. Sua filosofia é: Conforme as possibilidades são as suas responsabilidades.
4. A adoração e a vida cotidiana estão intimamente ligadas no entendimento daquele que pensa biblicamente.

Senhor, molda nossa mente! – Heber Toth Armí.