Reavivados por Sua Palavra


ISAÍAS 52 by Luís Uehara
14 de janeiro de 2024, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/is/52

Comissionado pelo comandante no campo de batalha, um jovem corre com alegria no coração e uma maravilhosa mensagem nos lábios: O Rei está vencendo! A guerra contra nosso inimigo está quase no fim, o Rei está perto da vitória e a paz está quase aqui! Essa é a ilustração do versículo 7: “Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas… que proclamam salvação, que dizem a Sião: ‘O seu Deus reina!’” (NVI)

Você já ouviu o hino escriturístico baseado em Isaías 52:7, Our God Reigns (Nosso Deus Reina)? Que mensagem simples e poderosa ele contém! Quão poderosa é uma canção de esperança em tempos de angústia. Quando a escuridão e a depressão parecem envolver a alma, cantar os cânticos de Sião levantará a nuvem que nosso inimigo colocou ali para nos oprimir. Cante. Cante ao Senhor um cântico novo! Cante de manhã, cante ao meio-dia e à noite. Cante, independentemente de saber cantar ou não. Isso trará anjos celestiais perto de você para harmonizar silenciosamente o seu anseio por Deus.

Deus é capaz, Ele é abundantemente capaz! Escolha olhar para o alto e cantar!

Ron E M Clouzet
Diretor da Associação Ministerial
Divisão Ásia-Pacífico Norte

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/isa/52
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli



ISAÍAS 52 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS  by Maria Eduarda
14 de janeiro de 2024, 0:50
Filed under: Sem categoria

566 palavras

Tuas roupagens formosas. Isto é, vestes de beleza e santidade. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.4, p. 302.

Do pó. Sião trocaria o pó pelo trono, uma vida de exílio por outra, de esplendor. CBASD, vol.4, p. 302.

Fostes vendidos. os judeus se venderam ao serviço do mal e, como resultado, sofriam nas mãos de seus vizinhos pagãos, os assírios, nos dias de Isaías, e anda seriam cativos em Babilônia. CBASD, vol.4, p. 302.

É blasfemado. Visto que podiam oprimir o povo hebreu, os pagãos pensaram que os seus deuses eram mais fortes que Yahweh. CBASD, vol.4, p. 302.

Saberá o Meu nome.Saber o nome de Deus é entender Sua vontade e confiar nEle. CBASD, vol.4, p. 302.

Boas novas. Isto é, o evangelho (ver com. de Mc 1:1; 2:10). CBASD, vol.4, p. 302.

10 O SENHOR desnudou o Seu braço. O poder de Deus foi manifesto, levando a vitória a Seu povo sobre os inimigos (ver Sl 98:1, 2; cf. Ez 4:7). CBASD, vol.4, p. 303.

11 Retirai-vos. Isto é, de Babilônia [cf. Ap 18:1-4]. CBASD, vol.4, p. 303.

Purificai-vos. Os exilados que voltariam deviam constituir um povo puro. … Os que saíssem de Babilônia espiritual deviam também se purificar (Ap 18:4; 21:27; cf. 1Jo 3:3). CBASD, vol.4, p. 303.

Vós que levais os utensílios do SENHOR. Os líderes de Israel seriam responsáveis por levar os utensílios sagrados do templo, de Babilônia a Jerusalém (Ed 1:7, 8; 5:14, 15; 6:5). … Os líderes do povo de Deus têm a responsabilidade solene diante de Deus de dar exemplo digno de um viver correto. CBASD, vol.4, p. 303.

13 Eis que o Meu Servo. Estas são as palavras introdutórias de uma nova seção que continua até Isaías 53:12.  … Nesta nova seção, o Messias surge como o Servo sofredor (ver com. de Is 41:8; 42:1). Nas Escrituras, não há outro texto que apresente de forma mais vívida a natureza vicária e o caráter expiatório da obra de Cristo. … a ideia de salvação material e terrena para Israel como nação praticamente ofuscou o conceito aqui apresentado por Isaías, de que o messias primeiramente os libertaria de forma individual do poder e do castigo do pecado (ver DTN, 30; ver com. de Lc 4:19). CBASD, vol.4, p. 303.

