Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 29 – ACESSE AQUI O POST DESEJADO by Jeferson Quimelli
1 de novembro de 2023, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: PROVÉRBIOS 29 – Primeiro leia a Bíblia

PROVÉRBIOS 29 – BLOG MUNDIAL

PROVÉRBIOS 29 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS

COM. TEXTO – ROSANA GARCIA BARROS

COM. TEXTO – PR HEBER TOTH ARMÍ

Acesse os comentários em vídeo em nosso canal no Youtube (pastores Adolfo, Valdeci, Weverton, Ronaldo e Michelson)



PROVÉRBIOS 29 by Luís Uehara
1 de novembro de 2023, 0:55
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: https://www.bibliaonline.com.br/nvi/pv/29

Provérbios 29 é um ótimo lugar para ir se você está procurando o tipo de pessoa que irá apoiá-lo. Ele também compartilha características daqueles de quem você deseja ficar longe. Esses dois grupos são muito diferentes!

Chamarei o primeiro grupo de “os justos”. Eles estão cheios de sabedoria, justiça, responsabilidade, disciplina, humildade, confiança e justiça. É a descrição de pessoas de quem precisamos em nossas vidas para nos manter caminhando na direção certa. Na maioria dos casos, as pessoas que desejam colocar Deus em primeiro lugar nas suas vidas precisam aproximar-se de outras pessoas que tenham essas qualidades.

Por outro lado, há o segundo grupo que chamarei de “pescoço duro” [ou, de “dura cerviz”]. São ímpios, companheiros dos imorais, gananciosos, bajuladores, malfeitores, escarnecedores, tolos, sanguinários, mentirosos, opressores, indisciplinados, faladores, raivosos, ladrões e cheios de orgulho.

É fácil ver qual grupo seria útil para você caso deseje viver uma vida melhor, mesmo que seja apenas aqui e agora.

E você? Qual grupo define seu círculo de amizade? Existem relacionamentos que você precisa cultivar porque eles o ajudarão a se aproximar de Deus? Você está se relacionando com alguém tóxico que te afasta de Deus? Faça um inventário e não deixe que nada o impeça de conhecer melhor a Deus!

Mark Etchell
Pastor, IASD Loma Linda Campus Hill, Califórnia, EUA

Texto original: https://www.revivalandreformation.org/bhp/en/bible/pro/29
Tradução: Luís Uehara/Jeferson Quimelli



PROVÉRBIOS 29 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
1 de novembro de 2023, 0:50
Filed under: Sem categoria

1. … A longanimidade de Deus dá aos pecadores um período de graça para se arrependerem de suas maldades. Se continuarem a endurecer a mente e rejeitar o jugo “suave” de Cristo (Mt 11:30), enquanto a misericórdia divina os protege das consequências de seus pecados, a calamidade e a destruição parecerão vir de repente (ver Pv 6:15; 15:10; Jr 19:15; Hb 10:26-30).

2. Quando as pessoas de bem têm a chance de ficar em destaque, todos desfrutam liberdade, sem impedimentos. Isso ocorre em grau ainda maior quando os justos estão no controle (ver Pv 11:10; 28:12, 28).

5. É difícil resistir à bajulação, em especial quando ela vem de alguém próximo (…) muitas pessoas tomam decisões insensatas sob a influência da adulação habilidosa (Pv 26:28; 28:23; Pj, 161, 162).

7. … O justo defende a causa do pobre nos tribunais (ver Jó 29:12, 16), mas o perverso não se importa com quem está certo ou errado no caso.

11. … O sábio espera o temperamento acalmar para só depois apresentar, com calma, seu argumento.

12. O governante que se permite enganar ao favorecer quem tenta agradá-lo com mentiras logo só terá mentirosos o servindo.

14. Para sempre. Caso se refira ao Deus eterno, à nova terra, aos anjos não caídos ou aos redimidos, pode muito bem significar “sem fim”, mas a duração é limitada quando se alude ao ser humano mortal.

15. … A negligência ou o excesso [da vara e da disciplina] de seu uso levam ao fracasso (ver Pv 10:13; 13:24; 23:13).

16. Quando os perversos prosperam, naturalmente relaxam o tom moral de toda a comunidade, mas eles não permanecerão para sempre. Os justos que oram pela restrição da maldade verão a resposta a suas preces (ver Pv 10:13; 13:24; 23:13).

17. O filho disciplinado adequadamente não trará aos pais as ansiedades intermináveis que o filho mimado causa. Em vez disso, proporciona alegria e profunda satisfação, quando eles o veem fazer sozinho as escolhas certas.

