Reavivados por Sua Palavra


ECLESIASTES 7 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
10 de novembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: ECLESIASTES 7 – Primeiro leia a Bíblia

ECLESIASTES 7 – BLOG MUNDIAL

ECLESIASTES 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



ECLESIASTES 7 by Luís Uehara
10 de novembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/ec/7

Deus ensinou seus filhos e filhas a viver de maneira sábia, aproveitando as oportunidades que a vida lhes tem concedeu.

Muitos buscam dar sentido à vida por meio da fama e da riqueza, pensando que poderão tê-las para sempre. Esquecem-se de que as coisas não são eternas, duram apenas um momento, da mesma forma que a fragrância do perfume desaparece logo depois de ser usado.

Quem realmente sabe usar a sabedoria dada por Deus procura refletir, por meio da dor ou das lágrimas, a respeito do sentido da vida. A adversidade nos lembra que a vida é curta e que precisamos viver com sabedoria a fim de melhorar o nosso caráter. Aprendemos mais sobre Deus em tempos difíceis do que em tempos felizes.

A sabedoria é terminar o que começamos e isso exige trabalho, paciência e autodisciplina. A missão de Deus terminará quando os homens e as mulheres estiverem completamente restaurados em caráter, por ocasião da volta do Senhor Jesus.

“Pai, quero ter uma vida equilibrada e um bom caráter, mas preciso da sua ajuda para alcançar isso. Por favor me ajude. Amém”.

Eliezer Junior
União Nordeste do Brasil da IASD

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/ecc/7
Tradução: Jeferson Quimelli/Pr Jobson Santos/Gisele Quimelli



ECLESIASTES 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
10 de novembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

812 palavras

1. … O dia da morte. É evidente o paralelo da segunda parte da frase com a primeira, quando se compreende que a pessoa que vive honradamente e obtém uma boa reputação não precisa temer a morte…

Dia do nascimento. O  seu nascimento é o início de breves “setenta anos” de vida (Sl 90:0, 10), mas a morte pode  ser o prelúdio de uma eternidade na nova terra (Lc 20:36; 1Co 15:51-55): de descanso Ap 14:13), de satisfação suprema (Ap 7:16) e de glória eterna em contraste com as aflições do presente (2Co 4:17).

2. … Todos os homens. Literalmente :cada homem”. É sensato ter em mente que virá o dia quando cada ser humano deverá se encontrar com seu Criador, e não deve se esquecer do preparo diário para este solene momento.

3. Mágoa. A frivolidade  não fortalece o caráter. Há uma máxima grega que diz: :Sofrer é aprender” (ver Hb 2:10; 12: 1-11).

O coração… O fogo da aflição purifica os motivos e cria a capacidade de simpatizar com os outros.

4. Dos sábios. A mente do sábio se volta para as coisas soberanas da vida e ele aprende a apreciar suas lições morais e espirituais. Por outro lado, o tolo é atraído para o lado mais leve da vida e busca satisfação  em divertimentos, inconsciente da vida futura .

5. … Canção do insensato. Refere-se às músicas irreverentes e pouco edificantes dos lugares de diversão (ver Am 6:5) bem como ao conselho que se pode esperar dos tolos.

6. O crepitar… Palha, espinhos e galhos secos queimam com rapidez e fazem muito ruído, mas não oferecem um aquecimento contínuo que é necessário para preparar a refeição ou aquecer o cômodo de uma das (ver Sl 58:9; 118:12; cf. Is 9;18).

7. Opressão. A mesma palavra hebraica também é traduzida como “extorsão” (Ez 22:12). A referência é ao uso egoísta de oportunidade e habilidade para defraudar outros a fim de enriquecer a si mesmo.

Endoidecer. Ou seja, desmoralizar. Se uma pessoa sábia cair no pecaminoso hábito da opressão e extorsão, um dia será desmoralizada e desprezada.

O suborno. Aceitar suborno perverte o julgamento e o torna ineficaz (ver Ex 23:8; Dt 16:19; Pv 15:27).

9. Apresses… As emoções devem ser mantidas sob controle (ver Tg 1:19).

12… Dá vida… É no âmbito do espírito que é trabalhada a verdadeira preservação da vida  e que conduz à imortalidade (Jo 5:21; 6:63).

13… Torceu. Uma referência às várias experiências da vida , como aflições, dificuldades, provações  e sofrimentos.