Procederá com prudência. Ou, “prosperará”. … O messias, o Servo sofredor, teria êxito em Sua missão (ver Fp 2:10, 11). CBASD, vol.4, p. 303.

Exaltado e elevado. Os poderosos da Terra se maravilhariam de que um homem tão insignificante segundo os padrões humanos pudesse ter tão tremenda influência sobre o pensamento e a vida do ser humano e sobre o curso da história (ver Is 52:14, 15). Hoje, milhões de pessoas consideram honra serem conhecidos como cristãos. CBASD, vol.4, p. 303, 304.

14 Pasmaram muitos. É surpreendente que o tão honrado Filho de Deus Se humilhasse de forma voluntária como Cristo o fez. Jesus velou Sua divindade na humanidade (ver com. de Lc 2:48) a fim de que o ser humano fosse atraído a Ele, não pela glória exterior, mas pela beleza de seu caráter. CBASD, vol.4, p. 304.

Seu aspecto. Depois de voltar do conflito contra Satanás no deserto da tentação e durante o conflito maior com os poderes das trevas no Getsêmani (DTN, 137, 689), a aparência de Jesus era tão diferente que até para Seus amigos foi difícil reconhecê-Lo. CBASD, vol.4, p. 304.

15 Admiração às nações. O mundo se maravilharia ante o fato de o humilde Servo sofredor, o Messias, vir a ser “exaltado e elevado” e se tornar “mui sublime” (v. 13). CBASD, vol.4, p. 304.

Fecharão a sua boca. Os poderosos da terra se emudecerão diante dEle, em espanto e reverência (ver Jó 29:9; 40:4). CBASD, vol.4, p. 304.



ISAÍAS 52 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
14 de janeiro de 2024, 0:45
Filed under: Sem categoria

A pregação do evangelho é um privilégio dado aos homens que os anjos gostariam de executar. O Senhor incumbiu o Seu povo de, como Seu porta-voz, anunciar as boas-novas de salvação. Porém, os próprios anjos tiveram que assumir tal missão quando apareceram a uns poucos pastores em Belém, anunciando o nascimento do Messias. O chamado que não foi compreendido por Israel na primeira vinda do Senhor, nos foi dado a fim de “habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lc.1:17), um povo preparado para a Sua segunda vinda. E corremos o sério risco de, como Israel, assumir uma postura de indiferença e exclusivismo.

O nome do Senhor tem sido “blasfemado incessantemente todo o dia” (v.5) e isto está prestes a ter o seu fim. Deus despertará a Sua “cidade santa” (v.1), que, como noiva, estará pronta para receber os seus cidadãos. E diante do caos da Babilônia espiritual, o Espírito Santo faz um chamado urgente: “Retirai-vos, retirai-vos, saí de lá […] saí do meio dela, purificai-vos” (v.11). “Retirai-vos dela, povo Meu” (Ap.18:4). Pois na santa cidade não entrará coisa alguma imunda ou qualquer tipo de impureza (v.1). Este é um chamado para agora, “porquanto não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo” (v.12) somente quando virem se cumprindo os últimos eventos. Mas, quando forem soltos “os quatro ventos da Terra” (Ap.7:1), Deus já terá selado um povo de Sua propriedade particular, o qual Ele mesmo conservará (v.12).

Hoje é o tempo de conhecermos o nome do Senhor, então, “naquele Dia” saberemos que é Ele “quem fala: Eis-Me aqui” (v.6). Quando nossos pés avançam para anunciar a salvação, também avançam para recebê-la. Os calçados da “preparação do evangelho da paz” (Ef.6:15), fazem parte integrante da armadura de Deus e sem eles não suportaríamos andar por sobre as pedrinhas do caminho. Aqueles que não compreenderem a sua missão como atalaias do Senhor, terão seus pés machucados pelas tribulações e provações, abandonando a fé com a mesma rapidez com que a aceitaram. Precisamos de uma fé viva que mesmo em meio à perseguições e ameaças nos motive a clamar: “agora, Senhor […] concede aos Teus servos que anunciem com toda a intrepidez a Tua Palavra” (At.4:29).