18. Lei. Neste caso, a lei compreende toda a vontade revelada de Deus. Em vez da anarquia e da miséria resultantes de todas as ocasiões em que o ser humano faz o que é certo aos próprios olhos (Jz 17:6), há prosperidade e alegria quando a vontade do Senhor é seguida.

21. O escravo. A escravidão doméstica era diferente da escravidão em geral. Às vezes, desenvolviam-se afeição e confiança entre o senhor e o escravo (ver Gn 15:2; Êx 21:5, 6). O servo podia até se transformar em herdeiro. Outro ponto de vista do provérbio é uma advertência contra o favorecimento do servo indigno, que podia envenenar a mente do senhor contra seus próprios filhos. No fim, ele podia conquistar tanta influência sobre o senhor, a ponto de persuadi-lo a deserdar os filhos e deixar a propriedade da família em suas cobiçosas mãos (ver Pv 17:2).

24 Aborrece. O indivíduo que se encontra na companhia de um ladrão corre o risco de ser preso como cúmplice do crime e de perder a vida. Depois de jurar solenemente e revelar o que sabe, o ocultamento da verdade o torna culpado de perjúrio (ver Lv 5:1; Jz 17:2).

25. Teme ao homem. A pessoa que tem tanto medo dos seres humanos a ponto de negligenciar seu dever ou de fazer o que sabe ser errado está colocando em risco a própria salvação. Aquele, porém, que teme ao Senhor está “seguro”, literalmente, “elevado”, portanto, protegido de todos os ataques do inimigo (ver Pv 18:10; Is 51:12; Mt 10:28; Mc 8:38).

27. A antipatia mútua entre o bem e o mal, da qual falou o sábio, se estende a quem pratica maus atos. A pessoa de bem acha impossível permanecer num relacionamento pessoal e íntimo com os perversos, pois seus objetivos, preocupações e padrões são bem diferentes. A menos que rebaixe seus padrões, não conseguirá se sentir confortável na presença deles. O contrário também é verdade (ver Is 53:3; Jo 15:19). A menos que o perverso esteja disposto a deixar o caráter dos justos influenciar sua conduta, ele ficará enfastiado na presença deles. A “abominação” que o justo sente deve ser o ódio à maldade do perverso (ver Sl 139:19-21).

Fonte: Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 1182-1185.



Provérbios 29 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
1 de novembro de 2023, 0:45
Filed under: Sem categoria

A diversidade dos provérbios atribuídos a Salomão termina com palavras acertadas acerca das escolhas que fazemos. “O homem que ama a sabedoria alegra a seu pai” (v.3) terreno, mas também é motivo de alegria ao seu Pai do Céu. Um caráter íntegro e reto é resultado da humildade de espírito (v.23) e pode gerar duas reações: acolhimento ou rejeição. Da mesma forma as mesmas reações podem ser geradas a partir de um procedimento contrário: “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz” (v.1).

Existe uma estratégia maligna atual que tem alcançado milhares de adeptos: o egocentrismo. De forma sorrateira, Satanás iniciou a sua obra no coração de nossos pais a fim de quebrantar a presente geração “sem que haja cura” (v.1). Seu plano de tornar o homem o centro de todas as coisas tem avançado e, apelando à realidade (também provocada por seus meios sórdidos) da fragilidade emocional, a maioria, até mesmo cristã, tem trocado a ajuda do Alto pela autoajuda. Gostar de si mesmo é diferente de tentar encontrar em si mesmo a fonte do contentamento. E por ser impossível achar o que se busca em fonte tão rasa, “não haverá fim” (v.9) nessa procura a menos que aceite o convite do Salvador: “Vinde a Mim” (Mt.11:28).

Os grandes homens do passado tiveram de negar o próprio eu e suas vontades a fim de viver para Deus e de caminhar em Suas veredas. Muitos deles foram perseguidos, oprimidos e até mortos em defesa da verdade que amaram mais do que a própria vida. Isso mesmo. Refiro-me aos profetas, homens e mulheres de Deus que, pelo testemunho das Escrituras, sabemos não terem vivido experiências fáceis. A escolha que fizeram em andar com Deus e fazer disso a razão de sua existência, lhes custou o desprezo da maioria, o descaso dos da própria família e constantes ameaças e perseguições. Foram incompreendidos pelas gerações que deveriam acolhê-los e ouvi-los, “homens dos quais o mundo não era digno” (Hb.11:38); peregrinos que aspiravam “a uma pátria superior, isto é, celestial” (Hb.11:16).