15… Prolonga. Jó fez a mesma queixa (Jó 12:6; 21:7; cf. Sl37:7). O justo Abel morreu jovem enquanto que o perverso Caim viveu até a velhice. esta aparamente reversão  do que deveria ser a ordem das coisas tem inquietado a mente dos justos ao longo da história. O pensamento hebraico normalmente espera que o ímpio seja cortado nos primeiros anos de vida (Sl 37:9, 10; 55:23; 58: 3-9). O ajuste final será na segunda vinda de Cristo (Mt 16:27; cf. Ap 20: 12-15).

16. Demasiadamente justo. Uma repreensão ao legalismo com sua confiança em formas e expressões externas. A verdadeira religião é um relacionamento pessoal com o santo Deus (Lv 19:2; Ef 3:14) e op salvador Jesus Cristo (Ef 3:17-19).

Exageradamente sábio. Salomão falou sobre o valor da sabedoria e, então, passa a alertar contra uma atitude que leva a pessoa a questionar a direção de Deus. O apóstolo Paulo faz a mesma advertência (ver Rm 9: 20-23).

17. Demasiadamente perverso. Não rejeite toda a restrição. Há um ponto em que o Espírito Santo  não pode mais levar ao arrependimento sincero. Deve-se tomar cuidado para não ignorar ou subestimar  a Deus (Sl 10:11; cf. Ml1:2, 6; 2:17; 3: 8, 13).

Louco. A pessoa que peca deliberadamente engana a si mesmo com crença de que Deus ignora o que ela faz. Por isso, pode se tornar tão obcecada com determinado plano de ação que, em sua cegueira espiritual, pensa que não existe Deus (Sl 14:1).

19… Na cidade. A comparação é feita com o antigo conselho local dos anciãos, que julgava todos os assuntos.

20. Não há homem justo… Mesmo os filhos de Deus, às vezes, cometem graves erros, como fizeram Abraão e Davi, mas a graça de Cristo lhes dará a vitória (ver 1Jo 3:6; 5:4).

21. Palavras que se dizem. Ou seja, o que os outros falam sobre alguém. Ficar preocupado com o que as outras pessoas pensam não é propício ao sucesso.

Servo a amaldiçoar-te. A familiaridade geralmente gera desprezo. O cristão deveria estar mais preocupado com a opinião de Deus do que com a opinião de outras pessoas (1Co 4:3, 4).

25. Apliquei-me a conhecer… Esta é uma forma enfática de o autor declarar sua sinceridade em buscar a sabedoria.

28. Mil. Geralmente utilizado como número redondo (ver Ex 20:6; 34:7; Sl 105:8). Salomão quer dizer que a pessoa perfeita é rara.

Mulheres. Salomão pensava ser mais difícil encontrar mulheres  perfeitas do que homens perfeitos. isso reflete um pouco da  experiência  com suas mais de mil esposas e concubinas, muitas delas pagãs e todas ciumentas e briguentos (como é comum neste tipo de relacionamento), o que lhe acarretou problemas infinitos. Ele parece culpar as mulheres e não a si mesmo por seus casamentos múltiplos (ver Gn 3 :12).

Fonte: Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3



Eclesiastes 07 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
10 de novembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

O livro de Eclesiastes é um verdadeiro manual contra a corrupção humana. Orgulho, inveja, ódio, lascívia, presunção, ganância, cobiça, insensatez, arrogância, desobediência, perversidade fazem parte do pacote maligno na vida dos que não temem a Deus, “pois quem teme a Deus de tudo isto sai ileso” (v.18). Sendo um dom divino, a sabedoria não pode ser encontrada em livros e nem concedida mediante mérito pessoal. Enquanto a busca com diligência, o possuidor sincero nunca se exalta em possuí-la e nem mesmo julga tê-la alcançado: “tornar-me-ei sábio, mas a sabedoria estava longe de mim” (v.23).

A nossa geração vive em tempos emprestados enquanto promove a vida como se no auge de sua performance. Em uma época onde influencers com conteúdos inúteis e imorais são admirados e reconhecidos como formadores de opinião e promotores da livre consciência, a única fonte segura da utilidade, a Bíblia, ainda acessível ao homem, é deixada de lado, e até queimada em protestos que, pasme você, declaram ser uma voz contra o preconceito. E enquanto o mundo afundava julgando estar “na casa da alegria”, o Senhor permitiu que entrássemos “na casa do luto” (v.4), a fim de descobrirmos que “com a tristeza do rosto se faz melhor o coração” (v.3). Mas a pandemia passou, a “normalidade” voltou e parece que nada mudou.