Ouça hoje o grito dos atalaias do Senhor! Não deixe para depois! Breve virá Aquele que como Servo nasceu, viveu, e morreu sendo rejeitado, mas que naquele Dia “será exaltado e elevado e será mui sublime” (v.13). Revistamo-nos de toda a armadura de Deus, calçando, agora, os nossos pés com os calçados do Céu e proclamando onde quer que o Espírito nos enviar: O nosso Deus reina! Então, com santa ousadia, nossa vida será uma constante declaração de que, dentro em pouco, com nossos próprios olhos distintamente veremos o retorno do Senhor (v.8), “e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” (v.10).

Apeguemo-nos à misericordiosa graça de Deus e avancemos anunciando o evangelho eterno “a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap.14:6). Despertai, pés formosos! Andemos na luz do Senhor, amados!

Nosso Pai Celestial, necessitamos do poder do Espírito Santo para cumprir a obra que o Senhor nos confiou. Enche-nos do Teu Espírito a fim de que estejamos escondidos em Cristo e Teu nome seja glorificado em toda a Terra! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Feliz semana, atalaias do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#Isaías52 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



ISAÍAS 52 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ  by Maria Eduarda
14 de janeiro de 2024, 0:40
Filed under: Sem categoria

ISAÍAS 52 – O mais poderoso despertamento espiritual acontece mediante a ação de Deus sobre quem está sonolento na fé. “Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e impuros não tornarão a entrar em você” – Assim inicia o capítulo em pauta.

Em Isaías 51:17 esse imperativo impetuoso já havia soado: “Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dEle…”.

O chamado de Deus ao despertamento visa uma mudança de estado, uma conscientização da situação e a necessidade de se levantar de uma condição adversa. Especificamente, em Isaías 52:1 a chamada para despertar está ligada à ideia de fortalecimento e renovação. É uma exortação para o povo de Deus (Sião) levantar-se e vestir-se com força e, adotar uma posição de dignidade e santidade. Hoje, nós precisamos de…

• …Reconhecer nossa degradante condição espiritual: Assim como Jerusalém foi chamada a despertar para a realidade de sua situação espiritual deprimente, Isaías nos chama a atenção hoje da importância de estarmos cientes da nossa própria condição espiritual. Isso implica refletir sobre nossas escolhas, valores e relacionamento com Deus.

• …Renovação e fortalecimento espirituais: O apelo para vestir-se de força e roupas formosas indica uma busca por renovação e fortalecimento espiritual. Atualmente enfrentamos diversos desafios e distrações que visam prejudica a nossa fé. O profeta incentiva-nos a buscar ativamente uma renovação espiritual, fortalecendo nossa conexão com valores e princípios sólidos.

• …Rejeitar tudo o que é impuro: Diante do fato de que não entrará na cidade nada impuro (conferir Apocalipse 21:1-8), carecemos de uma separação radical daquilo que é prejudicial à nossa saúde espiritual. Temos de rejeitar ou afastar-nos de influências negativas que recebemos através de amigos, de entretenimento e das mídias.

O Deus que nos chama para o despertamento (Isaías 52:1) é Quem pode libertar graciosamente da escravidão (Isaías 52:2-5) a fim de que Sua glória seja espalhada pela Terra (Isaías 52:6-8). Toda ação de Deus é movida por Sua graça em prol de Seu povo (Isaías 52:8-10) com objetivo de estar com e entre as pessoas (Isaías 52:11-15).

Deus anseia estar presente conosco; e nós, queremos estar com Ele? Permitiremos que Ele nos desperte espiritualmente, ou preferimos dormir relaxadamente?

É melhor reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.