Semelhantemente, pelo infeliz testemunho de seus antepassados, a geração que mais deveria propagar a glória de Deus, foi a mais resistente à divina luz que lhe foi dada. Pois Cristo “veio para o que era Seu, e os Seus não O receberam” (Jo.1:11). “O povo que andava em trevas viu grande luz” (Is.9:2), mas os corações estavam duros demais para aceitá-la. E, despertados pelo mesmo ódio com que seus pais feriram aos profetas de Deus, aborreceram a Jesus e procuraram tirar-Lhe a vida (v.10). Como João Batista foi chamado “para converter o coração dos pais aos filhos, converter os desobedientes à prudência dos justos e habilitar para o Senhor um povo preparado” (Lc.1:17), como remanescente dos últimos dias, fomos chamados para a mesma missão nas vésperas do segundo advento de Cristo.

Nossa vida, e não apenas nossas palavras, devem proclamar com intrepidez e santa convicção “as palavras dos profetas, como está escrito” (At.15:15). Assim como Deus enviou os Seus profetas em tempos remotos, podemos confiar de que não fomos deixados sem testemunho. Os escritos de Ellen G. White aliados à sua vida de profunda dedicação à obra de Deus e leal fidelidade ao “assim diz o Senhor”, confirmam o seu chamado profético. Eu lhes peço, meus irmãos, que deixem de lado os preconceitos e as críticas infundadas e provem por si mesmos deste manancial de conhecimento que nos leva para mais perto de Cristo e de Sua Palavra.

Lembrem-se, amados: “Não havendo profecia o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz” (v.18).

Querido Pai Celestial, humildemente Te pedimos um coração puro e um espírito inabalável, a fim de que façamos parte do Teu último remanescente, proclamando a todo o mundo o Teu evangelho eterno. Oh, Senhor, volta logo! Cumpre a Tua Palavra que diz que esse tempo será abreviado. Dá-nos o poder do Espírito Santo a fim de que a Tua obra seja completada! Em nome de Jesus, Amém!

Vigiemos e oremos!

Bom dia, remanescente de Cristo!

Rosana Garcia Barros

#Provérbios29 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100



PROVÉRBIOS 29 – COMENTÁRIO PR HEBER TOTH ARMÍ by Jeferson Quimelli
1 de novembro de 2023, 0:40
Filed under: Sem categoria

PROVÉRBIOS 29 – Os provérbios compilados pelos servos do rei Ezequias continuam no capítulo em análise, os quais indicam o zelo e o cuidado que os líderes religiosos e políticos de Judá tinham em relação à preservação das Escrituras e à promoção da sabedoria celestial na Terra. Isso também ressalta o cuidado na transmissão da sabedoria ao longo das gerações até chegar em nós.

Os Provérbios circulavam entre os membros da realeza. Essa sabedoria milenar serve inclusive para instruir pessoas da alta sociedade na atualidade. A prosperidade e a paz de uma nação ou cidade dependem muito dos princípios divinos revelados no livro de Provérbios. Fica óbvio que “a desordem impera nos lugares em que a Palavra de Deus não é conhecida, nem repetida. Aqueles que obedecem à lei (a Palavra de Deus) são felizes e abençoados”, diz categoricamente William MacDonald comentando Provérbios 29:18.

Sobre Provérbios 29:22, MacDonald alega: “Quase todo mundo conhece alguém semelhante à pessoa descrita nesse provérbio. O iracundo causa todo tipo de problemas, e o furioso comete multidão de pecados”.

J. Adams, escrevendo sobre Provérbios 29:11 aconselha: “É errado permitir que a raiva assuma o controle e leve o indivíduo a dizer ou fazer a primeira coisa que lhe vem à mente, sem pesar as consequências, sem contar até dez, sem acalmar os sentimentos, sem ouvir a história por inteiro”.

Filhos, servos, escravos, pais, ricos, juízes e governantes, todos estão contemplados no capítulo em pauta. Cada um de nós, independente de quem seja, precisa debruçar-se por mais tempo sobre essas pepitas de sabedoria. Provérbios vai mais além do mero comportamento, atinge o âmago humano; alcançando inclusive os grandes da sociedade. Provérbios 29 trata da:

• Sabedoria dos líderes (versículos 2, 4, 7, 12, 14).
• Sabedoria da disciplina/correção (versículos 1, 3).
• Sabedoria na ira (versículos 10-11, 22).
• Sabedoria na amizade (versículos 5-6).
• Sabedoria na humildade (versículos 7, 13, 16, 23, 25).
• Sabedoria na justiça (versículos 26-27)
• Sabedoria na educação (versículos 15, 17).
• Sabedoria na ética (versículos 6, 9, 18-19, 24).
• Sabedoria nas palavras (versículos 8, 19-20).
• Sabedoria nas finanças (versículos 10, 27).

Embora Provérbios 29:27 seja o último dos provérbios de Salomão, sua influência continuou além dos limites de Israel (Provérbios 30 e 31) e além de seu tempo, chegando até nós! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí