Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/is/52
Comissionado pelo comandante no campo de batalha, um jovem corre com alegria no coração e uma maravilhosa mensagem nos lábios: O Rei está vencendo! A guerra contra nosso inimigo está quase no fim, o Rei está perto da vitória e a paz está quase aqui! Essa é a ilustração do versículo 7: “Como são belos nos montes os pés daqueles que anunciam boas novas… que proclamam salvação, que dizem a Sião: ‘O seu Deus reina!’” (NVI)
Você já ouviu o hino escriturístico baseado em Isaías 52:7, Our God Reigns (Nosso Deus Reina)? Que mensagem simples e poderosa ele contém! Quão poderosa é uma canção de esperança em tempos de angústia. Quando a escuridão e a depressão parecem envolver a alma, cantar os cânticos de Sião levantará a nuvem que nosso inimigo colocou ali para nos oprimir. Cante. Cante ao Senhor um cântico novo! Cante de manhã, cante ao meio-dia e à noite. Cante, independentemente de saber cantar ou não. Isso trará anjos celestiais perto de você para harmonizar silenciosamente o seu anseio por Deus.
Deus é capaz, Ele é abundantemente capaz! Escolha olhar para o alto e cantar!
Ron E M Clouzet
Diretor da Associação Ministerial
Divisão Ásia-Pacífico Norte
Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/isa/52
Tradução: Pr Jobson Santos/Jeferson Quimelli/Gisele Quimelli
Filed under: Sem categoria
566 palavras
1 Tuas roupagens formosas. Isto é, vestes de beleza e santidade. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol.4, p. 302.
2 Do pó. Sião trocaria o pó pelo trono, uma vida de exílio por outra, de esplendor. CBASD, vol.4, p. 302.
3 Fostes vendidos. os judeus se venderam ao serviço do mal e, como resultado, sofriam nas mãos de seus vizinhos pagãos, os assírios, nos dias de Isaías, e anda seriam cativos em Babilônia. CBASD, vol.4, p. 302.
5 É blasfemado. Visto que podiam oprimir o povo hebreu, os pagãos pensaram que os seus deuses eram mais fortes que Yahweh. CBASD, vol.4, p. 302.
6 Saberá o Meu nome.Saber o nome de Deus é entender Sua vontade e confiar nEle. CBASD, vol.4, p. 302.
7 Boas novas. Isto é, o evangelho (ver com. de Mc 1:1; 2:10). CBASD, vol.4, p. 302.
10 O SENHOR desnudou o Seu braço. O poder de Deus foi manifesto, levando a vitória a Seu povo sobre os inimigos (ver Sl 98:1, 2; cf. Ez 4:7). CBASD, vol.4, p. 303.
11 Retirai-vos. Isto é, de Babilônia [cf. Ap 18:1-4]. CBASD, vol.4, p. 303.
Purificai-vos. Os exilados que voltariam deviam constituir um povo puro. … Os que saíssem de Babilônia espiritual deviam também se purificar (Ap 18:4; 21:27; cf. 1Jo 3:3). CBASD, vol.4, p. 303.
Vós que levais os utensílios do SENHOR. Os líderes de Israel seriam responsáveis por levar os utensílios sagrados do templo, de Babilônia a Jerusalém (Ed 1:7, 8; 5:14, 15; 6:5). … Os líderes do povo de Deus têm a responsabilidade solene diante de Deus de dar exemplo digno de um viver correto. CBASD, vol.4, p. 303.
13 Eis que o Meu Servo. Estas são as palavras introdutórias de uma nova seção que continua até Isaías 53:12. … Nesta nova seção, o Messias surge como o Servo sofredor (ver com. de Is 41:8; 42:1). Nas Escrituras, não há outro texto que apresente de forma mais vívida a natureza vicária e o caráter expiatório da obra de Cristo. … a ideia de salvação material e terrena para Israel como nação praticamente ofuscou o conceito aqui apresentado por Isaías, de que o messias primeiramente os libertaria de forma individual do poder e do castigo do pecado (ver DTN, 30; ver com. de Lc 4:19). CBASD, vol.4, p. 303.
Procederá com prudência. Ou, “prosperará”. … O messias, o Servo sofredor, teria êxito em Sua missão (ver Fp 2:10, 11). CBASD, vol.4, p. 303.
Exaltado e elevado. Os poderosos da Terra se maravilhariam de que um homem tão insignificante segundo os padrões humanos pudesse ter tão tremenda influência sobre o pensamento e a vida do ser humano e sobre o curso da história (ver Is 52:14, 15). Hoje, milhões de pessoas consideram honra serem conhecidos como cristãos. CBASD, vol.4, p. 303, 304.
14 Pasmaram muitos. É surpreendente que o tão honrado Filho de Deus Se humilhasse de forma voluntária como Cristo o fez. Jesus velou Sua divindade na humanidade (ver com. de Lc 2:48) a fim de que o ser humano fosse atraído a Ele, não pela glória exterior, mas pela beleza de seu caráter. CBASD, vol.4, p. 304.
Seu aspecto. Depois de voltar do conflito contra Satanás no deserto da tentação e durante o conflito maior com os poderes das trevas no Getsêmani (DTN, 137, 689), a aparência de Jesus era tão diferente que até para Seus amigos foi difícil reconhecê-Lo. CBASD, vol.4, p. 304.
15 Admiração às nações. O mundo se maravilharia ante o fato de o humilde Servo sofredor, o Messias, vir a ser “exaltado e elevado” e se tornar “mui sublime” (v. 13). CBASD, vol.4, p. 304.
Fecharão a sua boca. Os poderosos da terra se emudecerão diante dEle, em espanto e reverência (ver Jó 29:9; 40:4). CBASD, vol.4, p. 304.
Filed under: Sem categoria
“Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina!” (v.7).
A pregação do evangelho é um privilégio dado aos homens que os anjos gostariam de executar. O Senhor incumbiu o Seu povo de, como Seu porta-voz, anunciar as boas-novas de salvação. Porém, os próprios anjos tiveram que assumir tal missão quando apareceram a uns poucos pastores em Belém, anunciando o nascimento do Messias. O chamado que não foi compreendido por Israel na primeira vinda do Senhor, nos foi dado a fim de “habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lc.1:17), um povo preparado para a Sua segunda vinda. E corremos o sério risco de, como Israel, assumir uma postura de indiferença e exclusivismo.
O nome do Senhor tem sido “blasfemado incessantemente todo o dia” (v.5) e isto está prestes a ter o seu fim. Deus despertará a Sua “cidade santa” (v.1), que, como noiva, estará pronta para receber os seus cidadãos. E diante do caos da Babilônia espiritual, o Espírito Santo faz um chamado urgente: “Retirai-vos, retirai-vos, saí de lá […] saí do meio dela, purificai-vos” (v.11). “Retirai-vos dela, povo Meu” (Ap.18:4). Pois na santa cidade não entrará coisa alguma imunda ou qualquer tipo de impureza (v.1). Este é um chamado para agora, “porquanto não saireis apressadamente, nem vos ireis fugindo” (v.12) somente quando virem se cumprindo os últimos eventos. Mas, quando forem soltos “os quatro ventos da Terra” (Ap.7:1), Deus já terá selado um povo de Sua propriedade particular, o qual Ele mesmo conservará (v.12).
Hoje é o tempo de conhecermos o nome do Senhor, então, “naquele Dia” saberemos que é Ele “quem fala: Eis-Me aqui” (v.6). Quando nossos pés avançam para anunciar a salvação, também avançam para recebê-la. Os calçados da “preparação do evangelho da paz” (Ef.6:15), fazem parte integrante da armadura de Deus e sem eles não suportaríamos andar por sobre as pedrinhas do caminho. Aqueles que não compreenderem a sua missão como atalaias do Senhor, terão seus pés machucados pelas tribulações e provações, abandonando a fé com a mesma rapidez com que a aceitaram. Precisamos de uma fé viva que mesmo em meio à perseguições e ameaças nos motive a clamar: “agora, Senhor […] concede aos Teus servos que anunciem com toda a intrepidez a Tua Palavra” (At.4:29).