Está escrito: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2Tm.3:16). Não está escrito que a Bíblia é útil para acobertar o mal ou fazer pouco caso do pecado. A disciplina é uma necessária e misericordiosa ferramenta de Deus. Mas a influência que se instalou na juventude atual diz que você é o próprio legislador de sua vida e que ninguém tem o direito de contestar, nem mesmo seus pais. A geração de cabeças baixas ante o “deus” smartphone é a geração dos cabeças altivas ante ordens que se recusam a cumprir. E longe da sabedoria que “dá vida ao seu possuidor” (v.12), perdem os privilégios do único mandamento com promessa: “Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Êx.20:12).

No princípio, “Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias” (v.29). Por isso que “não há homem justo sobre a terra que faça o bem e que não peque” (v.20). Somente pela graça e pelo sacrifício de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo somos salvos de nossos delitos. Nos méritos de Jesus encontramos seguro refúgio contra a loucura do mundo. Após uma pandemia desastrosa e em meio a acontecimentos mundiais sem precedentes, o Espírito Santo clama a fim de que alguns possam ouvir o Seu apelo: “Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e muito se apressa. Atenção!” (Sf.1:14). Vigiemos e oremos para conservarmos firme a nossa bendita esperança e para que a nossa vida seja a voz da temperança que este mundo tanto necessita!

Oh, Pai, dá-nos o caráter piedoso de Cristo! Não devemos andar aqui como achamos que deve ser ou conforme os padrões deste mundo. Que pela ação do Teu Espírito saibamos reconhecer nas pequenas coisas, as oportunidades de tomarmos decisões bem acertadas segundo a Tua vontade. Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia da preparação, testemunhas de Jesus!

Rosana Garcia Barros

#Eclesiastes7 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



COMENTÁRIO ECLESIASTES 7 – PR. HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
10 de novembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

ECLESIASTES 7 – Cada capítulo da Bíblia é uma descoberta, cada versículo é uma surpresa, e seguir um estudo sistemático torna-se uma jornada espiritual inesquecível. De forma contundente, “para Eclesiastes, tudo o que não tem valor eterno não tem valor real. Tudo neste mundo é efêmero e, portanto, em última análise, inútil”, diz Duane Garrett.

Somos desprovidos de discernimento, carecemos do verdadeiro conhecimento, precisamos da pura sabedoria, e… em Eclesiastes 7, Salomão nos toma pela mão e nos leva a uma profunda reflexão. Aqui, “Eclesiastes compara… a sabedoria com a riqueza e considera a sabedoria melhor porque ela não desaparece nos tempos difíceis”. Indo na contramão de nossa própria concepção, “o sábio entende que tanto a prosperidade quanto a adversidade vêm da mão de Deus e aceita a ambas”, considera Garrett.

Dos seus extraordinários versículos de Eclesiastes 7, podem ser considerados os seguintes pontos:

• A sabedoria divina é importante e está disponível a quem buscar a Deus e depender de Suas instruções.
• A complexidade e a imprevisibilidade da vida tornando-a paradoxal (considerando que a tristeza possa ser mais benéfica que a alegria, e morte mais relevante que o nascimento) requerem compreensão além da superficialidade.
• A filosofia bíblica é uma base sólida, um fundamento verdadeiro, para moldar e sustentar nossos pensamentos, os quais, sem a revelação divina não passam de areia movediça.
• A partir do conhecimento fornecido pelo Criador será possível construir sabiamente questões éticas e existenciais, ainda consideraremos a relevância dessas questões na sociedade contemporânea.
• A vida neste Planeta precisa ser pautada sobre a paciência e da perspectiva a longo prazo, a fim de não sucumbir diante das adversidades tomados por ansiedade. Precisamos manter a fé mesmo quando as circunstâncias forem desfavoráveis.

Aquelas pessoas que não permitem serem confrontadas com a sabedoria divina, vivem na superficialidade de suas ideias e concepções. Muitas acham que são boas e melhores que as demais pessoas. Porém, Eclesiastes 7:20 diz: “Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque”. É certo que “mesmo os filhos de Deus, às vezes, cometem graves erros, como fizeram Abraão e Davi, mas a graça de Cristo lhes dará a vitória… ver 1Rs 8:46; Pv 20:9; Rm 3:23; 1Jo 1:8” (CBASD).

Precisamos da revelação de Deus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.