Ouça hoje o grito dos atalaias do Senhor! Não deixe para depois! Breve virá Aquele que como Servo nasceu, viveu, e morreu sendo rejeitado, mas que naquele Dia “será exaltado e elevado e será mui sublime” (v.13). Revistamo-nos de toda a armadura de Deus, calçando, agora, os nossos pés com os calçados do Céu e proclamando onde quer que o Espírito nos enviar: O nosso Deus reina! Então, com santa ousadia, nossa vida será uma constante declaração de que, dentro em pouco, com nossos próprios olhos distintamente veremos o retorno do Senhor (v.8), “e todos os confins da terra verão a salvação do nosso Deus” (v.10).
Apeguemo-nos à misericordiosa graça de Deus e avancemos anunciando o evangelho eterno “a cada nação, e tribo, e língua, e povo” (Ap.14:6). Despertai, pés formosos! Andemos na luz do Senhor, amados!
Nosso Pai Celestial, necessitamos do poder do Espírito Santo para cumprir a obra que o Senhor nos confiou. Enche-nos do Teu Espírito a fim de que estejamos escondidos em Cristo e Teu nome seja glorificado em toda a Terra! Em nome de Jesus, Amém!
Vigiemos e oremos!
Feliz semana, atalaias do Senhor!
Rosana Garcia Barros
#Isaías52 #RPSP
Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100
Filed under: Sem categoria
ISAÍAS 52 – O mais poderoso despertamento espiritual acontece mediante a ação de Deus sobre quem está sonolento na fé. “Desperte! Desperte!, ó Sião, vista-se de força. Vista suas roupas de esplendor, ó Jerusalém, cidade santa. Os incircuncisos e impuros não tornarão a entrar em você” – Assim inicia o capítulo em pauta.
Em Isaías 51:17 esse imperativo impetuoso já havia soado: “Desperte, desperte! Levante-se, ó Jerusalém, você que bebeu da mão do Senhor o cálice da ira dEle…”.
O chamado de Deus ao despertamento visa uma mudança de estado, uma conscientização da situação e a necessidade de se levantar de uma condição adversa. Especificamente, em Isaías 52:1 a chamada para despertar está ligada à ideia de fortalecimento e renovação. É uma exortação para o povo de Deus (Sião) levantar-se e vestir-se com força e, adotar uma posição de dignidade e santidade. Hoje, nós precisamos de…
• …Reconhecer nossa degradante condição espiritual: Assim como Jerusalém foi chamada a despertar para a realidade de sua situação espiritual deprimente, Isaías nos chama a atenção hoje da importância de estarmos cientes da nossa própria condição espiritual. Isso implica refletir sobre nossas escolhas, valores e relacionamento com Deus.
• …Renovação e fortalecimento espirituais: O apelo para vestir-se de força e roupas formosas indica uma busca por renovação e fortalecimento espiritual. Atualmente enfrentamos diversos desafios e distrações que visam prejudica a nossa fé. O profeta incentiva-nos a buscar ativamente uma renovação espiritual, fortalecendo nossa conexão com valores e princípios sólidos.
• …Rejeitar tudo o que é impuro: Diante do fato de que não entrará na cidade nada impuro (conferir Apocalipse 21:1-8), carecemos de uma separação radical daquilo que é prejudicial à nossa saúde espiritual. Temos de rejeitar ou afastar-nos de influências negativas que recebemos através de amigos, de entretenimento e das mídias.
O Deus que nos chama para o despertamento (Isaías 52:1) é Quem pode libertar graciosamente da escravidão (Isaías 52:2-5) a fim de que Sua glória seja espalhada pela Terra (Isaías 52:6-8). Toda ação de Deus é movida por Sua graça em prol de Seu povo (Isaías 52:8-10) com objetivo de estar com e entre as pessoas (Isaías 52:11-15).
Deus anseia estar presente conosco; e nós, queremos estar com Ele? Permitiremos que Ele nos desperte espiritualmente, ou preferimos dormir relaxadamente?
É melhor reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.